10 Feb 2010
22 comentários

Emirados Arabes – Antes de ir

Abu Dhabi, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

Dubai eh apenas 1 dos 7 emirados que compoeem a UAE – United Arab Emirates (ou em bom Portugues: Emirados Arabes Unidos) e que tem como capital Abu Dhabi.

Cada uma dessas cidades-estado, ou federacoes, sao independente entre si, governadas por diferentes Sheiks, porem obedecem a mesma constituicao (criada e reconhecida apenas em 1971), mesma religiao (Islamismo) e lingua (Arabe).

O pais/estado/conglomerado de federacoes existe a pouquissimo tempo como conhecemos hoje, e seu boom economico eh inteiramente resultado das reservas de oleo da regiao. Apesar do territorio pequeno, entre a Arabia Saudita, Oman e o golfo da Persia os UAE teem a sexta maior reserva de petroleo do mundo, e a economia mais desenvolvida do Oriente Medio.

Isso nem nem mencionar no Turismo!

Abu Dhabi eh maior, mais rico e mais importante internamente, mas gracas as exentricidades do Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum (que atua como Primeiro Ministro de Dubai e Vice Presidente dos UAE), acabou virando um dos maiores destinos turisticos internacionais, mesmo sendo praticamente 100% artificial.

Por muito tempo, dubai nao me atraia nem um pouco. Tanta historia, tanta cultura, tanto lugar legal no mundo… nao queria mesmo gastar meu tempo por lah. ateh que li um post interessante no Viaje na Viagem, e alguns do comentarios mencionavam o obvio, mas que nunca tinha parado pra pensar: Dubai eh Dubai. Foi fabricado pra ser Dubai. seu unico atratico eh ser Dubai. E pronto. Uma viagem a Dubai deve ser encarada pura e simplesmente pelo que tem a oferecer: exentricidade, exageros, futilidades. ir a Dubai eh como ir a Las Vegas ou Orlando. Nao espere muito, mas aproveite tudo.

Como meus planejametos de viagem acontecem com dezenas de meses de antecipacao, meses atras vi umas passagens BEM baratas pra lah. Eu queria muito viajar e fazer alguma cosia legal pra comemorar meus 30 anos, mas todas as nossas outras opcoes estavam impraticaveis (esquiar nos Alpes, ou tentar avistar a aurora boreal na Finalandia), e de repente a ideia de fugir pra Dubai no meio do inverno Londrino foi extremamente apelativo.

No impulso… tcharam! marcamos as passagens. Com o passar dos meses comecamos a pensar oque fariamos nos 4 dias e meio que estaremos por lah… oque realmente tem pra se fazer de interessante… e onde ficar.

Seguindo o conselho de varias pessoas que jah conhceram a area, Dubai seria o lugar perfeito pra deixar de lado meu espirito mochileiro pao duro e aproveitar oque a cidade tem de melhor. Resorts na beira da agua cristalina do golfo, shoppings gigantescos, passeios de camelo, esquiar no deserto, o predio mais alto do mundo, o hotel mais caro do mundo, ilhas artificiais, restaurantes de baixo d’agua… e assim sucessivamente.

Entao viajamos quinta feira a noite, para 5 dias de fun in the sun! E por pura coincidencia (mesmo!) ainda chegaremos por lah bem no meio do Dubai Shopping Festival (jah estou com uma lista de encomendas alheias… variando de eletronicos a barra de ouro a designer shoes! mesmo!), que eh um evento puramente dedicado ao consumismo exacerbado e nao necessario em nossas vidas (que por acaso, eh o melhor tipo de consumismo…!).

Essa viagem terah um pocuo mais de “estrutura” turistica doque estamos acostumados, entao vou dando updates e posts aos poucos, e detalhando as dicas e tals.

 ANTES DE IR:

Vistos: Turistas com passaporte Europeu, Americano, Canadense ou Australiano nao precisam vistos de entrada para visitas ateh 90 dias. Turistas com passaporte Brasileiro, precisam aplicar para um visto diretamente com o consulado de Dubai /UEA (link aqui, na secao “Visa”).

Epoca do Ano: Os Emirados Arabes estao literalmente no meio do Oriente Medio, e sao provavelmente um dos lugares mais quentes da face da terra. Entao a melhor epoca para ir pra lah eh entre Novembro e Marco, durante o “inverno” onde as temperaturas oscilam na media dos 30 graus. Durente os meses de verao, as temperaturas durante o dia passam dos 50 graus centigrados – impossibilitando boa parte dos passeios ao ar livre.

Conflitos: Apesar de toda mistica do Oriente Medio, guerras, Islamismo, terrorismo e afins, os Emirados Arabes sao na verdade super seguros e pacificos. O unico “conflito” a se ter em mente eh o fato de que os estados que fazem parte dos EAU nao reconhecem Israel como sendo um estado legitimo, e portanto se alguem tiver um carimbo de Israel no passaporte, sua entrada em Dubai serah negada – e o assunto eh serio, com um aviso gigantesco no site do consulado!

Como tambem estamos planejando uma viagem pra Israel esse ano, propositalmente decidimos ir pra Dubai primeiro que Israel, para evitar problemas. Porem jah me disseram que eh comum em Israel que turistas pecam que o carimbo de imigracao seja dado numa folha separada, e nao necessariamente em seu passaporte. Just in case!

Na mala: baseada em dicas de quem jah foi, e muito bom senso, vou levar roupas leves, porem bem cobertas e comportadas (nada de muita pele aparecendo – por mais que Dubai seja “liberal” e “ocidentalizado”, nada de sair desfilando sem nocao de mini saia e docotao!) e algumas roupas mais quentinhas para a noite, pois rola um friozinho depois que o sol se poe. Alem disso, filtro solar, filtro solar, filtro solar!

Quando eu voltar e tiver visto com meus proprios olhos, dou mais dicas!

Orcamento: Dubai esta sendo uma viagem super bem planejada, financeiramente. Conseguimos uma passagem quase de graca, mas no geral as coisas por lah tendem a ser mais carinhas (deve ser pra combinar com toda opulencia da cultura “novo rico” da regiao). Fizemos questao de ficar num hotel legal, com uma infraestrutura digna das Arabias; e como quem tah na chuva eh pra se molhar mesmo, tambem planejamos ir a bons restaurantes, bares bonitinhos e aproveitar o oba-oba tax free dos shoppings. Partimos do principio que esse eh o atrativo da area.

Ir pra Dubai e ficar em Albergues xexelentos (como geralmetne ficamos!) na parte feia e velha da cidade e comendo McDonalds nao valeria a pena, e seria como ir pra Orlando e nao ir pra Disney, pois os parques sao muito caros. Saca? Faz parte da experiencia, e o custo total tem que ser cuidadosamente planejado e calculado, para nao se tornar inviavel. Entao acho uma boa opcao pra viagem de lua de mel, ou viagens mais romanticas e tranquilas, e nada recomendado para uma viagem volta ao mundo que vc tem que sobreviver com 50 dolares por dia!

Watch this space!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Carol Sequeira - 10/02/10 - 14h03

    Oi Dri,

    Seu blog realmente voltou a ser super… você está arrasando com as dicas em diversos setores e seguimentos, Parabéns!!!!!!!!
    Não querendo ser importuna, mas te mando e-mails no hotmail e não tenho respostas suas, será que escrevi algo que vc não gostou? Se sim, jamais tive a intenção… só gostaria de saber sua opnião sobre os assuntos que te perguntei.
    Continue assim, aproveite muito Dubai e blog tudo possível para aqueles que um dia também irão.

    Beijos
    Carol Sequeira

    Responder
    • Adriana - 10/02/10 - 14h49

      Oi Carol,
      Imagina, nao precisa se preocupar!
      As vezes demoro pra responder os e-mails do Hotmail mesmo, pq aquela caixa postal tah sempre lotada!
      Pode deixar que a resposta tarda mas nao falha!
      Desculpa o atraso, mas caso seja alguma cosia urgente, vc pode re-enviar sinalizando que eh urgente?
      Se nao, daqui a uns dias os e-mails jah estao atualizados e te respondo!

      Responder
  2. Francélli - 10/02/10 - 14h57

    Te desejo uma ótima viagem, aproveitem muito! Fico na expectativa dos posts.
    Ah! e boas compras, não é a toa que Dubai é conhecida como “Do Buy”, eheh.
    Beijo!

    Responder
    • Adriana - 10/02/10 - 15h01

      Hahahaha!
      Nunca tinha ouvido falar nisso, amei! Jah vi que vou passar o fim de semana todo falando “Do Buy” HAHAHAH

      Responder
  3. Adriana - 10/02/10 - 15h47

    aproveitando que vc deu a deixa e ja comentou por aqui algumas vezes… a questao de fazer a viagem volta ao mundo! To planejando em partir da Italia em janeiro de 2011, jogar tudo pro alto e partir “sem rumo” de mochilao, eu e uma amiga austriaca. Qual a ideia que vc tem disso? Por onde vc começaria? Quais paises iria ou nao iria? Vc com certeza ja deve ter pensado em fazer isso nao? se sim…rolou algum planejamento pra que vc possa me dar umas dicas? Decidi que vou fazer.. mas ainda nao sei como, to so no começo do planejamento.. Se vc puder me dar umas dicas…ou simplesmente dizer por cima o que vc pensa que faria nesse caso…ja vai ajudar..preciso de ideias! ;)
    grazieeeee!! bacio!

    Adriana

    Responder
    • Adriana - 10/02/10 - 16h15

      Xara!!!
      Uma viagem volta ao mundo eh o sonho da minha vida!!
      Tem gente que sonha com casa grande, ou com carro do ano, ou um armario recheado… eu sonho com uma viagem de 1 ano dando a volta ao mundo! hahahahah (Se bem que ficaria igualmente feliz com 1 mes ou 2…)

      Sim, jah pensei muito nisso, mas nunca planejei a fundo pq o “sonho” nunca esteve nem perto de ser realizado…

      O planejamento vai depender muito dos lugares que vc conhece, ou que teri apreferencia de conhecer.
      No meu caso, como jah conheco bastante da Europa, eu concentraria minha viagem na Asia e na America Latina, com um periodo de “ferias das ferias” na Australia e Nova zelandia.
      Tipo 6 meses na Asia, 1 mes na Australia + 1 mes na Nova Zelandia mais uns 4 meses na America do sul/central. (mas se vc estiver viajando com uma amiga Australiana talvez ela nao queria passar tanto tempo “em casa”).

      Ai, olha soh oque vc me fez?! Agora jah vou ficar sonhando acordada… :-)

      Responder
  4. Marília Lucena - 10/02/10 - 16h49

    Meu sonho também é dar a volta ao mundo… ah e como sonho!! :):)
    Do buy foi óteeemo… também não sabia!!
    Beijoooss

    Responder
  5. Fê Costta - viaggio mondo - 10/02/10 - 16h53

    Dri!!

    Tô vendo que vc estudou direitinho! rs É isso aí!

    No mais, já tô curiosa para ver seus relatos sobre “minha” terrinha!

    Bjos e boa viagem!

    Ps: se vcs gostam de Jazz, vai estar rolando o Dubai Jazz Festival, com gente do mundo inteiro. Parece que vai ser bem legal! :)

    Responder
  6. Tati -brow/Laurinha - 10/02/10 - 17h51

    Listinha?? Checa seu e-mail!! ahaha
    e nao achei o chapeu, q ia levar ai…pena.
    Boa viagem Brow… divirta-se muito!!
    E anda de barquinho pelo creek, mas tem que ser com os locais, senao nao eh a msm coisa!
    beijos

    Responder
  7. TT - 10/02/10 - 20h30

    Adriana,
    Dubai Jazz Festival(bem lembrado pela Fê Costa) e Dubai Shopping Festival…
    Não minta… você sabia!!!
    Vaiii logo e volta logo pra contar tudo pra gente! ;)

    Responder
  8. Adriana - 13/02/10 - 13h29

    hahhahaaha vamos vamos!! IL GIRO DEL MONDO!!! hehehe
    pois é estamos planejando uma viagem de ao menos 1 ano… mas dependendo do giro que faremos pensamos em parar por um tempo em algum lugar pra ganhar uma graninha pra depois continuar… Ouvi falar de pessoas que planejaram uma viagem de 1 ano e estao na estrada ha quase 10 anos… e é assim que quero fazer…um planejamento de base, mas depois vou um pouco com o vento, aproveitando as oportunidades. Tenho muito da Europa pra conhecer ainda, no nosso giro estamos incluindo todos os continentes, so nao nos interessa muito a america do norte e central (essa parte pode ficar pra proxima)…a minha amiga é da AUSTRIA nao da Australia :D… e ela tambèm é louca pela Asia! e o bom é que vamos de acordo quase em tudo! pensamos em começar pela Europa passando por todos os paises nodicos e tal, depois descer pra Italia pra matar as saudades, atravessala passando pela Sicilia e ir de barco à Africa, depois da Africa vamos pra Asia e Oceania… e terminamos na America do Sul… porto de chegada Curitiba (a minha cidade :D), pensamos tambèm que se rolar um trabalho em um desses cruzeiros de 6 meses que te pagam bem e vc nao gasta com nada e fica 6 meses no mar trabalhando com turistas, podemos alem de atravessar continentes ganhar alguma grana (mas isso preciso estudar pra ver se é viavel. Essa é a ideia inicial mas nada impede que eu no fim de tudo em vez de voltar a viver no Brasil, decida morar em Londres por exemplo (pq sempre foi o meu sonho) ou CAnadà (segunda opçAo)… ou me apaixone por um hippie pela estrada e decida de viver a vida em uma Caravan rodando o mundo pra sempre…!!! hahahaha sonhar nao custa nada nè! mas ta decidido! ano que vem começo uma nova vida sem eira nem beira! ;) Nos encontramos por ai?

    Responder
  9. CarlaZ - 14/02/10 - 00h54

    Pra você nao tem melhor maneira que comemorar aniversario ne…viajando!!!
    Dubai foi uma boa opcao mesmo…bem diferentao…mas nao aposenta o estilo mochileiro albergue nao…precisamos das diacas hehehe

    Responder
  10. Thaís Nascimento - 16/02/10 - 01h47

    Quando penso em Dubai, é da mesma forma que vc pensava.. Tanta coisa legal, vou pra um canto “Dubai”? (já virou até adjetivo ahahahah)
    E pra mim, que faço arquitetura, tem toda aquela frustração com a cidade, o povo sempre competindo pra ver quem faz o prédio mais alto, o resort mais esdrúxulo, etc hauhahaha Tenho preguiça.
    Mas tem que embarcar mesmo no espírito do vamos-gastar-e-se-dar-ao-luxo-que-a-vida-é-curta, então ainda quero conhecer a cidade, quando puder me dar ao luxo de ficar no Burj Al Arab por exemplo :P hauhau Quem sabe um dia..
    Beijos – e feliz aniversário atrasado =D

    Responder
  11. Ana - 20/02/10 - 20h57

    Dri, qual resort que vcs ficaram? Vamos este ano tbm!

    Adoro seu blog!!

    xxx

    Responder
  12. Juliana - 27/09/10 - 01h35

    Adriana,

    Vou viajar para Dubai e Abu Dhabi em Novembro, adorei as suas dicas!

    Vc comentou que as coisas lá são caras… Você poderia me dizer quanto levou de dinheiro para passar os 5 dias?

    Obrigada,
    Juliana

    Responder
  13. Cecilia L. Vianna - 04/10/10 - 17h27

    Olá Adriana
    Iremos para Dubai no começo de novembro e suas dicas têm ajudado muito;porem ainda tenho algumas dúvidas e gostaria de esclarecer se possível.
    Nessa época o clima é um pouco mais ameno? Ainda estou em dúvida o que levar(vamos tb. para Síria e Jordânia).Vamos ficar no Hotel Sheraton Dubai Creek,o lugar é bom?
    Sempre levo um ferrinho de viagem,mas lí que em Dubai é proibido ou será só em viagens de navio?
    Sou diabética e adoro o adoçante Tal e Qual(que espuma no café quente,uma maravilha) só que não existe em saquinhos somente em embalagens de plástico e tenho medo que mesmo lacrada eles possam se implicar(o adoçante é um pó branquinho né?). Sempre levei em outras viagens internacionais inclusive pra Russia e nunca tive problemas(vai na mala claro).Já sei é melhor não levar,tá bom.Desde já agradeço
    Abraços
    Obrigada
    Cecilia

    Responder
  14. Toni Pinheiro - 27/05/11 - 17h25

    Estou fazendo uma pesquisa para encontrar a sra. Cecília Lima Vianna. Seria a mesma pessoa que postou acima? É urgente, caso seja, meu telefone em São Paulo é 82826617 e meu email, toni.imoveis@gmail.com
    Desde já, grato

    Responder
  15. Isabela - 17/08/11 - 20h49

    Oi Adriana boa tarde!

    Vi que acima voce citou a boa localizacao de hoteis saberia me indicar um bem legal?

    Responder
    • Adriana Miller - 17/08/11 - 21h14

      OI Isabela,
      Eu escrevi um post inteirinho sobre os hoteis de Dubai. Basta procurar nos posts de Dubai.

      Responder
  16. jucineide - 26/09/12 - 04h18

    li o que vc escreveu sobre dubai.estou com vontade de ir. me der a dica de quanto gasteremos por dia sem incluir hoteis e passeos que podemos comprar aqui no brasil.

    Responder
  17. Milena - 11/05/13 - 05h47

    Querida adorei seu blog e amei as dicas, mas estou precisando de um help seu… Quero muito ir a Dubai com minha filha e uma amiga entretanto minha amiga ta querendo desistir preocupada com preços. Voce poderia por gentileza me dar uma media de grana por dia? Sei que é uma pergunta complicada pois depende do estilo de vida de cada um. Quero ir pra conhecer os pontos turisticos sem me preocupar muito com restaurantes da moda (caros). Planejo ir dia 01 mar 2014 e voltar 6 mar 2014. Quanto por pessoa em dolar seria necessario em media? E em relação aos hoteis (ja vi o post) qual vc indica com preço moderado na area turistica (relativamente perto da praia e atrações)? Por favor me responde ta? Pois preciso dar uma noção pra minha amiga. Se ela achar que nao dá pra ir teremos de escolher outro lugar pra passarmos o carnaval de 2014. Ah vi que vc curte o Cavalli em Buenos Aires tem um hotel com restaurantes decorados por ele lindissimo chamado Faena vc conhece? Se nao conhecer fica a dica! Ah esqueci de falar que minha amiga faz o estilo bem mao de vaca rsrsr E eu ja penso em algo intermediario-moderado que tenha um bom custo-beneficio. Em Dubai é que nem nos States? Bebidas só a partir de 21 anos? E que minha filha tem 19 anos. Beijo,Parabens pelo blog e fique com Deus!

    Responder
  18. Solange Barros - 02/06/14 - 16h48

    Sou consultora d eturismo em Dubai, Emirados Árabes Unidos e aviso aos navegantes deste site que programo seu roteiro com guia brasileira.

    Responder