30 Mar 2010
27 comentários

Almoco na Inglaterra

Dia a dia, Trabalho, Vida na Inglaterra

Esse vai ser uma daqueles posts generalizado, que muita gente pode descordar, mas que mostra um pouco de como eu vejo o dia a dia da vida na Inglaterra.

A cozinha do 1- andar do meu escritorio

A Fe escreveu um post sobre os costumes dos Belgas na hora do almoco, e quando li o post dela, aqui estava eu, de frente pro computador, almocando um sanduiche! Entao depois de deixar um comentario gigante, resolvi escrever um post tambem!

Ela contou que na Belgica as pessoas nao tem o costume de comer “comida” na hora do almoco, e o normal eh sempre encarar um sanduba.

Para Brasileiros e Portugueses, esse costume eh um pouco estranho, pois afinal sanduiche eh lanche, e nao “comida de verdade” (como diria minha avo!), e nao alimenta ninguem, certo? Sim, porem nao.

Afinal ha sanduiches E sanduiches…

Jah me acostumei com isso, pois moro aqui ha tantos anos que esse costume jah se incorporou no meu dia a dia, e sou casada com uma americano, que quando vai no supermercado sem minha supervisao, nossas compras da semana se transformam em: cerveja, Coke Light, pao de forma, ovos, queijo chedar, presunto fatiado (e se ele lembrar ele compra tb peito de peru, pois nao como presunto) e maionese. Pronto. Posso te garantir que com esses “ingredientes” na geladeira, ele consegue ser feliz pela semana inteira (talvez encaixando uma viagem ao “fish shop” here and there…).

Acho que esse costume eh bem comum na Europa do norte, mas jah no sul o esquema eh diferente.

Em Portugal, Italia e Espanha o pessoal para mesmo na hora do almoco e comem comida “de verdade” assim como fazemos no Brasil. Quando morei na Espanha todo dia ia comer PF (menu del dia) em algum restaurante da vizinhanca, e quando a IBM mudou de escritorio e passamos a ter menos opcoes de restaurante, foi uma revolucao entre os funcionarios, que achavam um absurdo a empresa ter mudado pra um bairro que tinha poucos restaurantes! hahahahahaha

A grande diferenca de “cultura” entre os paises do norte, e os do sul, a meu ver, eh na verdade na carteira!

Nos paises do sul as empresas sao obrigadas, por lei, a pagar subsidio de almoco, ou ticket refeicao pra todo mundo, entao as pessoas dao preferencia a comer bem. Na Espanha eu recebia mais de 8 Euros por dia pra almocar, e entao meu almoco era a unica refeicao “comida de verdade” do dia (sem falar na economia no supermercado!).

A cozinha principal, onde rola happy hour toda sexta feira

Jah aqui, o esquema eh diferente e o dinheiro do almoco sai do seu bolso!
Ateh existem um zilhao de opcoes de lugares legais pra comer comida “quente” aqui perto, mas nao estou disposta a pagar entre 8 e 10 libras por dia pra almocar comida num prato. Se tivesse um vale pago pela empresa, logicamente que iria em um restaurante diferente a cada dia!

Aqui em Londres tambem eh bem comum que o pessoal traga seu proprio sanduiche de casa, ou marmita com almoco (eu trouxe a minha hoje!), e os escritorios sempre tem uma cozinha pros funcionarios. Quando trabalhei no Barclays, por exemplo, o predio era enorme, com direito a 2 restaurantes, cantina e ateh um Starbucks dentro do proprio predio, mas todo mundo reclamava que os andares nao tinham cozinha!

No meu escritorio atual, cada andar tem sua propria mini cozinha, e o terreo (andar principal) tem uma cozinhona, que eh a espinha dorsal da empresa (onde acontecem festinhas, confraternizacoes, onde o pessoa se encontra e tals).

Mas sanduiches ainda sao a preferencia nacional (afinal foram criados aqui!) tanto que  a traducao “britanica” de carnes frias sao os “lunch meats” – ou seja, as carnes que vc come no almoco!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. glau - 30/03/10 - 16h38

    oi adriana,
    aproveitando seu topico sobre trabalho e tals, sei q vc ja eh bem experiente em trabalhar em escritorios, particularmente na inglaterra.
    Estou ha 7 meses trabalhando em 1 e soh agora estou me sentindo mais avontade, gostaria de perguntar como foi sua adaptacao por aqui? Li o seu post sobre hora do almoco e me identifiquei mt, como alguns trechos ‘ as pessoas aqui na inglaterra nao almocam, e qdo almocam nao almocam juntas e nem fazem questao de curtir essa hora” e eh verdade! e a hora do almoco eh gearlmente a hora pra se enturmar, mas eu axo mt complicado, sem falar q o time q trabalho ja se conhecem ha mts e mts anos, fico toda sem jeito. Help, please!
    .-= glau´s last blog ..washing the dishes =-.

    Responder
    • Adriana - 30/03/10 - 17h32

      Oi Glau,
      Olha acho que isso esta muito mais relacionado a empresa/departamento propriamente dito doque o pais.
      O unico lugar que trabalhei e nao fiz bons amigos foi no Barclays, porque o pessoal era muito, mais muito snob – e foi dessa epoca que seu comentario saiu.
      Antes de trabalhar no Barclays eu trabalhei na Avaya e todo dia almocava com as meninas do HR, que aliais sao minhas otimas amigas ateh hj.
      E hj em dia, mesmo quando como um sanduiche ou trago comida de casa, sempre vou pra cozinha pra sentar e bater papo com alguem, seja do meu time ou de outros departamentos. E memso quando como na minha mesa (porque estou super ocupada), sempre rola uma batecao de papo com as meninas que sentam perto de mim…

      Realmente aqui ele nao tem esse costume de sair pra comer fora todo dia, porque sai muito caro, mas raramente como sozinha.

      Responder
  2. Carol p - 30/03/10 - 18h07

    Oi! Adriana
    Adorei seu post e eh bem isso mesmo. Eu morei na Espanha tambem e os almocos eram otimos, ou eram um PF ou muitas vezes iamos no Vips, adoroo. Confesso que demorei a me acostumar com o sanduiche na hora do almoco e as vezes apelo para a marmita (coisa que no Brasil eh feio ou de pobre, desculpe a sinceridade). Como morei na Belgica ja estava acostumada com o sanduiche, mas os de la sao bem mais saborosos e fresquinhos. Um habito que gostei nos meses que passei na Irlanda foi o de tomar sopa na hora do almoco no inverno. Como vc comentou, sai bem caro se dar esse luxo de comida quente ou sushi todos os dias em londres(para mim pelo menos). Bom quando estava gravida, me dava esse luxo e descobri varios restaurantes hehehe
    Nao sei se vc ja viajou, mas senao Boa viagem!
    bjs
    .-= Carol p´s last blog ..Dia 3: e os efeitos colaterais da vacina da Gripe A continuam… Day 3: The side effects of swine flu immunization =-.

    Responder
    • Adriana - 30/03/10 - 19h07

      Eu nao levo marmita pro trabalho todos os dias por pura preguica, mas quando lembro, eh minha opcao numero um!
      Mas eh verdade, pensando em como eram as cosias no Brasil, realmente marmita eh considerada coisa de “peao”!

      Nossa, aqui em Londres pra comer Sushi de almoco todo dia, meu salario ia ser inteiro soh gasto com comida (e nao ia sobrar nada pra viagens opu bolsas! ;-) )

      Responder
  3. Fe - 30/03/10 - 18h24

    Eu ia comentar em cima do seu comment no blog, mas quis esperar pelo post.
    Legal essa comparação entre o sul e o norte da Europa … não sabia que no sul as empresas pagam subsídios para o almoço dos funcionários. E realmente, se recebêssemos algum auxílio financeiro para almoço aqui, o pessoal preferiria almoçar comida de verdade com certeza.
    O que eu mais acho legal é que os sanduíches podem ser extremamente saudáveis e incluir várias coisas essenciais para a alimentação.

    P.S.: a lista de compras do Aaron não é muito diferente da lista de compras do Mick. Away with the cheddar cheese and in with the gouda cheese, e voilà hehehehehe.
    bjs
    .-= Fe´s last blog ..Um dia =-.

    Responder
    • Adriana - 30/03/10 - 19h05

      Hahahhahaha
      Desde que seja queijo (amarelo) dentro de duas fatias de pao, tah tudo otimo!

      Responder
  4. Carol - 30/03/10 - 18h26

    É Dri, isso é bem comum na maioria dos países do norte, pelo que eu vi. Voltei faz pouco tempo do Canadá, e lá as pessoas ligam bem pouco para almoço (é um conceito quase que inexistente). Cada um leva seu potinho, ou comida congelada e faz no micro-ondas do serviço mesmo. Para nós, vamos combinar que no início é muuuito estranho, e eu sempre fico com aquela ideia de “não alimenta muito”, mas no fim acabei acostumando.

    Um beijo!

    Responder
    • Adriana - 30/03/10 - 19h04

      Eu jah me acostumei bem. A unica diferenca agora no meu dia a dia, eh que tento distribuir melhor minha alimentacao em pequenos lanches, cafe da manha reforcado e janta saudavel com comida “de verdade”.

      Responder
  5. Tatiana - 30/03/10 - 19h24

    Eu trabalhei algum tempo com pessoas dos EUA e Inglaterra e é engraçado mesmo esse costume de comer sanduíche e bem rápido. Eles achavam muito estranho fazermos 1 hora de almoço!

    Eu fico curiosa com o que as pessoas comem à noite, já que é o horário mais complicado p/ fazer pratos elaborados. Eu janto mesmo, mas sei que grande parte dos brasileiros só lancha à noite.

    Um outro hábito bem estranho p/ nossos costumes é que a maioria dos ingleses/americanos não escova os dentes após o almoço. No começo achava que eram algumas pessoas, mas depois fui conhecendo várias pessoas diferentes de cidades diferentes e fui percebendo que é cultural mesmo. E os ingleses que conheci tinham, sem exceção, dentes muito feios! Escuros e tortos. Já os americanos não, é estranho.

    beijos

    Responder
    • Adriana - 30/03/10 - 19h28

      NOssa! Eh verdade! Pra falar a verdade nem me lembrava mais desse habito de escovar os dentes depois do almoco! hahahahah
      Eu nem lembro mais disso, e nao carrego mais uma escova comigo nao…
      Mas essa coisa dos Ingleses ter dente feio esta muito mais enrraizado na cultura doque o simples ato de escovar os dentes uma 3- vez ao dia… Coisa que nos Americanos realmente eh diferente, pois faz parte da cultura deles cuidar bem dos dentes e da aparencia, coisa que para os Ingleses (e muitos outros Europeus) jah nao eh tao comum.

      Responder
  6. Carol - 31/03/10 - 07h06

    Acabei de me lembrar de quando cheguei aqui nos EUA, no primeiro dia de trabalho fiquei esperando “a hora do almoco” e nada…. Estava conversando com meu chefe (ele foi super receptivo, me tratou muito bem mesmo), conhecendo o pessoal do laboratorio, o departamento e meu estomago reclamando… So bem a tarde, la pelas 4 horas, me dei conta que isso talvez nao fosse comum (a hora do almoco), e na verdade nao eh mesmo! Aqui o pessoal traz de casa um sanduiche ou comida congelada, muito raro trazer marmita (sou a excecao!) e come rapidinho, em 15 minutos mesmo e as vezes na frente do computador! Ja me acostumei a preparar o que levar de manha, mas confesso que as vezes depois do almoco saio do predio e vou dar umas voltas pelo campo pra ver o sol, fazer a digestao!!
    PS. Bem que voce podia dar umas dicas de sanduiches, eu adoraria!!

    Responder
    • Adriana - 31/03/10 - 09h20

      O Sandwich maker lah em casa eh o Aaron!
      Quando resolvo comer sanduiche na hora do almoco eu vou em alguma das lojinhas de sanduba aqui perto e compro um sub que fazem na hora. geralmente trago comida de casa, ou entao compro uns pratos congelados mesmo que sao mais rapidos e praticos (e deixam minha barriga cheia mais tempo!).

      Responder
  7. Jacqueline - 31/03/10 - 09h35

    Oi Dri, aqui em Milao na hora do almoço (pelo menos no centro, onde eu trabalho) a maior oferta sao os paninos e piedinas pra comer rapidinho (vao de 4 a 6 €)… mas tbm tem varias trattorias, restaurantes ou pubs que oferecem saladonas, pizzas e piatto de pasta… e aì o almoço nao sai por menos de € 10 !
    mesmo tendo o ‘ticket refeiçao’ muitas vezes eu trago sanduiche ou alguma comidinha que eu tenha feito um dia antes, pois jà enjoei muuuuuito das mesmas opçoes… infelizmente è tudo sempre igual, eles nao inovam, sao muito tradicionalistas tanto com os ingredientes quanto com as preparaçoes!
    No escritòrio tem cozinha toda equipada, querendo se pode atè cozinhar!
    Mas sei que nao sao todos os lugares assim…

    bjo!

    Responder
    • Adriana - 31/03/10 - 09h42

      Eu tambem sempre reclamava dos “menu del dia” em Madrid, mas agora que nao tenho mais essa opcao, morro de saudade!

      Responder
  8. Liana - 31/03/10 - 11h51

    Adriana, que blog fantástico! Parabéns! Adorei mesmo, já vou adicionar nos meus favoritos. Estou tb morando fora, há 9 meses trabalhando na Suíça e admiro pessoas que se metem no meio do mundo como vc e como eu tb. Tb tento manter meu blog atualizado sempre com as histórias que se passam por aqui, já encontrei várias pessoas mais ou menos nas mesmas situações e esse intercâmbio ajuda na minha realização por aqui.
    Estarei sempre passando por aqui.
    bjos
    Liana
    .-= Liana´s last blog ..Gstaad =-.

    Responder
  9. Quezia - 31/03/10 - 13h32

    Estou aqui, comendo a minha sopa e lendo o seu blog – e muito engracado este negocio de almoco mesmo. Se voce olhar bem o negocio de comer um sanduba/ sopinha no almoco faz sentido. Eu hoje se comer um pf no almoco nao consigo trabalhar na parte da tarde, de tanta preguica. E como adoro cozinhar, ja comeco a preparar o jantar na minha cabeca a partir das 3 da tarde!

    Quando trabalhava no Goldman e marcava reuniao com o pessoal da Espanha, recebia os declines deles falando: It is lunchtime!… eu achava um absurdo!!!

    O que eu sinto falta mesmo nao e a comida mas sim aquela festinha espontanea que a hora de almoco no Brasil

    Responder
  10. Elisa Hoffmann - 31/03/10 - 15h15

    Nossa, isso é tão estranho para um brasileiro…hehehe
    Se eu não como comida de meio dia já me sinto desnutrida.
    Mas claro, como tudo na vida, dá para acostumar, né.

    Bjus
    .-= Elisa Hoffmann´s last blog ..SUPER tendência para 2010: MJ STYLE =-.

    Responder
    • Adriana - 31/03/10 - 15h26

      Pois eh Elis, essas coisas sao questao de costume. Como a Quezia disse ai em cima, hoje em dia se bato um pratao de comida na hora do almoco, depois nao consigo trabalha de jeito nenhum! me bate uma leseeeeera!

      Responder
  11. Tinuccia - 31/03/10 - 15h55

    Bom dia, post interessante este. Não tenho a certeza se em Portugal é obrigatório pagar subsídio de almoço aos funcionários. Tenho amigos e colegas que não recebem, por isso estou na duvida. O subsídio de almoço em Portugal não é pago em ticket lunch mas é incluído no pagamento mensal do vencimento. Pode-se gastar, ou não, em almoços. Eu muitas vezes como no escritório, mas recebo subsídio de almoço. Na verdade as empresas gostam de pagar o subsídio de almoço porque sobre este valor mensal não incidem descontos para o estado. Também trago a assim chamada “marmita” de casa; costumo aliás fazer mais comida ao jantar para sobrar e guardar. Assim quando quero, posso comer ao almoço no trabalho. Sei o que como :)
    Bom, melhor que isso é o meu colega, cuja mãe mora perto do escritório. Vai almoçar à casa da mãe, que luxo!!!
    .-= Tinuccia´s last blog ..Dieci anni =-.

    Responder
    • Adriana - 31/03/10 - 17h11

      POis eh, nao sou especialista em lei trabalhaista Portuguesa, mas eh isso que vejo com os funcionarios Portuguesas da minha empresa. Acho que fica “a gosto do patrao”, mas no geral, empresas grandes e bem estabelecidas no mercado pagam o subsidio alimentacao para seus funcionarios Portugueses.

      E sabe que como eu moro perto do trabalho tb vou sempre almocar em casa?! Eh uma maravilha! Almoco rapidinho e depois deito no sofa pra ver Tv! :-)
      Mas ultimamente tenho trabalhado tanto que nao tenho mais tempo de dar um pulinho em casa!

      Responder
  12. Flavia - 31/03/10 - 21h05

    Oi Adri, eu sou bem sortuda, pois sempre trabalhei em hoteis/restaurantes com comida de lah mesmo e paga. No restaurante eu podia comer o que quisesse do cardapio, entao era otimo (ateh eu decorar o cardapio e ai soh dava para comer mesmo chavecando o chefe de cozinha para fazer umas mudancas especiais ha, ha, ha) e agora a cantina do meu hotel, que ateh pouquissimo tempo soh fazia comida ruim e a gente estava sempre trazendo comida de casa para esquentar lah mesmo, agora estah com um cardapio maravilhoso com direito a sopa e sobremesa todos os dias, o mais engracado que antes o papo era meter o pau na comida, agora eh soh elogios, estah todo mundo amando :-)

    bjs
    .-= Flavia´s last blog ..Coisas Simples que Fazem os Outros Felizes =-.

    Responder
  13. Lu Francesa - 31/03/10 - 21h09

    Aqui na França a grande maioria come sanduíche no almoço, se vc saí na rua essa hira vc vê as pessoas comendo até andando, como meu marido disse e vc mesma, é mais barato, almoço mesmo qdo sai do próprio bolso é caro.
    Outro dia passou no jornal sobre uma padaria em Paris, q tem o pão mais gostoso da cidade, fabrica 1500 sanduíches por DIA, muito, né?

    Beijocas,Lu.
    .-= Lu Francesa´s last blog ..Nessas horas em que tudo parece muito cinza… =-.

    Responder
  14. Fabi Castro - 01/04/10 - 15h14

    Bom, por um lado é mto prático almoçar um sanduiche. No BR qdo eu estava na faculdade tbem fazia isso e não morri. Mas o que acontece é que isso facilita vc dar preferencia a comida industrializada (frios, sopas de lata, queijos com alto teor de gordura, comida congelada cheia de gordura trans, etc) , o que ao longo do tempo é uma bomba para a saúde. O pior não é isso, é que vc acaba jantando mais forte para ‘compensar’ o almoço leve … e os quilos aumentam com o passar dos anos …
    por outro lado vc olha os holandeses, por exemplo, e são todos altos e magros, incluindo os mais velhos … eles tbem almoçam lanchinho e sabe-se lá o que jantam… só sei que comem MUITA proteina (leite, derivados e carne). e
    Bom, o que é certo é que o corpo se acostuma a qualquer coisa, basta ter pre-disposição!
    Fica minha pergunta: a que horas o pessoal no norte janta e O QUE janta pra manter a linha e a saúde?!

    Responder
  15. sara - 04/10/14 - 15h54

    EM inglarerra n existe subsidio de alimentacao?
    Trabalho num restaurante onde me obrigam a pagar a comida acho injusto.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/10/14 - 16h25

      Nao, aqui cada um paga seu próprio almoço. Quem nao quiser pagar, pode trazer comida de casa.

      Responder