21 Jul 2010
40 comentários

Jackpot imobiliario

Dicas para Morar em Londres, Lar doce lar, Vida na Inglaterra

As ultimas semanas foram meio tensas depois que resolvemos parar de enrrolar e e comecar a catar um novo apartamento ativamente.

A historia eh sempre a mesma, e por isso que quando recebo e-mails de pessoas que querem morar em Londres e me perguntam “qual o melhor bairro?” “quanto custa o aluguel?” “qual website procurar?” etc, etc minha resposta tambem eh sempre a mesma: Nunca, em hipotese alguma alugue qualquer casa/quarto/apartamento em Londres (e arredores) sem antes estar aqui, pra ver tudinho ao vivo e a cores, abrir e fechar portas e armarios e inspecionar cada canto da casa. Oque mais temos por aqui eh gato por lebre (ou ainda melhor, gato por rato), e muita, muita falcatrua e golpes!

Entao comecamos a pesquisar on line, em sites como rightmove.co.uk e gumtree.com.uk, e ir pensando nas possibilidades de localizacao X custo X onde trabalhamos, e oque gostariamos num apartamento “ideal”.

Jah que decidimos mudar de novo, queriamos entao partir do principio que no minimo deveria ser um upgrade. Nosso atual apartamento esta longe de ser perfeito, mas tem muitas coisas muito boas e que sao difices de encontrar em Londres, como armario embutido no quarto, banheiro grande (tambem com armario), closets no corredor, uma sala bem grande e uma varandona/jardim que vale ouro numa cidade grande.

Mas por outro lado soh temos um quarto (e meio) e com a quantidade de tralha que nos dois temos mais o fato de que o Aaron trabalha em casa e precisa ter um home office, a situacao e o aperto estava ficando insustentavel.

Entao pre requisito numero 1: um apartamento com 2 quartos. Isso era o minimo indispensavel. De quebra ainda queriamos algum flat que tambem tivesse armarios embutidos (tarefa semi impossivel aqui), de preferencia 2 banheiros, e a cereja do bolo seria ter uma cozinha maiorzinha.

Entao depois que definimos oque queriamos encontrar e definimos nossos “tem que ter” e os “seria um bonus”, partimos pros sites imobiliarios. Mas ate ai, neh, on line eh tudo sempre lindo!

As fotos sempre sao tiradas com grande angular, moveis sao estrageticamente posicionados pra dar impressao de espaco maior, e qualquer predio ou casa sempre esta a “10 minutos da estacao”. Mas a realidade eh sempre completamente diferente – a maioria dos apartamento estao caindo aos pedacos, os que sao em predios novos estao sujos e mal cuidados (apartamento alugado eh isso mesmo), a estacao de metro esta sempre longe, etc, etc, etc.

Entao comecamos a ligar pros anuncios – muitos deles sao puro golpe, porque a imobiliaria posta um anuncio “falso” de um apartamento otimo, ai quando voce liga tal flat nao esta mais disponivel, mas eles tem um outro otimo na mesma rua… Ai quando voce chega lah pra ver, eh aqueeeeele lixo! E o preco do aluguel? Ah, o aluguel eh sempre com preco de mansao.

Como nos estavamos com opcoes limitadas (por causa de todos nosso pre-requisitos iniciais e o bairro que queriamos morar), quase todos os anuncios que ligamos eram “falsos”. Entao desde semana passada soh conseguimos achar 3 flats que se encixavam no que estavamos procurando.

Depois de uma das visitas, no sabado, eu fiquei tao decepcionada, e tao desiludida com a quantidade de porcaria que vimos que fiquei arrasada! E o agente imobiliario ainda tentando colocar pressao pra gente decidir na hora, pq ele tinha outras visitas na mesma tarde, e se quisessemos tempo pra pensar, iriamos perder a oferta. Fui grossa com ele e disse que quem tinha que decidir eramos nos, e que duvidava que alguem ia querer alugar aquele buraco pelo preco que ele estava pendido! E fomos embora, perdendo as esperancas e quase ligando pra nosso landlady pra dizer que mudamos de ideia e vamos ficar no atual apartamento mesmo…

Ai resolvi ligar pra outra agencia. Marquei uma visita pra segunda feira na hora do almoco, e jah na hora de desligar perguntei se o cara tinha mais algum outro flat na mesma area. A resposta padrao foi “sim, mas eh mais caro doque seu preco limite”. Entao recusei a visita.

Mas como todas as outras opcoes eram um lixo, liguei de volta pro cara e avisei que se o tal flat “maravilhoso” estivesse disponivel ate segunda, querimos ver tambem.

Entao, na segunda feira la fomos nos, preparados pra mais decepcao. Ao virar a esquina, reconheci na hora a rua, pois o predio fica na mesma rua da residencia de estudantes que morei nas minhas primeiras 3 semanas de moradora de Londres(a residencia era tao velha qu nem existe mais! Foi interditada!)! E o melhor, quando chegamos perto, vi que o tal flat era no meu predio-desejo, que eu ficava babando na portaria de marmore (com porteiro!) todo dia no caminho do metro. Ai jah me animei e meu humor jah melhorou.

Assim que o agente abriu a porta, quase cai pra tras e de cara vi que o Aaron estava pensando o mesmo!!!

O maior apartamento que jah vi em Londres, maior inclusive doque a casa de muitos amigos que moram no suburbs! Sao 2 quartos e 2 banheiro, espalhados em 120 metros quadrados!!! E a cozinha?! Acho que caberiam umas 5 cozinhas do meu atual flat lah dentro! O icing on the cake?! Walk in closet! Acho que pela primeira vez em mais de 6 anos de Europa finalmente terei espaco sobrando!

Soh podia ser uma pegadinha ou um golpe… como que um apartamento daqueles, num bairro daqueles, num predio daqueles, estava disponivel por aquele preco?!?!

A explicacao? Dono eh um politico aposentado, que atualmente mora na Espanha e definitivamente nao precisa do dinheiro. Sua filha morava lah, mas ela tambem vai se mudar de Londres, entao ele meio que quer “se livrar” da preocupacao.

Como disse o Aaron, ganhamos no Jackpot imobiliario!

Mas…. como nem tudo eh perfeito, o apartamento tem os moveis mais feios que jah vi! Todos de boa qualidade (nada com pinta de made in Ikea), mas definitivamente comprados na decada de 70, e nunca seria o tipo de moveis que eu escolheria pra minha casa. E o proprietario sabe disso, e mais um motivo pra manter o aluguel bem baixo, e evitar reclamacoes demais por causa das cortinas de veludo azul, o sofa vermelho alanjado e as dezenas de flores de plastico e as pinturas aquarela de gatinhos e patinhos fofinhos

Depois que passou o choque inicial, aceitamos a breguice intrinsica do lugar e que isso nao eh nenhum fim do mundo, nem nada que nao possa ser resolvido com novas cortinas, nova capa no sofa, e uma decoracao mais moderninha… (e amigas designers de interior tambem sao uma mao na roda! Neh Helo e Fe?!)

Assinamos a papelada lah mesmo, pra garantir que eles iam tirar o flat do mercado imediatamente!

Entoa agora eh comecar a empacotar as coisas, tentar vender e/ou doar alguns dos moveis que temos e deixar tudo pronto ate o final de agosto, pois nos mudamos exatamente no dia seguinta da volta da viagem para Kilimanjaro!

Entao realmente vai ser punk, mas estou tao feliz que conseguimos achar um lugar legal sem ir a falencia que ateh me animei a mudar, re-arrumar tudo de novo, redecorar a casa nova, e encarar alguns DYIs pelo caminho…

E agora esta bem dificil de manter a concentracao no trabalho, jah que a chefa tah de ferias, falta pouco mais de uma semana pra ir embora e nao tenho nada interessante pra fazer… tenho passado meus dias lendo blogs de decoracao e home improvement, lojas de moveis…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
40 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
40 comentários
  1. Stephanie - 21/07/10 - 17h01

    Nossa Dri, que bom que você encontrou um AP do jeito que queria. Decoração é o de menos, eu acho. Você consegue dar um jeito e deixar com a sua cara. E olha que legal, você vai pra Kilimanjaro, que é uma experiência nova e diferente e depois vai voltar pra um AP novo e grande pra você e o maridão. Muito legal mesmo. Boa sorte em tudo viu. Beijão!

    Responder
    • Adriana - 21/07/10 - 17h11

      Pois eh, tambem acho! E foi isso mesmoq ue o Aaron disse: quando eu estiver lah em cima do Kilimajaro, morrendo de cansaco e querendo desistir, eh soh pensar no closet gigante que me espera na casa nova! hahaha

      Responder
  2. Dedeia - 21/07/10 - 17h27

    Miguuuu!
    Que maravilha!!!!
    Onde é o apt???
    beijooo

    Responder
  3. ISABEL CELIA ALVES - 21/07/10 - 18h43

    kkk essa do Aeron foi boa, bom curiosissima pra ver as fotos do flat novo e eu aqui mais uma vez acompanhando suas mudanças, rs. Bjs e boa sorte com a moradia nova.

    Responder
  4. Joana - 21/07/10 - 18h46

    Adriana, sou leitora do Blog e moro na Alemanha (em Munique). Fiquei muito feliz de saber que você encontrou um apê do jeitinho que queria.
    Aqui em Munique os aluguéis são mega caros (obviamente nada se compara com Londres), e eu moro num apê micro.
    Mas perto aqui de casa tem um prédio lindo, no qual eu sonho em morar.
    Quem sabe um dia eu não consigo também?
    Beijos!!!

    Responder
  5. mi - 21/07/10 - 20h29

    eu tbém moro no meu “dream building” – qdo a gente tava procurando e passou na frente, marido disse e esse? e eu “capaz, no way we can afford um lugar aqui” – no final deu certo, não era tão $$ assim :-)))

    boa sorte com tudo!! mas loucura total (2 né?) se mudar no dia seguinte de voltar de viagem??? pelamordedeus é tudo com emoção ?? hahahahaha
    .-= mi´s last blog ..Tapas &amp Tintos =-.

    Responder
    • Adriana - 21/07/10 - 20h42

      Nesse caso foi super necessidade mesmo… O flat só fica vazio no dia seguinte da viagem, e temos que devolver o nosso atual apartamento exatamente 1 semana depois da viagem de volta, entao temos que apoveitar o fim de semana pra tentar mudar logo tudo, e ter o resto da semana pra dar uma geral…
      E sem falar que 3 semanas depois maus pais chegam em Londres!

      Responder
  6. Paula Haussen - 21/07/10 - 21h00

    Oii Adriana! tenho uma pergunta, assim como funciona o aquecimento nos apartamentos em Londres, existe algum tipo de calefação ou aquecedores?
    Amo o seu blog, é minha leitura diária! Beijos

    Responder
    • Adriana - 21/07/10 - 21h51

      Claro! Se não a gente morre congelado (literalmente!) no inverno!
      Todos os apartamentos que já morei até hoje tinham aquecimento central, mas algumas casas mais antigas tem aquecedores independentes nos comodos, lareira, etc.
      Mas sempre com algum tipo de aquecimento!

      Responder
  7. Tamires - 21/07/10 - 23h12

    que bom que vocês encontraram um apartamento legal assim!
    poste fotos assim que possível, fiquei curiosa =)

    Responder
  8. Tamires - 21/07/10 - 23h13

    walk in closet é um sonho!!!! =)

    Responder
  9. Lucia - 21/07/10 - 23h54

    Que maximo, Dri!!! Parabens pra voces e curta bastante o seu walk-in closet – eu amo o meu!

    Mas vem ca… voces compraram esse imovel ou ainda estao somente alugando?
    bjos

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 10h03

      Nao, por enquanto eh apenas aluguel!
      Primeiro porque nao queremos sair do centrao de Londres, e eh virtualmente impossivel (pro nosso bolso) comprar um apartamento na city – a media de preco de um 2 quartos pequeno eh de 500 mil libras!!
      Segundo porque nao queremos fincar raizes ateh decidir oque e onde queremos settle down… se em Londres, se no country side, se em outro pais…

      Responder
  10. Camila Navarro - 21/07/10 - 23h55

    Eu acabei de me mudar também e estou passando por uns problemas parecidos. Começou porque vim para uma cidade pequena, ou seja, são pouquíssimas opções. Agora tenho que ter umas idéias para deixar o apê antigo com uma cara mais moderna. O chato é ter que investir em imóvel alugado, né? Cortinas, por exemplo, geralmente não servem em outros lugares. Ainda estou me adaptando com o espaço bem maior, mas pra ser sincera prefiro lugares mais compactos… Boa sorte com sua decoração! Fiquei até curiosa com essas cortinas de veludo e os gatinhos. ;-)

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 10h00

      Pois eh, eh um saco ter que gastar dinheiro num imovel que nao eh seu, e foi mais ou menos assim que vivemos nos ultimos 4 anos… mas cansei sabe? Nao eh meu “oficialmente”, mas eh a casa onde moro, neh? Cansei mesmo de morar num clima constante de “improvisado”. Pelo menos como o flat eh 100% mobiliado nao temos que gastar com coisas grandes, como moveis e eletrodomesticos, entao vao ser apenas os detalhes, que depois podem ser transferidos pra qualquer outra casa.

      Responder
  11. Bia - 21/07/10 - 23h59

    Nossa Dri, quando crescer quero ser que nem vc! Meu sonho é um guarda-roupa walk in!

    bjs
    .-= Bia´s last blog ..Crianças =-.

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 09h58

      Hahahahha!
      O meu tambem!

      Responder
  12. helo - 22/07/10 - 00h03

    opa, maos a obra

    fala pro jorjao q vai ter umas amigas metidas dando opiniao em tudo! : )
    .-= helo´s last blog ..O primeiro spa a gente nunca esquece =-.

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 09h57

      Hhaahahah!
      Jorjao jah esta preparado! Ateh porque temos gostos “decorativos” muito diferentes! Se ele pudesse nosa casa seria um “bachelor pad” cheio de moveis de couro preto com friso cromado, exposed brick wall, posters psicoldelicos e varios beer kegs espalhados pela casa!
      JAMAIS! hahahaha
      E como jah passei 4 anos morando com ele com os moveis escuros que ELE escolheu, jah avisei que agora eh minha vez!

      Responder
  13. Lu Francesa - 22/07/10 - 00h10

    Este ano procurando apt eu tb fiquei muito depecionada com o lixo que encontrávamos, no fim encontramos um mais ou menos, até q é engraçadinho,rs, mas sabendo que não seria por mais de 11 meses, espero ter a mesma sorte que vc na próxima vez ;), mudar dar trabalho, mas é gostoso :) , boa sorte!!!

    Beijocas,Lu.
    .-= Lu Francesa´s last blog ..Kyoto-Tokyo- dos samurais aos mangás =-.

    Responder
  14. Renata - 22/07/10 - 00h51

    Que máximo!!!! Fiquei feliz por vcs!!!

    Responder
  15. Si - 22/07/10 - 00h57

    Parabens por ter encontrado seu novo AP! Que tal fazer um post com fotos de antes e depois – que vc decorar tudo do seu jeito? ;-)

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 09h52

      Pode deixar!! Vou fazer varias fotos do antes e depois e todos os “durante” e passo a passo!

      Responder
  16. Luciana Bordallo Misura - 22/07/10 - 05h36

    Que sorte!!!! Muito boa essa surpresa, o seu dream building e com um precinho camarada, agora e so esconder a decoracao ;-) Nao da pra entrar num acordo com o dono do ape nao? Doar alguns dos moveis mais feiosos e voces colocam uns novos?
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Finalmente- parou o vazamento =-.

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 09h52

      Poir que nao… foi logo uma das primeiras coisas que eu perguntei… ate oferecemos comprar alguns dos moveis dele, soh pra poder jogar fora depois! mas nao tem nenhuma negociacao… podemos mudar, cobrir e esconder oque quiser, mas soh.

      Responder
  17. Tati Pêgo - 22/07/10 - 10h21

    Oi Adri!!!
    Parabéns pela aquisição!! Nossa, 120 metros quadrados e dois quartos.. que sonho!!! Estou de mudança também e queria indicação sua de blog de decoração!!!

    Responder
  18. Ana Elisa - 22/07/10 - 12h11

    Adri,

    Acabei de ler o seu post e li um outro sobre os ratos de Londres e vi uma parte que muito me amedrontou…baratas em Madri. Jura que elas estão por todo lado? Até de dia??Tenho pavorrrrrrrrrrrr….agora estou com medo de ter no hotel…ecaaaaaa…e medo de andar nas ruas.
    É mais que em cidades de praia???Nos restaurantes tb???
    São voadoras???
    Estou com pavor de ir para lá…uahuaauaha….
    Me conta a realidade do local para eu decidir se vou para Madri ainda.
    Bjsssssssssss

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 14h15

      Nossa! Muuuuuuuitas baratas!
      Nao sei se eh o clima, a sujeira…. mas em Madrid tem muita barata em tudo quanto eh canto!
      mas sao aquelas baratinhas pequnininhas, sabe? Nao rola baratao cascudo voador que nem no Brasil nao… Mas sao umas baratinhas infernais em tudo quanto eh buraco!
      Na minha casa tinhamso faxineira (que eh uma raridade na Europa) entoa a casa estava tudo sempre limpo, colocavamos remedio/veneno em todos os cantos, mas mesmo assim era uma praga! Eu nunca usava nenhum prato nem copo sem lavar de novo.

      Responder
  19. Je Romanciuc - 22/07/10 - 13h27

    Que bacanerrimo!!
    Como disse a menina ali em cima eu tb quero ser como vc qdo crescer!Pq tem que ter muito diposição pra se mudar 1 dia depois de chegar do Kilimanjaro!!!!
    E tenho certeza que ai comprar alguma coisinha de la pra ‘casa nova’!
    Boa sorte

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 14h19

      Bem, nesse caso foi mais falta de opcao mesmo… queriamos nos mudar e deixar tudo pronto antes de viajar, mas o ape soh fica vagao depois que jah estaremos viajando, e teremos pouco tempo pra fazer a mudanca de um lugar rpa outro…
      Quem dera ter semanas de intervalo pra empacotar e mudar tudo calmamente…. mas ai, pra fazer isso tem que pagar a luguel em dobro, que tambem nao vai rolar!

      Responder
  20. Ju - 22/07/10 - 13h38

    Dri, tbm estou de mudança, me manda algumas dicas de blogs de decoração,please!

    Responder
  21. Camila - 22/07/10 - 14h34

    Oi Adriana,
    Você sabe dizer se na Inglaterra existe algum incentivo para finaciamentos de imóveis. Sei que em alguns países da Europa isso acontece muito, inclusive estrangeiros com cidadania conseguem financiamentos com juros baixissimo.
    Parabéns pelo blog, acompanho sempre!!!
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 22/07/10 - 15h05

      Oi Camila,
      Aqui qualquer pessoa pode pedir um morgage no banco, que eh uma financiamento/hipoteca de ateh 30 anos. Porem, que eu saiba nao existe nenhum incentivo pra estrangeiros, muito pelo contrario.
      Eu e o Aaron por exemplo, por sermos estrangeiros (ainda que eu seja cidada europeia e ele tenha visto de residente) nao temos um “credit report” completo, como se fosse uma “serasa” Britanico, e sem essa informacao as taxas de juros acabam sendo mais altas que para Ingleses normais, que moraram aqui a vida toda.
      Entao ha uns anos atras nos pedimos cartoes de credito e mudamos a “clasificacao” de nossos investimentos e poupanca, para que aos poucos conseguimos estabelecer um bom credito, e quem sabe daqui a uns 2 anos conseguir pedir uma hipoteca com uma boa taxa de cambio.

      Claro que em comparacao com o Brasil os juros sao super baixos (se nao me engano os juros variam entre 5 e 10% ao ano), mas os estranheiros sempre acabam pegando as taxas mais altas, pois sao clientas de alto risco para os bancos.

      Responder
  22. Gabriela - 22/07/10 - 15h39

    Adriana, você é a prova viva de que a vida devolve para a gente o que damos a ela. Você procura estar sempre de bom astral, de bem com a vida e ela lhe retribui com esses “acasos”.
    Como suas pesquisas são sempre muito bem documentadas, já dou uma susgestão de post futuro: dicas de blogs, sites e afins sobre decoração.
    Afinal suas leitoras acabam pegando carona nas suas preciosas informações. Se eu achar alguma coisa que, no meu gosto, seja legal, mando para você, ok?
    Um beijo e parabéns

    Responder
  23. nidia - 23/07/10 - 15h26

    Dri, Fiz um adesivo serigrafado transparente do mapa mundi no tampo de vidro da minha mesa de trabalho . Uma dica para sua nova casa e mais planos de viagens. Se precisar de uma ajudinha ” virtual ” entra no meu site.Bjs

    Responder
    • Adriana - 23/07/10 - 16h42

      Mentira??!?! Que maximo!!!
      Jah falei pro Aaron que quero incormproar varios mapas na casa nova… e um dia quero ter uma casa que seja grande o suficiente pra ter uma quarto dedicado a mapas! hahahah

      Responder
  24. Jaque - 09/08/10 - 03h41

    Dri, coloca no blog dicas de sites legais para decoração! Também estou precisando!

    Responder
  25. […] nos mudamos eu bem que disse, né? O Apartamento tinha muito potencial, mas ia dar […]

    Responder
  26. Antonia - 24/09/14 - 14h15

    Olá Adriana, sei que o post já é antiguinho, mas estamos com planos de viver na Inglaterra, propriamente em Londres, e gostaria de saber se o apt foi encontrado nos sites que indica no post. Obg e beijinhos

    Responder
    • Adriana Miller - 25/09/14 - 09h42

      Sim.
      O rightmove.co.uk eh o melhor site para procurar apartamentos para comprar/alugar na INglaterra, e o gumtree.co.uk para quem procurar quartos para alugar em apartamentos divididos.

      Responder