06 Apr 2010
7 comentários

A Citadela

Cairo, Dicas de Viagens, Egito

Num pais onde a história eh tão milenar e tão abundante é fácil que algumas coisas mais “jovens” se percam pelo caminho.

A Citadela eh uma dessas áreas do Cairo que por ter “apenas” 1.000 anos de história, acaba perdendo espaço para outras atracões mais Faraonicas da cidade.

O bairro murado esta localizado no topo de um morro, com uma vista panoramica da cidade, e é justamente por isso que foi escolhida para sediar a fortaleza da era Otomana da cidade, onde seus governantes ocuparam e dominaram por mais de 700 anos.

A construção da Citadela começou em 1.176 como uma forma de proteção contra as Cruzadas, sendo reformulada, destruida e expandida por diferentes dinastias e familias reais nos 700 anos seguintes.

A verdade é que nós nem tinhamos considerado passar por lá, mas mudamos de ideia quando estavamos no parque Al-Ahzar para o por do sol e nos deparamos com aquela vista! Entao reformulamos nosso planos e fomos na Citadela na manha seguinte.

A Mesquita que marca a silueta da Ciatdela e do panorama Leste do Cairo é Mohammed Ali, construida por cima da mesquita original (em 1830), para ceder o lugar de honra a uma construçnao mais nova, com arquiterura Otomana inspirada nas Mesquitas de Instambul.

No lado oposto da Mesquita, ainda dentro de seu terraço esta o relogio Frances que foi uma presente do Rei Louis-Philippe da França como agradecimento pelo Obelisco (que veio do Templo de Luxor) que hoje em dia adorna a Place de la Concorde em Paris – Infelizmente o relogio foi danificado durante a viagem, e nunca foi consertado!

Bem atras da Mesquita de Mohammed Ali esta a mesquita An-Nasir Mohammed, que é na verdade a unica mesquita original que sobrou e que ainda tem arquitetura Manluk (dinastia original que construiu a Citadela) e data de 1318. Por dentro, o predio parece bem pobrezinho, já que todo seu marmore e pedrarias foram retirados da estrutura original para construir a nova mesquita.

A Citadela ainda se espalha por outras areas dentro da muralha, mas hoje em dia esta predominantemente ocupada pelo Exercito Egipcio – alem disso o tempo era curto, e de lá fomos direto pro Museu Egipcio do Cairo!

A Citadela nao tem metro por perto, mas fica relativamente pertinho do centro da cidade. Nos fomos de taxi e pagamos 20 Libras Egipcias (cerca de 3 dolares). Uma coisa importante de enfatizar é que por ser uma area religiosa Islamica, tanto homens quanto mulheres devem estar sempre com joelhos e ombros cobertos (nao importa o quao quente esteja – e acreditem, esse lenço preto nos ombros estava me matando de calor! Quem chegar por lá de short/saia curta, só entrar com o cobre-corpo que eles alugam na hora, que alem de pavoroso, parecem que nao veem agua e sabao ha uns 50 anos).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
7 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
7 comentários
  1. RoCosta - 06/04/10 - 15h37

    Eu que adoro história estou viajando contigo.
    Ah! E está chiquérrima com esse vestido!
    Beijão!
    .-= RoCosta´s last blog ..Adorei!!!! =-.

    Responder
  2. carol mello - 06/04/10 - 16h13

    meu deus, quanto vestido lindo, cada dia um diferente!!!!
    Da onde são, quero todos rs.
    beijinhos ca

    Responder
    • Adriana - 06/04/10 - 21h45

      Hahaha!
      Obrigada!
      Sao meus unicos vestido compridos, entao eles vao aparecer bastante nas fotos dessa viagem… :-)
      Ambos sao de uma marca Americana chamada T-Bags, e foram comprados no site da Net-a-porter.com

      Responder
  3. Ju - 07/04/10 - 00h05

    Como as fotos são importantes, meu computador não esta abrindo to perdidinha :(

    Responder
  4. Patrícia - 07/04/10 - 12h42

    No meu computador também não aparecem as fotos…o que será que está faltando?? Algum programa??

    Responder
  5. José Luiz - Viver a Viagem - 11/04/10 - 22h27

    Incrível essa mesquita. E a vista só não é perfeita devido a essa poluição!

    P.S: As fotos voltaram!! :D
    .-= José Luiz – Viver a Viagem´s last blog ..Vigo – Espanha =-.

    Responder
  6. […] em aswan | LINK 21. @drimiller | museu egipcio do cairo | LINK 22. @drimiller | a citadela | LINK 23. @drimiller | cairo coptico | LINK 24. @viajandocomeles | roupas muçulmanas no egito | LINK […]

    Responder