24 Mar 2010
28 comentários

Egito e Jordânia: antes de ir

Dicas (Praticas!) de Viagem, Egito, Jordania, Oriente Médio, Roteiros de Viagem

Eu nao gosto de postar roteiros de viagem antes da viagem de fato acontecer, porque já aprendi que planos mudam, perrengues indeseados e afins que nos obrigam a mudar os planos, mas pra começar a organizar as ideia, e os posts, vou comecar uma serie de posts com detalhes sobre nossa upcoming viagem ao Egito e Jordania na semana da Pascoa.

A viagem vai durar 10 dias, e na verdade a Jordania vai entrar apenas como uma opçnao bate-e-volta, porque… bem porque nao consegui resistir, estar ali ato perto e nao dar um pulinho em Petra!

Por mais que o Egito seja considerado um lugar dificil de viajar por conta propria, nao gosto de programas e excursoes de agencias, e nem sequer achei nada que fosse similar ao que queremos fazer. Entao nossa viagem sera toda e totalmente independente. E alem disso, ainda resolvemos encarar essa viagem o MAIS barato possivel, bem mochileiros mesmo. Já que é pra ser roots, entao entramos de cabeça!

Pra começar começamos nossa passagem da British Airways ha 7 meses atras – apesar de já existirem opcoes low cost voando para o Egito (EasyJet voa para diferentes destinos na Riviera do Mar Vermelho), compramos BA atravez do site Opodo.co.uk que nos dava a flexibilidade de comprar uma pasagem multi-stop, ou seja, esse site não te obriga a comprar passagens de ida e volta a um determinado lugar. Entao conseguimos comprar a passagem de ida pro Cairo, e a pasagem de volta saindo de Sharm El Sheikh.

E decidimos comprar esse tipo de passagem , pois assim nao ficamos presos a ter que perder um dia inteiro da viagem pra voltar oa Cairo apenas pra pegar um avião. E eu queria, porque queria incluir o mar Vermelho no nosso roteiro (pois seria a unica maneira de chegar em Petra, na Jordania).

Alem disso, tivemos que desistir da ideia de fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo – que pra mim sempre foi sinonimo de viagem no Egito – pois esse tipo de viagem tomaria muito tempo e dinheiro, e a medida que fomos pesquisando mais e mais sobre viagens independentes no Egito, mais descobrimos que poderiamos fazer basicamente os mesmos passeios, estando em terra firme.

Mas chega de ladainha, e aqui esta nosso roteiro (planejado, quando voltar, conto como ficou o roteiro final):

– Voo Londres – Cairo: Entao passaremos 3 dias e 3 noites no Cairo, hospedados no Albergue Nubian Hostel, que custou – pasmem! – 6 Libras cada um!

– Do Cairo, vamos encarar um trem noturno para Luxor – a viagem dura umas 9 horas, e compramos a opção “1ª classe”, que tem uma cabine privada, com duas caminhas, banheiro e inclui “serviço de bordo”. Viajar de trem pelo Egito é cheio de restriçoes a turistas, por causa da segurança e o trauma de ataques teroristas no passado. Por isso, hoje em dia, apenas 1 empresa é autorizada a transportar turistas em seus trens, em alguns horarios por dia. Mais informaçoes no site da empresa responsavel, Abela Sleeper Train.

– Em Luxor ficaremos mais 3 dias, hospedados no albergue Princess Hostel (que custou – pasmem! – menos de 4 Libras cada um) sendo que a ultima noite, será dormida em Hurgada, onde na manha seguinte pegamos um speed-ferry diretamente a Sharm El Sheik.

– E para ter ferias das ferias, os ultimos dias serão passados na beira da praia e scuba diving no Mar Vermelho, hoespedados no hotel Sol Sharm.

– A viagem day-trip a Petra na Jordania será feita num dos dias que estaremos em Sharm El Sheikh, oque parece um certo exagero da minha parte, mas depois de pensar, repensar e babar em fotos, eu me conheço bem e sei que me arrependeria demais se nao aproveitasse a oportunidade.

Mas como vai ser tudo meio corrido, depois de fazer muitas pesquisas sobre como chegar na Jordania, quanto custa e quanto tempo demorar, descobri a a melhor opcao mesmo é fazer tudo via agencias locais. Peguei algumas recomendações no Trip Advisor e fechamos nossa Tour com a empresa Sharm Club, que estao cuidando de tudo pra gente (teoricamente teriamos que pedir o visto pra Jordania 2 dias antes da viagem, mas nao teremos tempo pra isso, entao eles estao arranjando tudo e toda papelada em nosso nome).

E depois disso, voltaremos pra casa exaustos e com algumas milhares de fotos a mais!

Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. Livia H - 24/03/10 - 20h29

    Viajar para o Egito é um sonho de infância!
    Como amo história, lugares como esse me atraem muito!
    Mas depois que li os livros da série Ramsés, eu não poderia ir ao Egito sem visitar alguns lugares que são importantes na história desse faraó, como Abu-Simbel.
    Mas nem sempre é posseivel visitar tudo, né?
    Tomara que um dia eu consiga realizar esse sonho.
    Desejo uma ótima viagem pra vcs!
    bjos

    Responder
  2. Alessandra - 24/03/10 - 22h52

    Essa dica de day-trip até Petra parece ser interessante!!!
    Vou aguardar os pròx posts pra saber mais.. boa pàscoa pra vcs e boa viagem!!

    Responder
  3. Carol p - 24/03/10 - 23h36

    Oi!
    Nos fizemos um day trip a Petra desde Israel, vale muito a pena. Mas o importante eh pegar um tour que te leva, busca, com guia e que fazem o visto na fronteira. O lugar eh lindo !!!! Um dia eh o suficiente para conhecer, mas claro, dois dias seria melhor para poder explorar tudo tudo. Mas a maioria dos tours, mesmo os de dois dias, passam so um dia em Petra e o outro geralmente eh um acampamento no deserto. A estrada principal que cruza a Jordania eh otima, e coloca muita estrada brasilera no chinelo, em compensacao a estradinha ateh Petra eh secular hehehe, e se fosse asfaltada perderia a graca. Boa viagem!
    Bjs
    .-= Carol p´s last blog ..Ser invisível =-.

    Responder
  4. carolina - 25/03/10 - 02h40

    ai adriana, acabei de falar para o meu marido que voce eh minha musa da internet! serio! sonho de consumo viajar metade do que voce viaja! muito bom! eu acabo de voltar do atacama (peguei o terremoto), fevereiro fomos para manaus e ariau e janeiro para pernambuco e paraiba. mas terei de dar uma pausa pois queremos engravidar e ai soh deus sabe quando eh que vai dar pra colocar bebe nas costas e viajar (maior trampo). beijos, adoro os blogs!

    Responder
  5. Vanessa - 25/03/10 - 11h09

    E eu que to planejando viajar para lá, vou ficar de olho ;-)

    Responder
  6. Carol - 25/03/10 - 14h25

    Que delíciaaa!!! Já tô ansiosa pelas fotos e histórias da viagem!!! =)

    Responder
  7. Marshmallow - 25/03/10 - 16h18

    Oi Dri,

    Já há algum tempo sigo fielmente seu blog.
    Gosto muito da forma como você organiza as suas viagens.
    Fiz o meu day trip a Petra desde Taba. Também sou a favor de fazer tudo independentemente mas tenho que admitir que me senti mais segura tendo tudo organizado por agência. Nós atravessamos de ferry de Taba Heights para Aquaba. É uma viagem cansativa mas fascinante. :)

    Responder
  8. Marshmallow - 25/03/10 - 16h50

    Oi Dri,
    Acho que esqueci de linkar o meu blog no meu comentario.

    Responder
  9. Letícia - 25/03/10 - 20h28

    Dri,
    me leva na mala!!! Sério, esta viagem vai ser muito fascinante! Espero ansiosa novidades!
    beijos

    Responder
  10. Elizabeth Wagstaff - 27/03/10 - 16h24

    Dri,Fui para o Egito e Petra em Novembro. No Cairo as Piramides, Museu do Cairo e se tiver tempo o Museu coptico sao imperdiveis.A ilha Gesira, o melhor para se hospedar no Cairo e bons restaurantes. Em Luxor voce vera o melhor Karnak,Museu de Luxor, Vale dos reis e Templo de Luxor. Em Sharm tem muitas excursoes para Petra que em um dia da para conhecer e inclusive subir ao mosteiro. Vai ser cansativo mas da para fazer. Nao se preocupe com vistos, sao faceis tanto no aeroporto do Cairo como na fronteira com a Jordania. Fazer essa viagem voce esta se dando o melhor presente da vida. Nao se preocupe, sao todos muito amaveis. Se voce quiser alguma informacao, sera um prazer, fizemos essa viagem por nossa conta, viajando de taxi, alugando carro,barco e fomos tambem a Palestina, norte da Jordania, deserto do Sinai e Wadi Rum, Aswan e Jerusalem. Vale, Vale , Vale. Boa Viagem.

    Responder
    • susana - 28/09/12 - 20h14

      Em novenbro vou fazer jerusalem – cairo e petra. Ainda tenho muitas duvidas. Ficaria eternamente agradecida por ajuda.
      susasp@sapo.pt

      Responder
  11. Arrumando a mochila - 28/03/10 - 12h21

    […] jah contei em outro post, nossa viagem ao Egito vai ser bem mochileiros-raizes, que em essencia significa que queremos poder aproveitar o maximo possivel, porem gastando o minimo […]

    Responder
  12. Pedro Loreto - 19/04/10 - 03h21

    Ola, parabens pelo blog! realmente muito informativo, continuem assim!
    estou indo passar tres meses na França, saindo do Rio dia 14 de maio, quero incluir o egito no meu roteiro, gostaria de ter informaçoes sobre passagens baratas da Europa para o Cairo, Gostaria de ficar uns 2 dias no cairo, dps pegar o trem para luxor, visitar a parte do deserto e seus oasis e depois fazer o day trip para Petra, 20 dias é suficiente? qnt aproximadamente irei gastar nessa brincadeira? tenho 24 anos e estou indo sozinho, claro q pretendo fazer tudo low cost!

    Abraços

    Responder
    • Adriana - 19/04/10 - 09h36

      Ola Pedro,
      Minha viagem foi feita a partir de Londres, entao nao tenho ideais de custos sainda da Franca.
      Aconselharia que vc de uma olhada em sites como Expedia.com ou Skyscanner.net (ou um equivalente Frances) para ter uma ideia dos precos das passagens.

      Responder
  13. Roteiro de viagem Egito - 21/04/10 - 10h44

    […] contei antes mesmo de viajar, emendamos um feriadao e passamos um total de 10 dias no Egito (9, sendo que o ultimo dia fomos pra […]

    Responder
  14. marco - 09/10/11 - 16h06

    ola Adriana você e uma inspriraçao para que gosta de viajar por conta propia, vou para o egipto vou por luxor e depois saida em sharm mas gostaria de fazer um cruzeiro desde luxor ate assuan para depois apanhar o sleper ate ao cairo,por acaso nao sabes onde posso ver o preço dos cruseiros ,o teu blogue é espectacular.

    Responder
  15. Thiago Luiz - 23/03/12 - 01h42

    Olá Dri,

    Você utiliza de algum livro de viagem (lonely planet, DK eyet. ou Rou. Guide) para ajudar em sua trip? Algum deles te ajudou pra ir ao Egito?

    Obrigado

    Responder
  16. André Luis - 13/04/12 - 15h35

    Meu,é impressionante. É só eu pensar em um lugar para viajar e consultar o blog e verificar que o “casal-viajante-blogueiro” já esteve. Pra que guia? Se tem DriEverywhere! kkk :D

    Responder
    • Adriana Miller - 16/04/12 - 14h31

      :-)
      Essa eh a intencao!

      Responder
  17. isabelle - 27/06/12 - 13h53

    olaaaaa….ameeeeiiii o blog!!!
    estou morando em londres….e gostara apenas de conhecer cairo e as piramides!!! o que vcs me aconselham???
    parabens pelo trabalho!
    obrigada!

    Responder
  18. Gislaine - 06/08/12 - 13h06

    Olá Adriana,
    Você está de parabéns, seu blog é suuuuper legal, com várias dicas e informações!!
    Moro em Lisboa e sempre que viajo consulto primeiro o seu blog para criar meus roteiros de viagens!!!!
    E aproveitando, gostaria de te pedir uma dica,… estou planejando uma viagem para Egito (Cairo) e Israel (Jerusalém), e estou em dúvida, se é melhor ir para Jerusalém descendo no aeroporto em Tel Aviv, ou indo para Jordânia e de lá ir para Jerusalém.

    Responder
    • Adriana Miller - 06/08/12 - 13h32

      Tel Aviv com certeza! O Aeroporto fica a menos de 2 horas (acho) de Jerusalem, e eu ja ate fiz post sobre como chegar do aeroporto pra la. Super facil e rapido. Se vc for pela Jordania, vai acabar dando a volta ao mundo e gastando muito tempo e dinheiro…

      Responder
  19. Aline - 18/05/13 - 08h13

    Oi Adriana. Sempre leio seu blog antes das minhas viagens. Vc ajuda e muito na preparacao do roteiro.

    Uma duvida: qual dinheiro vc levou para o Egito ? Libra egipcia, britanica ou dolar? Estou na duvida.

    Ah! E na chegada ao aeroporto? Vc levou foto, copia de documentos ou isso tudo é besteira?

    Obrigada desde ja :)

    Responder
    • Adriana Miller - 18/05/13 - 12h36

      Levei dolares que snao super bem aceitos lá (principalmente para as “propinas” que todo mundo já pede em dolar!!), mas quando chegamos lá sacamos dinheiro na moeda local, que fica muito mais fácil.
      Então você deve perguntar a seu banco se você pode realizar saques no exterior, ou então trocar dinheiro (doalres) na casa de câmbio do aeroporto.

      Responder
  20. Aline - 18/05/13 - 21h02

    Obrigada pela resposta :)

    Responder
  21. Tiago Soares - 28/12/16 - 13h41

    Olá Dri, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de elogiar o seu site. Fantástico! Muito bem escrito. Nos dá vontade de visitar todos os lugares pelo qual você já foi.

    Estou planejando uma viagem para o Egito, Jordânia e Israel em Abril/2017. O final da viagem ao Egito é justamente Sharm El Sheikh. Uma dúvida que tenho é em relação ao melhor jeito de ir do Egito para Jordânia. Sharm El Sheik tem muitas opções de agências que nos levam até a Jordânia? Pelo que entendi, você fez um bate-volta com a agênica Sharm-Club, correto? Deu tudo certo com eles? Ou então, acha que seria melhor e tão tranquilo quanto pegar um ônibus em uma rodoviária?

    Desde já, agradeço demais o seu retorno. E mais uma vez, parabéns pelo site!

    Responder
  22. Tiago Soares - 28/12/16 - 17h39

    Olá Dri, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de elogiar o seu site. Fantástico! Muito bem escrito. Nos dá vontade de visitar todos os lugares que você já foi.
    Estou planejando uma viagem para o Egito, Jordânia e Israel em Abril/2017. O final da viagem ao Egito é justamente Sharm El Sheikh. Uma dúvida que tenho é em relação ao melhor jeito de ir do Egito para Jordânia. Sharm El Sheik tem muitas opções de agências que nos levam até a Jordânia? Pelo que entendi, você fez um bate-volta com a agênica Sharm-Club, correto? Deu tudo certo com eles? Ou então, acha que seria melhor e tão tranquilo quanto pegar um ônibus em uma rodoviária?
    Desde já, agradeço demais o seu retorno. E mais uma vez, parabéns pelo site!

    Responder
    • Adriana Miller - 28/12/16 - 19h00

      Não lembro de ver muitas agências por lá, e eu fechei com essa específicamente porque só tínhamos um dia pra fazer essa viagem à Jordânia e foi a única que achei (on line) que fizesse o passeio que queria.
      Eu recomendaria que você pesquisasse on line e fechasse antes de chegar por lá, principalmente se seu tempo for limitado.

      Responder