23 Jul 2010
20 comentários

Kilimanjaro – Saude e Vacinas

Dicas de Viagens, Preparativos, Tanzania

Hoje foi nosso dia de vistar uma Travel Clinic para converser com uma enfermeira especialista em saude e doencas relacionadas a viagens para lugares “exoticos”.

A Tanzania, assim como grande parte dos paises Africanos sub-Sahaarianos e outros paises sub-desenvolvidos, eh considerada uma regiao de grande risco para muitas doencas graves e fatais, e portanto alem de treinar e cuidar bem da saude nessas semanas que antecedem a viagem, tambem fomos consultar um especialista, pra garantir que nao teremos problemas nem durante nem depois da viagem.

O sistema de saude aqui na Inglaterra eh bem diferente do Brasil, onde basta ir num posto de saude e tomar suas vacinas; Aquei temos que consultar nosso medico de familia, que as vezes pode demorar meses pra sequer conseguir uma consulta inicial, e depois entao pedir uma referencia a um especialista. E existem tambem as clinicas “de familia” que tambem tem especialistas em doencas tropicais e saude relacioanda a viagens, mas a unica clinica dessas no nosso bairro, soh tinha concultas disponiveis daqui a semanas.

Entao entramos em contacto com o lider da nossa viagem e ele nos recomendou a Nomad Travel, que eh uma outra agencia de viagem que tambem tem lojas com material outdoor e algumas Travel Clinics particular espalhadas por Londres.

Na duvida, preferimos pagar um pouco mais pra ir nos consultar com um medico particular, poder passar quanto tempo quisessimos tirando duvidas e fazendo perguntas, e principalmente “pagar” pela boa vontade de alguem que teria que nos informar sobre os procedimentos de dois turistas nao-Ingleses (minha carteira de vacinacao e a carteira internacional de Febre Amarela eh do Brasil e a do Aaron eh Americana).

No total passamos mais de 2 horas com a enfermeira, ela ligou para um farmaceutico afiliado qeu nos explicou os efeitos quimicos de alguns dos remedios receitados, e fizemos uma consulta express por telefone (o sistema de saude aqui eh uma piada, mesmo o particular) com uma medica que nos explicou sobre outro remedio.

A principal vacina exigida pela Tanzania eh a Febre Amarela. A vacina eh exigida na entrada da Tanzania e na volta pra Inglaterra tambem, entao se certifique que voce foi vacinado ha menos de 10 anos atras (a minha vence em 2011!!) e caso tenha sido vacinado no Brasil, que vc vah a umposto da policia Federal ou Anvisa pra pedir sua carteirinha internacional (a unica valida no mundo todo).

Alem disso a Organizacao Mundial da Saude e o National Helth Service (NHS) Britanico recomendam cerca de 10 vacinas para pessoas que queiram visitar a Tanzania. Mas soh conversando com um medico ele(a) pode avaliar seu historico de saude, a area do pais que vc vai visitar e afins, e por fim receitar uma serie de vacinas que se adapte a seu caso em particular.

No meu caso, por ter passado quase toda minha infancia no Brasil, eu jah tomei a grande maioria das vacinas exigidas/recomendada pela Tanzania, e outras tantas, justamente por jah ter sido vacinada, tive que tomar de novo um “booster” pra reforcar os anticorpos, como a Hepatite A e Poliomelite, por exemplo. Jah o Aaron nunca tinha tomado vacina pra Tuberculose.

Outras vacinas foram descartadas, devido ao perfil de nossa viagem, como vacina contra Raiva e Colera, pois nao teremos contato com animais domesticos locais (se algum animal chegar muito perto da gente durante o safari, contaminacao por raiva sera o menor dos problemas!) nem teremos contato com multidoes nem convivo prolongado com a populacao local.

Entao no total eu tomei 5 vacinas e o Aaron tomou 4 (ele jah tinha tomado algumas das vacinas quando foi a Bolivia ha uns anos atras), de acordo com a recomendacao da enfermeira que nos atendeu.

Alem das vacinas, a Tanzania eh considerada area de altissimo risco de Malaria, que eh uma doenca fatal, e apesar de nao ter vacina preventiva, existem uma seria de comprimidos que podemos tomar de acordo com a saude de cada um, e os lugares especifico que estaremos visitando.

Na verdade quem vai pro Kilimanjaro nem precisa tomar remedio contra Malaria, pois os mosquitos nao sobrevivem acima dos 1.800 metros de altitude, mas como vamos passar mais 1 semana acampando no meio do mato durante o Safari, a medica nos recomendou logo a formula mais potente do remedio anti-Malaria.

Alem de tomar so comprimidos por cerca de 20 dias (a formula especifica que nos recomendaram deve ser tomada 2 dias antes da exposicao a area de risco, durante toda a viagem, e por mais 7 dias dpois da volta), tambem temos que usar repelentes especificos anti-malaria, que devem ser usados direto na pele (exposta ou nao), e um outro tipo de repelente pra passar na roupa, alem de domrir com rede anti mosquito todos os dias.

Infelizmente o remedio da malaria tem varios efeitos colaterais desagradaveis, e parte da consulta foi justamente para enteder exatamente quais sao esses efeitos e como conseguir lidar com eles durante a viagem (entre eles: enjoo, retencao de liquidos, dor de cabeca, etc).

Por fim, um dos motivos principais que queriamos conversar com um medico especialista em viagens foi porque nos decidimos tomar o Diamox, que eh um remedio preventivo anti-altitude, ou seja, um remedio que ajuda o organismo a lidar quimicamente com os efeitos da falta de oxigenio no corpo.

O principal risco da nossa viagem eh justamente a altitude. Nos estamos fazendo o possivel pra estarmos na melhor forma “respiratoria” de nossa vida, para que nossos pulmoes nao sejam tao afetados pela falta de oxigenio.

Mas seja voce um atleta ou nao, nada nem ninguem pode prever como seu corpo vai reagir ao lidar com 60% a menos de oxigenio a cada respirada. Os sintomas mais comuns da altitude sao falta de ar, pressao baixa, dores de cabeca, muito enjoo, desregulamento do ciclo menstrual, e em caso graves pode levar a embolia pulmonar e ate mesmo afetar permanentemente as funcoes cerebrais (mas logicamente esses sao os casos mega graves).

E por isso eh tao, TAO importante estar bem preparado em todas as frentes para uma esclada desse nivel.

E eh pra isso que serve o Diamox (que eh o nome comercial do remedio) – ele causa um efeito quimico no organismo que eleva a tolerancia do corpo humano ao lidar com essa falta de oxigenio. Os sintomas nao sao disfarcados e sim evitados ou aliviados, entao caso o guia da escalada perceba que alguem esta sofrendo com esses sintomas acima do nivel normal, eles podem tomar alguma providencia antes que os danos se tornem perigosos.

Entao o Diamox, entre varias outras coisas mais “medicas”, acelera o metabolismo e a diureze do corpo, eliminando as toxinas e os fluidos produzidos pelo pulmao por causa da aceleracao dos batimentos cardiacos e absorcao de oxigenio.

Ou seja, o Diamox ajuda o corpo a lidar com tudo isso, mas ainda sentiremos cada uma dos delciosos efeitos da altitude, que sao, entre muitos outros: dores de cabeca, falta de apetite, falta de ar, taquicardia, fatiga, etc.

Multos alpinistas profissionais se recusam a tomar Diamox, pois consideram que isso seria uma “trapaca” na escalada, e quem for preofissional mesmo tem que aguentar os sintomas da alitude, ou simplesmente desistir da escalada. Como nunca fiz nada parecido, dedo principio jah tinha decidido que iria tomar o remdio, mas o Aaron estava na duvida, afinal ele jah fez varias escaladas mais “serias” que o Kilimajaro e nunca tomou nada. Mas depois de pesquisar bastante, comecar a treinar e etc, ele mudou de ideia, e como eu vou tomar o Diamox, ele resolveu tomar tambem, pois afinal ele nao escala nem a escada do predio ha mais de 3 anos… entoa entre correr o risco de nao conseguir terminar a subida e tomar um comprimido diario, ele deu o braco a torcer e tambem vai tomar.

Bem, como da pra perceber, eu nao sou medica e muito menos alpinista experiente, e por isso mesmo tenho feito MUITA pesquisa sobre o pais e a montanha, pra ter certeza que estarei preparada pro que vem por ai e nao vou estragar minha saude nem minha viagem por coisas que poderiam ser facilmente evitadas.

Nossas pesquisas e preparacao comecaram ha cerca de 2 anos atras, e estou segura que estaremos preparados pro que der e vier! Mas pra quem eventualmente vir parar aqui procurando informacoes sobre o Kilimanjaro, nao esquecam de procurar um medico especialista que podera fazer recomendacoes especificas pro seu caso.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Fernanda Soares - 23/07/10 - 16h59

    Olá Dri, não sei se serei de grande ajuda, mas trabalhei por muito tempo com cooperação internacional na África e em países que têm índices de malária altíssimos. Muitas vezes, participei de projetos com o pessoal do Serviço de Vigilância em Saúde (Brasil), que é quem cuida dos nossos casos de malária.
    Bem, eles não recomendam que a gente tome qualquer coquetel de medicamentos como prevenção à malária, pois isso pode diminuir a eficácia do medicamento quando ele for realmente necessário.
    No entanto, eles mesmos já me falaram que tomar Complexo B poderia evitar a malária, não só porque melhoraria o sistema imunológico, mas também porque, supostamente, o cheiro que o nosso corpo exala com a ingestão de vitamina B afastaria os mosquitos.
    Estou usando o tempo verbal de própsito, já que não sou médica e não posso confirmar nada disso, mas em mais de 10 viagens à África eu nunca peguei malária, e sempre a base de complexo b.
    Outra coisa, que pode te deixar mais segura, é levar o coquetel anti-malárico para emergência, isto é, se alguém começar a passar mal e você não tiver um hospital/serviço de saúde por perto, o coquetel consegue aliviar os sintomas para dar tempo de você ser socorrido de verdade.
    Boa sorte.
    Abraços, Fernanda.

    PS: Desculpe-me pelo comentário longo.

    Responder
    • Adriana - 23/07/10 - 17h03

      Oi fernanda! Obrigada pela super dica!
      Concordo com voce, e por isso tentei dar bastante enfase no post sobre a importancia de se consultar com um medico, pra evitar um coquetel de remdios sem eficacia.

      Sabe que no outro dia eu lembrei dessa historia da vitamina B, e lembrei que sempre ia passar ferias na fazendo minha mae nos dava complexo B por varios dias antes da viagem pra evitar picadas de mosquito… cheguei a comentar com o Aaron, mas ele nao em levou muito a serio nao… hehehehhe E como nao lembrava direito, nao sabia se era uma coisa meio “lenda” ou se dava certo mesmo!
      Obrigada pela dica! Vou passar na farmacia pra comprar complexo B (sera que aqui tem?…??).
      Ah! Quanto tempo antes vc comeca a tomar?

      Responder
      • Fernanda Soares - 23/07/10 - 17h17

        Eu começava a tomar duas semanas antes..
        Ah, e sempre usei um repelente chamado Exposes (Exposis), não lembro direito o nome porque sempre o chamávamos de “o repelente do exército francês”. Vende em loja de camping, etc.

        Olha, mais uma vez, eu não sei da eficácia real da vitamina B, mas eu sou muito branca e alérgica a picadas de mosquito (qualquer um), fico sempre muito marcada e, muitas vezes, nem vejo o mosquito. E lá eu conseguia me manter com poucas ou nenhuma picada, mesmo ficando hospedada em lugares de risco.

        Se puder ajudar em alguma coisa, estou à disposição.

        PS: Não esqueça a vacina contra o tétano. É bem básica, mas é um risco a menos (em qualquer lugar, na verdade!).

        Responder
        • Adriana - 23/07/10 - 17h21

          Essa eu jah tomei hoje!
          Tetano, hepatite A, Polio, e varios outras que nem lembro o nome… :-)

          Aqui tambem vende uns repelentes de “potencia industrial”, mas vou ver se acho complexo B na farmacia! Tambem sou super algergica, e parece que os mosquitos sentem meu cheiro de longe! Sempre fico completamente devorada e depois fico toda marcada e me cocando sem parar… um inferno!

          Responder
          • Karina - 26/07/10 - 17h49

            Esse complexo B é eficaz mesmo, pode confiar! Eu passei uma temporada em Angola e na época lá, mesmo estando na capital, o indice de malária e palodismo, que é uma versão mais branda da malária e equivalente a nossa dengue no Brasil, era muito grande. Eu comecei a tomar o complexo B umas 3 semanas antes de viajar e continuei tomando lá. Com toda a minha alergia a mosquitos, não tive nenhuma picadinha. O único problema é que engorda, senão fosse isso tomaria todo dia. Eu sofro com mosquitos sempre.

            Responder
  2. Lucia - 23/07/10 - 17h49

    Nossa, Dri, que post interessantissimo!!!! Li cada detalhe, pois um dia quero muito visitar a Africa e nem sei se ainda tenho esses documentos de vacina de quando era crianca no Brasil. Vou ver com o meu pai (ele deve ter, pois guarda TUDO). Obrigado por compartilhar essas informacoes conosco e do jeito que voces estao preparados, com certeza terao uma viagem fastastica! bjos

    Responder
  3. Ana - 23/07/10 - 18h08

    Dri, eu ia dizer o que a Fernanda disse ali em cima. Ah sim e na época o mala do médico (clinica de viagem no Canada) me deu obviamente a receita do remédio (que nao comprei e custava 100 x mais barato na Africa que no Canada). Fiquei 3 meses num pais da Africa Ocidental, era calor, chovia e nao tomei o coquetel, minhas amigas q tomaram pegaram. Outra que tomou tinha dores, enjoos, depressao… Tomei a de febre amarela (até no BR hoje tem que tomar), tifoide, hepatite A, as outras nao lembro, tao na minha caderneta, mas por ser brasileira nao tomei tudo q tava na listinha deles. O que eu fazia religiosamente (e isso vc que gosta de cremes nao tera problema pra fazer) é passar sempre todos os dias varias vezes por dia no repelente no corpo todo, rosto, etc, daqueles poderosos, o meu era de citronelle natural, dormir com mosqueteiro, usar calça comprida, em suma se cobrir mesmo. E claro, que mosquito sai de noite, entao cuidado dobrado. Se ficarem em quarto ou em barraca, deixe fechado, passa inseticida…se vc escolher tomar o coquetel, nao deixe de levar o repelente, mosquiteiro, etc.Nao sei de qto tempo é a viagem de vocês, mas obviamente que qto mais tempo maior a probabilidade de pegar malaria. beijos.

    Responder
  4. Thais Mittmann - 23/07/10 - 19h11

    Eu ia dar essa dica da época da vovó também! Quando eu tomo dá certo. Uma vez fui acampar na Ilha Grande, no verão, época de chuvas, logo muitos mosqutos, na praia da Parnaióca, que é no lado “selvagem” da Ilha. As pessoas adoraram a minha presença, pois os mosquitos andavam em nuvens atrás de mim. Sério. Fui muito sacaneada e fiquei muito empolada. Tenho uma tia médica, e que até hoje acampa, escala, mergulha, por aí (ela só faz viagem assim, Paris, NY não fazem o estilo dela), me “receitou”(indicou, sei lá, ela é médica, receitou) o complexo B (que é vitamina B e B12, se não me engano…). Não sei se é psicológico, mas sempre que viajo tomo e não fico mais empolada como daquela vez! Qualquer coisa, se enche de banana que tem vitamina B. rs beijos

    Responder
  5. Neda - 23/07/10 - 21h01

    Vim aqui justamente falar o que a Fernanda e a Ana já falaram, então fica o reforço. Há uns anos amigos da Noruega foram ao Brasil e iam passar pela amazonia e queriam comparar o preço do cocktail antimalária, na época trabalhava no Ministério da Saúde e descobri que no Brasil não existe tal coisa, a não ser para as tropas do exercito e em casos especiais. Eles acabaram levando pro Brasil. Um ano depois, outro grupo de amigos fez o mesmo passeio e achou melhor não tomar as “pastilhas” por conta dos efeitos colaterais. Uma tia trabalha justamente com pesquisas de malária na africa e tampouco toma os remédios pelos motivos já citados. As recomendações dela são: Repelente, evitar estar ao ar livre lá pelas 18 horas e sempre, sempre, sempre, usar mosquiteiro para dormir, existem as versões para acampamento também.
    Beijos e já estou contando os dias para ler os relatos da sua viagem.

    Responder
  6. Maria Elisa - 24/07/10 - 19h35

    Adrtiana,

    Essa estoria de complexo B foi super falada aqui no Rio de Janeiro por conta da Dengue, me lembro até de ficar em falta nas farmácias no verão de 2009.Acompanho seu blog faz 1 ano, lia mais o Beauty e essa viagem agora promete!Torço pra que tudo seja otimo, estarei acompanhando com certeza!Bj

    Responder
  7. Adriana Lima - 26/07/10 - 01h24

    Olá!
    Talvez o que eu te fale aqui ñ mude sua opiniao, ate pq vc ja deve estar tomando os remedios. Mas, vou te aconselhar pq eu sou tagarela mesmo… *rs Nao tome nada para Malaria, use sempre roupas de manga comprida nas caminhadas e use um bom repelente, tipo o Exposis preto, que é o mais forte. Quando eu fui para o Monte Roraima me disseram que esses remedios atrapalham caso voce pegue malaria e precise de tratamento. Cuidado! Foi recomendacao de medico acostumado com essas doencas…Para a altitude, ñ tenho boas notícias hehehehhe Estou em Huaraz, tentando a muito custo aclimatar pra entrar na cordilheira blanca, no Peru. Sou escaladora e estou acostumada a isso, mas ñ tem jeito, sempre da dor de cabeca e uma sensacao de que estamos meio bebados e sonolentos… Já bebi litros de água (que ajuda muito!) e comecei um com um remedio simples para a dor de cabeca. Ainda nao passou, vou ter que ficar mais um dia na cidade. E é essa a dica que te dou, escolha a rota mais longa do Kilimanjaro, sei que tem uma que é mais direta, mas com ela a aclimatizacao sera mais complicada… Enquanto está na sua cidade, corra!!! Muito!!! Só isso prepara o seu pulmao para o que ele enfrentara. E evite chegar na cidade e ja partir para a montanha, pare na cidade mais alta por um dia, para ajudar a aclimatar… Boa sorte!

    Responder
  8. Luciana Bordallo Misura - 26/07/10 - 02h24

    O complexo B ajuda sim, a gente tomava quando fazia acampamento! E olha que eu era criança…
    Que remédio pra malária vocês vão tomar? Nós tomamos o Malarone e demos muita sorte pois não tivemos os efeitos colaterais bizarros que esses remédios anti-malária podem causar.
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Finalmente- parou o vazamento =-.

    Responder
    • Adriana - 26/07/10 - 07h50

      Vamos tomar o Malarone tambem, que é quase o dobro do preço, mas o unico que nos disseram que tem efeitos colaterais mais amenos. Todo mundo que conheco que tomou as versões mais baratas passaram muito mal e acabaram desistindo da profilaxia, e as pessoas que tomaram Malarone se deram bem.
      Bom saber que vc encaixa na estatistica! :-)
      P.S. Fico babando nas suas fotos do Safari Lu! Espero conseguir fotos tao boas quanto!

      Responder
      • Luciana Bordallo Misura - 27/07/10 - 06h26

        Ah, que bom então, realmente nos disseram que era o mais seguro e não tivemos problemas, depois que voltei e li umas pessoas falando dos probleams que tiveram com outros remédios respirei aliviada!

        Quanto as fotos, tem uma grande dose de sorte pra ver a bicharada toda perto (e um bom guia, claro), mas tem que levar uma lente com um zoom poderoso. Recomendo no mínimo 300mm (se a sua máquina não e full frame uma lente 300mm com o fator 1.6x vai dar 480mm, que era o que eu tinha e foi bem razoável, se for full frame no mínimo 400mm). Abaixo disso você vai ficar estressada. Quando estava lá eu queria mesmo era um 400mm, pra chegar a 640mm, principalmente por causa dos pássaros! Se vocês forem fazer passeio de balão então é essencial. E leve uma grande angular também pra poder fazer aquelas fotos das planícies sem fim…
        .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Finalmente- parou o vazamento =-.

        Responder
  9. Carol - 26/07/10 - 18h42

    Dri, sério, vc é muito maluca!!! hahahahaha…não me vejo fazendo uma coisa dessas nunca na minha vidaaa!!! Ainda bem que tenho vc pra contar tudo, pq sério, vc prende minha leitura… até um post sobre “remédios de malária” eu tenho o maior prazer em ler até o final!!! hahahahaha…é quase como se eu estivesse vivendo essas maluquices!!!! Já te agradeci mil vezes e mais uma vez agradeço!!! Adoooro “viver” aqui, coisas que jamais faria na vida ( e as que faria ou fiz tbm)!!
    Beijos

    Responder
  10. Ana Beh - 26/07/10 - 19h06

    Meu marido sempre toma complexo b quando vamos para o “mato” e ele não fica picado como eu. Eu não tomo porque engorda e dá acne e quando tomei enchi de espinha… foi horrível. Mas se você não tem tendência a acne é bom tomar.

    Fora isso, não sei dizer, mas adorei seu post.
    Vai ser muito bacana esta viagem!
    Desejo boa sorte e que nos conte tudo!
    beijos!!!

    Responder
  11. Fabiana - 27/07/10 - 01h37

    Dri,
    viajei para Cuzco em 2008 e tomei o Diamox antes da viagem. Não sei se ajudou, pq quase tive teto preto no primeiro dia de viagem, afinal eram 3.600 metros de altitude.
    Ao chegar no local de alta altitude, é recomendado descansar por no mínimo 2 horas deitado para ajudar na aclimatação.
    Depois do primeiro dia não tive problemas, mesmo sendo uma ex-fumante (tinha parado fazia 6 meses). Mas, tomei muito chá de coca.
    Fica a dica. E boa viagem!!!

    Responder
  12. Barbarella - 10/08/10 - 19h33

    Só os meus “two cents” a respeito do medicamento anti-malárico: ele não é uma garantia 100% segura de que a pessoa não vai ter malária. Eles são profiláticos para uma espécie de parasita apenas (existem mais de uma!) e outras são resistentes. Quanto ao Malarone, ele é melhor absorvido pelo organismo se tomado junto com uma refeição rica em gordura ou um copo de leite, por exemplo. Numa das regiões de maior incidência de malária no Brasil (Amazônia), a maior recomendação é não se expor em áreas de risco depois das 5 da tarde. De resto, é confiar no santo repelente! Boa viagem para vc! =)

    Responder
  13. […] fiz um post sobre vacinas, e acabamos tomando quase todas recomendadas pela clinica de viagens que fomos, mas o certificado […]

    Responder
  14. Alice - 24/01/14 - 03h02

    Lendo seu post que comecei a pensar nos perigos da minha próxima viagem, vou pra Manaus e claro quero fazer todos os passeios que forem possíveis pela selva, e aí leio esse comentário sobre a malária… nem tinha pensado me nada disso.. Vou pesquisar mais a respeito pra viajar tranquila…

    Responder