07 Apr 2010
34 comentários

Trem Noturno: Do Cairo a Luxor (e Answan)

Cairo, Dicas de Viagens, Egito, Luxor

Desde que começei a planejar essa viagem ao Egito, uma das partes que estava me deixando mais animada com a “aventura” era pegar o trem noturno que, beirando o Nilo o templo todo, conecta Alexandria, Cairo, Luxor e Answan em algumas horas.

Infelizmente, depois dos ataques terroristas a turistas no Egito em 1999 e 2005 o governo criou uma serie de regrinhas para garantir a segurança dos visitantes e afastar os radicais religiosos (que estavam afastando a principal fonte de renda do pais!), e uma delas é a restrição ao numero de trens que permitem turistas por dia.

Entao, por mais que se possa pegar trens rapidos de uma cidade a outra livremente, para viagens mais longas que conectam destinos turisticos, hoje em dia operam trens privados, com otima infraestrutura e que sao acompanhados/protegidos pela policia o tempo todo (que eles chamam de “Convoy”).

O principal meio de transporte entre essas cidade, e unica opção de trem noturno disponivel a turistas é o Sleeper Train da empresa Abella Trains. O trem é todo “primeira classe”, com cabines privadas com ar condicionado, com camas para duas pessoas, e inclui jantar e café da manha.

Os tickets sao vendidos apenas em dolares (US$60 por pessoa) e pessoalmente na estação de trem Ramses II (a estação central do Cairo).

Todas as instrucoes e reviews que li me pareciam super complicado, pois eles só vendem pessoalmente, tem que ser compado com no minimo 24hrs de antecedencia, nao fazem reserva e esgota rapidamente.

Como nao tinhamos tempo a perder, nao estava nem um pouco gostando da ideia de ter que desperdiçar uma manha inteira (ou mais!) tentando me achar na estação, fazendo mimica pra comprar ticket, etc. Entao decobri esse site aqui com algumas reviews e indicações de agencias locais que vendem os tickts do Sleeper Train.

Ainda nao chega a ser venda on line (vc tem que fazer uma transferencia pra conta deles. Meda) e incluem tantas taxas a mais, que acaba saindo 1/3 mais caro. Mas mesmo assim, pensamos, pensamos e resolvemos que valeira o preço do tempo pra conhecer a cidade.

Entao entrei em contato com a Osiris Travel, na cara e na coragem, e foram super solicitos dando todas as informações necessarias. Entao paguei o deposito mais uma taxa de entrega e na manha seguinte a nossa chega no Cairo, recebemos nossos tickets em mao.

Uma outra coisa que estava nos deixando um pouco tensos é o fato da estaçnao central estar em obras, e varios trens estao sendo desviados para outras cidades ou bairros, mas os trens turisticos estao sendo desviados para a estação Giza (Gizé – das piramides), e depois que já estavamos lá vimos o quanto é facil! (a estação de trem fica literalmente em baixo da estção de metro).

Entao no domingo a noite, chegamos cedo, ficamos matando hora na estação e batendo papo com outros turistas, até que nosso trem chegou!

OS trens sao antigos, e longe de serem o supra suma de modernidade e conforto, mas mesmo tempo de um “Q” de charme de viagem antiga, uma coisa meio Orient Express!

Cada carro/compartimento do trem tem seu proprio comissario-ferroviario, que é quem responde suas duvidas, seve sua janta, monta sua cama, te acorda de manha e serve café da manha (todas as refeições sao incluidas no preço, menos as bebidas).

Cada cabine privada tem uma poltrona que se converte em duas camas, com travesseiro, lençol e cobertor, bandejas pras refeições, ar condicionado e luzes individuais de leitura, um mini-lavabo (com toalhas e sabonete) e compartimento para bagagens (que couberam as nossas mochilas, mas pra quem estava viajando de malona, nao sei onde colocariam as coisas… no corredor, talvez?).

O unico ponto negativo foi mesmo banheiro, que era definitivamente assustador, e quando apwrtava a “descarga”, voce praticamente ve os trilhos em baixo!

Mas a cama era bem macia e dormi que foi uma beleza!

De manha acoramos a tempo de ver o sol nascendo no Nilo, rearrumar nossas cosias, tomar café da manha e pronto! Chegamos em Luxor prontos pra outra!

Definitivamente recomendo!!

Adriana Miller
34 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
34 comentários
  1. Liliana - 07/04/10 - 09h53

    Massa suas fotos! Fui ao Egito em 2008 e amei! Sou uma viajante independente, detesto tours, mas pelo que li do Egito achei que seria a solução mais viável e segura. Não me arrependi. Não consigo imaginar como teria sido se tivéssemos ido por conta própria. É muita gente querendo te passar a perna o tempo todo, querendo vender tudo, aliás esse foi o único ponto negativo da viagem. Ainda tem o lance da água e comida tb, que de tanto falarem fiquei meio apreensiva. Tivemos egiptólogos dando verdadeiras aulas em quase todo lugar, e isso foi maravilhoso. Vc disse que barganha, então esse é o seu lugar. Se uma coisa custa inicialmente 100, o preço real dela é mais ou menos 25. Então não tenha vergonha mesmo. Eu joguei a carta de “sou brasileira pobre como vcs”, costuma funcionar, hehehe. Mas as vezes cansava ficar brigando pelo preço justo. E esse passeio que vc fez de trem eu fiz de barco e foi inesquecível. Um dos pontos altos, quando pude descansar mais, pois foi uma correria danada a maior parte do tempo. Enfim, bom restante de viagem para vc. bjs!
    .-= Liliana´s last blog ..Batom novo L’oréal =-.

    Responder
  2. Yasmine - 07/04/10 - 12h52

    Nossa Adriana, que aventura boa!
    Parabéns pela sua dedicação de estar postando quase “ao vivo”! Mto legal!
    Bjos

    Responder
  3. Francélli - 07/04/10 - 14h03

    Adriana, “nossa” viagem está excelente!!!
    To curtindo cada post como se eu estivesse ali do teu lado!

    super beijo e obrigada por me levar junto! :-)

    Responder
    • Adriana - 07/04/10 - 15h20

      De nada! O prazer é todo meu!

      Responder
  4. Vanessa - 07/04/10 - 14h26

    Dri! (olha a íntima)
    To adorando seus post diretamente da viagem!
    Infelizmente eu não consegui ir, como planejei em cima da hora as coisas ficaram complicadas, mas meu amigo foi!
    To só anotando tudo pra quando for a minha vez! =)

    bjão

    Responder
    • Adriana - 07/04/10 - 15h19

      Ah… que pena.
      Mas quando puder, nao deixe mesmo que conhecer o Egito! Nao existe lugar igual a isso aqui!

      Responder
  5. Barbarella - 07/04/10 - 14h40

    Adorei o post!! Da vontade de embarcar no primeiro trem para viver essa aventura!! =))

    Responder
    • Adriana - 07/04/10 - 15h19

      Embarca! Prometo que vale a pena!

      Responder
  6. Luiz - 07/04/10 - 15h18

    Adriana,
    Adoro o teu Blogue, além de te achar uma gracinha (com todo respeito). Sou brasileiro, mas moro em Lisboa e também viajo bastante. Com este post de hoje falando da janta a bordo eu me pergunto, és gaúcha?

    Responder
    • Adriana - 07/04/10 - 15h18

      Oi Luiz,
      Sou Carioca :-)

      Responder
  7. Debora - 07/04/10 - 15h41

    Oi Adriana!

    Estou maravilhada com sua viagem e fotos. Desde criança sou completamente apaixonada por tudo que diz respeito ao Egito. Não morro de jeito nenhum, sem antes conhecer o Egito. Sou formada em Historia e quando vi seu comentário sobre o Museu do Cairo quase sofri um treco. É realmente um abusurdo o desrespeito por parte do governo e pior ainda é ninguém fazer nada. Mas enfim, beijos. E parabéns,você estava linda como sempre!

    Débora

    Responder
  8. g. - 07/04/10 - 16h19

    estou adorando acomapnhar sua viagem em “tempo real” e dá uma vontade de partir para aí já!
    aproveitem bem!
    estamos por aqui!
    bjs

    Responder
  9. Stephanie - 07/04/10 - 20h00

    Nossa, sua viagem foi demais!!! Amei seu relato detalhado, parece que a gente está viajando junto, da pra se imaginar nos lugares. Muito legal.

    Adoro seus relatos de viagem mas esse é o melhor na minha opinião. As fotos estão maravilhosas também. Parabéns!

    Responder
  10. DÉCIO GARCIA... - 10/06/10 - 01h31

    GOSTEI DE MAIS DAS FOTOS E DICAS SOU APAIXONADO TANTO PELA HISTORIA DO EGITO TANTO PELO FOCO DA BIBLIA COMO A HISTORIA SECULAR QUE A COMPROVA…GOSTEI LINDAS…A MAIORIA das pessoas já ouviu falar do Êxodo do Egito. Mas o que aguardava Moisés e o povo de Deus depois da travessia do mar Vermelho? Que rumo tomaram e como chegaram ao rio Jordão, através do qual entraram na Terra Prometida?
    Para chegar à terra de Canaã, Moisés não tomou o caminho mais curto — com cerca de 400 quilômetros ao longo da costa arenosa do Mediterrâneo. Se tivesse feito isso, teriam passado diretamente pelo meio do território dos inimigos filisteus. Tampouco atravessou o centro da ampla península do Sinai, onde enfrentariam calor escaldante no planalto de cascalho e calcário. Não, Moisés levou o povo para o sul, ao longo da estreita planície costeira. Primeiro, eles acamparam em Mara, onde Jeová fez com que as águas amargas se tornassem potáveis. Após partir de Elim, o povo resmungou pedindo comida; Deus enviou codornizes e depois maná. Em Refidim, o povo resmungou outra vez (pedindo água), os amalequitas que atacaram Israel foram derrotados e o sogro de Moisés o aconselhou a obter ajuda de homens capazes. — Êx, caps. 15-18.
    Moisés conduziu então Israel em direção às montanhas mais ao sul, acampando junto ao monte Sinai. Ali, o povo de Deus recebeu a Lei, construiu o tabernáculo e ofereceu sacrifícios. No segundo ano do Êxodo, rumaram para o norte, atravessando um “grande e atemorizante ermo”. A jornada à região de Cades (Cades-Barnéia) aparentemente levou 11 dias. (De 1:1, 2, 19; 8:15) Por causa do relatório negativo de dez espiões, o povo ficou com medo e, por isso, teve de vaguear por mais 38 anos. (Núm 13:1-14:34) Entre os lugares onde acamparam estavam Abrona e Eziom-Géber. Depois, voltaram a Cades. — Núm 33:33-36.
    Quando finalmente chegou o tempo de entrarem na Terra Prometida, os israelitas não rumaram em linha reta para o norte. Contornaram a terra de Edom e seguiram pela “estrada real”. (Núm 21:22; De 2:1-8) Para uma nação inteira — com crianças, animais e tendas —, não foi fácil percorrê-la. Por exemplo, eles tiveram de entrar e sair de desfiladeiros profundos — como o de Zerede e o do Árnon (com quase 520 metros de profundidade). — De 2:13, 14, 24.
    Finalmente, os israelitas chegaram ao monte Nebo. Miriã havia morrido em Cades; Arão, no monte Hor. Moisés morreu perto da terra na qual ele queria entrar, tão perto que dava para avistá-la. (De 32:48-52; 34:1-5) Coube a Josué liderar Israel na conquista da terra, terminando assim uma jornada que começara 40 anos antes. — Jos 1:1-4.

    Responder
  11. silvana - 30/10/10 - 02h55

    olá Adriana
    gostaria de saber quando voce foi, vou no final de dez. ou incio de jan. vc sabe qual é o clima nesta epoca, que tipo de roupa levar?]
    quanto se gasta numa viagem como esta?

    silvana

    Responder
    • Adriana - 30/10/10 - 13h40

      Eu fui nas datas dos posts: Abril de 2010.
      Fiz um post com dicas de como se vestir e que tipos de roupa levar, mas isso depende da epoca do ano que vc vai.

      Responder
  12. Patricia - 17/01/11 - 22h56

    Dri vc teve problema com o visto ?
    posso retirar na chegada do aeroporto de Cairo com (passaporte brasileiro)?

    obrigada :-)

    Responder
    • Adriana - 18/01/11 - 09h07

      Pra falar a verdade eu nao lembro. Melhor verificar com a embaixada Egipcia para evitar problemas.
      Eu viajei com passaporte Europeu, e nao tive problema algum, mas nao me lembro mais quais eram os requerimentos de vistos para Brasileiros. Acho que deve ter alguma informacao num dos posts de preparacao pra viagem.

      Responder
  13. Patricia - 26/01/11 - 17h49

    Dri,

    obrigada ja me informei, ja comprei passagem….
    Agora to no mesmo dilema que vcs, Egito esta com mesma manifestacao que Tunisia aff…..correr atras do preju da passagem e tentar um plano B. passagem esta comprada para Cairo dia 16 e tem mais uma de Cairo para Luxor eu e maridex
    buaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    beijo

    Responder
    • Adriana - 26/01/11 - 18h38

      Ai nãaaaaao!
      Eu fiquei arrasada de ter que cancelar minha viagem a Tunisia, sem falar no prejuizo financeiro (a gente sempre perde dinheiro nessas horas), mas nesses paises nao se brinca com segurança…
      Não é uma “simples” violencia e sim resultado de revoltas e odios de facções religiosas fanatcas e tal.
      Enfim, preferi nao correr o risco.
      Nessa região já conheci o Marrocos e Egito, e afirmo que por lá não se brinca.
      Pra que arriscar sua vida e saude tudo por causa de ferias, certo?
      Melhor correr atras do preju enquanto da tempo de buscar uma alternativa.

      Responder
      • Patricia - 27/01/11 - 22h08

        …Pois eh concordo com vc! Tambem ja estive no Marrocos e senti o clima.bom, agora eh esperar que a cia aerea, Swiss decida que oficialmente eh perigo viajar para o Cairo, senao nao tem devolucao, ou somente uma merreca…mas estar com saude e vivo eh priceless….temos que aguardar mais uns 10 dias…..sacooooooooooo plano B era Moscow, mas tb com a bomba, clima tenso…..aff que começo de ano meu Deus! beijo :-)

        Responder
        • Adriana - 27/01/11 - 22h14

          AI nem fala! Ja cancelei minha viagem pra Tunisia e agora esta esse panico com protestos no Libano tambem!
          mas vc viu os noticiarios hoje com imagens de protestos e pancadaria na porta do Museu do Cairo?!?
          Se o plano B era MOscow, eu pensaria num plano C, porque a cosia esta feia no Egito, e de que vale a pena nao poder circular na cidade?

          Responder
  14. Patricia - 28/01/11 - 16h49

    Com certeza, alguma outra opotunidade vira! estamos analisando um lugar que poderia ser legal para os 6 dias, mas ja falei p o chefe, que estas ferias serao devidamente utilizadas, seja ainda nesta data ou mais para frente….

    25 dias uteis de ferias e ainda acho pouco kkkkkkkkkkkkk Plano C talvez ilha de Capri……e vc vai para Nice e Monaco?!! vai amar, tem onibus saindo de Nice da rodoviaria que nao custa pouco e chega rapidinho, fizemos isso em 2007 Nice foi o destino e passamos o dia todo em Monaco, e nao deixe de ir em Monaco no aquarium que fica no topo da mntanha, mas da para caminhar! tambem pegamos o trenzinho…adoro caminhar mas valeu pq o Pais eh pequenino e vc pode dar uma boa volta e ver tudo sentadinha, se quiser pode descer no ponto que preferir, vai a dica.. :-)
    beijo

    beijos

    Responder
  15. Patricia - 28/01/11 - 16h51

    errei : quero dizer que qto a passagem de bus Nice a Monaco simmmmmm CUSTA BARATO : )

    Responder
  16. Samuel Wermuth - 23/02/11 - 21h38

    Oi,

    Gostaria de agradecer o material disposto no blog. Tem sido de grande valia para viagem que vou com a minha namorada fazer mês que vem (LONDRES, ATHENAS, CAIRO, JERUSALEM, MOSCOW, BARCELONA, LISBOA,ROMA, PARIS e PRAGA), não é minha primeira viagem para a Europa mas me ajudou a abrir alguns horizontes na Russia, Egito e Israel.

    Então, pensei que melhor que agradecer é ser prestativo, morei 2 anos em Londres e me lembro de sentir falta de algumas coisas do Brasil (feijão, livros,…) como vou para Londres dia 28/03, gostária de saber se você quer algo da terrinha…. É so falar …

    Obrigado mais uma vez.

    Samuel.

    Responder
  17. […] estava animadíssima de viajar de trem na China (principalmente depois da nossa viagem de trem noturno no Egito, que foi o máximo!), mas não foi dessa vez. Dez dias antes da data que seria nossa viagem entre […]

    Responder
  18. […] (que também já tinha usado ha muitos anos pra planejar minhas viagens de trem no Marrocos e no Egito). Mas como acabamos descobrindo na prática que as informações do site estavam desatualizadas e […]

    Responder
  19. EUNICE - 10/02/13 - 15h10

    OI, ADRIANA. QUERO IR AO CAIRO EM OUTUBRO/2013. NAS PESQUISAS Q ESTOU FAZENDO, ENCONTREI SEU BLOG, O Q FOI ÓTIMO! AGORA PRETENDO FAZER ESSA VIAGEMDE TREM P/ASWAN E LUXOR. SÓ Ñ ENTENDI O SEGUINTE:O TEMPO DE ESPERA ENTRE UM PERCURSO E OUTRO (CERCA DE 3:30h)É SUFICIENTE P/SAIR DA ESTAÇÃO, FAZER AS VISITAS, ALMOÇAR(LANCHAR) E RETORNAR À ESTAÇÃO P/SEGUIR VIAGEM? O PREÇO DE U$60,00 É SÓ P/IDA? MINHA BASE SERÁ O CAIRO. HÁ NECESSIDADE DE PERNOITAR EM LUXOR? POR FAVOR, ME ORIENTE. QTO AO VISTO, PELO Q ESTOU SABENDO, P/O EGITO Ñ HÁ NECESSIDADE DELE. OBRIGADA POR VC EXISTIR. ABRAÇOS.

    Responder
  20. […] para viajar pelo egito | LINK 107. @drimiller | trem noturno: do cairo a luxor (e answan) | LINK 108. @andarilho_mundo | cruzeiro pelo nilo até luxor | […]

    Responder
  21. sandra abreu - 06/06/13 - 16h21

    olá, adorei seu relato da viagem, estou programando para setembro a minha, vou sozinha e gostaria de saber se tem perigo pegar este trem sozinha ou se é tranquilo, como você disse, o banheiro é a pior parte, mas tem chuveiro? nunca andei de trem! obrigada por compartilhar e parabéns!

    Responder
    • Adriana Miller - 06/06/13 - 18h27

      De maneira geral, o Egito nnao é um tipo de lugar que eu recomendaria para uma mulher viajando sozinha, principalmente nos trens noturnos. Não que seja perigoso no mesmo sentido que temos no Brasil, mas a cultra Muçulmanda é muito forte, e (generalizando) eles não respeitam mulheres sozinhas.
      Ah, e os banheiros do trem não tem chuveiros não.

      Responder
  22. Selene - 24/01/14 - 20h01

    Dri, em qual albergue vcs ficaram em Luxor? Por ter mais experiencia acha perigoso dar
    uma esticada até Petra, devido a guerra na Siria? Obrigada!

    Responder
  23. Poincyana - 06/04/14 - 18h21

    Olá, estou na ALEMANHA agora e queria ir pro Egito com meu namorado nesse feriado da Páscoa, não tenho muita experiencias em viagens assim. Se possivel me da umas dicas de como ir (transportes) etc

    Responder
  24. Ligia - 09/02/15 - 15h21

    Oi, estou na Inglaterra e gostaria de ir de trem de Luxor para Cairo. Voce tem alguma dica pra mim? Voce sabe se posso comprar a passagem on line? Obrigada!

    Responder