06 Oct 2010
19 comentários

Dia 6: O ultimo dia no Kilimanjaro!

Dicas de Viagens, Kilimanjaro, Tanzania

O ultimo dia foi magico… Apesar daquela dia/noite miseravel que tivemos, acordamos com um sol maravilloso! Tudo que estava molhado na noite anterior secou em questao de minutos quando estendemos nossas roupas e sapatos no sol pelo chao do acampamento.

E estava aquele clima de despedida no ar… Os carregadores, os ajudantes…

Durante o café da manha organizamos nossas financas em grupo e decidimos oque iamos dar de gorjeta para cada um deles, quem faria os discursos (o Aaron foi o eleito) e finalmente tivemos animo para conversar sobre o dia anterior e nossos feitos! Quem tinha chegado ate que ponto, as historias de horror dos que passaram mal, a ajuda que receberam dos guias e da equipe de apoio, e todas as nossas impressoes finais da viagem.

Fizemos nossa “ceremonia” de gorjeta, que foi nossa oportunidade final de agradecer e nos despedir de todos os ajudantes e carregadores, tirar muitas fotos e seguir viagem!

Ainda tinhamos mais 6 ou 7 horas de caminhada pela frente, para finalmente sair do Kilimanjaro!

E a caminhada foi uma delicia! Como eu queria que todos os outros 5 dias tivessem sido!

O sol maravilhoso, a paisagem de tirar o folego, as vistas de Mawenzi e Kibo (Uhuru), as plantas diferentes… O humor de todo mundo estava completamente diferente, e a cada passo iamos nos sentindo melhor e melhor!

Mas foi uma caminhada muuuuito longa, e a partir da metade (depois de umas 3 ou 4 horas descendo) a trilha comecou a ficar muito ingreme, e foi ai que senti que tinha alguna coisa muito errada com meu joelho! Uma dor e um incomodo estranho, como eu nao tinha sentido ate entao… alguna coisa “empurrando” minha patela para fora da minha perna!

Passei a caminhar mais devagar, tentando compensar mais na perna direita. Ate entao meu joelho direito estava intacto, mas depois de umas 2 horas mancando, o joelho direito comecou a doer tambem, e pra completar, umas fisgadas na coxa direita (acho que estava andando muito torta e tudo ficou meio desconjuntado…).

Quando paramos para almocar no acampamento Mandara, eu nem consegui sentar (no chao), pois sabia que probablemente nao iria conseguir me levantar!

As ultimas 2 horas da descida foram simplesmente torturantes, mas nao tinha nada que eu pudesse fazer aquela altura. Tinha que sair do parque eventualmente, e a ideia de poder tomar um banho quente era tentadora demais!

E finalmente conseguimos! Depois de 7 horas montanha abaixo chegamos no portao final – e ainda tivemos que lidar com a burocracia final de registro do governo da Tanzania, devolver os equipamentos alugados e seguir pro hotel amontoados num jeep capenga!

Mas a recompensa… Ah! A recompensa…!!

Acho que passei umas 3 horas debaixo da agua fervendo do chuveiro…

Eu queria ir direto para cama, mas ainda tinhamos que ir jantar com o grupo e participar do briefing final, onde iam nos explicar sobre o safari e os proximos dias que estavam por vir! E aproveitei tambem para me re-conectar com o mundo e usar a Internet do hotel um pouquinho.

A esse ponto meu joelho esquerdo estava do tamanho de uma bola de futebol, entao fui medicada, enfaixada e coberta de gelo!

O Makeke veio nos ver uma ultima vez e trouxe nossos certificados de conclusao!

A noite for extremamente mal dormida pois tudo doida e parecia fora do lugar… apesar de estar meio grogue por causa do cocktail de comprimidos que me deram, eu nao conseguia me mexer direito na cama (Macia demais? Limpa demais? Quentinha demais? Seca demais? Cheirosa demais?!) e por incrivel que pareca foi a pior noite que tive desde o comeco da viagem!

Mas engracado memso foi no café da manha no dia seguinte, onde todos reclamaram da mesma coisa!

E entao comecamos o Safari!!

P.S. Meu joelho ja esta quase 100% recuperado. AInda vai demorar um tempinho pra poder voltar a correr, mas pelo menos nao doi mais, e nao aconteceu nada serio.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. Aline - 06/10/10 - 12h45

    Dri (já estou íntima…rs…)

    Que bom que fez um céu azul e um dia lindo no último dia, mais que merecido depois de tanto perrengue! É bom também que deixa todos mais animados para uma próxima.

    Eu acho que descer é pior que subir, é bem verdade que nos esforçamos menos, mas sobrecarregamos mais os joelhos e as coxas. E se tiver um filetinho de unha maior no pé, os dedos e as unhas estouram também, não importa o quanto o calçado seja confortável e adequado.
    Naquela subida minha perto do Montblanc, descemos de quase 3.000 e meu joelho, minhas pernas foram p/ o lixo na descida e acredito que até hoje a unha que perdi ainda não se recuperou 100%.
    Sem falar da dor esquisitíssima que eu senti na virilha no dia seguinte…me estourei tooooda! (Mas tb, sem qualquer preparo).

    Bjs

    Responder
  2. isabel - 06/10/10 - 13h29

    Quem diria que uma cama macia e cheirosa não bastasse….nessa hora o que queremos mesmo é a NOSSA cama, o nosso cantinho ;)
    .-= isabel´s last blog ..Comer- orar- amar =-.

    Responder
  3. Glaucia - 06/10/10 - 15h16

    O mais incrível é que mesmo nessa aventura de doido, vc consegue se manter bonita e elegante!

    Hummm…tô com inveja!

    Responder
    • Adriana - 06/10/10 - 16h03

      Ganhei o dia!! :-)
      Mas acredite que eu sentia de tuso, menos bonita e elegante!

      Responder
  4. André - 06/10/10 - 16h07

    Oi Adriana… Foi realmente fascinante sua aventura… Parabéns mais uma vez… Hehehehehe
    Bjss!

    Responder
  5. Viviane - 06/10/10 - 16h21

    Menina vc n aparenta estar com dor alguma nas fotos, é uma das minhas, depois das fotos me desmorono, antes, JAMAIS! Xerocas!

    Responder
    • Adriana - 06/10/10 - 16h27

      Mas era mais ou menos assim mesmo neh…?! Ia me arrastando pelo caminho, ai na hora das fotos dava aquela esticadinha nas costas, ensaiava um sorriso colgate e mandava ver!
      Mas nessas fotos do ultimo dias a maioria das fotos foram tiradas ANTES do meu joelho comecar a doer…. depois nem peguei mais na camera ateh chegar no final da cmainhada… tinha que me concentrar nos passos se nao ia acabar deixando minha patela pelo caminho…

      Responder
  6. Luciana Bordallo Misura - 06/10/10 - 17h59

    Dri, que tortura, mas afinal qual foi o diagnóstico do seu joelho? O que aconteceu? E como tudo muda com um dia de sol com esse ceu azul, pena q
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Campanha feia- ou respeito é bom e todo mundo gosta =-.

    Responder
    • Adriana - 06/10/10 - 18h58

      Que diagnostico que nada… nem fui no medico. Aqui eles soh olham na sua cara se vc estiver com o pé na cova, se nao te mandam tomar paracetamol!
      mas nao foi nada nao… devo ter tido um desgaste ou uma luxação na cartilagem, e aos poucos regenera… (I hope!)

      Responder
  7. Luciana Bordallo Misura - 06/10/10 - 17h59

    …pena que os outros dias nao foram assim!
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Campanha feia- ou respeito é bom e todo mundo gosta =-.

    Responder
  8. Elaine - 06/10/10 - 19h53

    Lindas fotos. Mas só de ler sobre o seu joelho senti as dores daqui… rsrsrsrsr. Tem q ter mta força de vontade pra aguentar isso td hein! Apesar q depois q subiu, tinha q descer né, nem que fosse rolando montanha a baixo! :)
    Estou ansiosa para ler os próximos posts!!! rrsrsrs
    Grande beijo

    Responder
  9. cristina - 06/10/10 - 20h14

    Eu acho q teria mais medo de descer do que subir pq vai q eu caia e saia rolando hahahha …..vc ficou com medo de cair em algum momento? vcs escalaram uma parte com a mao ne? doi muito?escorregou alguma vez?

    Responder
  10. Si - 07/10/10 - 00h27

    Ainda bem q esse problema surgiu na descida, afinal ai todo santo ajuda ne?rsrs

    E tu sabe o q ocorreu? Desligamento? Nao e nada serio, ainda bem!

    Cuide-se.

    Ah, como foi o jantar com seus pais?

    Responder
  11. Renata - 07/10/10 - 00h55

    Dri, que dia lindo esse último. Os outros foram quase todos de chuva né? Vcs estavam esperando por isso?? Já era uma previsão?
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 11h46

      Na verdade a previsao era de sol todos os dias…
      mas segundo os guias o Kilimajaro eh super imprevisivel e a meterologia nunca acerta. Entao cada dia era uma surpresa…!

      Responder
      • Renata - 07/10/10 - 13h28

        Hum, mas ainda bem que a viagem fechou com chave de ouro, com aquele dia lindo!!!

        Responder
  12. Luisa - 14/10/10 - 15h19

    Dri, que aventura!!!
    Li todos os post do Kilimanjaro numa “sentada” e agradeço aos ceus de nao ter feito essa escalada!!
    Quando eu estava organizando a nossa viagem, eu queria ver o Kilimanjaro de qualquer jeito e atè pensamos em fazer alguma escalada (afinal escaladas è o must do de quem vai atè là), mas quando vi que elas duravam varios dias e que eu teria que ficar em acampamentos, desisti da ideia e me contentei com o safari.
    Mas ficou aquela pontinha de arrependimento, aquele “e se…” que me consumia.
    Ainda bem que vc foi e contou tudinho aqui! O meu arrependimento foi embora! Agora eu tenho certeza de que fiz bem em nao ter insistido na ideia! Sou fresca demais pra isso! :)
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 14/10/10 - 15h45

      Hahahahahah!
      Pois é, como dizem os Ingleses “not everybody’s cup of tea”… e provavelmente jamais faria essa escalada de novo, mas foi uma experiencia sensacional e nao me arrependo nem um pouco de ter ido!

      Responder
  13. Bárbara Hernandes - 17/06/15 - 21h27

    OI, Dri! Por algum motivo aleatório vim parar aqui. Não tenho pretensão de escalar montanhas nem nada, mas gente, que relato incrível esse seu do Kilimanjaro! Parabéns pelo feito, mesmo! Você é muito inspiradora!

    Responder