22 Mar 2010
14 comentários

Sobre blogs…

Beauty Everywhere, Dicas Aleatorias

Escrever blogs eh uma coisa engracada. E ler blgos eh uma coisa que pode vir a ser ainda mais engracada! Esse post surgiu como bate-papo na caixa de comentarios da Thereza, que se disse de saco cheio dos blogs em seu Reader. Eu concordei solenemente – nos 50 blogs que tenho no meu Reader, acho que soh paro pra ler mesmo, talvez uns 10, dos mais variados assuntos.

Meu blog esta prester a comemorar 6 aninhos, e alem de escrever muito, eu tambem li muito nesses ultimos anos. Faco parte de um mundarel de “rodinhas” e “circulos sociais” na blogsfera, todos sao uma reflaxao de quem eu sou e das cosias que gosto de ler/fazer na minha vida.

Tem os blogs de viagem, os blogs de comportamento, os blogs de fotografia, os blogs da Brasileiros no exterior, os Brasileiros/Portugueses em Londres, os blogs sobre decoracao, os blogs sobre beleza/moda, os blogs sobre feminismo, sobre livros e literatura, etc, etc.

Mas entre todos esses “mundos virtuais” existem muitos egos, e uma protecao da “classe” que nao entendo – principalmente entre as blogueiras de moda/beleza.

Uma coisa que nao entendo eh a disseminacao da “classe blogueiras”. Gente, por favor, hoje em dia TODO mundo tem blog, e ser ou nao ser blogueira(o) nao faz de ninguem melhor ou mais especial que o outro…

Obvio que ha blog E blogs. Existem os que apenas disseminam informacao criada por outras pessoas, e ha outros que criam sua propria informacao.

E ha aqueles que existem unica e exclusivamente pra fazer sorteios e dar “brindes” a seus leitores que sao “obrigados” a serem seguidores do blog, do Twitter, do Orkut e afins. A meu ver todos sao validos! Maiores ou menores…

E assim como tem muitos blogueiros por ai que fazem campanha anti-copia e tal, mas ao mesmo tempo seu conteudo nada mais eh que scanear paginas de revistas ou traduzir notinhas alheias.

Eu nao leio e detesto blogs que se dedicam a scanear paginas de revistas internacionais ou traduzir notinhas de outros sites – mas meu, tem gente que gosta! Pensa quantas pessoas mundo a fora nao tem acesso a Elle Russa?! Haha

Pra mim, o segredo de um bom blog eh ser autentico, e falar sobre oque vc gosta. Quem escreve com o coracao (olha a breguice!) escreve bem, e toca quem le.

Pra ser um bom blogueiro nao faz a menor falta ter diploma de jornalista e decorar regra gramatical, e sim acreditar e ter paixao pelo que se escreve. Nao eh a toa que alguns dos blogs de maior sucesso nos EUA sao justamente sobre o “nada” (a la Seinfled), justamente porque os autores falam do coracao sem censura e sem tentar fazer pose ou criar estilo.

Eu me considero uma blogueira das antigas, uma vez que meu blog vai completar 6 anos mes que vem; entao como “blogueira”, mas ao memso tempo uma leitora que ve todo esse buxixo virtual por fora, minha conclusao eh que esse tipo de situacao soh existe no meio dos (e aspirantes de) fashion blogs.

A internet eh democratica e qualquer pessoa que goste de fazer compras e ler Vogue pode se dizer “entendida” de moda e escrever um blog dando pitacos e reproduzindo ideias. Assim como qualquer pessoa que usa batom e rimel pode escrever um blog sobre beleza e se dizer entendida sobre cosmeticos (hello!).

Eh um mundo acessivel e muito democratico, pois eh totalmente baseado em cosias acessiveis e experiencias pessoais.

No meu caso, sou “travel blogger” e nunca, jamais vi esse tipo de confusao no “meio da classe” justamente porque eh uma experiencia bem diferente.

Nao conheco nenhum blog de viagem que fale/copie a viagem dos outros (a nao ser quando copiaram meu proprio blog!). Ou seja, pra ser travel blogger vc tem que viajar e compartilhar sua opiniao e experiencia sobre a viagem e lugar tal – por mais que seja o destino mais batido do universo (hello Buenos Aires!) cada um tera sua experiencia e opiniao propria.

Mas isso nao impede que novos blogs pipoquem por ai a torto e a direita; e quer saber, eu adoro! Quantos e quantos blogs nao encontro pela net que falam exclusivamente sobre um unica viagem, e assim que o blogueiro volta pra casa, o blog acaba. Mas a experiencia e as ideias ficaram lah, pra alguem achar anos depois e aproveitar as dicas.

Eu jah achei dicas preciosissimas assim. E essa eh a essencia de um blog. Eh repassar sua opiniao e suas experiencias, sem querer profissionalizar, nem ser levado a serio demais, nem virar profissao.

Como diria meu pai, as melhores cosias da vida sao os hobbies. Se voce gosta tanto de alguma coisa a ponto de querer fazer daquilo sua profissao, metada do encanto e da novidade vai por agua abaixo.

Eu escrevo sobre oque gosto, sobre oque nao gosto e minha unica intencao com o blog eh que ele seja uma reflexao da minha vida.

Mas nao ha nada, nada melhor doque recebeer um e-mail de alguem que me “encontrou” por acaso e se inspirou. Se inspirou a escrever um blog, a viajar, a tentar uma nova carreira, usou a dica de uma viagem, se hospedou no mesmo hotel, comprou o mesmo livro…

Isso me anima a querer escrever mais, dar dicas mais uteis, mesmo que nao sejam tao uteis assim pra mim mesma.

Mas nunca, jamais ganhei brindes, nem publieditoriais nem aceitei fazer resenha de nada em troca de banners, presentes e afins (ateh proque todas as propostas que recebi ateh hoje foram ruins demais! hahaha).

Entao voce quer criar um blog?! Vai fundo! Mesmo que ninguem leia, escreva pra voce! Se o seu blog for uma cosia que te faca feliz, de uma meneira ou de outra o blog sera bem sucedido – mas blog nao pode ser encarado como moeda de troca pra nada…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Raquel - 22/03/10 - 12h05

    Concordo contigo. Dias atrás fiz até um post sobre quem quer ganhar dinheiro com blogs e de quem critica isso. O mundinho virtual é tão acessível que realmente quase toda gente tem um blog e como é natural tem para todos os gostos. Depois cada pessoa lê os que mais gosta, mas isso já vai do gosto de cada um. Claro que eu tenho minha opinião formada também e por isso não gosto de blogs de sorteios, não gosto de blogs que só anunciam as novas coleções (porque para isso eu ligo a TV ou vejo publicidade nas revistas), enfim tem uma infinidade de coisas com as quais não me identifico, mas por isso mesmo não os visito, não saio por aí fazendo-me de importante que eu é que sei tudo sobre blogs, mas tem gente que faz, e como faz!!!

    E a propósito do teu blog, acho que já disse anteriormente, mas foi o teu blog que me fez ter vontade de ter um também, tu não descobriste a pólvora, mas é sem dúvida um blog genuíno, sem qualquer pretensão e que me fez ver que aí desse lado está uma pessoa como eu, que trabalha, que tem suas alegrias e frustrações, que gosta tanto de viagens, como de cremes, como de fotos, uma pessoa real, daquelas que a gente sente que conhece e se lembra no dia-a-dia, tipo quando deu aquele problema no aeroporto da Tailandia, eu em frente à TV falei da Adriana que estava a ir em lua de mel e o João ao meu lado ficou a boiar, pois não sabia quem eu conhecia em Londres que estava a ir de lua de mel (nem tentei explicar…), creio que por isto se vê a identificação enorme que eu sinto quando te leio. Hoje em dia vejo tantos blogs, em que a informação é tão pensada, tão mastigada, que chega a perder a piada visitar, parece que já ninguém faz um blog só por fazer, é tudo cheio de segundas intenções. Nada contra, mas eu pessoalmente gosto de coisas mais reais. Será que deu para entender o que eu quis dizer? Ai que testamento.

    Responder
  2. julia - 22/03/10 - 12h33

    Adorei!!!!
    Fico com muita preguiça dessas discussões de blogueiras tentando botar regra no que é bacana exatamente por não ter regra, por ser um espaço livre, aberto e democrático.
    Seus blogs são ótimos! E vc tem razão sobre as viagens serem algo que não dá para fazer copy paste. São experiências pessoais e intransferíveis.
    Também já achei dicas incríveis em blogs desativados, especialmente quando o destino é menos comum (como quando fomos para Namíbia).
    Adoro o DriEverywhere, inclusive a pouco tempo mandei um roteiro expresso seu de Londres para meu primo e a namorada q embarcaram num roteiro meio furada de uma agência brasileira.
    Não tenho usado as dicas, pq tenho viajado pouco por causa da filha pequena e da nova na barriga. Mas, sempre leio, indico e espero usar suas dicas quando voltar a ativa.
    Beijos,
    Julia

    Responder
  3. helo - 22/03/10 - 17h15

    dri, faco das suas palavras as minhas. o pior é ler essas blogueiras falando: ai que saco, hj todo mundo tem blog!!! ahaha, e qual o problema???

    tbem escrevo há 6 anos (nesse endereço, pq antes tinha outro q sumiu e perdi tudo…), amo escrever, e acho q é realmente isso que faz com q o blog seja pequeno mas limpinho: escrever do meu jeitinho… assim como vc faz, como nossa “panelinha” daqui faz!!!!
    bjs

    Responder
  4. Daniela - 22/03/10 - 19h57

    Dri!!
    Adorei o post, concordo com tudo e sendo uma leitora de blogs de moda e beleza eu percebo sim esta diferenca e acho tudo isso uma grande besteira, mesmo por que os Blogs existem para nos divertirmos e para fazermos daquele espaco um bota fora e vale tudo, sem contar as amizades virtuais que sao boas demais!

    beijos
    Dani
    Toronto/ON

    Responder
  5. Adélia - 22/03/10 - 20h57

    Oi Adriana,
    ando visitando seus blogs há uns meses, mas acho que nunca deixei comentário. Não posso deixar de dizer que adoro a maneira como você escreve, as dicas sobre lugares tão diferentes e as fotos… ah, as fotos são um detalhe à parte! Sem dúvida nenhuma, encontrei dicas muito legais sobre viagens no drieverywhere. E gosto muito também do conteúdo aqui do BeautyEverywhere. Os dois estão no meu Reader e na lista de favoritos.
    Um beijo,
    Adélia.

    Responder
  6. Maria Elisa - 24/03/10 - 01h50

    olá Adriana,
    Desde que conheci esse blog, virei fã, é nitida a diferença de conteudo dos outros blogs, mas acho democratico que qualquer pessoa possa ter um.Como leitora de varios blogs tambem acho uma chatice ver o mesmo assunto em varios deles, alguns até bem atrasados, o que é pior. Comigo aconteceu uma especie de “seleção natural”, a um ano lia um monte agora sao apenas uma meia duzia.Ler seus blogs é um prazer, “viajo” pelo mundo, e os produtos mostrados/sugeridos são sempre diferentes.Vc com certeza tem personalidade por isso adoro seu blog, espero que vc continue tendo inspiração para continuar “escrevendo com o coração”.rsrsrs Um beijo,Elisa

    Responder
  7. ai que doida! - 24/03/10 - 06h49

    É impressão minha ou tá rolando um atrito no mundo virtual? Não sei o que se passa, mas já li vários posts em vários blogs falando sobre isso…Acho que a internet é tão democrática, tão aberta, que não faz sentido discutir autenticidade bloguistica. Acho que tem espaço para quem é honesto e bem humorado. Bjo
    http://broguedadoida.blogspot.com/2010/03/verdadeiro-ou-falso.html

    Responder
  8. Istari - 24/03/10 - 19h09

    Achei muita piada a este Post porque cá em Portugal, existem alguns blogs daqueles que falam de tudo e que falam de nada com muito sucesso (Mas mesmo muito, tanto que algumas pessoas já deixaram os empregos e agora vivem dos rendimentos que o blog dá).

    O mais engraçado é que agora existem dois blogs que vivem das picardias das autoras. É vê-las a escrever post a falar mal da outra e vice-versa. Eu acho que só perdem, porque os 2 blogs, dentro das semelhanças, são tão diferentes, que só perdem com as invejas (porque para mim é inveja!).

    Eu também tenho um blog. O meu não é nada. É quase como um diário. Um amigo diz q o meu blog mais parece o Tweeter. Porque ponho lá o que faço (de crafts), do que vejo, do que leio, do que me acontece. E felizmente só tenho feito amigas. Nunca inimigas, mas talvez isso se deva ao meu “insucesso”, ou seja, praticamente ninguém me conhece eheheheheh

    Não percebo as picardias, porque quando entro num blog e não gosto, simplesmente não volto. E os que gosto, guardo a “morada” para regressar e quase todos os dias dou lá um “pulinho”

    Continua com o bom trabalho. Beijocas!

    Responder
  9. Ninah - 25/03/10 - 16h23

    E não é?!
    Adorei.
    Também sou das antigas, mas deletei por diversos motivos. Agora tenho dois que gosto muito. Você disse tudo. Tem que escrever porque gosta…Mesmo que só você leia.
    Amei seu blog.
    Vou devorá-lo, pois pretendo ir ano que vem a Londres.
    Bjo

    Responder
  10. Patricia - 25/04/10 - 01h43

    Dri, o seu blog de viagens é o MELHOR BLOG que já li até hoje, PARABÉNS !!
    Tenho vários blogs no meu Reader e sinceramente para muitos deles acabo só vendo as fotos, nada mais…mas o seu é fantástico.
    Vc me inspirou a fazer o meu próprio blog, obrigada.
    Continue sempre com esse sorriso no rosto !!!
    Patricia

    Responder
  11. carolina - 12/06/10 - 00h11

    Comentário atrasado, nem sei se vc vai ler…descobri seu blog a poucos dias e o estou devorando, na verdade estava lendo seu outro blog porque tb sou fascinada por viajar, não tenho um passaporte tão cheio de carimbos como o seu, mas quero chegar lá. Tenho blogs a quase 10 anos….e tb acho uma loucura essa auê todo em cima das fashion bloggers.
    Adoro os travel bloggers, tb já encontrei dicas preciosas e histórias incríveis em blogs encontrados meio por acaso, e adoro escrever sobre minhas viagens, mesmo que demore semanas pra postar tudo.
    O que me faz querer escrever e ler o que os outros escrevem é a opinião pessoal, a visão única que cada um tem a respeito de qq coisa.
    Sou completamente apaixonada por Berlim, e ler seu post sobre lá me fez sentir um misto de identificação e ciúme, afinal é a minha cidade paixão…hehehehe. O que quero dizer é que por mais que eu conheça Berlim, sempre é bom ler o que outra pessoa tem a contar sobre seu tempo lá, sobre suas experiências.
    Aliás adorei suas dicas sobre compras…principalmente sobre wish list…existe uma valorização exagerada do consumo desenfreado, é bom ver alguém que não defenda se endividar para comprar um batom.
    Aliás, seus blogs juntam 3 dos meus temas preferidos pra blogs, beleza, viagens e vida no exterior.

    =)
    Carol

    Responder
    • Adriana - 14/06/10 - 12h34

      Imagina!
      Leio TODOS os comentarios, atrasados ou nao!
      Que bom que voce gostou do(s) blog(s)!!!
      Volte sempre! :-)

      Responder
  12. Isadhora - 01/03/11 - 19h11

    Conheci seu blog hoje, estou lendo tudo sem parar e só agora resolvi dizer que estou adorando…
    exceto por um detalhe: não tenho como ser sua seguidora?

    Responder