20 Jan 2011
27 comentários

Dirigindo pela Europa

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens

Na nossa ultima viagem para Luxemburgo fizemos uma coisa que não fazia a muitos anos: dirigir na Europa!

Ha uns meses atras eu fiz um post sobre alugar carro / dirigir no Reino Unido, mas a expriencia é tão diferente, que resolvi fazer outro post!

O bom de dirigir na Europa (excluindo o Reino Unido) é que é igual a dirigir em casa, só que com estradas melhores! E a outra coisa boa de dirigir na Europa (e nisso incluo o Reino Unido) é a quantidade de coisas legais tão pertinho umas das outras!

Pode não ser o metodo mais eficiente nem economico pra maioria das pessoas que viajam pela Europa (que geralmente querem cobrir a maior quantidade possivel de paises diferentes, num espaço curto de tempo), mas pra quem prefere se “dedicar” a uma determinada região (mesmo que não seja por toda duração das ferias), e pra quem quer viajar com calma de visitar oque quiser, quando quiser, para pra comer ou tirar fotos, sem ter que ficar se preocupando em seguir o guia ou ficar de olho no horario do trem.

Na estrada entre Espanha e Gibraltar

E isso é valido principalmente pras areas mais remotas, longe dos grandes centros urbanos Europeus.

Então se a intenção é conhecer as rota de castelos da Alemanha, ou ir parando de praia em praia em Ibiza, ou os vinhedos do norte de Portugal

Principalmente no ano que morei na Espanha, aluguei carro inumeras vezes (até porque foi o ultimo ano que minha carteira era valida… agora só ando no carona), e acho uma das melhores maneiras pra conhecer bem o pais!

Na estrada com um grupo de amigas

Então algumas dicas praticas pra quem estiver pensando em viajar / alugar carro na Europa:

– As locadoras:

Quase todas as locadoras internacionais tem representação nas capitais e aeroportos Europeus. Utilize sites como Expedia, Last Minute e afins para tentar achar tarifas com desconto.

Placa de carro Alemã

As mais comuns aqui na Inglaterra são:

http://www.avis.com

https://www.europcar.co.uk/

http://www.hertz.com/

http://www.enterprise.co.uk

http://www.dollar.com/

http://www.budget.co.uk/

Que são justamente as marcas internacionais. mas aproveite os sites “genericos” de viagem pra tentar descobrir marcas locais. Por exemplo, na Espanha eu sempre alugava carros na “Pepe Car” que é uma marca local, com as melhores tarifas e que raramente aparece em sites de busca.

Aaron tenso porque eu não parava de tirar fotos, em vez de ler o mapa!

– Se familiarize com a região:

Parece obvio mais não é. Dirigir um carro que voce não conhece, em estradas que voce não conhece indo e vindo de lugares que voce não conhece pode ser uma tarefa estressante, que pode facilmente estragar suas ferias!

Auto estrada em Luxemburgo, fronteira com Alemanha

Então se familiarize com o mapa da região (Brugge fica ao norte ou ao sul de Bruxelas?!).

Pesquise as regras gerais das estradas – limites de velocidade, por exemplo, variam demais entre os paises! Por exemplo, as Autobahns na Alemanha não tem limite de velocidade, enquanto outros paises variam entre os 50 km/hr a 130 km/hr.

Limites de velocidade

E regrinhas basicas, como lembrar que sinal amarelo significa diminuir a velocidade, e sinal vermelho significa parar, ou ficar de olho nas faixas de pedestres (principalmente as faixas que não ficam logo embaixo do sinal de transito!), pois assim que um pedestre toca seus pés na faixa, todos os carro devem parar!

Faixa de pedestre

E ainda piro que isso: o pais (ou paises) que voce pretende cruzar atras do volante calculam suas distancias (e velocidade por hora) em quilometros ou milhas?!

E só pra complicar um pouquinho mais, lembre-se que em questão de horas voce pode acabar cruzando regiões e paises com linguas totalmente diferente, então esteja preparado pra se virar com placas em diversas linguas… Principalmente em regiões como a Europa central, onde em questão de horas voce pode cruzar da França, pra Alemanha, pra Republica Checa, pra Hungria, e não repetir de lingua nunca!

Placas em Luxemburguês

Ou até mesmo dentro do mesmo pais, como na Espanha por exemplo, onde cada Comunidad tem seu proprio dialeto, oque significa que placas com nomes de rua, instruções de transito e afins estarão escritos em Catalão, Gallego, Basco, etc.

... e instruções de transito em Frances

Usando o exemplo da nossa mini road trip em Luxemburgo, nos vimos na seguinte situação: nosso mapa (de papel) era em Ingles, o GPS Alemão, os nomes das cidades em Luxemburguês e as placas de rua em Françes!

– Oriente-se:

Oque me leva a… GPS! Hoje em dia chega a ser irresponsavel viajar de carro por um pais desocnhecido sem GPS!

O GPS Luxemburguês com narração em Ingles, mapa em Alemão e endereços em Frances

A maioria das locadoras já não cobram preços extras pelo uso de GPS, e ter uma vozinha te dando as cordenadas da viagem, sem se estressar demais em memoraizar nomes.numero de estradas, saidas, desvios e afins, dá uma livio na situação de dirigir no desconhecido!

Mas claro, certifique-se que o seu GPS vai “falar” com voce numa lingua que vc vai entender…

De que adianta um GPS te mostrando o caminho, se as intruções estão em Alemão (se vc não fala Alemão, claro), ou acha que dá pra arranhar o Portunhol, mas não entende o sotaque Extremadureño da narradora do GPS?!

– Seguro:

Por fim, outro tema burocratico chato, mas essencial. Afinal qual a vnatagem de estar a 2 horas da fronteira entre Suiça e França, se numa emergencia, seu seguro não te cobre do outro lado?

Acidentes de percurso...

Então se o plano for alugar um carro no pais A, percorrer os paises B, C e D e devolver o carro no pais E, deixe claro isso com sua locadora desde o principio, para garantir não só que o seguro cobrirá voce, seus pertences e o carro, mas para tambem evitar problemas nas fronteiras ou acabar pagando taxas exorbitantes na hora da devoluçnao do carro.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. Adorei as dicas… está mesmo nos nossos planos fazer uma roadtrip pela Europa. Adoramos roadtrips e aqui nos EUA é tão tranquilo.

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 09h09

      Para familias entao, eh uma das melhores opcoes de viajar pela Europa!
      Quando morava em Portugal fizzemos inumeras road trips com a familia toda por Portugal… norte da Espanha… de Portugal a Alemanha, cruzando os Pirineus e subindo pelo lado leste da Franca, ate chegar em Frankfurt, e depois descendo por Paris e a costa oeste da Franca…
      Foram viagens maravilhosas e que um dia pretendo fazer com minha familia tambem!

      Responder
  2. Marília Lucena - 21/01/11 - 01h00

    Dri, que complicação essa mistura de idiomas. Eu ia ficar doidinha! rsrss E a cara do Aaron tenso foi ótima! hahaha

    Dri, vc conhece sites de compra coletiva?? Aqui no Brasil tá uma febre e sei que começou no exterior, acho que nos EUA. Sei que aí em Londres tem esse
    http://www.groupon.co.uk/deals/london

    É bom demais!!

    bjoo

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 09h03

      Ah… mas eh essa isturada toda que deixa a experiencia ainda mais divertida!

      Sim, aqui tambem temos sites de compras coletivas, e ja usei algumas vezes o Groupon.

      Responder
  3. Lucia - 21/01/11 - 01h25

    Dri, engracado voce escrever isso, pois eu acabei de postar o contrario. Fazia mais de 10 anos que eu nao pegava transporte publico aqui e sempre so dirigia pra cima e pra baixo, rs. Ainda prefiro dirigir, mas confesso que pelo menos agora esta sendo bem conveniente, ainda mais com as tempestades de neve que contiuamos tendo nessa regiao. bjos

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 09h02

      Serio?!
      Mas nos EUA eh diferente mesmo neh? Aqui na Europa eh outro esquema, principalmente pra quem mora nos centros urbanos, onde estacionamento eh coisa rara e o transporte publico eh abundante e eficiente!

      Responder
  4. Nidia - 21/01/11 - 03h39

    Adriana, estou programando uma viagem de carro para o Sul da França saindo de Paris e não consigo saber nos sites se é cobrado o valor de calção no cartão de crédito no ato de retirada do veículo e cancelado na entrega. Isto é comum no Brasil e como viajo muito a trabalho ,acabo alugando carro em alguns lugares e deixo avisado anteriormente a operadora do meu cartão para autorizar porque alguns cartões somente aprovam depois de falar com você.Não sei se na Europa é o mesmo procedimento e quanto é o valor para que eu deixe programado com a operadora.Sei que não é sua praia mas se souber será uma grande ajuda.

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 09h01

      OI NIdia, isso eh comum por aqui tambem, mas acho que varia de operadora a operadora. E acho que varia tambem se vc reserva direto com a operadora ou atravez de um site de buscas, por exemplo.
      Mas geralmente vc tem que pagar um deposito de garantia (que cobre prima de seguro, tanque cheio, etc), e que depois eh cancelado (por inteiro ou proporcional) quando vc devolve o carro.

      Responder
  5. Karina - 21/01/11 - 11h42

    Oi, Dri! Eu fiz uma road trip pela Europa e adorei, foi ótimo. E ainda fiquei impressionada com a locadora de carros e a sua honestidade. O carro foi alugado em Paris e seria devolvido em Genebra, depois de termos passado pela Belgica, Holanda, Austria e Alemanha. Como a passagem de volta para Lisboa por Genebra estava bem barata, valia a pena pagar a taxa de devolução do carro em outro país, então assim fizemos. Quando cheguei em Genebra para devolver o carro, o cara me disse que eu poderia devolver na França para não pagar a taxa. Eu, matuta, disse que não teria como pois meu voo sairia dali e coisa e tal. E o cara insistindo, eu já estava achando que era sacanagem dele quando ele me explicou que o aeroporto de Genebra está bem na fronteira da França e da Suiça e, se eu entrasse no aeroporto para devolver o carro pelo lado frances, estaria isenta da taxa. Assim fizemos e nos livramos da taxa! Se fosse no Brasil, duvido que receberiamos essa “dica”.

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 12h20

      Nossa, que maximo essa viagem!
      Qual locadora voce usou? Deixe a dica!

      Responder
      • Karina - 22/01/11 - 16h17

        O carro foi alugado na Europcar, fiz a reserva direto pelo site e consegui um preço bom. Ainda ganhamos um upgrade de categoria na hora de retirar pq o carro que escolhemos não tinha :)

        Responder
        • Adriana - 23/01/11 - 09h23

          Obrigada!

          Responder
  6. Peguei um carro em Miami com o GPS mais louco que já vi!
    Anunciava o endereço errado e dizia que tínhamos chegado quando ainda estávamos super perdidos na auto-estrada.
    Depois que aprendemos a mexer ele foi ótimo e salvou nossa viagem!
    hahahahaha

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 14h33

      Pois eh! Foi como o nosso GPS louco em Alemao que nao reconhecia nenhum endereco “oficial” em Luxemburgo (que usa Frances como lingua admistrativa). Ate descobrirmos isso e finalmente achamos uma maneira de “enganar” o GPS ficamos um bom tempo dirigindo em circulos por Luxemburgo!

      Responder
  7. Nina - 21/01/11 - 15h21

    Gente, tenham cuidado quando voces falam que nas auto estradas alemas nao tem limite de velocidade. Em alguns casos tem sim!
    Se tem uma construcao ou um reparo na estrada, ou em áreas urbanas, vai ter limite de velocidade. Talvez ninguem perceba porque geralmente tem transito nessas regioes, mas por exemplo à noite, quando o transito é menos intenso, esse limite pode passar despercebido e voce pode receber uma surpresa quando já estiver de volta no aconchego do seu lar. XD
    E nao pensem que eles nunca vao te achar… os alemas SEMPRE te acham quando querem cobrar alguma coisa! Hehehehe..

    Responder
    • Adriana - 21/01/11 - 15h25

      Eh, verdade, e por isso mesmo especifiquei as “Autobahns” e nao qualquer estrada, e linkei uma tabela de limites de velocidade de todos os paises Europeus de acordo com os tipos de estrada (estarada paralela, regiao urbana, regiao escolar, e afins).

      Responder
  8. dani - 21/01/11 - 15h50

    agora vc entrou foi no meu sonho heheheheheheh..Eu tava sonhando com algo relacionado a viajar (aqueles sonhos loucos sem pé nem cabeça) e de repente vc entrou falando algumas coisas, mas o mais engraçado é que era com uma voz meio de locutora de rádio ou algo assim hahahahahahahahahhahahaha. Acho que foi porque eu li algumas pessoas comentando isso aqui no blog e acabei sonhando. Você não imagina o quanto que eu ri quando acordei. Depois fiquei pensando que esse negócio de voz caracteriza muito a pessoa né? A sua voz no meu sonho parecia de alguém suuuuper séria. Enfim é isso, achei muito engraçado e resolvi te contar. Acaba que isso aqui vira uma novelinha da vida real e as blogueiras muito famosas mesmo (não sei o nome de um monte de artistas novos, mas das blogueiras eu sei um monte)!!! Bjs, Dani

    Responder
  9. Nina - 21/01/11 - 17h05

    Oie de novo! =)

    Eu moro em Essen e como na regiao do Reno/Ruhr tem muitas cidades, as Autobahn acabam passando no meio delas. O metro que eu pego todos os dias corre por entre as pistas da Autobahn e logo depois da pista tem predios e casa residencias!
    Olha só essa foto do último verao: http://www.timeslive.co.za/lifestyle/article559383.ece/60-km-long-party-on-the–i-Autobahn–i-

    Responder
  10. Fernanda - 21/01/11 - 20h03

    Oi Dri, em outubro fiz uma viagem com a familia do meu marid (8pessoas) em uma van pela italia. Apesar dos percalços, deu tudo certo. Só recomendaria pedir/ reservar o gps com antecedencia. Nunca tinha acontecido, mas quando fomos pegar a van em Roma Termini, nao havia nenhum GPS disponivel em nenhuma locadora. Dirigir, sair e chegar em Roma sem gps foi uma das piores experiencias da minha vida.
    Abracos, Fernanda

    Responder
    • Adriana - 23/01/11 - 09h24

      Imagino!
      Uma vez tivemos que entrar e sair de Manhattan sem GPS, e em vez de demorar os 20 minutos normais (de quem sabe oque esta fazendo) demoramos 2 horas!!

      Responder
  11. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Pimentel and Adriana Miller, Viagem e Viagens. Viagem e Viagens said: RT @DriMiller Dirigindo pela Europa – As dicas para uma Road Trip Europeia – http://goo.gl/5MncH via @DriMiller […]

    Responder
  12. Ivan - 10/03/11 - 21h31

    NECESSITO SABER SE É POSSÍVEL ALUGAR UM CARRO NA ALEMANHA E ANDAR COM FACILIDADE PELAS ESTRADAS. TENHO O DOMINIO DA LINGUA INGLESA O ALEMÃO NÃO FALO NADA. AGRADEÇO DESDE JÁ QUALQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO

    Responder
  13. Joao - 15/05/11 - 19h17

    Adriana:
    Meus parabens, tem muita dica boa. Estou pretendendo fazer Munique, Asburg, Innsbruck, Fusen e demais cidades da Rota Romantica de carro em Setembro/2011.
    Sabes se para a dirigir na Alemanha e Austria a CNH do Brasil e’ suficiente ?

    Responder
    • Adriana - 16/05/11 - 06h59

      Melhor confirmar diretamente com a locadora de veiculos que vc vai utilizar. Em alguns paises, basta sua carteira normal e o passaporte. Mas outros paises da Europa pedem a carteira internacional.

      Responder
  14. Ana Paula - 08/06/12 - 01h31

    Oi Adriana. Vc sabe me dizer se é facil dirigir de Paris até a Costa Amafaltina. Vc já fez esse roteiro ou conhece alguem que já fez …
    Obrigada

    Responder
  15. alb - 25/08/12 - 01h46

    meu compadre estoeg chu indo para colmar na frnça e pretendo ir de carro até munique não falor outr lingua alem do portugues sera que da para ir voltar?

    Responder
  16. Kenia - 20/10/12 - 10h58

    Olá,

    Sabe quanto tempo vale a CNH brasileira na Espanha??

    Obrigada!

    Bjs
    Kenia

    Responder