27 Aug 2010
31 comentários

E o emprego novo, como vai?

Dia a dia, Trabalho, Vida na Inglaterra

Vai bem obrigada!

Essa eh a pergunta que mais tenho ouvido nas ultimas 4 semanas… da familia no Brasil, dos amigos, do marido, no blog, no Facebook…

Comecar um emprego novo sempre eh difcil, eh muita coisa pra aprender ao mesmo tempo, pessoas pra conhecer, nomes pra aprender. Os novos processos, so novos sistemas. Algumas coisas sao bem mais faceis, outras sao incrivelmente mais dificieis, e sempre demora um tempinho para que tudo comece a fazer sentido e que me sinta de fato “trabalhando”.

Eu jah troquei de emprego varias outras vezes antes, e sinceramente nao acho o menor bicho de sete cabecas, mas dessa vez foi espcialmente dificil, pois eu gostava DEMAIS da empresa que estava antes. A empresa era otima, o emprego era bom e o time que trabalhava comigo simplesmente maravilhoso. Nos 3 anos que fiquei por la fiz otimos amigos!

No primeiro dia de trabalho novo ate fiz o caminho errado do metro, e sai de casa na direcao contraria, indo pro emprego “velho”, e quando me dei conta e dei meia volta, me deu aquele aperto no peito da ficha caindo, e a realizacao de que nao ia tomar cafe da manha com minhas amigas naquela segunda feira…

Mas a vida eh assim, e dar uma chacoalhada de vez em quando eh otimo, e agora, 4 semanas depois, me pergunto porque nao fiz isso antes!

A “vista” da minha mesa

O cargo novo eh bem mais “gente grande”, com muito mais responsabilidade, e com um alcance internacional bem maior, gerenciando paises que tive muito pouco contato (profissional) antes (como Japao, Arabia Saudita e Turquia, entre outros), oque faz com que tudo seja infinitamente mais interessante (adoro trabalhar em ambientes Internacionais!) mas tambem com muita mais coisa nova pra aprender.

E dessa vez tambem tenho um time bem maior pra gerenciar, com 5 pessoas espalhadas em 2 paises e mais 5 pessoas com reporte indireto, espalhadas por outros 5 paises! Oque significa que meu tempo “util” de trabalho esta bem reduzido, pois passo meus dias contantemente em reunioes e conference calls.

Mas na verdade nao poderia estar mais satisfeita! Por um lado relutei um pouco antes de decidir se essa vaga seria ideal pra mim ou nao, pois estou votlando um pouco a minhas origens de Financas, mas por outro lado me permitiu ser mais valorizada e mais experiente, ao valorizar uma experiencia que pouca gente no meu meio (RH) tem, oque me permitiu um grande salto na carreira.

E pra falar a verdade to amando ser chefona! Eh tao mais facil e natural pra mim conseguir me concentrar na “big picture” e na coordenacao do trabalho doque de fato ser a pessoa que poe a mao na massa. Eu sei que eh muito mais trabalho, mais decisoes e mais responsabilidade ainda vem por ai, mas eu sinceramente esperava que essas primeiras semanas de adaptacao fossem ser muito mais dificies do que estao sendo. O dia a dia, o trabalho e a tomada de decisoes esta sendo muito mais natural pra mim doque jamais imaginei.

Na verdade a principal diferenca tem sido na minha rotina, porque outra coisa que me fazia gostar demais de meu emprego antigo eh que o escritorio era muito pertinho de casa, e ia e voltava andando todo dia! Era uma moleza… as vezes ia almocar em casa, se esquecesse alguma cosia, era soh dar uma pasadinha em casa no meio da tarde… Saia do escritorio as 5:30 e as 5:40 jah estava no sofa com os peh em cima da mesa!

O trem vazio na volta pra casa

Agora tudo mudou, e tenho uma jornada de 30 min de trem. Na verdade essa jornada eh infinitamente melhor doque se tivesse que pegar o metro todos os dias, pois a linha que pego eh super alto nivel, e como vou na direcao contraria do rush, o trem esta sempre super vazio, quando ta calor tem ar condicionado, quanto tah frio tem aquecimento… entao todas as manhas tenho meia horinha pra ler meus e-mails, ler o jornal, um livro ou dormir mais um pouco…

Mas, em comparacao com a moleza de antes, ainda estou passando por um periodo de adaptacao!

E por fim, outra pergunta que tem aprecido bem frenquentemente: Mas mal comecou e jah vai sair de ferias?!

Minha gente, cada pais tem leis trabalhistas diferentes – no Brasil todo mundo tem que esperar as ferias “vencerem” depois de 1 ano de trabalho, aqui na Inglaterra nao.

Na Inglaterra cada funcionario acumula cerca de 2 dias e meio de ferias por mes trabalhado (somando um minimo de 25 dias uteis por ano), que pode ser tirado quando o funcionario bem quiser e entender.

Em nenhuma das empresas que jah trabalhei por aqui, ou as empresas que meus amigos trabalham, nunca vi nenhuma das situacoes tao comuns no Brasil e nos EUA onde o chefe “nao deixou sair de ferias” ou as ferias nao foram aprovadas, ou pessoas que simplesmente passam anos sem sair de ferias e ainda se orgulham disso.

Por sorte, os Europeus valorizam DEMAIS suas ferias, seu verao e suas viagens, pra jamais permitir que isso virasse norma. Entao em termos de ferias, cada um faz oque quer (salvo as devidas excessoes, claro).

No meu caso, apesar de ter comecado na empresa em Agosto, eu teria direito a cerca de 11 dias de ferias a serem usadas ateh Dezembro, entao ainda na primeira entrevista que fiz avisei que jah tinha ferias marcadas para Setembro e Outubro, e essa negociacao jah fez parte da minha oferta. Se meu chefe ou a empresa tivesse alguma coisa contra, eu nem sequer teria sido selecionada.

E a mesma situacao jah acoteceu comigo em outras empresas, quando 3 semanas depois de ter comecado numa delas eu tirei 1 semana de ferias pra viajar com minha irma, e 2 semanas depois de ter comecado num outro banco tirei 3 semanas pra ir pro Brasil.

Concordo que nao eh o ideal, nem pra empresa nem pro funcionario – depois de 4 semanas de trabalho, sinto que as coisas estao comecando a esquentar, e o ideal seria estar presente, participando de reunioes e tals, ininterruptamente pelos proximos meses, mas como nesse caso a viagem jah estava marcada ha meses, nao sair de ferias nao eh exatamente uma opcao. Entao todos jah estao avisados desde o comeco que nao estaria aqui nas 2 primeiras semansa de Setembro, e pra falar a verdade ninguem esta nem ai!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
31 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
31 comentários
  1. Fê Costta - viaggio mondo - 27/08/10 - 11h49

    Dri, que legal saber que você está feliz com o trabalho novo. Desafios são sempre uma constante em nossas vidas e aqueles que sabem transformá-los em oportunidade são os que fazem a diferença. Parabéns e sucesso!!

    Bjo grande,
    .-= Fê Costta – viaggio mondo´s last blog ..Letônia – Riga =-.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 14h39

      Obrigada Fe!

      Responder
  2. Juliana P. Galvão - 27/08/10 - 13h44

    Oi,

    Seu blog é realmente uma inspiração. Lendo este post e vendo o quanto você gosta de desafios e que não tem medo de mudanças, me fez refletir e ver que eu preciso dar uma “chacoalhada” na minha vida profissional.

    Profissionalmente falando, tenho sido o seu oposto… kkk.

    O fato é que estou acomodada no meu atual emprego, que não paga mal para os moldes brasileiros, mas que está bem longe da onde gostaria de estar. As atividades que faço são rotineiras, burocráticas e sem desafios, mas ADORO meus colegas de trabalho. São super queridos! É muito bom trabalhar com pessoas! Se não fosse por eles… Me tratam com o maior carinho e valorizam o meu trabalho, apesar de que na empresa em que trabalho não há muitas possibilidades de promoção.

    Desculpa pelo desabafo, mas sei que só depende de mim mudar este cenário…

    Adriana,
    Parabéns pelo novo emprego!
    E muuuuiiiitttto sucesso em sua vida profissional e pessoal!

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 14h38

      Obrigada Juliana!

      Olha no outro dia eu estava conversando sobre isso com uma amiga, poque foi uma decisao bem dificil sequer comecar a procurar outro emprego (pq gostava mesmo do emprego antigo), mas por outro lado foi uma super vantagem, porque nao tem nada melhor doque procurar um emprego quando vc NAO precisa de um emprego. Pude entrar no mercado de “job hunting” com a bola na minha quadra, sabendo que poderia exigir e escolher – meu emprego estava garantido no memso lugar de sempre, entao prometi a mim mesma que nao aceitaria nada a menos doque o ideal – o tipo de empresa que eu quisesse, com o salario que eu quisesse, cargo que eu quisesse. Jah que era pra sair da minha zona de conforto, e trocar o certo pelo incerto, entao pelo menos que valesse o risco!
      E foi a melhor coisa que fiz, pois me deu confianca de aplicar pra vagas “desafiadoras” sem medo de levar um nao e sem ficar desesperada, apelando pra todos os lados porque precisava de um emprego novo.
      Foi uma otima experiencia e recomendo!
      Fui super seletiva e exigente e acabou dando super certo!

      Responder
  3. Juliana P. Galvão - 27/08/10 - 13h58

    O pessoa que trabalha com você sabe que você tem um blog?

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 14h33

      No emprego atual, nao, jah que estou aqui a pouco tempo. Mas no emprego antigo acho que sim. Mas na verdade nao falo muito do meu blog. MInha vida “on line” eh beeeem separada da vida “real” e a grande maioria dos meus amigos nem sequer sabe que tenho um blog, e nao sinto a menor necessidade de ficar falando nisso.

      Responder
  4. Letícia R. - 27/08/10 - 13h59

    Adoro esses posts sobre o mercado de trabalho daí! Me ajudam a ter uma outra visão sobre os processos no Brasil, apesar das diferenças entre os dois países – aliás, talvez seja exatamente pelas diferenças!

    Interessante você perceber como se sente melhor gerenciando do que pondo a mão na massa… tão difícil as pessoas saberem em que se encaixam, né? E tão comum passarem anos numa função que não satisfaz só porque ainda não tiveram esse clique… com certeza você vai render pra caramba, realizada como está!

    E esse orgulho de “não tiro férias há xx anos”?! Morro de preguiça desse papinho, e chego a ter pena de quem não dá a devida importância às férias… gente assim deve ter medo de perder a vaga, só pode ser! Eu nunca tive esse medo… na verdade, sempre tive a certeza de que, se ficar sem férias, enlouqueço haha! Claro que seria diferente se mudasse de emprego (considerando o sistema daqui, claro), mas aí tem que ser por uma boa causa.

    Pra encerrar, tenho que dizer: a-do-rei você falar que “realizou” que não ia tomar café com suas amigas, em vez de “percebeu”… imagino que isso aconteça zilhões de vezes!

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 14h32

      Pois eh, assim como tem gente que sente frustrada justamente porque odeia gerenciar, lidar com problemas, e prefere estar na “linha de fogo” mentendo a mao na massa. Cada um tem que aprender a se “encontrar” :-)

      E concrod que papo de ter orgulho de nao tirar ferias naoleva ninguem a lugar nenhum. Gosto demais do meu emprego e da minha carreira,mas sejamos realistas, trabalho em RH num banco e esta longe de ser o emprego mais glamuroso do mundo, e definitivamente trabalho por dinheiro, e consequentemente meu salario me permte viajar e tirar ferias! Uma cosia sem a outra nao existe pra mim.

      Responder
  5. chaianne magalhães - 27/08/10 - 15h07

    Puxa que beleza!!! adorei a história das férias.. Aqui no Brasil isso é tão complicado ne? meu marido mesmo tem férias para tirar em dezembro, iriamos fazer uma viagem, mas esta com proposta para outra empresa bem melhor!!! e as FÉRIAS ???!!! BABOU !!!
    .-= chaianne magalhães´s last blog ..Música Fofa =-.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 15h49

      Que nada! Fala pra ele negociar isso na nova proposta! Geralmente ateh rola mais flexibilidade com funcionarios novos…. (aqui pelo menos, neh?)
      Foi oque eu fiz – minhas erias ja estavam marcadas e planejadas, e se a empresa disesse nao, eu diria nao a proposta deles tambem!

      Responder
  6. Bia - 27/08/10 - 15h12

    Oi Dri!

    Acredito que por ser bem comum por ai isso das férias, as pessoas nem estranham e ninguém fica no desespero de ‘vai faltar alguém no time’! Se programam e se organizam muito melhor.

    Eu acho muito legal o seu jeito de ser e de correr atrás das coisas, afinal – como vc mesma disse- quem fica parada é árvore! :)

    bjs
    .-= Bia´s last blog ..7 days =-.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 15h48

      A gente sempre tem que se programar, pra garantir que o time nao sera abandonado todo de uma vez soh, e nos periodos de ferias mais populares (que aqui sao no Natal e em Julho/Agosto) as decisoes tem que ser tomadas com meses de antecedecia pra garantir que o departamento nao sera abandonado. Assim como tambem temos epocas do ano que “nao convem” sair de ferias, porque eh epoca de fechamento, ou tem algum projeto importante rolando e tals. Mas existe flexibilidade pros dois lados.

      Responder
  7. Grazi - 27/08/10 - 15h32

    Ola Adriana,
    Parabens pelo novo emprego e tambem pelo blog que eu sempre acompanho! :-)

    Seus comentarios sobre as ferias me fizeram lembrar que sempre achei um absurdo a forma como as ferias sao administradas por alguma empresas no Brasil. Quando eu trabalhava la, tambem em banco…todo ano era um “drama” para eu tirar ferias. O chefe administrativo ja vinha com aquele papel da programacao das ferias de todos os funcionarios. Eu era obrigada a tirar ferias nos meses que ele achava melhor, quem estudava tinha mais “direitos” e “preferencias”…e ele ja vinha com uma planilha que dizia 20 dias, ja pensando e assumindo que eu iria “vender” meus 10 dias. Todo mundo na agencia me olhava com cara feia porque eu nao vendia minhas ferias. Um absurdo, ne? E fora que voce ainda era obrigada a tirar os 30 dias todos de uma vez. afff…Como me irritava essa historia.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 15h39

      Eu tb me revoltava quando trabalhava no Brasil! Mas mesmo lah, sempre dei sorte de ter chefes bonzinhos que me deixavam dividir as ferias “por baixo do pano”, pra nao ter que tirar os 30 dias de uma soh vez, ou entao ficar presa em 10 ou 20 dias.
      mas mesmo assim sempre tinha aquele pessoa mal amada no coredor que ficava criando intriga de “nossa, ferias de novo? Vida boa heim? Eu nao tiro de ferias ha X tempos…” como se alguem fosse insubstituivel, e como se a empresa parasse porque uma secretaria saiu de ferias…

      Ferias eh um direito do trabalhador, e cada um deveria poder usa-las como quiser. O Brasil eh o UNICO pai do mundo que tem leis que limitam a quantidade de dias que os funcionarios podem sair de ferias.
      E ai claro que eh um caos… eh muito mais dificil planejar um time e ter algum pra cobrir as ferias de 30 dias de um colega, doque se plaenjar ao longo do ano pra tirar uns dias aqui (que as vezes nem precisa de ninguem pra cobrir) outros dias ali, uma semaninha acola… Logisticamente funciona bem melhor! Pro chege e pra equipe!

      Responder
  8. Renata - 27/08/10 - 15h42

    Oi Dri!
    Acho muito bom esse sistema de férias daí. Aqui no Brasil qdo abrem excessão pra alguém, os outros se sentem injustiçados. Ou então várias vezes não conseguimos tirar as férias exatamente após um ano, então trabalhamos esgotados… Muito melhor como é feito aí… Dá pra das umas respiradas durante a loucura de 1 ano de trabalho!!!!
    Boa sorte no novo emprego, que além do trabalho vc faça bons amigos para o cafézinho da manhã!! :-)

    BJS, Renata

    Responder
  9. Dani - 27/08/10 - 16h01

    Dri,
    Andei meio offline e só soube das novidades agora! Parabéns! Fico feliz em saber que o emprego novo está correspondendo às suas expectativas. Muito sucesso para você!
    Bjs

    Responder
  10. carolina - 27/08/10 - 16h08

    Eu fui demitida depois que voltei de uma viagem de 30 dias pela Europa, isso porque conversei com meu chefe antes, pedi autorização para ir e fiz banco de horas para compensar o tempo que ficaria fora….como trabalhava em uma escola (apesar de não ser professora) eu só podia tirar férias em janeiro, e eu NÃO ia fazer minha primeira viagem para a Europa em baixo de neve….custou o emprego…mas faria tudo de novo!!!!!

    Ah…e sabe que tive que ouvir um monte de “amigo” dizendo que eu bem que mereci ser demitida…como pode alguém ficar tanto tempo fora viajando….pffff

    boa sorte e muito sucesso no novo emprego!!!!!!
    .-= carolina´s last blog ..mudança de coleção =-.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 16h19

      Cruzes!
      Com amigos assim ninguem precisa de inimigos, neh?

      Responder
  11. Patriciauk - 27/08/10 - 18h52

    Que ótimo dri! Tem gente que nasceu para mandar e não ser mandado! Rsrs meu irmão foi estagiario por quase 2 anos e não tinha direito a ferias dài ele foi efetuado mais 1 ano sem férias, pode? E enquanto terminava a faculdade! No final ele ate ficou doente…. X

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 21h35

      A questao nem é mandar ou ser mandado, porque meu ultimos cargos eram bem autonomos e já gerenciava pessoas, a diferença é que agora meu cargo é mais “estrategico” e menos “tatico” e to achando que nasci mesmo foi pra tomar decisões e não para apenas executa-las.

      Responder
  12. Sandra - 27/08/10 - 19h21

    Adriana
    Posso trabalhar com você??? hahahahah
    Essa de férias é de matar. No Brasil, para algumas pessoas, não tirar férias é sinônimo de “funcionário padrão”, concordo com vc. é aquela pessoa que se mata de trabalhar (ou finge) porque NINGUÉM é capaz de substituí-lo se ele sai de férias…aff Eu tenho uma conhecida que viaja quase sempre de férias para a Europa só que ela “NÃO” pode contar no trabalho, senão acham ou que ela deu algum golpe ou que está roubando a empresa… hahahahah…. Ela economiza o ano inteiro e faz mochilão na Europa. Na empresa ela diz que foi de férias para alguma cidade do interior de São Paulo… affffff

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 19h23

      Meus deus! Já pensou viver assim que horror!?!

      Responder
  13. Izabela - 27/08/10 - 20h18

    Férias são essenciais mesmo! Até eu que sou profissional liberal me permito tirar férias pelo menos 2 vezes por ano (total de 30 dias, divididos em 2 mini férias) – e, no meu caso, férias significam menos $ em caixa. Mas, como disse, é ESSENCIAL, não vivo sem.

    Responder
  14. Mary - 27/08/10 - 20h19

    Parabéns pela conquista! Também prefiro ver o contexto por inteiro do que só cumprir ordens.Qdo fui trainee é que chefe escolhia minhas férias, depois ouvi de um colega que ele usava as leis a seu favor, daí comecei a refletir. Também não conto para meus “colegas” onde passo minhas férias.

    Responder
    • Adriana - 27/08/10 - 21h36

      Nossa, eu to chocada com essas historias sobre ferias no Brasil!
      Proxima vez que bater uma saudade da terrinha vou reler esse post! Hahahah

      Responder
  15. Danee - 28/08/10 - 02h20

    Que inveja, no meu trabalho implicaram com a minha lua de mel que por direito eu teria 8 dias. Virou um bafafá e me deu uma dor de cabeça. Tô nem ai, fui assim mesmo. Aproveite as férias!
    beijocas
    Obs: Sempre leio e nunca postei

    Responder
  16. helo - 29/08/10 - 17h46

    nossa, eu nunca tive essas historias de terror nas empresas q trabalhei! claro q o negocio de completar 1 ano para tirar seus dias é um saco, mas sempre pude administrar minhas ferias muito bem!!!! fora q apesar de existir a lei trabalhista, muitos sindicatos fazem acordos com as empresas e aí tudo muda!!!
    .-= helo´s last blog ..Na Mongólia =-.

    Responder
  17. Daniela - 29/08/10 - 21h36

    Quando me mudei pra Barcelona ha 5 anos foi o primeiro que me impactou! Funciona no mesmo sistema da Inglaterra, podia tiras 22 dias laborais no ano e era obrigada, senao perdia. Nao existe nada de vender férias, é um direito seu.
    E o melhor que pode tiras os dias aleatórios, entao aproveitava feriados prolongados com 4 dias de ferias, aproveitava 10 na semana santa.
    Meu irmao que mora em Sp foi uma luta conseguir uns dias pra ficar comigo, na sua empresa teve que esperar 2 anos!!! Eu fico chocada!
    E outra que adoro por aqui, trabalhamos 8,5 por dia para nao trabalhar na sexta de tarde! Meu finde começa mais cedo!
    Bjos!
    Seu blog é ótimo! Parabéns pelo novo emprego!

    Responder
  18. Sandra - 23/09/10 - 14h51

    Adriana!! Help me please!

    Uma empresa em Londres me contatou para trabalhar home office. Como estou procurando emprego (Zürich) e não encontro, estou pensando em aceitar. O trabalho é… “Briefly in test period of this home-office job your duties will include visiting bank offices in order of receiving payments from clients and visiting post offices in your town to get mails from clients.
    No, we haven’t office in Zurich area. Our HQ office in London, but you don’t need to visit it in test period.
    Working hours in test period: 9 a.m. – 3 p.m. (local time). Working days: Monday – Friday. About 20 hours per week. (more or less).”
    Basicamente acho que o trabalho é mais como data entry…hahahah
    Como tudo tá sendo feito por email não sei que “tipo de empresa” é, fui no site deles e parece tudo bem… Vc. tem experiencia neste tipo de contratação?
    ABs e obrigada!

    Responder
  19. Carolina - 18/09/14 - 21h04

    Nossa, vim ler esse post justo quando meu pedido de alteração de férias foi negado. Por que? Porque sim. Queria alterar para um período daqui a 3 meses em que não haveria mais NINGUÉM da equipe em férias, mas simplesmente negaram. Fazer o que, reclamar para o papa?
    E aqui na empresa nada me aborrece mais do que o papo de que “eu já estou é perdendo meus dias de férias, há dois anos que não tiro”
    Aff

    Responder
  20. […] anos atras, da ultima vez que tinha mudado de empresa eu escrevi um post com um titulo parecido . Uma avaliacao geral da mudanca e uma reflexao sobre recomecar. Meu ultimo emprego foi uma grande […]

    Responder