10
Jun
2010
Viajar de trem pelo Reino Unido
Escrito por Adriana Miller

O Reino Unido é, na verdade é um arquipelago, pois inclui não só a Inglaterra, Escocia e Pais de Gales na ilha principal, mas tambem inclui a Irlanda do Norte, a Ilha de Man, a Ilha Guerney, Jearsey, Douglas e algumas outras (as ilhas do Canal da Mancha)

Essa dinamica geografica pode dificultar bastante a viagem pelo reino, mas para o propósido desse post vou considerar o Reino Unido como Inglaterra, Escocia e Pais de Gales – pois são as areas mais visitadas por turistas, anyway (os 3 paises da Ilha “mãe”).

O interior de um trem voltando pra Londres

A ilha não é tão grande assim, a a Inglaterra, por exemplo, pode ser cruzada de norte a sul em apenas algumas horas. E por isso eu considero que viajar de trem é a maneira mais facil e eficiente de viajar pelo pais.

Viajando confortavelmente de trem a caminho de Stratford-Upon-Avon

A malha ferroviaria é extremamente extensa, e literalmente todas as cidades e vilarejos do pais tem uma estação de trem. Os trens sao novos e modernos, confortaveis, o serviço é eficiente e (relativamente) barato.

Mas o principal custo / beneficio é realmente o tempo. Pense bem – a ilha é pequena, e nenhum voo leva mais de 1 hora no ar. Mas ai voce tem que considerar o tempo de chegar no aeroporto (se estiver hospedado no centro de Londres, chegar em qualquer dos aeroportos vai demorar pelo menos 1 hora), mais o tempo de check in e embarque (mais 1 ou duas horas), mais o tempo de voo, mais desembarque, imigração, retirar, bagagem, e chegar no centro da cidade de seu destino.

Interior do trem

Potencialmente, um passageiro poderia gastar facilmente 5 horas pra chegar de Londres a Newcastle de avião.

O mesmo trecho, de trem, demora 2 horas e meia – e de bonus ainda cruza o pais todo, garantindo paisagens lindas! (o interior da Inglaterra é lindo demais).

Então aqui vão algumas dicas:

No trem a caminho de Oxford

Comprar passagens com antecedencia: Assim como as cias aereas, comprar passagens de trem nos horarios de rush (quando os locais estao indo e voltando do trabalho), sexta a noite, domingo de noite, e de ultima hora sempre sai mais caro doque se voce comprar passagens com algumas semanas (ou mesmo dias) de antecedencia.

As passagens dos trens Ingleses

Alem disso, por causa da concorrencia das cias de low cost, as empresas de trem estão sempre fazendo altas promoções e reduzindo bastante as tarifas de horarios não-pico.

O site oficial da British Rail é: http://www.nationalrail.co.uk/ onde voce pode encontrar informação sobre toda a malha ferroviaria do pais – todas as conexões, todos os horarios, os preços e informções de serviço (atualizações sobre atrasos e problemas nas linhas em tempo real), e é uma fonte inigualavel de informações sobre viajar de trem no Reino Unido.

Dentro do trem

Porem, a melhor dica para de fato comprar suas passagens de trem é o site Train Line que é um site que reune todas as cias ferroviarias e (quase) sempre tem otimas promoções!

Além disso, uma vez sabendo qual o trecho que voce quer viajar, sempre vale a pena dar uma olhadinha no site propria da empresa que oferece aquela linha – geralmente eles tambem oferecem desconto para passageiros que comprar direto com eles. Como por exemplo é o caso da Virgin Trains e East Coast.

Ah! E além disso, comprar a ida e a volta ao mesmo tempo (Return Trip) sempre sai bem mais barato que comprar duas passagens separadas.

Quando você compra sua passagem com antecedencia, gerealmente tem que alocar um horario de partida (que é oque determina sua tarifa promocional), mas o trem da volta, mesmo que tenha um horario marcado, na verdade voce podem voltar em qualquer trem.

Bagagem: Teoricamente, uma outra grande vantagem de viajar de trem é que não existe restrições na quantidade ou peso da sua bagagem.

Bagageiro em cima das poltronas do trem

Poréeeeem… ao mesmo tempo os trens não tem bagageiro, então voce pode levar tudo que quiser… desde que voce consiga carregar com voce, ou colocar no bagageiro acima da sua poltrona.

A alça da minha mala esperando o trem...

Alguns vagões tem espaço suficiente no corredor para colcoar mala,s bicicletas, carrinho de bebe e afins, mas isso significa que sua mala vai lietralmente ficar abandonada na porta de entrada do vagão. O pais é relativamente seguro, e duvido que alguem vá sair correndo do trem arrastando sua mala de rosinhas cheia de muamba, mas é bom saber que voce tem que se sentir confortave o suficiente pra deixar sua mala abandonada por varias horas.

Estações centrais: Ainda no mesmo capitulo sobre a economia de tempo, a grande vantagem entre estações de trem em vez de aeroportos, é que as estações sempre são centrais. Londres tem varias, cada uma num canto da cidade, e todas bem centralizadas e com conexões com as linhas de metro. Em cidades menores, geralmente as estações já estão logo ali – voce pode sair do trem é já andar direto pro seu hotel, pra uma atração turistica, etc, etc.

Vista da estação Liverpool Street

Tickets combinados e descontos nas atrações Turisticas: Muitas das atrações turisticas na Inglaterra, por exemplo oferecem altos descontos, se comprados junto com sua passagem de trem. Todas as estações tem uns folhetos de “2 for 1” que dão descontos em atrações de Londres (Nesse site aqui tem todas as promoções e descontos oferecidos pela British Rail) e fora de Londres. Então acaba saindo mais barato quando voce já compra a entrada do castelo “X” direto no caixa da estação de trem (por exemplo, para os castelos de Windsor, Leeds, Bleheim, Hampton Court, etc)

E isso sem nem falar em não ter que passar por segurança de aeroporto, revistar bagagem, imigração, etc…

Plataforma da estação Marylebone

As regras – e dicas – são exatamente igual em todos os paises Europeus. O post dá dicas sobre o Reino Unido, afinal moro aqui e viajo bastante de trem, mas na verdade o sistema ferroviario Europeu é todo bem parecido e muito eficiente – quase todas as minhas viagens pela Espanha e Italia foram (quase) sempre de trem.

A novissima estação Saint Pancras

Mas em vez de ficar chovendo no molhado, pra quem estiver interessado em viagens de trem pela Europa eu já escrevi esse post aqui com umas dicas genericas sobre viagens pelo continente (e links das cias de trem) e o Riq Freire escreveu esse outro otimo post sobre viagem de trem na Europa aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, 34 anos, Carioca. Economista e profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Siga me!
Categorias: Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas Uteis, Inglaterra, Transporte, Viagens pelo UK
74

74 Comentários em:
"Viajar de trem pelo Reino Unido"

  1. Liana - 10/06/2010

    tenho um casaco igual ao seu! é da zara ne? ai adoro.
    olha, quero parabenizar vc de novo pelo blog. adoro vir aqui, sempre tem coisa interessante pra ler.
    fiquei curiosa quando vi que ele existe desde 2004 e comecei a ler os posts antigos, vi sua vida na italia, na espanha, as dificuldades que vc passou, vc pediu ao dono do apt pra te levar no hospital qdo vc estava com amigdlatite!!! nossa realmente o caminho nao foi facil hein. mais parabens ainda. admiro gente como vc, sai por ai mundo afora, conhecendo gente, viajando, conhecendo novos lugares e novas culturas. imagino o quanto vc cresceu e experienced nesse meio tempo. mto legal.

    bjos
    .-= Liana´s last blog ..Chega logo, sexta-feira! =-.

    • Adriana - 10/06/2010

      Qual casaco? O trench? Esse eh da Burberry, mas tambem jah tive trenchs da Zara e sao bem bons! :-)

      Pois eh, foram muitos anos de historia pra contar desde que resolvi sair do Brasil, sozinha aos 24 anos… Nao me arrependo de nada, de nenhum perrengue, de nenhuma dificuldade…

  2. Gabriela - 10/06/2010

    Eu amei viajar de trem na Eurooa, realmente é super confortável.
    Não viajei de trem no Reino Unido mas já está marcadinho para a próxima viajem.
    Estou morrendo de vontade de ir naquela cidadezinha que você mostrou no outro post, Stratford-Upon-Avon.
    Bjinhos

    • Adriana - 10/06/2010

      Quase todas as cidadezinhas da Inglaterra sao lindas, saidas de cartao postal! Por isso tambem gosto tanto de viajar de trem ou onibus por aqui – dah pra ir admirando cidades, vilas, vilarejos, etc…

  3. Priscilla Coelho - 10/06/2010

    Olá Dri,

    Acompanho o seu site e adorooooo! Parabéns!!
    Eu queria uma ajuda sua, estou indo pra Europa ano que vem, e meu Roteiro é:

    Paris – Belgica
    Belgica – Londres
    Londres-Barcelona

    Vi que seu post novo foi sobre trens..Então eis a pergunta, tem algum trem que viaja a noite de Londres para Barcelona? Como eu poderia fazer esses trajetos de forma mais barata….Avião ou trem?

    Obrigado pela ajuda…e agredeço desde já…
    Beijos

    • Adriana - 10/06/2010

      Nossa! A forma mais eficiente e barata de ir de Londres pra Barcelona eh sem sombra de duvidas aviao!
      Nao existe nenhum trem direto que ligue as duas cidades, e entre conexoes, troca de linhas e de paises, ia demorar um dia inteiro pra voce chegar em Barcelona e a passagem de trem iria custar uma pequena fortuna!

      Definitivamente pegue um aviao. A Easyjet e a Ryainair voam entre Londres e Barcelona com otimos precos!

      • Priscilla Coelho - 10/06/2010

        é…encontrei passagem da easy jet para 2 pessoas com 2 babagens por 170 dolares….
        Acho que vou reserva-las….
        muito obrigado…
        Depois vou buscar no seu site tudo sobre Londres, Barcelona, Belgica e Paris…

        Um beijo…

        Priscilla

  4. Daniele - 10/06/2010

    Adorrreeiii seu post… muito informativo :-)
    Parabens pelo excelente blog

  5. Helo - 10/06/2010

    Que invejinha (boa é claro) dessas sua viajens maravilhosas, ontem passei horas vendos suas fotos!
    Cada vez quero mais me mandar daqui!! hahaha
    Não que eu não goste do Brasil, mas tem alguns lugares que não se pode comparar!
    beijos beijos

    http://www.macheriefashion.blogspot.com
    .-= Helo´s last blog ..Primeiro dia de SPFW =-.

  6. Eliane Pechim - 10/06/2010

    Parece tão confortável viajar de trem por aí! Bem diferente das minhas viagens de trem quando criança no percurso Vitória/Minas. Comia o maior pó de minério e chegava na casa da minha avó negona. hahaha. Mas eu amava. Adoro trens, até os de brinquedo. Algumas das suas dicas, como esta dos trens, estou anotando para minha viagem a Londres no ano que vem.
    .-= Eliane Pechim´s last blog ..Mackinac Island 2010 =-.

    • Adriana - 10/06/2010

      Hahaha!
      Bem diferente mesmo… os trens na Europa como um todo são otimos, mas os Ingleses se superam!
      Voces vão adorar Londres, tenho certeza!

  7. CarlaZ - 19/06/2010

    Muito bom esse post!
    Quando fui pra Irlanda Escocia e Inglaterra tive que pesquisar bastante pra entender a melhor forma de fazer cada percurso pois não tinha a menor ideia…no final foi tudo de avião mesmo…mas muitas ideias ficaram oras próximas viagens hehehe

  8. Vivian Torres - 06/07/2010

    Oi Adriana,
    Amei seu blog e suas dicas estão sendo muito úteis, pois em Setembro estarei com amigas em Londres e vamos dar uma passada de dois dias em Liverpool. Obrigada, este post foi ótimo
    .-= Vivian Torres´s last blog ..Hordas diárias =-.

  9. Marcelo Santoro - 15/07/2010

    Boa tarde, vou para a Inglaterra (Londres), Escocia (Edimburgo) e Irlanda (Dublin). Vou pegar trem da Inglaterra para Escocia e estou na duvida se pego trem ou avião da Escocia para Irlanda e da Irlanda para Inglaterra. Vcs poderiam me ajudar o que seria mais facil?
    Quais liugares na Escocia (Edimburgo) e Irlanda (Dublin) vcs me aconselham visitar?
    Muto obrigado pela ajuda

    • Marianna - 31/03/2011

      Marcelo, quero fazer exatamente o mesmo caminho que você e tenho exatamente a mesma dúvida. Você foi de avião ou trem pra Irlanda?

    • marcos - 04/10/2011

      Oii vi uma pergunta sua sobre ir de aviao etc.. para irlanda , escocia e inglaterra, vc ja viajou? como foi isso? vou fazer o msm trajeto. obrigado

      • Adriana Miller - 04/10/2011

        Sim, ja viajei de aviao pra Irlanda, Escocia e Inglaterra, mas nao entendi qual eh sua duvida.
        Uma viagem de aviao pra esses paises nao eh diferente de nenhum outro voo.

  10. […] já escrevi posta sobre como viajar de trem, de onibus e de barco pela Inglaterra e Europa, e sempre considerei alugar carro por aqui uma das […]

  11. Evelise - 13/09/2010

    Muito bacana teu blog!!
    Adorei as dicas!! Também montei um com dicas para mochileiros e tal!
    http://qatandoeandando.wordpress.com

    Já te add aos favoritos!
    Grande beijo!

    Eve
    .-= Evelise´s last blog ..Um passin à frente fazfavô! =-.

  12. jonas varella - 19/12/2010

    Olá Adriana,
    Parabéns pelo blog. É muito interessante e vc é muito simpática. Eu e minha mulher estamos iniciando o planejamento de uma viagem á Europa. Sairemos do Brasil em 07/03/11 e pretendemos ficar uns 5 ou 6 dias em Londres/Escócia/Irlanda. Depois seguiremos para Bruxelas/Holanda/Frankfurt/Viena e Paris, e retornaremos dia 23/03.
    Em relação a Londres/Escócia e Irlanda que tipo de passe de trem comprar? E de Londres para Bruxelas? Para hospedarmos em Londres o que vc sugere?
    Desde já, Obrigado. Jonas e Sonia.

  13. karen - 24/12/2010

    Adorei a Europa, o unico problema é a sujeira nas ruas, Londres, Paris e Bruxelas sao mais sujas que Sao Paulo, do resto é show!!!

  14. Rodrigo - 14/04/2011

    Vc sabe me informar se tem como ir de Londres pra Irlanda(Dublin) de trem, já que fica em outra ilha? É possível?

    • Adriana - 14/04/2011

      Sim, eh possivel em partes.
      Voce tem que pegar um trem entre LOndres e alguma cidade portuaria (melhor pesquisar quais as cidades que tem servico de ferry para Dublin) e de la um ferry ate Dublin.
      Os bilhetes nao sao integrados, pois nao existe uma viagem “direta” entre os dois paises, mas da pra fazer sim (mas vai sair bem caro e vai demorar hoooooooooras, sendo que um voo demora cerca de 50 minutos entre Londres e Dublin, e pode facilmente ser feito com Low costs)

  15. Rosana - 14/04/2011

    Oi Adriana
    Adoreiiii seu blog, tirei muitas dúvidas mas ainda tenho algumas.
    Eu e meu marido vamos p Europa em setembro. Certeza mesmo é irmos p Portugal, Inglatera e França. Mas gostaríamos de ficar mais dias no UK e ir p Oxford, Cotswolds, Stratfor Upon Avon, Birmingham e Edinburgh. Vc acha melhor ir de trem? Temos q comprar os tickets antecipados? Podemos parar em qq estação?
    Muito obrigada e um abraço
    Rosana

    • Adriana - 14/04/2011

      Sim! Trem eh sempre a melhor opcao pra viajar na Inglaterra!
      Voce pode deixar pra comprar os tickets todos na hora, pois os trens sao bastante frequentes e nunca lotam, mas se preferir, comprar antecipado pode ser vantajoso pois as vezes rolam umas promocoes para compras antecipadas.
      A diferenca de preco nao eh muito grande nao, mas pra lugares mais distantes, como Edinburgh, onde as passagens sao caras, quanto antes comprar melhor (para passagens de trem de longa distancia, as passagens funcionam mais ou menos como passagem aerea, e quanto mais antecedencia, mais barato sera.)
      Mas para todos os outros trens locais, voce pode comprar no mesmo dia da viagem se preferir ter mais flexibilidade.

      • Wagner - 14/01/2012

        Mas Adriana…e o megabus??? Tem tickcts extremamente baratos lá. Não é melhor reservar com eles antecipadamente?

        • Adriana Miller - 16/01/2012

          Sim, claro!
          O problema eh que o MegaBus tem uma frota e roteiros bem limitados. se vc for viajar pra algum lugar que tenha Megabus, marque com antecedencia e os precos serao infinitamente melhores que viajar de trem.
          Mas o National Rail (rede ferroviaria Britanica) vai a literalmente todos os cantos do pais, entao te da muito mais flexibilidade e possibilidades de viagem.

  16. Ivina - 28/05/2011

    Olá Adriana que blog maravilhoso! Gostaria de dicas sobre o Eurostar,pois vou de Paris para Londres e não tenho a minha ideia de como é?de como pego o trem? A estação gare du nord é fácil achar o meu trem? Vc fez algum post sobre esse trecho? Me ajude por favor, pois fico insegura porque não domino o ingles. Obrigada antes de tudo.

    • Adriana - 30/05/2011

      Oi Ivina,
      Aqui no blog tem um post todinho dedicado ao Eurostar! De uma olhadinha na categoria “Transporte” em Londres.

  17. […] em Londres (ja falei aqui sobre as bicicletas de aluguel, onibus, metro, aluguel de carro, taxi e trem) uma outra maneira muito legal e eficiente de se transportar por Londres eh usando os servicos de […]

  18. Vera - 04/10/2011

    Olá !
    Pode me informar se existe trem direto de Londres para Dublin?
    Obrigda.
    Vera

  19. Anny - 18/10/2011

    Oi Adriana, muito legal seu blog. Parabéns!
    Você conhece Liverpool e Manchester? Vou passar alguns dias no Reino Unido com meu marido e temos uns 2,5 dias para curtir o interior da Inglaterra (Liverpool, Manchester…). O que vc sugere? Alguma outra cidade? Algum passeio bacana? E vale a pena pegar os trens que chegam a essas cidades? Há paisagens bonitas mesmo? Os trens são confortáveis?
    Obrigada,
    bjs

  20. […] Rye tambem eh facilmente acessivel de trem a partir de Londres, com trens regulares saindo da estacao de Waterloo, e a viagem demora cerca de 1 hora e meia […]

  21. paolla - 28/11/2011

    boa noite Adriana vou fazer uma viagem para irlanda em abril e pesquisando algumas dicas na internet encontrei sei blog e adorei. Se puder me esclarecer uma duvida… pretendo comprar um voo rio/londres e londres-rio pois pensei na possibilidade de fazer o trajeto dublin-londres de trem ou ferryboat. O que vc acha? esses meios de transporte entre os dois paises existe e são viaveis ou melhor ir de avião. obrigada desde já pela ajuda

    • Adriana Miller - 29/11/2011

      A meneira mais facil e rapida eh fazer essa viagem de aviao, ja que o voo LOndres-dublin dura menos de 1 hora (de trem mais ferry vai demorar pelo menos 1 dia inteiro) e as cias de low cost como Ryanair e Aer Lingus tem varios voos diarios por precos bem bons.
      Mas se vc quiser uma viagem mais “ludica” ou tiver muita bagagem, o combinado trem+ferry tambem eh uma boa (a viagem sempre vai incluir os dois meios de transporte ja que a Republica da Irlanda fica numa ilha separada do Reino UNido).

  22. Tatiane - 08/12/2011

    Oi, Adriana. Você pode me informar +/- os preços de passagens de trem para newcastle?

    • Adriana Miller - 08/12/2011

      Não sei, até porque os preços podem variar bastante, dependendo do horario, rota, compania etc.
      Melhor voce consultar diretamente o site do National Rail para as datas e horarios que voce quer viajar.

  23. igor kos - 02/04/2012

    PArabens pelo Blog! Um pouco fora do tópico, mas eu queria saber se, tirando o heathrow, tambem há linhas de metro para os aeroportos. Ou se voce recomenda um site onde eu possa conferir essas informações. Obrigado desde já!!

    • Adriana Miller - 03/04/2012

      Não, não tem não.
      O Heathrow tem a linha “Piccadilly” que vai até o terminal, e o City Airport tem o DRL que é uma linha do metro de superficie.
      Mas nenhum dos outros aeroportos tem metro, e são apenas servidos por trens e onibus.

  24. Cristina correia - 20/04/2012

    Oi Dri em primeiro lugar quero dizer que teu blog e maravilhoso, ta me dando uma ajuda enorme, pq mes que vem estou indo pra inglaterra, na verdade vou ficar em Newcastle, queria te fazer umas perguntinhas, vc conhece essa cdade, estou indo pra la pra estudar, e a segunda pergunta e vou chegar em Londres no aeroporto de heathrow, vc acha melhor e o custo/beneficio para ir p Newcastle trem ou aviao? E se vc sabe a compainha pra ver se eu ja compro antecipadamente…
    Desde ja te agradeço
    =*

    • Adriana Miller - 20/04/2012

      Nao conhjeco Newscastle… so de passagem!
      Newscastle eh uma das principais cidades do NOrte da Europa entao tem varias opcoes de voos (EasyJet, BA, BMI, etc) mas o melhor seria voce ja comprar uma passagem que te leve direto ate la, soh fazendo conexao em Londres, pra evitar problemas com imigracao, bagagem, atrasos etc.

  25. Adri - 16/05/2012

    Ola, Adri, seu blog me pareceu extremamente valioso em informacoes, entao, preciso de umas dicas:
    Estarei visitando Londres e Irlanda nas ferias de julho com 2 adolecentes. Ha alguma dica em especial?

  26. Le - 18/07/2012

    Oi Adriana, primeiramente gostaria de saber se vc ainda responde perguntas do seu blog porque ví somente informações de 2010. Gostaria de informações sobre a Inglaterra. Obrigada

    • Adriana Miller - 18/07/2012

      Oque mais tem no blog são informações da Inglaterra e eu respondo todas as perguntas. Basta ser mais especifica sobre qual sua duvida.

  27. Ruth - 06/08/2012

    Adriana

    Tudo bem?

    Estou pretendendo fazer o seguinte roteiro de trem:
    Londres, Oxford, York, New Castle e Edinbugo.
    Entrei no site e não consegui localizar um link para comprar mais de um trecho. Somos 07 pessoas.
    Posso comprar para o grupo?
    Tenho que comprar cidade por cidade ou existe a opção de múltiplos trechos? ( não consegui localizar).
    Nestas cidades é fácil achar hotel em um preço mais accessível?
    Agradeço muito sua atenção

    • Adriana Miller - 07/08/2012

      Oi Ruth, voce pode comprar para o grupo todo po cada trecho (eh soh modificar o numero de tickets na pagina de compra), mas voce tera que comprar cada perna da viagem separadamente, ja que nao existem tcketd e trem “integrados” (cada um desses trechos eh servido por uma cia ferroviaria diferente).

  28. Alessandra - 16/09/2012

    Oi, Dri,tudo bem? Você já escreveu algum post sobre essa promoção “2for 1″? Fiquei super interessada, mas li que para ter direito a ela preciso ter comprado um Travelcard da National Rail. É verdade? Se sim, então não adianta comprar o Oystercard? E qual a diferença efetiva entre o Oyster e o Travel? Muito obrigada pelas respostas!

    • Adriana Miller - 16/09/2012

      Nunca escrevi nada especifico sobre essa promoção não, mas ela só é valida pra vem chega a algum lugar de trem da National Rail, então não vale a pena pra quem mora ou vai ficar hospedado em Londres (a promoção não inclui Oyster nem os travelcards da rede de transporte interno na cidade de Londres)

  29. Daniel Morbeck - 11/10/2012

    Vejo que o ultimo post seu foi em 2010, mas vou tentar. Estou indo para Dublin passar 1 mês e nesse período quero conhecer Londres. Sei que posso ir de avião ou pegar um ferry boat e depois pegar um trem. A minha pergunta é: seria necessário um visto inglês?, pois para a Irlanda não seria necessário tirar um visto no Brasil. E se for nececessário eu posso tirar em Dublin?

    • Adriana Miller - 11/10/2012

      A Inglaterra nao exige visto para Brasileiros, e portanto você nao precisa de visto algum, nem para Irlanda nem para Inglaterra.

  30. Junior Frainer - 20/10/2012

    Olá Adriana. Já estou com passagens compradas, de 29 de maios a 17 de junho, para ir para o Reino Unido ano que vem.

    Planejei meu roteiro da seguinte forma:

    DUBLIN – 30/31/01/02/03/04 – 5 dias
    CARDIFF 04/05/06/07 – 3 dias
    LONDRES 07/08/09/10/11/12 – 5 dias
    ENDIBURGO 13/14/15/16/17 – 5 dias
    EDIMBURGO – DUBLIN – RETORNO

    Para chegar e sair de dublin o melhor é avião?

    Obrigado

  31. guilherme - 02/11/2012

    Oi Adriana, tudo bem? Parabéns pelo blog. Já peguei várias dicas nele. Obrigado.
    Só tenho uma dúvida e se puder me esclarecer, agradeço.
    Pegaremos o trem em Edinburgh (estação mais próxima do hotel é Wavery) pata Londres. A estação mais próxima do hotel que ficaremos é a Paddington, só que me parece que a estação “padrão” é a Kings Cross. É muito longe a estação Kings Cross da Paddington? Se eu quiser comprar passagem somente até a Kings Cross, tem como comprar o outro trecho até Paddington assim que chegar na estação? Obrigado

    • Adriana Miller - 02/11/2012

      Oi Guilherme, nem todas as estacoes de trem em Londres sao interligadas por trens, e cada uma delas serve a uma regiao especifica do pais.
      Ou seja, trens para o norte da Inglaterra e Escocia sempre sao servidas pela estacao de Kings Cross que fica ao norte da cidade.
      Entao nesse caso, voce tem que ir de Edimburgo pra Kings Cross e de la pegar um metro, onibus ou taxi ate Paddington, ja que as duas cidades nao sao interligadas por trens.
      (De forma geral, os trens nao cruzam o centro da cidade, entao cada estacao de trem fica localizada num ponte “cardeal” diferente, servindo o NOrte Via Kings Cross, Euston ou Marylebone, Sul por London Bridge ou Waterloo, Oeste por Paddington e leste por Liverpool Street – para citar alguns exemplos).

  32. guilherme - 03/11/2012

    Oi Adriana. Obrigado pela resposta.
    Então você sugere descer na Kings Cross e ir para Paddington de “tube”? É seguro? Estaremos com malas.
    Obrigado mais uma vez.

    • Adriana Miller - 03/11/2012

      Sim, super seguro, claro.
      Mas se vcs estiverem com muitas malas, um taxi ficara bem mais fácil.
      Como a estações sao relativamente perto, uma corrida de taxi provavelmente custará menos de 20 libras.

  33. guilherme - 05/11/2012

    Obrigado, Adriana.

  34. Bianca - 25/11/2012

    Parabens pelo blog !! Comecei a organizar uma viagem, mas ainda nao decidi totalmente o trajeto, já conheço Londres e amo, entao gostaria de voltar em LOndres , como e uma viagem de 9 noites , nao da p fazer muitos trecho, o que vc me fala das cidades do Reino Unido ,qual vale mais a pena conhecer, o que vc me fala da Escócia e Dublin, ou melhor fazer Londres e Amsterdã ?

  35. Deborah - 19/12/2012

    Adorei as dicas! Vou viajar em fevereiro e estou há muito tempo procurando algum post falando detalhadamente sobre como viajar de trem pelo Reino Unido, pois vou ficar na Inglaterra e quero visitar um amigo em Newport (Wales)..encontrei tudo aqui!

  36. […] seja, só se classifica pra essa promoção quem vier de fora de Londres, viajando de trem, o que não é o caso da maioria dos turistas extrangeiros que visitam a […]

  37. Suri - 15/02/2013

    Olá Adriana! Ótimo site, parabéns! Estou indo para Londres em maio/2013. Quero ir em Edimburgo também. Gostaria de comprar já agora, daqui do Brasil, os bilhetes de Londres -> Edimburgo -> Londres, porém não encontro onde. O site da East Coast pede um endereço local pra entrega dos tickets… Você podia me dar uma orientação em como proceder? Obrigado!!!

    • Adriana Miller - 18/02/2013

      Pois é, não sei se eles aceitam venda de bilhetes que não sejam enviados a endereços no UK. mas geralmente o site te dá a opção de recolher os tickets direto na estação de trem, quando vocie chegar aqui. É bem fácil. Basta ir numa das maquinas da estação, ou no guichê com seu numero de reserva e imprimir a passagem na hora. Não sei se a East Coast tem esse esquema, mas outras cias de trem tem.

  38. Suri Naibert - 20/02/2013

    Obrigado, Adriana. Mandei uma pergunta pra East Coast sobre comprar online e pegar o bilhete na estação. Assim que eles responderem, posto aqui no seu blog, ok? Abraço!

    • Suri - 22/02/2013

      Segue a resposta da East Coast:

      “Our website does accept payment cards with overseas billing addresses. You will need to select the International address option on the payment details screen and enter your address manually.

      Please note, in the postcode section enter a full stop in this field. If the address you are entering matches the billing address stated on your statement, the payment will be processed successfully. I would advise if you continue to have issues with authorisation please contact your bank.

      Unfortunately, we cannot deliver to international addresses and you would need to collect your tickets from a self service ticket vending machine at a station or select “Print@Home” where available.”

      É isso aí. Vamos tentar então.
      Abraços!
      Suri

  39. Maria Ismenia S Geracy - 09/04/2013

    Olá ,Dri
    Vou comprar ticket de trem Liverpool/Londres e nao sei qual estação devo escolher.
    Meu hotel em Londres e o Coptorne Tara Hotel London kensington.Kensington e Chelsea.
    Qual e a estação mais próxima ?
    Muitíssimo obrigada!
    Ismenia

    • Adriana Miller - 11/04/2013

      Oi Maria,
      Geralmente os trens pra determinado destino só saem de estações especificas, independente de onde vc esteja hospedada.
      Procura no site “The Train Line” ou no “National Rail” e eles mostram quais estações em Londres servem a linha Londres/Liverpool.

  40. suzana pires - 04/01/2014

    oi querida tudo bem adorei seu site espero que possa mi ajuda
    entao estou imdo pra irlanda final do mes..
    conhecer depois queria ir pra belfast pass uns dias la depois queri conhecer liverpool queria sabe si tem algun controle entre belfast x liverpool essa e minha Duvida vc pode mi ajuda.please.

  41. Rosana Boccia - 16/03/2014

    Oi Dri adorei seu site, são tantas informações… Estou indo para Londres em 04.06 e ficarei até 18.06. Como são muitos dias, estou pensando em ir de bate volta de trem para Bath, Stonehenge, Liverpool, Oxford, Cambridge, Brighton, Windsor e Edimburgo. Você acha que são muitos lugares ? Vale a pena? Poderia incluir mais de um lugar em cada viagem? Em Edimburgo gostaria de ficar três noites. O que você recomendaria para otimizar minha viagem? Quantos dias precisarei ficar em Londres para conhecê-la? Se eu comprar as passagens de trem através da internet, também terei os descontos das promoções 2for1 e descontos nas entradas das atrações? Caso eu não comprasse as passagens antecipadamente seria difícil comprar na hora? Nossa, quantas perguntas!!!!!!! Desculpe, mas como nunca fui à Londres, gostaria de fazer o máximo de coisas possíveis sem muita correria. Sua ajuda é muito bem-vinda, obrigada e beijos.

    • Adriana Miller - 17/03/2014

      Bem, se eh demai sou nao, soh voce vai saber ne…? Mas se ja conhece Londres, acho sim que vale a pena conhecer outros lugares.
      Oxford, Cambridge, Brighton, Windsor, Bath e Stonehenge sao tranquilos de fazer bate e volta (um em cada dia claro), mas acho que Edimburgo e Liverpool sao viagens bem longas e caras, e vale a pena passar pelo menos 1 ou 2 noites pra fazer valer a pena.

  42. Anna Lucia - 12/05/2014

    Estou querendo fazer uma viagem conhecendo as capitais do paises do reino unido, exceto Belfast. A viagem seria de 17 dias. Meu roteiro seria Londres-Cardiff-Liverpool-Dublin-Edimburgo-Londres. No entanto tentando o ferry para Dublin observei que saindo de Liverpool leva 7h acho que porque não sai de Liverpool e sim de Holyhead e tem uma parte de trem. Na sua opinião qual seria o melhor roteiro para cobrir estas cidades e, ainda, vale a pena comprar um passe de trem?

    • Adriana Miller - 13/05/2014

      A melhor opcao eh incluir um voo no seu roteiro, pois qualquer viagem via ferry entre INglaterra/Gales e a Republica da Irlanda, envolvera muita perda de tempo, pois os ferries sao lentos, e dependendo da epoca do ano, tambem nao sao confiaveis, pois se o clima estiver muito ruim os ferries sao cancelados por motivo de seguranca ou sofrem muitos atrasos.

  43. […] as distancias do pais são monumentais (e as burocracias idem), acabou não dando certo (mas adoro viajar de trem pela Europa, e ate mesmo no Egito ou Marrocos!), então viajar de trem bala entre Tokyo e Kyoto era essencial […]

  44. Norma - 13/11/2014

    Olá Adriana, eu e meu marido pretendemos fazer o Reino Unido e Inglaterra em 2015, ainda não decidimos o mês. Pensamos num roteiro com: 4 dias Londres; trem/ferri (navio Ulysses) para Dublin (2 dias); avião de Dublin para Edimburgo (5 ou 6 dias, incluindo Inverness);regresso a Londres, de carro ou trem, para conhecer o interior por esse lado (York, etc.); O que vc acha?
    Ficamos sabendo que o trem e ferri de Holyhead para Dublin é muito bom e o Ulysses é um super navio de 11 andares que tem muito conforto. Vc tem informação se continua funcionando bem essa conexão da Virgin?
    E quanto à volta de Edimburgo para Londres, o que vc sugere?
    Ah, mais um favorzinho: vc pode dizer se é possível comprar um trench coat da Burberry em algum outlet na Inglaterra?
    Muito obrigada pelas respostas e parabéns pela cortesia.
    Norma.

  45. Gentil Francisco Gebaile - 18/11/2014

    Chegamos ( 5 pessoas ) em Londres em 22/12, e, pretendemos alugar um motorhome para conhecer Cambridge, New Castle, Edimburgo, Glasgow, Manchester, Liverpool e outras até 30/12.
    O que você acha ?