16 Feb 2010
9 comentários

A terra dos contrastes

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

Chegamos em Dubai meio que num frenzi… quado aqui é demais, é exagerdo. Uma mistura de Itu, com Las Vegas, com Orlando e com um parque de diversões futuristico.

O primeiro choque foram as distancias e proporcoes… TUDO em Dubai é desumanamente desproporcional, e tudo muito, muito longe. Porem como a cidade é toda uma grande planice, dá pra ver quase tudo, de qualquer lugar… e as vezes voce acha que esta logo ali do lado, mas na verdade esta a meia hora de distancia!

Mas nao queriamos perder nem um segundo da viagem, e sofrendo que o Arnaldo uma vez descreveu como “jet lag invertido”, tomamos banho na academia do hotel (ainda era cedo demais e nosso quarto nao estava pronto) e queriamos logo sair pra conhecer a cidade!

Entramos numa taxi e fomos direto pra Deira, a parte antiga da cidade. Pedimos pro taxista Paquistanes no levar ao “Old Souk” e ele nos levou ao “Gold Souk”, mas oque queriamos mesmo passar umas horinhas no centro antigo de Dubai e ver os mercado arabes.

Porem pisamos na bola… esquecemos momentariamente que sexta feira é o dia sagrado dos muçulmanos (primeiro dia do fim de semana) e quando fomos desovados em pleno mercado de ouro nos demos conta que estava TUDO fechado… As oraçoes de sexta feira ainda durariam mais umas 3 horas e ficamos ilhados lá no meio.

Imediatamente viramos a tração principal. Unicos turistas na parte velha e antiga da cidade, todas as lojas, barraquinhas e comercio fechado, e nas ruas centenas e centenas de Indianos, Paquistaneses e Bangladeshis (e nao muçulmanos em geral) sentados nos baquinhos do mercado.

Foi praticamente uma cena em camera lenta. Eu repeti em voz baixa (ainda tentando entender oque estava acontecendo) “continua andando, mercados sao assim mesmo” e a medida que iamos entrando nas ruas estreitas do Souk dezenas de marmanjos se lebantavam e comçaram a nos seguir oferecendo produtos falsificados, descontos, e afins “Sir, sir! Gold watch, good price!” “Miss, miss: Louis Vuitton, Chanel, Prada, many bags, many bags! Good price! For you Good price!”.

Foi uma situaçao bem estranha, e apesar de sabermos que nada aconteceria, e que a situação era inofensiva, fomos totalmente pegos de surpresa, e o fato de sermos os unicos turistas em toda a area, chamou atencao demais, e depois de uns minutos a “atenção” começou a passar dos limites. Nao achamos que seriamos assaltados, nem nada do tipo, mas nao foi nada legal ver aquela bando de marmanjo tentando te puxar pelos braços e brigar entre si pela nossa atenção!

Continuamos andando e negando as ofertas, se entreolhando e tentando planejar como sairiamos daquela situação. Os ambulantes entao estavam começando a disputar nossa antençnao entre si, e cada vez chegavam mais perto, alguns até tentando segurar o Aaron pelo braço. Entao de re-lance vi uma plaquinha em Arabe com uma foto de um hamburger e pensei “Vamos almoçar e nos esconder num restaurante!”!

Entramos correndo no predio, seguindo a seta com a foto de um hamburger e um kebab indicando que o restaurante era no segundo piso. No reflexo subimos correndo e descobrimos que aquele predio, meio caindo aos pedaços, era um hotel bem muquifento e graças a deus o garçon (tambem Indiano ou Paquistanes ou Bangladeshi) entendi um pouco de Ingles, e o menu era rechado de fotos!

Comemos silenciosamente (oque acabou sendo um dos melhores hamburgers de frango que já comi na vida!) plenamente concientes que eramos a atraçao principal do restaurante e quando entao descobrimos que as orações nao terminariam e portanto o mercado nao re-abriria por mais 3 horas, resolvemos voltar pelo memso caminho que chegamos e voamos no primeiro taxi que passou na rua!

“Onde esta aberto?” – Os shoppings! Ok, Mall of Emirates, aqui vamos nós!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Jacqueline - 16/02/10 - 13h39

    hmmm que situaçao hein!? Mas Dri, logo VOCE foi esquecer momentaneamente do dia sagrado?? rsrs acho q foi a emoçao de estar em DO BUY nè?
    To aqui esperando as cenas dos pròximos capìtulos da viagem! bjo! Jacq

    Responder
  2. Carol Sequeira - 16/02/10 - 13h56

    Oi Dri,

    Estes dois posts, já estão demonstrando bem a aventura que Dubai foi… espero que logo post mais…
    Aproveitando o ensejo, gostaria de lhe parabenizar pelo seu niver no dia 14, que Deus te proteja sempre, com muitas felicidades, saúde e sucesso, porque você merece!

    Bjos

    Responder
  3. gabi R - 16/02/10 - 15h06

    Nossa, que medo! Ainda bem que vc falou ali embaixo que vale muito a pena conhecer Dubai que esse post deu mt medo!!!

    Responder
  4. Carol - 17/02/10 - 00h35

    Dri(olha a intimidade),

    Feliz aniversario!!
    Acho que nunca comentei aqui, so no beautyeverywhere…
    Sou tao viciada nos seus blogs que ate parece que voce eh minha amiga de anos!
    Menina, que legal que voce comemorou viajando… eh um dia especial mesmo, tinha que ser marcante….
    E que loucura essa cidade?!! Imagino voces sendo a atracao local…hahahaha O mesmo aconteceu com meu namorado na China, numa cidadezinha do interior onde ele era a unica pessoa loira/de barba/de olhos azuis que aqueles chineses ja viram na vida!
    Estamos esperando mais fotos e posts!
    Tudo de melhor pra vc!!

    Responder
    • Adriana - 17/02/10 - 11h21

      Obrigada! Obrigada! Obrigada!!

      Pois eh, o Aaron ficou falando “eu deveria estar usando uma blusa de manga comprida”, mas sinceramente, nao era o braco de fora que nos fez virar atracao….

      A situacao em si nao teria me incomodado se tivessemos nos preparado “psicologicamente! praquilo, mas nao… fomos literalmente desovados lah no meio e como estava tudo fechado e “abandonado”, beteu meio um panico…
      Mas no fundo, no fundo…. inofensivo!

      Responder
  5. Caroline - 17/02/10 - 12h27

    Meu Deus!!!! Que situacao!!!! Amo ler suas aventuras!
    Bjaooo

    Responder
  6. Marília Lucena - 17/02/10 - 17h24

    Mais uma história para o capítulo “perrengues” hahahahaha… que situação… estranha, desesperadora! Nossa!! Mas teve seu lado bom, comeu um dos melhores hamburger de frango da sua vida, olha aí!! rssrrsrs
    Esperando pelas cenas dos próximos capítulos…
    Beijo

    Responder
  7. JULIANA - 15/11/10 - 16h41

    Ola!

    adorei as dicas deixada por você para ficar em Dubai…mas como já estarei em viagem por outros países na Ásia, creio que não estarei com o meu budget ainda no azul.

    Sendo assim, poderia me dar uma dica de onde ficar … vi alguns hoteis da rede accor com preós acessíveis… saberia me informar se a localização é boa?

    Obrigada!

    Responder
  8. Grasi - 24/02/11 - 15h42

    Amei seu Blog, estou indo para Dubai no verao (moro na Suiça), amanha por acaso estarei indo para Austria, esquiar e para um wellness…mas estou pesquisando sobre Dubai, afinal o verao esta se aproximando para nos aqui,apesar de muita neve hoje,rs,rs,rs.
    PArabens pelo Blog!

    Responder