24 Aug 2010
33 comentários

Kilimanjaro – Farmacia de emergencia e banho portatil

Dicas de Viagens, Kilimanjaro, Preparativos, Tanzania

Eu ja comentei aqui sobre a farmacia que sempre levo comigo em viagens mais “exoticas”, e eh o tipo da coisa considerada desnecesario por muitos, e tirando uma unica vez que passei muito mal numa viagem (em Marrocos, e o Aaron passou muito mal no Camboja), sempre, sempre minha farmacinha volta intacta.

Mas eh aquela coisa neh, e eh melhor prevenir doque remediar, e o tipo de coisa que voce gasta dinheiro torceeeendo para ser dinheiro jogado fora e voce nao precisar usar nada doque esta levando.

Entao para a viagem pro Kilimanjaro nao poderia ser diferente.

E alem das vacinas que jah tomamos e dos remedios especializados que ja compramos (Diamox para Altitude e anti-Malaria), entraram na minha lista todos os meus itens normais que jah contei aquí e mais (muitos) outros.

Para comecar que essa vai ser a primeira viagem, mesmo, totalmente remota e no meio do nada. A primeira viagem em que passarei dias e mais dias no meio do nada. Sabe aquelas dicas basicas de bom senso do viajante, de evitar beber agua que nao seja mineral engarrafada, lavar bem as maos, evitar comer em lugares nao muito confiaveis, etc e tal?

Pois eh, nao teremos esse luxo.

Toda nossa comida sera fornecida e cozinhada localmente pelos guias, com ingredientes locais, agua local, panelas locais e afins. E imagino que nada muito fresquinho, pois vamos ficar uma total de 6/7 dias na montanha e nao imagino que o guia vai subir e descer todo dia para ir na feira comprar morangos e pao fresquinho pro nosso café da manha.

A comida eh (supostamente) boa, saudavel e balanceada, com padroes de aceitacao “internacional”, ja que eles estao acostumados com turistas Europeus e nao vao dar mole de deixar o grupo todo doente, que alem de dar o maior preju, ainda vai queimar o nome da empresa deles!

Mas mesmo assim…. Sei lah, neh?! Entao reestoquei os comprimidos para dor de barriga e de esterilizacao de agua.

Kit Farmacia

Alem disso entraram alguns itens extraordinarios na nossa lista tambem, para ajudar nossa vida lah no alto – sem O2, sem dormir direito, carregando mochila pesada o dia todo e andando muitas horas por dia usando botas de caminha desconfortaveis. Entao dessa vez nossa farmacia tem quantidades extra de band-aids, fitas anti-calo, fitas anti-bolha, bastao anti atrito, gel de arnica, muitas variantes de paracetamol e Ibuprofeno (maxima potencia e ultra velicidade de acao) jah que um dos principias e piores efeitos da falta de oxigenio sao as dores de cabeca cavalares; compressas quentes para dores nas costas e nos ombros, anti-histaminico e MUITO repelente e filtro solar.

O filtro solar eh muito importante jah que boa parte do hikking sera acima do nivel das nuvens, onde a radiacao solar alem de mais constante tambem eh mais intensa; e claro, litros e litros de repelente para “floresta tropical” (como descrito na embalagem! Hahahaha) recomendado para ser usado em areas com alto risco de malaria (porque o remdio e o complexo B ajudam, mas nao sao infaliveis!).

E tem o outro Kit-Medico que tambem estamos levando, que nos foi recomendado pela agencia, e todo mundo que conhecemos que jah foram ao Kilimajaro (e Africa Sub-Saariana) tambem levou, e todos dao gracas a deus de nao terem usado!

Kit Medico

O “Kit Medico” vem com agulhas, seringas, lamina de bisturí, linha e agulha para pontos, luva de latex descartavel, gaze, e mais varios outros produtos hospitalares descartaveis.

Um exagero? SIM!

Mas vai que acontece alguma desgraca, e vamos parar num hospital ou posto de saude no meio da reserva do Serengueti, com o hospital (e cidade grande) mais proximo a horas de distancia? Entao, porque o seguro morreu de velho, caso aconteca alguma desgraca, poderemos ir pro hospital sem ficar com medo de usar o parco material medico disponivel na África central. Uma triste realidade, mas verdade. Entao dos males o menor, e prefiro usar meu proprio bisturí!

E por fim, o kit-banho! Que para mim eh o componente mais importante de tudo!

Banho portatil

Minha lista tem tudo que considero essencial para me manter “humana” por 6 dias sem acesso a um banheiro: lencos humedecidos de varios tipos, texturas e fragrancias, alcohol em gel e lenco humedecido desinfetante, desodorante ultra potente (eu sempre morria de rir das propagandas de desodorantes que prometiam “protecao 48 horas” ou  “protecao” X dias”, porque convenhamos, neh? Vai tomar banho! Mas agora entendi! Desodorante 48hrs eh para quem vai escalar o Kilimanjaro!), spray de agua termal (que sera meu “chuveiro”) e shampoo a seco!

Banho opcional

 

Agua encanada pra que?

E seja o que Deus quiser!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
33 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
33 comentários
  1. viviane velez - 24/08/10 - 13h31

    Vai dar td certo Dri, seu arsenal está mais que completo, parabéns por se preocuparem com a saúde, muitas pessoas só pensam em divertir-se aproveitar as viagens sem dar o minmo de atenção para a saúde, algu fundamental. ( Discusso de enfermeira), sugiro que vcs levem bons antissepticos e anestésicos locais, eles tbm são muito importantes. Se precisar de ajuda, estou por aqui. Xerocas.

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 14h07

      Sim! Jah estao lah no meio!

      Responder
  2. Thaís Nascimento - 24/08/10 - 13h59

    Mulher, quanta coisa =O Mas concordo, é BEM melhor previnir.. E torcer pra num ter que usar nada além de band-aids e paracetamol :)
    Tô tão empolgada pela tua viagem ahahuah é tão exótica, dá vontade-mor de fazer!!
    Bjuss Dri
    .-= Thaís Nascimento´s last blog ..No ar! =-.

    Responder
  3. dani - 24/08/10 - 14h02

    Dri, to rindo aqui até agora com a agua termal Avene no meio disso tudo..hahahahahhaa..Vamos pra selva, vamos pra aventura, vamos ficar sem banho,vamos enfrentar frio, calor, mosquitos, etc…. massssssssssssssss a peruagem continua!!! É isso aí! ADOREI! To amando estes posts da viagem!!! Beijos, Dani

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 14h06

      HAHAHHAHAH!
      Menina vc me fez dar uma gargalhada no meio do escritorio!
      Eu preciso ter um minimo de dignidade, neh?

      Responder
  4. helo - 24/08/10 - 14h12

    aeee! baby wipes e feminine wipes e vc esta salva!!!! esses estao sempre comigo na bolsa né, pq a gente nunca sabe one vai ter papel e qual estado do baheiro!!!!
    olha, meu pai nasceuem uma “vila”, um lugar muito pobre e afastado, e ele diz q por boa parte da infancia eles nao tinham acesso ($$$) a papel higienico. sabe como eles limpava a bunda? sabugo de milho!!! ahahaha!!! ta vendo, vc pode almocar milho cozido e ainda por cima usar o residuo!!!! ahahahahahahahha
    .-= helo´s last blog ..I play the drums in a band called okay =-.

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 14h15

      Entao jah sei que proxima vez que voce for lah em casa NAO posso te servir milho cozido, neh???
      HAHAHHAHA

      Responder
  5. Fernanda - 24/08/10 - 14h47

    Eu levaria também um antibiótico, algum que vc use e que seja indicado por algum médico, para situacoes mais punks.Heheheh!
    Adorei a organizacao!!

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 14h56

      Shiii menina, nem lembro a ultima vez que tomei antibiotico… vc toma antibiotico pra que?! Assim, regularmente?

      Mas aqui nao rola dessas de comprar antibiotico soh pra ter… os medico soh te dao receita medica pra antibiotico (porque aqui soh vende com receita) quando vc jah esta na beira na morte.
      Universidade de medicina na Inglaterra soh ensina a prescrever Paracetamol – o nectar dos deuses, que cura todos os males! :-)
      (sinta a ironia…)

      Responder
      • Fernanda - 24/08/10 - 15h20

        Nao, nao tomo de forma regular pq nao dá pra ficar tomando aleatoriamente…Mas, sei lá, sempre levo/levei por rotina da família, com pai, sogros e irmao da área médica…mas aqui no Brazoca é uma festa, vc compra sem receita…o que gera uma auto medicacao violenta!!

        Responder
        • Adriana - 24/08/10 - 16h03

          Ah… saquei….
          Eh, aqui nao rola esse oba oba…

          Responder
          • Tatiana - 25/08/10 - 12h38

            Oi Dri, adorei o seu kit! Sou meio louca e quando viajo levo um monte de coisas, mesmo quando é um lugar super civilizado! hahahaha O antibiótico que eu costumo ter em casa é azitromicina e é ótimo para aquelas inflamações horríveis de garganta… Mas não sou médica, então é só uma dica. Sei que aí é mais difícil comprar.
            Uma outra coisa que eu sempre levo é plasil injetável. É coisa de louco, eu sei, mas na hora do desespero, é a única coisa que salva!
            bjs

            Responder
            • Adriana - 25/08/10 - 14h15

              Cruzes!! E vc se auto injeta?!

              Responder
          • Tatiana - 25/08/10 - 15h33

            Oi! Não aplico em mim não, mas se precisar vou em alguma farmácia local. Graças a Deus, nunca precisei!! É só por precaução.

            Responder
  6. Ana Beh - 24/08/10 - 16h49

    Muito bacana!!!
    Estou adorando a preparação.
    Também sempre levo farmacinha nas viagens e quase nunca uso, granças a Deus.
    Shampoo seco eu uso de vez em quando por aqui mesmo, porque meu cabelo é mega oleoso na raiz.
    Mas olha, desodorante eu já vi um na frança para 7 dias… será que funciona?

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 17h00

      POis eh, isso que eu penso tambem… Sera que funciona??
      Aqui eu nunca vi de 7 dias, mas morro de rir nas farmacias Francesas… meio exagero, neh? Os Franceses nao podem reclamar de falta de agua encanada como na Tanzania! :-)
      Mas consegui achar um de 48 hrs! jah achei lucro!

      Responder
  7. Marcos Delgado - 24/08/10 - 17h34

    Adriana
    nao existem mosquitos naquela altitude fique tranquila, em relacao e intoxicacoes sera um grande azar se acontecer. vomitara muito se nao tiver bem treinada, que acredito que nao. ‘e facil!
    abracos

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 18h53

      O repelente é pro Safari! :-)

      Responder
  8. Marcos Delgado - 24/08/10 - 19h02

    nao se preocupe com serengueti, faz frio na hora do teu safari!!!!

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 19h36

      Mas no resto dia faz calor, e ficamos no “camp” no meio do mato o dia e a noite toda – melhor evitar os mosquitos, né? Se até na Barra da Tijuca eu sou devorada, imagina lá?

      Responder
  9. Andrea - 24/08/10 - 19h33

    Eu fiz essa viagem em Setembro 2009 ,foi perfeita .Recomendo e muito que leve biscoitos ,chocolates ,barras de cereais e muita fruta seca .E de remedio eh importante que leve para diarréia e soro em po .Boa viagem !!

    Responder
    • Adriana - 24/08/10 - 19h34

      Que vc que vc gostou (e “sobreviveu”) da viagem!
      Já preparamos nossa “marmita” da viagem tambem! Varios chocolates que dao vontade de comer agora!

      Responder
  10. Thais Mittmann - 24/08/10 - 19h50

    To rindo muito com o bisturi!!!!! Eu nunca pensaria nisso!

    Responder
  11. carol braun - 24/08/10 - 23h27

    realmente vc está bem equipada!!!! senti a ironia do paracetamol, mas a realidade é que aqui no brasil isso de vender medicamentos sem receita é erradíssimo! principalmente antibióticos, daqui a pouco todas as bactérias vão criar resistência aos antibióticos existentes justamente pelo uso inadequado do remédio… acho que não é necessário para sua viagem (antibióticos devem mesmo ser prescritos por médicos), até pq cada antibiótico tem sua indicação, não existe um genérico para todas as infecções!!!

    Responder
  12. Stephanie - 25/08/10 - 00h08

    Dri, vai dar tudo certo. Agora que ta tudo pronto só falta a viagem né. Eu estou aqui imaginando cada paisagem maravilhosa você verá. Será uma viagem e tanto. Quando você voltar vai estar todo mundo na ansiedade pra saber como foi; prepare-se pra escrever muito na volta. hahaha

    Um beijão e ótima viagem pra vocês.

    Responder
  13. Melanie - 25/08/10 - 11h59

    Dri,
    olha se eu tivesse a ideia de escalar o Kilimanjaro,dps de saber que é melhor eu comprar meu proprio bisturi e ter que me lavar com pano umidecido, nessa hora tenho CERTEZA eu teria desistido dessa ideia!!!Admiro a tua coragem!!!E nao vejo a hora de vc voltar pra contar como foi.

    =)
    .-= Melanie´s last blog ..Despedida =-.

    Responder
  14. Gabriela - 25/08/10 - 18h21

    Com esse arsenal, impossível alguma coisa dar errado! rs
    Nunca tinha ouvido falar de “shampoo a seco”!
    Bjos.
    .-= Gabriela´s last blog ..Festa de criança =-.

    Responder
  15. Andrea - 25/08/10 - 18h44

    Acho um pouco de exagero imaginarmos que a Tanzania e o Kenya sao o fim do mundo .Claro que nao devemos tomar agua da torneira e outras coisas parecidas ,mas o resto eh tudo normal ou melhor nada assustador .O unico problema do Serengueti eh a poeira que vc come para chegar ate la ou na hora do Safari.Mas tem hoteis com infra estrutura melhor que muito albergue de cidade grande na Europa.
    O melhor da viagem eh conhecer a simplicidade e alegria dos Africanos que vivem com tao pouco.

    Responder
    • Adriana - 25/08/10 - 19h04

      Concordo totalmente!
      A diferença é que nao vou turistar, e sim acamapar no alto de uma montanha… e mesmo se fossem os Alpes Suiços, ainda assim seria um lugar remoto e no meio do nada. Por isso é melhor pecar pelo exagero de precauções…
      E nos dias de safari tambem vamos acamapar, e não ficar nos reseorts e hoteis mil estrelas que existem por lá… (quem dera!)

      Responder
  16. Renata - 25/08/10 - 19h39

    Dri, fiquei curiosa com a alimentação. Pergunta de gulosa!!!! hahahaha… Fora essas coisas que vcs vão levar, o que vão comer???

    BJS

    Responder
  17. manu - 25/08/10 - 23h10

    hauhauahuahuahauhauahuahauha!! a agua termal foi o melhor!! rola um pozinho + blush tb n?? ahahuahauha! eu acho que levaria =( boa viagem and have fuun! Beijinhos e adoro teu blog

    Responder
  18. lili - 26/08/10 - 01h47

    ei dri, vc acha que até uns 35 anos a mulher pode continuar usando minissaia ou vc acha meio nada haver? que a mulher depois dos 30 anos tem que saber da real situação da sua idade? brigada

    Responder
  19. Graziela - 27/08/10 - 23h58

    Oi Adriana muito bom acompanhar todo o preparo da sua viagem.
    Tenho certeza que vai dar tudo certo, porque voce esta super informada, bem preparada e bem acompanhada ne?
    Nao sei se voce conhece, mas quando eu acampava no Brasil, sempre levavamos vela de citronela, e’ otima, os mosquitos nao chegam nem perto, aqui tem, ja vi no Asda e em algumas lojas de produtos naturais. De repente, pelo menos para a noite, pode ajudar.
    Abracos e otima viagem.
    Gra
    .-= Graziela´s last blog ..Mae em desenvolvimento segunda parte =-.

    Responder