12 Jan 2011
21 comentários

Les Ardennes

Dicas de Viagens, Les Ardennes, Luxemburgo

Um dos problemas de viajar por Luxemburgo, é que por mais bonitinho que o pais seja, não dá pra ignorar o seu tamanho diminuto, e o fato de que não tem taaaanta coisa assim pra fazer.

Então no fim do primeiro dia na capital, ficamos no dilema sobre oque fazer no dia seguinte. Eu já tinha lido sobre a região norte do pais, lotada de vilarejos e castelos de conto de fadas, mas quando chegamos lá, pra minha decepção, descobrimos que é praticamente impossivel viajar pelo pais independentemente.

É frustrante, porque tudo é tão pertinho, e pra um pais Europeu, a falta de transporte publico, tours, trens  e afins pra algumas de suas regiões mais turisticas, parece meio absurdo.

Mas consegui convencer o Aaron que seria tranquilo dirigir por lá, e que não deveriamos desperdiçar um dia inteiro sentados no hotel… então o hotel onde estavamos nos ajudou a alugar um carro com GPS, e domingo cedinho pegamos a estrada rumo ao norte de Luxemburgo, na região Les Ardennes.

Les Ardennes é a região mais ou norte do pais (e ainda assim, a miseros 30 Km da capital…), conhecida por seus parques nacionais, florestas, vilarejos perdidos no meio do nada, lagos e  castelos.

Hoje em dia, são essas caracteristicas que atraem os turistas pra região, mas ha alguns seculos, essa mesma geografia garantia a segurança e independencia do pais – sua região montanhosa, com florestas densas, rios e lagos, dificultavam ataques e guerras, e no alto das colinas os Holandeses, Franceses e Alemaes (ou quem quer que estivesse govrnando no momento) construiam seus castelos e fortalezas.

A viagem realmente foi super tranquila, e apesar de algumas partes meio alagadas e outras tantas ainda congeladas, chegamos na região rapidinho.

Nossa primeira parada foi na cidadezinha Vianden, que é famosa por seus dois unicos atrativos: O primeiro é seu super castelo, no topo da colina e domina a paisagem da cidade.

O Castelo de Vianden é a principal atração turistica do pais todo, e foi interamente restaurado ha uns anos atras, e hoje em dia é possivel visitar o castelo por dentro, inclusive algumas slas e apartamento que foram restaurados para mostrar como era vida na região entre o seculo 11 e 14, e até mesmo a fundação do castelo, construido na base de uma fortaleza Romana.

O outros grande atrativo da cidade é o autor e poeta Frances Victor Hugo, que se refugiou em Vianden durante varios anos durante seu exilio durante a revolução Francesa.

Para mostrar que de “miseravel” sua vida não tinha nada, hoje em dia é possivel visitar a casa-museu onde ele morou e compoz algumas de suas obras.

De lá, o GPS nos guiou atravez de algumas fazendinhas e estradinhas minusculas até chegarmos na micro cidade Bourcheid, no lado oeste do Les Andernnes e que tem outro castelo.

O Castelo Bourcheid não esta tão bem conservado, nem é tão imponente quando o Vienden, mas ainda assim é lindo!

Infelizmente não tem muita coisa pra ver lá dentro, mas por tambem estar construido no alto de uma colina exatamente no meio do vale do rio Sûr, oque não faltam são vistas lindas do e para o castelo!

A cidade de Bourcheid é bem bonitinha mas por ser domingo estava praticamente as moscas! Segundo nosso guia de viagem, menos de 500 pessoas moram na cidade, que é puramente residencial, e tem o turismo como uma de suas grandes bases.

Nós tambem tinhamos planejado passar por outros vilarejos pelo meio do caminho, mas ficamos assustados com o nivel das aguas do Rios, com algumas estradas e pontes completamente interdidatas pelas enchentes, entnao preferimos não correr o risco de ficar atolado em alguma cidade de 100 habitantes totalmente fechada num domingo a tarde, e encurtamos nosso roteiro!

mas pra quem estiver de passagem pelo pais durante o verão, definitivamente valeria a pena alugar um carro e passar 1 ou 2 dias diringo pela região!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Letícia R. - 12/01/11 - 13h14

    Eu também não tinha considerado uma visita a Luxemburgo, mas depois desses posts… me deu até nervoso a perfeição da vista lá de cima! Sério, senti uma certa agonia, uma vontade de sair voando, troço esquisito rsrs…

    Vou tirar férias em agosto ou setembro e estou tentando seguir seu bom exemplo: planejar! =)

    Vocês entraram nos castelos?
    Entrei no site do hotel, muito lindo, mesmo… quanto aos gastos com aluguel do carro e alimentação, em que orçamento você classificaria Luxemburgo?

    Ah, ri muito dos 30 km pra chegar ao ponto mais ao norte. Nem aqui em BH eu chego à região metropolitana percorrendo essa distância rs… país-miniatura!

    Responder
    • Adriana - 12/01/11 - 13h54

      Isso mesmo! Planejar eh a alma do negocio!

      Sim, entremos nos castelos; O Vianden eh bem bonitinho por dentro, um palacio mesmo, da pra ver os quartos, sa salas de baquetes e tudo mais. Bem legal!
      No outro, em Burcheid entramos soh no “courtyard”, e acabamos nao indo la dentro porque estava muito frio, e resolvemos voltar logo pra Luxemburgo.

      O carro custou 45 Euros para o dia todo (incluindo combustivel e GPS), a entrada nos castelos custaram 5 euros (soh entremos em um), e preco de comida eu achei bem tranquilo tambem, preco medio de Europa central (eu tava com medo de ser tudo carissimo como na Suica). E ai depende oque e onde vc quer comer… Um dia almocamos por 20 Euros (para os dois) e depois gastamos 40 Euros pra jantar (incluindo uma garrafa de vinho local, e umas cervejas de fruta pra arrematar!). Entao nao achei um lugar caro nao.

      Responder
  2. Angélica - 12/01/11 - 13h52

    Dri,

    Fiquei fascinada por Luxemburgo, quero muito visitar. Já olhei o site do hotel e adorei… Vale muito a pena incluir em um roteiro de viagem para quem vai a Europa! Adorei!

    Abs,
    Angélica

    Responder
    • Adriana - 12/01/11 - 13h56

      Vale mesmo! Nem que seja soh de passagem entre os paises que estao em volta. Achei tudo muito lindinho!
      Na primavera e no verao entao, deve ser uma coisa louca de lindo!
      Deve ser por isso que o jardim mais famoso de Paris se chama “Jardin de Luxemburgo”! Hahahahah

      Responder
  3. dani - 12/01/11 - 13h56

    dri, lindo o lugar! Queria uma informação sua se possível. Fiz o meu roteirinho de 2 semanas, veja o que acha:
    Chegada em Madrid – seguir para Paris e ficar 3 dias
    Voltar a Madrid (marido vai estar lá acabando o curso) e ficar mais 3 dias
    Seguir para Barcelona – 3 dias
    Pegar o avião para Napoles e de lá ir até Sorrento. Pegar o barco para Capri (3 dias). De Capri voltar a Sorrento, seguir e ficar em Positano (1 noite). De positano seguir para Roma (3 dias). Voltar…
    O que achou?? Na verdade essa viagem tem o propósito do curso, mas vou aproveitar pra fazer outras coisinhas ehehehehe…se puder me ajudar, agradeço muito
    beijos e obrigada, Dani

    Responder
    • Adriana - 12/01/11 - 14h45

      Quando voce vai?
      Eu so acho que passar esse tempo todo na costa Amalfitana (Capri, Sorrento, Positano e tals) so vale a pena se for no verao. Se nao as cidades ficam mooooortas e vc nao vai ter nada pra fazer por la esse tempo todo.
      Mas de resto, parece otimo!
      Eh soh seguir os roteiros de Paris, Madrid, e Barcelona :-)

      Responder
      • dani - 12/01/11 - 18h05

        vou no meio de maio…acha que o tempo tá bom lá? beijos,

        Responder
        • Adriana - 12/01/11 - 19h30

          Nao da pra adivinhar, mas provavelmente sim, ja que eh primavera.
          mas como aidna eh primavera e nao auge do verao, posso adiantar que essa regiao Amalfitana vai estar beeeeem as moscas, principalmente Capri, que vivi exclusivamente de alta temproada (julho/agosto).
          Mas mesmoa sisim acho que vale a pena ir pra conhecer, tipo passar o dia, e depois esticar pra outras cidades italianas mais interessantes da regiao. (ou ficar mais tempo em paris, como sugeriram).

          Responder
          • dani - 13/01/11 - 20h11

            obrigada pelas dicas. Eu já fui a Paris e conheço tudo, só iria de novo por estar perto mesmo. Pois é, nem sei se vou pra Capri mais…vai que tá frio e eu perco a viagem?? De repente vou visitar outras cidadezinhas da Italia que não tenham praia. Muito obrigada pelas dicas!!!! beijos, Dani

            Responder
  4. Daiane Tozzi - 12/01/11 - 17h31

    Oi adriana!

    Voces estão pensando incluir uma visita ao palacio da pena, em Sintra, na viagem à Portugal? Lembrei disso porque aqui em cima vc falou do castelo que tem as coisas ainda dentro, e este Palacio é simplesmente SENSACIONAL! para alem de ser lindo por dentro e por fora, ele fica no topo de um monte a viagem até la é linda. Caso ainda não conheçam,vale a pena impressionar o sogrão exotico, heheheh
    Bjo

    Responder
    • Adriana - 12/01/11 - 17h57

      O Palacio da Pena eh sem duvidas um dos meus castaelos/palacios preferidos do mundo!
      Eu conheco sim, e pretendo leva-los a Sintra, mas como eh a primeira vez do Aaron e do meu sogro em Lisboa, e a cidade tem TANTA coisa legal pra ver/fazer, acho que Sintra talvez fique pra uma proxima visita…. ainda nao decidi!

      Responder
  5. myiska - 12/01/11 - 17h45

    Oi Dani

    Com a devida compreensão e permissão da Adriana, gostaria de dar opinião: já fiz Nápoles – concordo q no verão(q ñ gostei – a ñ ser a vista da baia) e Capri(gostei mto , mas fomos bem cedo e voltamos à tardezinha p Roma). mas 3 dias lá – ñ sei se tem tanto p fazer – na verdade tudo é em Anacapri(o centrinho), as vistas são lindas e o ar delicioso, só se for p descansar( aliás era o lugar querido de alguns Imperadores – Augustus,Tibério,etc). Agora,Paris(a ñ ser q vc já conheça,só 3 dias? tem tanto,tanto o q ver e fazer!…
    Desculpe a intromissão e boa sorte!

    Responder
  6. […] This post was mentioned on Twitter by Adriana Miller. Adriana Miller said: RT @clarissacomim: Les Ardennes – a região norte de Luxemburgo – http://goo.gl/Ut7cO via @DriMiller […]

    Responder
  7. Flavia Mariano - 12/01/11 - 20h29

    Luxemburgo é mesmo uma bela surpresa! Devido a quantidade de neve que encontrei no meu caminho, já tenho uma desculpa para voltar desse post!

    É tudo tão romântico que até parece que você e Aaron estão ainda mias apaixonados!

    Vou ter que voltar acomanhada! rs

    Beijos

    Responder
  8. - 12/01/11 - 22h15

    Adriana,

    mandei as dicas de Lisboa por email, mas depois ao ler os seus comments percebi que já conhece bem Lisboa. Então as sugestões ficam meio básicas…sorry

    de Qualquer forma, se decidir ir a Sintra não deixe de visitar a Quinta da Regaleira que referi no email! É um lugar encantado, que tenho a certeza que vai adorar: Tem site, pelo que pode consultar infos, preços, história. Se precisar de guia…ehehehe

    Amei as fotos do Luxemburgo. Muito lindo e já está na lista quase interminável de viagens futuras…

    Responder
    • Adriana - 13/01/11 - 06h58

      Imagina! Dicas nunca sao demais!
      Sim, eu conheco bem Lisboa, mas adorei suas dicas mesmo assim!
      Ja nao vou a cidade ha quase 5 anos, e eh sempre bom ter as inside tips dos locais!

      Responder
  9. Natália - 13/01/11 - 20h24

    Oi Adriana!
    Olha, sabe aqueles hand warmers que você indicou no post sobre com se vestir no frio? Então, encontrei por 1 dólar aqui nos EUA! Bem mais barato, né? E ainda tinha um pacotão com muitos, que ainda saía mais barato. Encontrei num mercadinho pequeno perto da minha casa. Fica a dica, qnd você vier pros EUA de novo, procura!
    Beijo!

    Responder
  10. Carla Soar - 15/01/11 - 23h12

    Nada há ver com a viagem meu comentário de hoje mas, é que adoro os apontamentos de cor que colocas nas roupas neutras… amei as fotos com o cachecol azul… é como se o cachecol fosse o ator principal roubando a cena… :)

    Responder
    • Adriana - 16/01/11 - 10h11

      Obrigada Carla!

      Responder
  11. Faby - 04/11/13 - 22h13

    Passei o ultimo fds em Luxemburgo, e seguindo suas dicas fui a Vianden. Tks Dri!

    Responder
  12. Wilson - 18/02/15 - 22h43

    Em Viaden também pode andar de teleférico!
    https://www.youtube.com/watch?v=AjRNaPE_MsE

    Responder