18 Feb 2010
14 comentários

Palm Jumeirah e Atlantis

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

A primeira vez que senti vontade de conhecer Dubai foi quando assisti um documentario no Discovery Channel sobre a construcao da Palm Jumeirah; quando o documentario foi feito (sobre engenharia e arquitetura – sou nerd mesmo, e dai?!) a ilha, que ateh entao era a primeira no mundo, ainda nao tinha sido concluida, e as ambicoes alucinogenas do Sheik Rashid (e a necessidade de “criar” mais praias, para poder atrair mais turistas, jah que quase todas as praias na regiao sao propriedade privada) estavam apenas comecando a sair do papel, mas fiquei encantada com toda aquela estrutura!

Alem disso, o documentario falava nao soh sobre a engenharia de ponta usada, mas todos os impactos e beneficios para a flora e fauna marinha da regiao, alem de dar uma pequena introducao do que, um dia, existiria naquela ilha de areia.

Entao, quando comecamos a planejar a viagem pra Dubai, uma das primeiras coisas que eu queria fazer era ir ateh a Palm e ver de perto como a estrutura tinha ficado, e qual seria a sensacao de estar numa ilha artificial man-made construida de areia prensada!

A ilha, como o proprio nome diz, eh em formato de uma palmeira. O “tronco” estao os predios de apartamento “populares”, hoteis de rede e 2 shoppings ainda em contrucao. Uma linha de trenzinho monorail percorre o centro da ilha (tronco) em 10 minutos durante o dia todo – mas por enquanto apenas 2 estacoes jah estao prontas – as outras duas serao abertas em 2010 e 2011.

Jah as “folhas/galhos” da Palmeira sao dedicados a casaroes de luxo, em ruas/condominios privados onde cada casinha tem sua propria praia particular. A maioria dessas casas foram compradas por celebridades mundo afora (todas as unidades jah foram vendidas, mas vc pode alugar por temporada ou ficar na fila de espera!) e tem um servico completo de “servicos” e “servicais”. Nao pense que quem compra uma casinh a epassa as ferias na Palm Jumeirah sai pra fazer compras, prepara seu propio churrasquinho nem pega sua propria cerveja na geladeira – faxineiras, camareiras, mordomos, motoristas e afins cuidam de todos os detalhes mais mundanos de sua estadia.

No topo da Palmeira esta o hotel Atlantis, irmao gemeo da propriedade de mesmo nome nas Bahamas, que alem das centenas de quartos e suites ultra luxuosos – todos com vista pro mar, e o mais barato custanto apenas 500 dolares por noite! – tem tambem dezenas de restaurantes e bares, uma praia particular, um parque aquatico e um aquario com mais de 65.000 animais marinhos!

As atracoes Aquaventure (parque aquatico), Dolphin Bay (para nada com golfinhos, tal e qual nas Bahamas) e o aquario The Lost Chambers estao abertos ao publico nao-hospedes, com precos variando entre os 30 dolares a algumas centenas de dolares.

Vista da Aquaventure

Nos entramos na Lost Chambers (aquario – nao estavamos a fim de parque aquatico) e foi bem legal ver a estrutura do hotel por dentro e todas as inumeras possibilidades de entretenimento por lah, alem de ter algumas especies bem estranhas!!

Pra chegar no Plam Jumeirah e/ou no Atlantis a melhor opcao eh um taxi ou pelo menos um taxi ateh a entrada da ilha e o monorail no resto.

As praias sao paradisiacas (afinal, sao todos artificiais!), mas sao 100% privadas!

Para completar a empreitada, o governo de Dubai esta tambem construindo a Palm Deira (localizada no litoral do centro da cidade) e a ilha-mundo (arquipelago onde cada ilha eh uma “pais” formando o mapa mundi!), que sera exclusivamente privativa e soh sera visivel ao “publico” (a.k.a. pobres mortais que nao podem comprar uma ilha particular) do alto (nos vimos em que peh andam as contrucoes pela janela do aviao!).

Mas depois que a crise estorou, parece que as contrucoes estao paradas… mas dizem as mas linguas por aqui que o David e Victoria Beckham jah compraram a ilha da Gran Bretanha!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Flavia Mariano - 18/02/10 - 16h31

    Dri estou adorando estas dicas de Dubai! Sempre digo que só vou a este lugar quando ele estiver pronto e principalmente o tal do hotel que vai ser todo construído embaixo da água.

    Lendo seus relatos, fiquei com água na boca, mas ainda vou esperar mais um puquinho… rs.

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 18/02/10 - 16h41

      Pois eh Fla, mas voce corre o risco de nao conseguir ir nunca!! Dubai NUNCA vai estar “finalizado”… algumas das obras deles tem placas do tipo “Conclusao: 2020”!!!!! Entao imagina, eles ainda estao contruindo coisas que soh vai ficar prontas daqui a 10 anos! E ateh lah jha inventaram coisa nova!
      A nao ser que a crise bata na porta do Sheik novamente e as obras tenham que ser canceladas…

      Eu encarei num ponto de vista diferente: Fui agora, vi como estao as coisas, daqui a uns anos quero voltar com certeza, e continuar voltando periodicamente! hahahaha

      Responder
  2. Mnauela - 18/02/10 - 17h29

    Menina que sonho essa viagem! E essa tua máquina nova é o poder hein? Tem fotos que parecem mais cartões postais!! beijinhosss

    Responder
    • Adriana - 18/02/10 - 17h34

      Nao eh?!?!
      Tirei quase 1000 fotos em 4 dias!! Hahahahahaha
      As fotos ficaram lindas mesmo, mas Dubai ajudou! :-)

      Responder
  3. Carol - 18/02/10 - 17h42

    Adriana,

    Sonhei com vc e o Aaron acredita?? Hahaha…eu não me lembro direito, mas a gente tava jantando em algum lugar!!! rsrsrs…muito estranho isso já que nem nos conhecemos!! Eu sempre venho aqui no seu blog (e tbm te sigo no twitter), desde quando comecei a planejar minha viagem pra Europa e mesmo depois de já ter voltado, ainda gosto de vim “viajar” nas suas viagens…virou uma rotina vim ver por onde andas!! E num é que andou pros lados de cá essa noite!!! Hahaha…

    Que sonho essa sua viagem pra Dubai! Adorei!!

    Parabéns pelo aniversário, que Deus continue te iluminando e dando muita saúde e disposição pra viajar e voltar pra contar pra gente!! rs =)

    Beijoooooo

    Responder
    • Adriana - 18/02/10 - 17h48

      Hahahahahaha!
      Serah que nao foi pesadelo?!?! Hahahahaha!
      Essas coisas do mundo virtual sao engracadas mesmo, eu tambem me sinto “intima” de varias pessoas! :-)

      Responder
  4. Marília Lucena - 19/02/10 - 04h22

    Dri… que maravilha essa sua viagem…
    Cada coisa exorbitante… eles são muito grandiosos mesmo…tô amando os posts
    beijoos

    Responder
  5. Andréa - 18/11/10 - 18h29

    Oi Adriana!
    Adorei seu blog, estamos indo para Dubai eu e meu marido em dezembro e muitas das minhas dúvidas estão sendo esclarecidas aqui. Estou planejando nosso roteiro, coisa que aliás ADORO fazer. Gsotaria de saber se é possível somente visitar o Atlantis, sem ir a alguma de suas atrações, ou somente comprando algum ingresso é que terei acesso ao hotel? E quanto ao Madinat, tbém posso andar por lá, nos barquinhos, ou somente se tiver reserva de restaurante como no Burj Al Arab.
    Parabéns pelo blog e pelas fotos, magníficas!

    Responder
    • Adriana - 19/11/10 - 09h05

      Sim, voce pode visitar o Atlantis, pode entrar na area “comum” (recepcao) do hotel mas so hospedes podem realmente entrar na praia e nos parques do hotel. Se vc comprar ingresso pra alguma outra atividade, vc pode entrar naquela parte apenas.
      Quanto ao Madinat vc pode andar livremente pela area do shopping, mas pra entrar no hotel e passear pelos canais, apenas hospedes ou caso vc tenha reserva para algum restaurante que nao seja dentro do shopping.
      No Burj Al Arab eles nao deixam nem passar pelo portao pra quem nao tem algum tipo de reserva.

      Responder
  6. Andréa - 19/11/10 - 20h15

    Obrigado pela rapidez na informação! Acho que vamos reservar um jantar em algum dos restaurantes do Madinat, porque pelo que já vi é um lugar muito bonito. O Burj ainda está em estudo….Você sabe como funciona o day-use para as praias dos hotéis, compramos diretamente no hotel, chegamos e compramos? Nosso hotel não fica a beira mar, então estamos pensando uma forma de poder ir a praia…será que a praia pública Jumeirah Beach Park pode ser uma opção?

    Responder
    • Adriana - 19/11/10 - 23h24

      Vc tem que pesquisar quais hoteis tem esse esquema de day use, pois nao sao todos. Posso recomendar o hotel que fiquei, como já falei aqui no blog, o Le meridien. mas nao sei de outros.
      A praia publica de Jumeirah é publica, mas nao é praia de “ir a praia”, se vc me entende. Nao tem ninguem no mar ou de biquine por exemplo (é proibido usar biquine em areas publicas), entao vc pode ir lá tirar fotos e tal, mas só.

      Responder
  7. […] nao tem nenhuma ilha artifical “tematica“, mas tem usado a tecnica de maneira funcional e […]

    Responder
  8. Henrique - 13/01/12 - 22h44

    Adriana Estaremos em Dubai 5 dias inteiros em abril, gostei muito do seu blog e das sugestões pelo que estou vendo aqui acho que vou optar pelo Hotel IBIS que fica do lado so Shopping Mall e usar o Aquaventure(podemos ficar como aqui no Brasil?) Dolphin bay e aquario para matar as vontades aquaticas….O Hotel que você sugeriu já esta lotado. Estou correto ou muito fora? Grato

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h00

      Nao entendi qual eh sua pergunta exatamente…
      Nao fiquei no Ibis, entao nao sei dar minha opiniao sobre a qualidade do hotel.
      Mas sim, voce pode comprar o passe para ir no Dolphin Bay do Atlantis, ou comprar o passe pra usar a praia de varios hoteis em Dubai (nao todos, mas o seu hotel podera te informar qual a “praia” mais proxima de voces) ja que o se nao tera acesso a praia privativa.

      Responder