05 Jan 2011
23 comentários

SouthBank Centre

Atrações Turisticas, Bairros, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra, Museus, Teatro / Musicais

Uma das minhas regiões preferidas de Londres é a parte do Southbank, que é a “orla” do rio Tamisa, na parte sul do rio (south bank = leito sul).

Alem de ter algumas das vistas mais lindas da cidade, o SouthBank ainda consegue concentrar em alguns quilometros, uma das areas mais culturais e fascinantes do mundo!

Mapa da area

National Theatre

Tecnicamente, pode-se dizer que o Southbank começa na Tower Bridge e vai até o London Aquarium (passando pelo Tate Modern, Shakespear’s Globe, London Eye), mas é no SouthBank Centre que a concentração de cultura por metro quadrado aumenta em progressão geometrica!

Royal Festival Hall

O complexo cultural SouthBank inclui o Royal Festival Hall (centro de performance para teatro e dança), Hayward Gallery (galeria de arte moderna), Queen Elisabeth Hall (sede da Orquestra de Londres, casa de opera, balett e dança moderna) e a Poetry Library (uma biblioteca inteiramente dedicada a poesia).

BFI Southbank

BFI Imax

Alem disso, ainda no mesmo “quarteirão” nas margens do Tamisa, estão o National Theatre, com suas inifnitas exposições de arte, desenho, fotografia, peças de teatro e concertos de musica (que variam de novos artistas batucando em latas, a quartetos de corda vestindo fraque) e os edificios do British Film Institute (instituto de cinema Britanico), o BFI Southbank (com salas de cinema, restaurante, café, e galeria de exposições) e o BFI Imax (super sala de cinema – comercial – com telas 3D!).

Exposição de Fotografia no National Theatre

Isso sem falar em tudo que rola ali em volta: seja qual for o horario ou dia da semana, oque não faltam sao artistas de rua tocando, cantando e dançando, os restaurantes, a feira de livros nos fins de semana, os museus e as pessoas, de TODOS os cantos do mundo passeando e tirando fotos!

Musica ao vivo no saguão do teatro

A programação é sempre intensa, e a qualquer dia da semana, qualquer epoca do ano tem alguma coisa rolando no Southbank. Sempre que passo por lá tem alguma nova exposição, uma novs banda, uma nova peça.

Feira de livros no "calçadão" do Tamisa

Eventos de verão do teatro

Mas mesmo assim não acho que o Southbank recebe a atenção que merece dos turistas que visitam a cidade! A maiorias das pessoas que vem pra Londres de passagem acabam concentrando sua atenção para os “peso pesados” (Tate Modern, London Eye) do bairro, e na maioria das vezes a vista do outro lado do rio é tão hipnotizante (Parlamento Britanico) que todo o resto acaba passando despercebido.

A vista do SouthBank Centre

Oque por outro lado é uma coisa otima pra quem mora aqui: as galerias nunca ficam lotadas e sempre tem ingresso pras apresentações!

Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

23 comentários
  1. Mallu - 05/01/11 - 19h31

    E eh por isso que eu quero morar em londres, quero explorar cada pedacinho dessa cidade maravilhosa, *-*
    Obrigada por suas dicas Dri… beijos =*

    Responder
  2. […] This post was mentioned on Twitter by Adriana Miller. Adriana Miller said: RT @AprendizViajant: RT @DriMiller: Meu "point" preferido em Londres! http://tinyurl.com/34nbgv7 O melhor? Poucos turistas dão atenção a … […]

    Responder
  3. manuela - 05/01/11 - 20h22

    DRI,
    tô amando essa “nova” fase do blog mais Londres sabe? é muito legal os posts de viagens mas esses de Londres mesmo, Londres da gema, é muito melhor ainda! estive aí em outubro e fui andando da London Eye por todo esse pedaço aí até o borough market (se não to enganada é essa área que vc se referiu né?)!!! Adorei o mercado! beijossssssssss

    Responder
    • Adriana - 05/01/11 - 20h44

      Na verdade, tecnicamente o Borough Market fica no bairro de “Southwark” (o mesmo do Tate Modern), e o Lonodn Eye, por exemplo, fica no bairro de “Lambeth”, e o SouthBank é só a “orla” do rio memso, na beira da agua, entao o Borough Market, apesar de ser Southwark, nao é Southbank…
      Se é que isso faz algum sentido…. :-)

      Responder
  4. Joana - 05/01/11 - 20h34

    Uma parte do South Bank que eu adoro é o Borough Market. A comida é ótima. =)

    Responder
  5. Joana - 05/01/11 - 20h50

    ops, acabei de aprender que o borough market não é southbank nada…
    bem.. mas é legal do mesmo jeito =)

    Responder
    • Adriana - 05/01/11 - 21h07

      Mas no fundo, no fundo é tudo a mesma coisa! :-)

      Responder
  6. Dedé - 05/01/11 - 23h50

    Southbank também é uma das minhas áreas preferidas daqui, Dri!
    Quando estou frustrada, triste, vou lá e sento no banquinho olhando o rio e tudo passa! :)
    Vale falar do Skylon, restuarante no Royal Festival Hall que tem uma das vistas mais bonitas da cidade!
    Bjos

    Responder
    • Adriana - 06/01/11 - 08h51

      Otima dica!
      Esse restaurante nao conheco!
      Ja fui em todos que ficam ali em volta, no “terreo” do National Theater, na passarela da ponte e tal, no Canteen (na traseira do Roya Festival) mas nunca comi la dentro.
      Amei a dica!

      Responder
  7. Adriana Moreira - 06/01/11 - 00h21

    Adriana já foi para Bali? Não achei nenhum post :(. Sou de Sampa, headhunter e sempre leio o blog. Beijos

    Responder
    • Adriana - 06/01/11 - 08h50

      Nao…. infelizmente nunca fui a Bali…
      Mas esta na lista! :-)
      Soh nao sei quando vai aparecer a oportunidade!

      Responder
  8. Bru - 06/01/11 - 01h07

    Nossa este blog vale ouro!
    São tantas dicas preciosas!
    Dri, vc tem por um acaso dica de hospedagem em Paris? (boa/barata)
    Ah se vc tiver um tempinho (explorando)fale sobre como é possivel viajar de graça por alguns lugares de eurostar. Li umas 3 vezes naquele post que vc fez mais não entendi!

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 06/01/11 - 08h52

      Nao tenho… nas ultimas vezes que fui a Paris fiquei na casa de uma amiga, e na ultima vez que fiquei em hotel, foi numa albergue/pensao na area da Bastilha, mas nao lembro o nome por nada!

      Responder
    • Adriana - 06/01/11 - 09h13

      Sobre o Eurostar, nao tem misterio, mas depende muito de onde vc vai viajar (entao eh sempre bom ler as regras do site Eurostar quando vc for comprar sua passagem).
      Mas a grosso modo eh o seguinte: Eurostar eh o nome da linha que liga a Inglaterra ao continente. E soh! Eurostar conecta a Estacao St Pancras, em Londres, com Lille na Franca, e de Lille, para Paris, Bruxelas e Amsterdam. E soh.
      Poreeeeeeem, uma vez que vc tenha comprado sua passagem Londres – Paris, por exemplo, naquele MESMO DIA da sua passagem, voce pode usar as linhas de trem comum (acho que o TGV nao entra no esquema) da rede ferroviaria Francesa e pegar qualquer outro trem para outras cidades Franceses, conforme o mapa do site (que eu reproduzi no post sobre o Eurostar).

      E foi exatamente isso que fizemos na viagem a Belgica.
      Comprei uma passagem Eurostar Londres-Bruxelas, e de Bruxelas pegamos um trem regional ate Brugge, e tudo que tivemos que mostrar foi o papel com nossa passagem impressa, mostrando que tinhamos vindo de Londres pra Bruxela naquela mesmo dia.

      Responder
  9. - 06/01/11 - 12h06

    Amei essa parte de Londres. Como fiquei alojada perto da estação de Waterloo essa foi a área que mais explorei. Adorei o passeio que fiz desde o Royal Festival Hall até New Concordia Wharf (julgo ser este o nome) tem uma doca com uma ponte giratória…) Pelo meio visitei a Southwark Cathedral, fui à loja de natal na Hays Gallery. E os apartamentos com aquela vista fabulosa… Até comentei que devia ser bom acordar e ter aquela vista logo de manhã…ai que inveja! E saudades ;)

    P.S- Recebeu o meu email?

    Responder
    • Adriana - 06/01/11 - 14h43

      Sim, aquela parte do Shad Thames eh realmente linda! E quantas vezes ja nao me esbaldei nessa lojinha de Natal da Hays Galleria!!!
      Eu morava bem ali, e apesar de que nao tinha aquela vistona, amava sair pra correr de manha e me deparar com aquela vista da ponte na minha esquina! :-)

      Responder
  10. Gustavo Jaime - 10/01/11 - 19h47

    Tive a oportunidade de visitar Londres em setembro e, realmente, esta parte é muito bonita e agradável. Londres, por si só, me surpreendeu bastante. Gostei do espírito agregador e da excelente vibe da cidade. Pode ser uma noção de turista, mas ainda assim conheço gente que mora na capital inglesa e sente, dia após dia, a mesma coisa que senti. Excelente site!

    Abraço,
    Gustavo

    Responder
  11. Battersea Power Station - 06/06/11 - 09h18

    […] de sua carreira, tambem desenhou a iconica Cabine Telefonica Britanica, a outra usina vizinha do Southbank que hoje em dia hospeda o Tate Modern, a Opera de Stratford-upon-Avon e outras tantas igrejas e […]

    Responder
  12. […] barcos realmente sao a maneira mais facil de chegar por exemplo do Southbank a Greenwhich, ou do centro de Londres ao The […]

    Responder
  13. […] andares e apartamentos nos outros), mas eh um ponto de referencia na paisagem de Londres em Southbank (ele fica bem no meio da Queen’s Walk) desde que foi construido como parte do Royal Mail (os […]

    Responder
  14. […] Queen’s Walk, que eh essa “orla” do Rio Tâmisa. Logo de primeira voce vai passar pelo SouthBank Centre, alem de muitos cafes, pubs e opcoes de restaurantes. A caminhada eh longa, mas uma […]

    Responder
  15. Rosana Nacif - 24/03/13 - 21h08

    Adorei seu blog!!!!! Dicas muito valiosas… Por isso resolvi viajar em maio e me hospedar no Ibis London Blackfriars , em Southwark. Tenho uma dúvida: é possível atravessar as pontes à pé????? Pelos mapas, acho que poderei explorar boa parte da cidade andando…

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/13 - 01h05

      Pode! Claro!

      Responder