27 Jan 2011
57 comentários

Kindle – O e-Reader da Amazon

Dia a dia

Meu caso de amor com o Kindle, definitivamente nao foi a primeira vista!

Na verdade eu achava toda esse historia de livro eletronico um absurdo, que ia matar o habito da leitura e que nunca, JAMAIS, um aparelinho iria substituir o prazer de abrir um livro.

Nem considerva a possibilidade remota de ter um!

"Parabens! Voce esta lendo com seu novo Kindle!"

Ate que ha uns 3 anos atrás, a mae e irma do Aaron vieram para Irlanda, onde passamos o feriado do Thanksgiving juntos, e para minha surpresa, minha sogra estava completamente absorvida com um Kindle (um grandao, ainda da primeira geracao) na mao.

Aquilo me surpreendeu principalmente porque ela eh professora de leitura e literatura, e devora livros como nunca vi igual, e tem um biblioteca de fazer inveja a qualquer municipio. Entao como eh que ELA estava traindo os escritores do mundo todo comprando um eReader?!

Mas na verdade ela estava apaixonada pela liberdade do Kindle, principalmente para quem le muito. Sua explicacao foi simples: Numa viagem como aquele, com voos longos, sala de embarque e noites mal dormidas com fuso horario, ela teria levado pelo menos uns 2 ou 3 livros em sua mala. Ja com o Kindle, ele tinha baixado 7 novos livros segundos antes de embarcar, sem ter que se preocupar com excesso de peso!

Entao aquilo ficou na minha cabeca, mas mesmo assim, nunca iria abrir mao do “prazer” de sentir o cheiro de um livro novinho.

A segunda surpresa foi minha mae, que ano passado queria comprar um Kindle, e soh desistiu pela falta de ofertas de livros e disponibilidade de autores em lingua Portuguesa. E de novo, minha mae tambem eh professora de Portugues, e devora livros numa velocidade apenas compativel com minha sogra!

Mas minha fidelidade a livros de papel ainda estava inabalada!

Ate que… subi o Kilimajaro com 2 livros na mochila, que alem de pesados ainda ficaram todos amassados, molhados, e sem falar no descnforto de ficar virando paginas e achando uma posicao confortavel com um livro na mao dormindo num sleeping bag!

Mas a decisao final foi mesmo um dia no metro em Londres, e do meu lado tinha um cara lendo alguna coisa. O metro estava LOTADO, naqueles dias de rush que seria imposivel segurar um livro, virar pagina etc. E la estava ele, segurando um negocinho preto na mao, olhando fixamente, enquanto suas expressoes mudavam… Na estacao seguinte os passageiros foram trocando de lugar e entao finalmente vi oque ele tinha nas maos: o novissimo, ultra fino e ultra leve Kindle!

Minha "Biblioteca" de livros Classicos

Voltei para casa maravilhada! E finalmente comecei a considerar a ideia de quem sabe um dia dar o braco a torcer…

Entao comecei a pesquisar… e apesar de ainda ter encontrado muita gente do contra, que defendem ate o fim os livros de papel, os que ja tinham um Kindle eram unanimes: eh tao bom e tao melhor, que eh um caminho sem volta.

Entao no dia 24 de Dezembro Papai Noel Aaron me deu um de presente, e pronto! Nunca me empolguei tanto por tantos livros ao mesmo tempo, e nunca li tanto na vida como no ultimo mes!

O engracado eh que o pessoal do grupo do contra acha que eReaders como o Kindle vao matar o habito da leitura, enquanto que na verdade, quem ja virou casaca vai concordar que o efeito eh exatamente oposto!

Afinal, aguem deixou de apreciar musica por causa dos MP3s e iPods pro ai? Nao, neh?

Para mim, a principal diferenca eh a praticidade.

O Kindle eh incrivelmente fino e leve, eu carrego ele na bolsa o-tempo-todo e nao atrapalha em nada. Ja com livros tradicionais, muitas vezes eu desanimava no meio de uma nova historia justamete porque eh um saco ficar carregando livro pesado para cima e para baixo, a capa amassa, os marcadores de pagina caem e vc se perde, e afins.

Isso sem falar que agora nao me preocupo mais em “seleccionar” quais livros quero ler de acordo com o espaco disponivel na estante…

Matando tempo no salao

A segunda grande vantagem eh o custo. A pesar do investimento inicial ser carinho (o meu nao tem 3G – que acho desnecessario – e custou 109 Libras), na ponta do lapis esse seria o custo de uns 5 livros capa dura ou entao uns 10 livros Paperback, custo que eu recupero facil em alguns meses!

Enquanto que na verdade, a maioria dos livros que estao disponiveis em formato Kindle sao mais baratos que sua versao de papel, e eu me surpreendi com a quantidade absurda de livros classicos que sao totalmente de graca na biblioteca da Amazon! Entao ja no primeiro mes de “vida” do meu Kindle, eu ja baixei mais de 15 livros sem gastar nem um tostao!

Entao acho que ter um eReader esta abrindo todo um novo mundo de posibilidades de leitura na minha vida, muitos dos classicos que Brasileiros e Portugueses nao estudam durante os anos escolares, mas que por sua vez ditaram as tendencias da literatura e comportamento no mundo todo, e em vez de exterminar o habito da leitura (que agora vejo que eh um dos argumentos mais absurdos possiveis), o Kindle tem na verdade o efeito inverso!

E olha que nem falei ainda da maravilha tecnologica que esse bichinho tem!

Para comecar que a tela do Kindle vc jura que eh um livro de papel! Nao tem NADA a ver com a experiencia de ler alguma coisa na tela de um computador (como acontece com o iPad ou outros tablets), a telinha tb nao eh reflectiva, entao vc pode ler confortavelmente embaixo do sol, ou com luzes fortes, sem atrapalhar sua visibilidade (a experiencia em si, eh exatamente igual a ler uma pagina de papel, oque eh impressionante!).

A bateria eh uma coisa sem igual! Eu ganhei o meu no Natal, entao a primeira e UNICA vez que meu Kindle foi recarregado foi na noite do dia 25, e ate hoje a bateria ainda esta firme e forte, mesmo usando o Kindle diariamente, inclusive durante voos e muitas horas seguidas.

No trem, a caminho do trabalho

Para quem gosta de fazer anotacoes em livros, o Kindle tambem te deixa fazer isso, e a qualquer momento no meio de um livro, voce pode escrever sue proprio recadinho, nota, lembrete, etc. E melhor! Depois voce pode fazer uma busca usando palabras chave para achar qual pagina, capitulo ou livro vc escrever qualquer coisa.

E o mesmo vale para achar frases ou palavras em livros. Vc tem uma frase ou paragrafo preferido, mas nao lembra extamente qual a parte do livro, ou qual livro vc leu aquilo? Basta fazer uma busca e o Kindle acha para voce!

E para quem tem medo de ler em Ingles, pois acha que nao fala bem o suficiente, o Kindle vem com um Diccionario de Ingles da Universidade de Oxford! Entao se no meio de uma frase, vc vir uma palavra que nao sabe oque significa, o diccionario te dara uma explicacao – sem ter que fechar o livro ou perder a pagina onde vc parou!

O Kindle tem a capacidade de armazenar 3.500 livros em sua memoria, mas seu limite de armazenamento na biblioteca da Amazon eh infinita, e vc pode organizar sua biblioteca como bem entender e criar categorias e sub categorias para organizar seus generos preferidos, autoras preferidos, por lingua, ou oque for!

E por fim, minha vantagem preferida: Poder ler deitada na cama sem ficar desconfortavel!

Eu AMO ler antes de dormir, mas nao tem nada pior doque aquele desconforto de soh poder deitar para um lado ou por outro dependendo se vc esta no comecinho ou no final do livro…, ficar com o braco cancado de segurar o livro pesado, e ter que virar as paginas sem se enrrolar no lencol…

Entao esses sao meus motivos principias por estar tao apaixonada pelo Kindle, e nao entender como passei tantos anos sem ter um!

Mas algunas das perguntas mais feitas aquí no blog e no Twitter:

– Oque eh melhor, Kindle ou iPad?

Eles sao simplesmente diferentes. Ainda que o iPad possa ser usado como eReader, ele nao eh um eReader. O Ipad eh otimo para assistir filmes, jogar video game, surfar na inernet sem ter que carrgear seu laptop pesado. Mas ler no iPad eh o mesmo que ler na tela do computador, ele eh maior e mais pesado que um livro, e a pesar de oferecer essa opcao de leitura, nao eh sua funcao principal, e acho que quem compra o iPad com essa intencao, acaba se decepcionando, pois o iPad nao oferece justamente as principias vantagens do Kindle: leve, compacto, tela perfecta para leitura, bateria praticamente interminavel, praticidade de virar paginas, etc.

Entao pra quem quer um leitor Eletronico e le muito, o KIndle eh infinitamente melhor.

Pra quem quer fazer um monte de outras coisas e de vez em nunca ler um livro ou outro, entao os tablets como iPad, Galaxy e afins sao as melhores opcoes.

– Quero um Kindle, mas nao leio Ingles, como faco?

Esse eh um problema, pois por ser um produto oferecido por um site Americano/Ingles, naturalmente a maioría de seus titulos serao em Ingles. Voce pode utilizar seu Kindle o o diccionario que vem junto para praticar e melhorar sua fluencia na lingua!

– Como faco para baixar livros que nao sejam na Amazon?

Sim, o Kindle eh um produto oferecido pela Amazon, entao nada mais logico que role um monopolio em seus livros. Da mesma maneira que quem usa iPods, teoricamente, soh deveria baixar musica pelo iTunes.

Entao existem outras maneiras de baixar livros? Sim, mas nao sei se recomendo.

Eu acho super legal a postura da Amazon na defesa dos direitos autorais e protecao intelectual e artistica de escritores, e ao regular a compra e venda de livros eletronicos, eles estao fazendo um otimo trabalho em evitar que a industria literaria nao sofra com a mafia da pirataria que assola a industria da musica, por exemplo.

Entao por favor nao incentive livros ilegais e copias nao autorizadas em sites alternativos. Se o Kindle nao eh ideal pra voce seja qual for o motivo (lingua, por exemplo), simplesmente nao o compre.

Mas por outro lado, o Kindle eh formatado para ler qualquer imagem e qualquer documento (que sera transformado em “pagina de livro” e nao sera tao nitido quanto na tela de um computador, claro), entao voce pode baixar documento em PDF, Word, Power Point, etc para serem lidos no seu Kindle. As instucoes podem ser encontradas na pagina “Help” do seu aparelho ou diretamente na Amazon.

Entao voce pode sim, baixar os livros disponibilizados pelo Ministerio da Cultura, por exemplo (muitos Classicos de lingua Portuguesa), ou coprar livros em sites de editoras e livrarias e transforma-los em formato Kindle sem grandes dificultades.

Nesse caso, o problema maior eh lutar para que editoas Brasileiras/Portuguesas e escritores de nossa lingua abram mais suas cabecas e comecem a disponibilizar suas obras em formato eletronico!

Os eReaders estao ai para ficar, e ser contra e evitar transformar os livros para formato eletronico apenas vai alimentar a industria da pirataria – caso famoso da escritora Inglesa J.K. Rowling, que escreveu os livros do Harry Potter e se RECUSA a dar autorizacao para liberarem seus livros em formato eletronico. Entao oque esta acontecendo? Estima-se que hoje em dia, existam mais copias ilegais dos livros Happy Potter circulando na Internet doque todas as copias impresas que ela ja vendeu. Entao quem saiu perdendo com isso, certo?

– Entao voce nao vai comprar livros de papel nunca mais?!

Claro que nao! Felizmente (ou nao!), alguns livros ainda sao insubstituiveis.

Pra comecar porque infelizmente nao sao todos os autores que aceitam disponibilizar suas obras em formato eletronico, e se por acaso eu estiver muito a fim de ler um livro que nao existe no Kindle, eu compraria a versao em papel sem pestenejar.

E muitos dos livros que consumo sao puramente de imagens, e o Kindle so suporta livros de “texto”, de leitura mesmo.

Entao continuo comprando muitos livros e guias de viagem (que ainda prefiro ver um mapa no papel, a cores e tal, doque em formato eletronico) e muitos, muitos livros de fotografia!

Minha casa eh coberta de livros fotograficos e “coffee table books”, que sao livros pra “ver” e nao pra “ler”, e que portanto nao servem para Kindles ou Ipads ou qualquer outra coisa.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
57 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
57 comentários
  1. Letícia R. - 27/01/11 - 11h12

    Sensacional! Até ler esse post eu não entendia tanto essa onda do Kindle. Mas é tudo de bom, hein? Eu quero! Enquanto não disponibilizarem títulos em português, posso treinar o meu inglês. É uma ótima dica!

    Achei muito interessante a história do dicionário e amei o fato de a tela ser confortável para os olhos. Mas será que quem usa óculos pra ficar na frente do pc e ir ao cinema, por exemplo, precisa usar tb lendo no Kindle?

    Mas pra falar a verdade o que me chamou a atenção primeiro foi a estampa do seu pijama! Muito bonitinha hahaha!

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 12h11

      Sobre o oculos nao sei te dizer, ate porque eu nao sou nada disciplinada pra usar os meus!
      mas diria o seguinte, se vc usa oculos pra PC e cinema mas NAO usa oculos pra ler livros, entao vc nao vai precisar de oculos pra ler com o Kindle.

      Responder
      • Mel - 27/01/11 - 20h02

        Sou super miope e leio no meu Kindle sem oculos/lentes da mesma forma que leio livros antes de dormir.

        É exatamente como vc falou Dri: a sensacao de ler no Kindle é identica a ler no papel. Fiquei bem surpresa de como o bichinho é maravilhoso.

        Também ganhei meu Kindle de Natal e estou AMANDO. Nao vai substituir minha paixao por livros na estante, mas o Kindle eu quero para usar na bolsa e nao na estante ;)

        Responder
  2. Jaque - 27/01/11 - 11h35

    Adriiii! Please, faz um post só sobre seus livros pra “ver” e nao pra “ler” (livros fotográficos e “coffee table books”). Fiquei super curiosa e quero dicas, principalmente dos fotográficos!

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 12h10

      Pode deixar!
      |Estou enrrolando pra tirar umas fotos da sala do nosso apartamento novo (ja nao tao novo assim…) e ai mostro toda minha colecao de livros de viagem, guias de viagem e livros de historia, arte e fotografia, que sao meu slivros de “ver” e nao de “ler”!

      Responder
  3. […] This post was mentioned on Twitter by viagemeviagenss, Adriana Miller. Adriana Miller said: Impressoes do 1o mês de vida do meu Kindle – O eReader da Amazon – http://goo.gl/9kbWE via @DriMiller […]

    Responder
  4. Marcie - 27/01/11 - 12h17

    Eu também rendi-me ao Kindle por causa do número de livros que eram necessários para uma viagem. Sim, é muito prático. Inclusive o sync que faz com a app do Kindle no Iphone. Mas o fato de não poder ler na decolagem e aterrissagem me incomoda muito. E eu não o acho tão cômodo assim, de segurar, não. Nos primeiros dias me doeu muito os dedões.
    Digamos que eu ainda estou “brigando” com ele um pouquinho, embora reconhecendo que sobrou mais espaço na mala para a coisa verdadeiramente importante: sapatos! :wink:

    Responder
  5. Camila Navarro - 27/01/11 - 13h28

    Acho que todos os viciados em livros devem ter ficado com um pezinho atrás, com aquele sentimento de estar traindo nossos amigos de papel… ;) Mas depois de leitoras como você e a Marcie indicarem o Kindle, eu confesso que estou doida para ter o meu!

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 13h45

      Concordo! Eu era super desconfiada e achava que seria o fim do habito de leitura (que infelizmente ja tao pouco gente tem…).
      mas na verdade me surpreendi como com o Kindle o prazer de ler eh ainda maior, e diversifiquei bastante meu gosto literario!

      Responder
  6. Maria Fernanda - 27/01/11 - 13h33

    Oii Dri!!
    esse post veio mto a calhar pq há um tempo estou querendo comprar um Kindle e tava na dúvida se esse tamanho menor não era mto pequeno (achei que a letra fosse ser microscópica! haha), mas nas fotos dá pra ver bem que é tranquilo, tamanho normal.
    Eu to indo pra Londres amanhã e queria voltar com um Kindle pra chamar de meu!haha Vc comprou o seu pelo site da Amazon mesmo e mandou entregar ou tem alguma loja física em Londres que venda (nos Estados Unidos a Best Buy começou a vender!)???

    ps: Eu já sou viciada nos posts de viagem, mas agora mais do que nunca o blog foi MUITO útil pra planejar a viagem pra Londres!!! Não sei se vou conseguir fazer tudo que anotei das dicas (pq fico só 8 dias!!), mas programas com certeza não vão faltar!! Thaaaaanks!!

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 13h44

      Oi Fernanda, eu achava que soh vendia on line pelo site da Amazon (vc pode comprar e mandar entregar no seu hotel – soh toma cuidado com os prazos de entrega, pois como a demanda eh enorme, eles demorar cerca de 10 dias pra entregar, entao eh melhor encomendar antes mesmo de viajar!), mas no outro dia eu vi vendendo Kindle na loja de eletronicos do Free Shop no Heathrow (Na Dixons Travel). Nao sei se o preco eh o mesmo ou se eles sempre terao estoque, e foi a unica loja “fisica” que eu vi vendendo Kindle em LOndres.
      POr via das duvidas eu encomendaria on line mesmo!

      Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 13h51

      Ah! Esqueci de falar no post: a telinha eh do tamanho de uma pagina de um livro tipo paperback, entoa um tamanho normal de livro memso. E as letras sao regulaveis, e o espacamento entre as linhas e paragrafos tambem, entao voce pode ir ajustando ate ficar perfeito e confortavel pra voce! Pode colocar mais texto por pagina (letras menores e espacamento mais estreito) ou colocar menos texto por pagina, conforme a preferencia do fregues! :-)

      Responder
  7. Izabela - 27/01/11 - 14h05

    Nossa, que post interessante! Me animou demais a ter um, vou planejar a minha compra. Adorei suas observações, completíssimas, por sinal.

    Responder
  8. g. - 27/01/11 - 14h17

    nossa! eu já estava com vontade de comprar… depois desta eu quero para amanhã!
    sempre vi praticidade neste negócio para quem lê muito… a minha maior dúvida era justamente não se parecer com as páginas de um livro, mas já vi que é ;)
    valeu!
    bjs

    Responder
  9. Thais Mittmann - 27/01/11 - 15h23

    O que me deixava desconfiada era o conforto para leitura, pois tela de computador e etc…, me cansam. Não achei caro, se formos comparar o preço de eletrônicos e livros no Brasil, acho que está bem em conta. Pela cotação de hoje uns R$290. Se disponibilizassem livros jurídicos já teria comprado um! beijos

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 15h35

      A experiencia de ler com Kindle eh exatamente igual de ler um livro em papel! Eh impressionante a tecnologia deles!
      Nao acho que conseguiria ler livros em outros Tablets, pois realmente eh bem cansativo ficar lendo na “tela”, mas com o KIndle eh completamente diferente!

      Responder
  10. Monex - 27/01/11 - 15h30

    ……………………A loja online Amazon anunciou que as vendas do seu leitor eletronico Kindle triplicaram desde que baixou o seu preco no fim de junho adiantando ainda que no ultimo trimestre vendeu mais livros eletronicos do que fisicos. Alem disso explicou que apesar de as vendas de livros tradicionais continuarem a crescer durante o segundo trimestre do ano as vendas de livros em formato eletronico superaram pela primeira vez as dos livros impressos. Conseguimos um ponto de nao retorno com o novo preco do Kindle explicou na segunda feira o fundador e conselheiro delegado do Kindle Jeff Bezos que assegurou que o facto de as vendas de livros digitais terem superado as dos fisicos e algo assombroso tendo em conta o pouco tempo a que a empresa se dedica a este negocio..O responsavel acrescentou ainda que a Amazon vende livros impressos ha 15 anos e que apenas ha 33 meses distribui livros para o Kindle.

    Responder
  11. Angie - 27/01/11 - 15h38

    Meu marido e eu também somos fas :-) Nossos kindles sao registrados, ambos, no nome dele: assim ele pode ler os livros que eu baixo e vice-versa, sem precisarmos pagar pelo mesmo livro duas vezes :-) E, em viagens, a gente tá usando o kindle para levar cópia de todas as nossas reservas em pdf (just in case :-) ): é prático :-)
    Beijos, Angie

    Responder
    • Adriana - 27/01/11 - 22h17

      Ooooootima ideia!
      O Aaron esta pensando em comprar um tambem, entao vou falar pra ele registrar no meu nome, e podemos “trocar” livros! (se bem que nossos gostos literarios sao beeeeem diferentes!

      Responder
  12. Isabel - 27/01/11 - 15h58

    Adriana, conheci seu blog no início de janeiro e tenho acompanhado seus posts com frequência. Estou gostando muito. Hoje, lendo sobre o kindle fiquei super interessada. Já faz um tempinho (desde o ano passado) que tenho pensado em comprar um. Gosto muito ler, amo livros, gosto do cheiro do livro em papel, mas sempre tive um certo receio/restrição com relação ao kindle, então foi super legal ler o post com sua opinião muito bem colocada. Esclareceu muitas dúvidas minhas. Só acho lamentável que muitos livros não são liberados para a região da América Latina pela Amazon. Então, aqui do Brasil tem muitos livros que não dá para comprar. Gostaria de ter mais opiniões a repeito de usuários no Brasil. parabéns pelo excelente blog. Beijos.

    Responder
  13. Lucia - 27/01/11 - 17h21

    Oi Dri, eu era igual a voce e so recentemente eu tb fiquei com vontade de comprar um. Isso porque em mais de 10 anos eu nunca precisei pegar transporte publico e agora que estou tendo que fazer isso, esse gadget eh bem melhor do que carregar um livro grosso e pesado e tentar le-lo em onibus.

    O preco dele por aqui eh bem baratinho e acho que comprarei o meu mes que vem. Ja ouvi falar que voce pode comprar um livro normal no Amazon e comprar uma versao eletronica desse mesmo livro com um disconto e vou ver como isso funciona, pois ainda gosto de ter o livro fisico na minha prateleira.

    bjos

    Responder
  14. Daiane Tozzi - 27/01/11 - 22h01

    Adriana dica de Lisboa:
    Passa numa livraria e ve o livro “OLHARES”. São maravilhosas fotografias de um cara que viajou o mundo inteiro… um livro pra “ver” que vc vai amar :)

    bjos

    Responder
  15. Wilma Rocha - 28/01/11 - 00h58

    Adriana adorei o post. O eReader é mesmo uma maravilha pra quem ler muito e um incentivo aos que leem menos, afinal, ter vários livros assim disponíveis, sem pesar na bolsa, é tudo de bom!! Vai para minha listinha de desejos.

    Responder
  16. Carol G - 28/01/11 - 05h20

    Eu sempre fui a favor do kindle, justamente pela praticidade. Carregar um livro na bolsa é ruim. Além de danificá-lo, prejudica e muito a coluna. De tanto carregar bolsa pesada, eu comecei a andar tendendo o corpo para o lado do ombro que eu carrego a bolsa. (Quase um Quasímodo… UAHUAHUAHUHA… Brincadeira!) Poder abrir mão disso é ótimo! Claro que a experiência de comprar um livro, sentir o cheiro do papel, admirar a diagramação e escolha da tipografia é insubstituível, mas no final das contas, o que mais importa para o leitor: a história em si ou todo esse contexto?

    Infelizmente, ainda não me sinto segura para usar aqui no Brasil. É raro ver alguém com um Kindle lendo um livro, com um iphone vendo algum filme ou com algum outro objeto (com exceção dos ipods) desse tipo. O conceito segurança realmente pesa. (Aliás, é raro até ver alguém lendo aqui nesse país… rs)

    Dri,

    Queria te pedir ajuda com uma coisa. Eu sei que hoje em dia é ridículo dizer uma coisa dessas, mas eu vou confessar: tenho medo de andar de avião. Fico tensa, pensando em mil tragédias e pronta pra me atirar na água e ser comida por um tubarão. hahahahaha… Por favor, ajude a classe medrosa-cagona desse mundo! Nos dê dicas de como diminuir essa tensão e tornar um vôo (principalmente os longos) mais tranquilos…

    Beijos!!!

    Responder
    • Carol G - 28/01/11 - 20h19

      Dri! Obrigada pela resposta! :)

      Que droga esse acidente de carro. Como essas coisas mexem com a nossa cabeça, né?

      Nunca me aconteceu nada. Meu medo não tem fundamento. Simplesmente fico nervosa durante o vôo, principalmente se ele é à noite. Não chego a ficar desesperada, mas é um medo que me deixa tensa. Minha irmã, que irá se formar em piloto, insiste em me dizer que de todos os transportes o avião é o mais seguro. Apesar de saber disso, sempre imagino mil tragédias! rs…

      Acho que o segredo é se distrair com alguma coisa e/ou tomar um calmantezinho para dormir, né? Acho que com o tempo e o hábito vou me acostumando e tiro esse medo da cabeça!

      Beijos

      Responder
      • Fernanda - 30/01/11 - 12h24

        Oi Carol, vou invadir o espaço da Dri para dar meu pitaco. Para mim, avião sempre foi algo muito tranquilo mas, depois daqueles acidentes aqui no Brasil e todo aquele rolo de insegurança aérea eu fiquei beeem medrosa…ainda mais que eu sempre voava pois morava fora. Tomava uns calmantes e ia toda grogue, o que é bem por um lado mas, me deixava meio mal até na chegada ao destino. Até que comecei a ler um livro: Fique de bem com seu cérebro, de uma neurocientista carioca bem famosa. Lá ela explica toda esta química cerebral e como tirar proveito de situações de estresse agudo e, inclusive citando o medo de avião que é muito comum. Para mim foi o que me deu um start e comecei a lidar melhor com a situação. Claro que existem graus de pânico e muitos tem de ser tratados com especialistas. Esta é minha dica, saber lidar com a situação. Espero que seja de algum proveito para vc!

        Responder
        • Carol G - 05/02/11 - 15h13

          Fernanda! Muito obrigada pela dica, adorei! Na verdade meu medo não é muito grande, só fico tensa mesmo. Nunca tive medo, mas o que aconteceu comigo foi justamente o que você disse. Aquela onda de acidentes aéreos me deixou um pouco paranóica e na minha última viagem (primeira depois de toda essa onda), não conseguia afastar essas notícias ruins da minha cabeça, o que foi me deixando muito, muito tensa.

          Vou comprar o livro! Vamos ver como me saio! ;)

          Beijos!

          Responder
  17. isabel Moura - 28/01/11 - 09h55

    Focou exactamente todos aqueles pontos contra os quais sempre achei que nada se compara como um bom livro….(é hórrível ler num ecran (tela), deve ser horrível não ter o gostinho do virar das páginas, do cheiro do livro…).
    Mas com tantos pró-argumentos, fiquei com vontade de experimentar…as vantagens parecem, de facto, muitas!
    (ahhh, e adorei o argumento de dizer q fica difícil virar as páginas do livro quando se está na cama, enfiada debaixo dos lençóis…como é verdade!!!:)principalmente quando está frio..)

    fica a curiosidade…;) tá a fazer de nós umas consumistas em novas tecnologias!:)

    Responder
  18. Patricia Freitas - 28/01/11 - 17h45

    Nossa, esse post veio na hora certa! Também sou fanática por livros e estou começando meu mestrado em literatura inglesa, imagina ter todos os clássicos que preciso ler no mesmo lugar! Acho que vou me dar de presente de aniversário :)

    Responder
  19. Viviane - 28/01/11 - 22h07

    Dri, muito obrigada pela resposta e pelo post tao completo! Sabia que vc iria dar uma opiniao abrangente e sincera sobre o Kindle. Decidi que vou comprar um tb. Eu tenho lido bem pouco ultimamente examente pelas “dificuldades” do livro em papel, peso, desconforto etc. Tenho certeza que isso mudará assim que tiver o Kindle para facilitar a vida. Quanto aos livros serem só em ingles, acho que isso vai mudar aos poucos. A Amazon é uma empresa gigante e presente em todos os países do mundo, acredito que eles já devem estar procurando solucoes para esse problema. Os livros em outras línguas em si eles já vendem, agora acredito que seja questao de tempo para a maioria ser vendida em versao eletronica tb. O bom é que eles estao querendo ampliar tb bem rápido para jornais, revistas e afins, o que tornará o Kindle mais interessante ainda. O jornal “O Globo” por exemplo já dá pra fazer uma assinatura e receber todo dia a versao eletronica. Legal né? :)
    Beijos e um ótimo fds!

    Responder
  20. Luisa - 28/01/11 - 23h28

    Oi Dri
    Estava tentada a comprar um Kindle, mas acabei me rendendo ao Ipad… :)
    Ah, esse seu texto me fez lembrar um video sobre uma nova tecnologia para a leitura, o Bio Optical Organized Knowledge, conhecido como BOOK. ;)
    http://www.youtube.com/watch?v=YhcPX1wVp38&feature=share
    Bjs

    Responder
  21. Jmelo - 29/01/11 - 02h59

    O iPad êh infinitamente melhor, basta ter os dois para ter essa certeza. De qualquer forma parabéns pelo artigo.

    Sei que voce gosta bastante de fotografia, e gostaria de sugerir um post sobre. Apesar de ter inúmeros posts sobre os países e lugares a visitar, nunca li um sobre o essencial: registrar nossas fotos. Qual seria uma maquina ideal para comprar e levar para uma viagem ao exterior? dicas de fotografia, etc.

    Abs
    Obrigado.

    Responder
    • Adriana - 31/01/11 - 08h10

      OI Jmelo,

      Cada um com sua opinião né? Que bomq ue vc gosta do iPad, mas nao é pra mim.

      Sobre, cameras fotograficas, eu já fiz alguns posts sobre isso, de uma olhada nos arquivos )os posts estao linkados na pagina “quem sou eu”.
      Eu posso recomendar qual camera uso e funciona pra mim, mas nao acho que exista uam camera ideal que sera infalivel pra todo mundo.
      Alem disso, acho que a fotografia esta muito mais nos olhos de quem aperta o botao, doque na tecnologia da camera.

      Responder
  22. Al - 29/01/11 - 15h00

    Adriana,

    Você poderia fazer um post sobre relacionamentos na Inglaterra? Como os solteiros agem quando querem namorar? As pessoas ficam muito tempo sozinhas, a frieza que dizem que os britânicos possuem afasta um dos outros?
    É um fato curioso sei que é casada mas tem um bocado de meninas interessadas em saber.
    Um abraço,

    Responder
    • Adriana - 31/01/11 - 08h08

      Como assim? Nao entendi…
      Pra começar eu discordo totalmente com esse mito de que os Ingleses são frios… Acho os Ingleses um dos povos mais simpaticos e hospitaleiros, e muito facil de fazer amizade.
      Pode nao ser aquela amizade que as pessoas no Brasil tem com a filha da amiga da vizinha, que vc pode já ir entrando em casa sem bater na porta, mas os Ingleses sao muito honestos com seus sentimentos, e quando gostam ou vao com a cara de alguem, farao de tudo pela amizade. mas se nao rolar empatia, pronto, nao tem cerimonia.
      ja pra namorar e casar, isso varia de pessoa pra pessoa, né?
      Posso adiantar, que por aqui (na Europa em geral, na verdade. Nao tem nada a ver com os Ingleses) nao rola o clima “pegação”, que infelizmente é comum no Brasil. Muitas vezes vejo extrangeiros reclamando da “frieza” dos Europeus por casa disso, pois ninguem fica se agarrando pelos cantos.
      Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

      Mas de resto, isso é uma opinião muito individual que varia de homem pra homem e mulher pra mulher, e seria injusto (e impossivel) de minha parte tentar generalizar odo mundo num post só. (até porque meu Marido é Americano, e nunca namorei nenhum Ingles)

      Responder
      • Al - 01/02/11 - 23h26

        ok! Ótima sua resposta já imagina que era mito que os ingleses são frios. E concordo plenamente que pegação de mais incomoda e às vezes é um comportamento muito indelicado.
        Espero não ter sido mal entendida, somente queria tirar uma dúvida em relação ao que ouvimos falar. Felicidades e Deus te abençoe.

        PS: Esse Kindle é uma das 7 maravilhas da tecnologia principalmente para quem viaja muito

        Responder
  23. Julia - 29/01/11 - 15h54

    Olha, andei fuçando outros blogs e nda se compara ao seu!
    Super completo e interessante, o melhor blog de viagens que achei!!!
    Vou passar esse ano na Itália e cm faz 3 anos que planejo, já estava até esquecendo o porque estava indo, quando achei o seu blog fiquei inspirada novamente!
    Obrigada por dedicar parte do seu tempo a isso aqui!
    bjuss

    Responder
  24. Wanessa - 30/01/11 - 18h57

    Adriana, esse post acabou com o meu preconceito contra os e-readers! Penso (pensava) exatamente como você, que nunca trocaria um livro de papel pela versão digital, mas agora só vou esperar aparecer um produto semelhante que seja compatível com os livros eletrônicos vendidos no Brasil.
    Um Kindle teria sido utilíssimo, por exemplo, quando li Os Pilares da Terra, do Ken Follet, por influência sua! rsrsrs Aliás, comecei a ler a nova trilogia dele – adorei o primeiro – e seria muito útil para esses também…

    Responder
    • Adriana - 31/01/11 - 07h59

      Sabe que ler o “Fall of Giants” foi a gota final na minha vontade de ter o Kindle!
      O Livro é otimo, eu nao conseguia parar de ler, mas nossa, como é GRANDE e pesado!
      Ficava com muita preguiça de carregar aquele trambolho pra cima e pra baixo, mas ao mesmo tempo nao conseguia parar de ler!

      Responder
  25. Talita - 31/01/11 - 16h07

    Oi Dri…

    Realmente esse Kindle é ótimo…eu que sou uma leitora compulsiva concordo realmente que levar livros em viagens não é uma boa idéa, pode sujar, amassar, rasgar, e eu tenho um cuidado muito especial com os meus livros…

    Tanto é que não é pra qualquer um que empresto…rs

    “Os Pilares da Terra” são realmente enormes, imagina sair com um livro desses por aí dentro da bolsa, muito pesado, igual os da Marian Keyes que são enormes e pesados também…

    Estou adorando o seu blog, ainda mais pelo fato de você morar em Londres, é o meu sonho morar na Inglaterra, minha caneca é da bandeira do Reino Unido, meu porta retrato lindo que achei na 25 de março é do Parlamento Inglês, meu cofre é da Cabine Telefônica…um verdadeiro charme…rs e até a minha latinha de lixo do meu quarto são com fotos de Londres…rs

    Faço Scones, bolo inglês e sanduíches para o chá…rs
    Só falta eu ir pra Londres…

    Vou passar o seu blog pra minha irmã que adora viajar…ela vai adorar com certeza…

    BJS…

    Responder
  26. Karime - 02/02/11 - 18h33

    Adriana, essa capa que parece de couro você comprou onde?

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 19h23

      Na Amazon tambem! Tem vaaarias opcoes. A minha foi a mais baratinha, custou uns 9 pounds

      Responder
  27. Talita Gonçalves - 03/02/11 - 13h47

    Adorei seu post, super completo.
    Já estava querendo comprar um Kindle para dar de presente, mas estava meio indecisa.
    Depois de ler, fui direto no site da Amazon e comprei um Kindle de presente de aniversário para o meu noivo.
    Até semana que vem deve estar chegando!
    bjus e tudo de bom!

    Responder
  28. Eduardo Behle - 03/02/11 - 21h57

    Ok, vc me convenceu…
    Abraço pra vc Adriana.
    Eduardo.

    Responder
  29. […] an e-reader for a long time, and couldn’t quite decide on what to get. But after this good review from Adriana (Dri EveryWhere blog), I decided for the kindle. I was gonna get it myself, but the bf […]

    Responder
  30. Emanuel Maia - 18/04/11 - 19h26

    Olá,

    Parabéns pelo texto, deixa transparecer bem a verdade da maravilha que é ter um e-reader.

    Escrevo para um blog especializado nesse assunto e toda semana publicamos um foto que mostre o envolvimento do Kindle (ou outro leitor) no dia a dia. Gostaria de saber se você cederia as imagens do salão de beleza, casaria bem a proposta.

    Atenciosamente,

    emanuel

    Responder
  31. […] esquecer, CLARO da parafernalia nerd, incluindo minhas duas cameras fotograficas, meu laptop, o Kindle (com 4 novos livros!), o Pebble, o mini tripe, baterias extras para as cameras (eu tenho 3 baterias […]

    Responder
  32. Rodrigo Vitório - 31/01/12 - 04h28

    Oi, acabei de ler seu post!
    Me tire uma dúvida, por gentileza… Eu estou indo pra Londres agora em fevereiro e gostaria de comprar um Kindle lá (já vi que os preços está bem mais em conta que aqui no Brasil). Tem algum problema de compatibilidade quando eu o trouxer para cá comigo (para o Brasil?) ou quanto ao registro na Amazon?
    Você conhece alguma outra loja além daquela de Heathrow? John Lewis vende?
    Muito obrigado! ;)

    Responder
    • Fernanda - 31/01/12 - 10h32

      Oi Rodrigo,
      eu não dou a Dri mas acho que posso tirar sua dúvida, já que comprei meu Kindle em Londres e moro no Brasil.
      Primeiro, não tem problema de compatibilidade nenhum quanto ao registro na Amazon e o funcionamento dele. A única diferença é que o carregador de tomada que vem junto é com o plug do Reino Unido, mas não chega a ser um problema pq ele precisa ser carregado poucas vezes e eu sempre carrego com o cabo USB no computador.
      Sobre onde vende, eu nao sei quanto as lojas do aeroporto…mas sei que na loja Currys da Oxford Street tem, foi lá que eu comprei o meu.

      Bom, acho que é isso..espero ter ajudado!

      Responder
      • Adriana Miller - 31/01/12 - 11h02

        Obrigada! Voce foi rapida no gatilho!

        Responder
  33. Rodrigo Vitório - 31/01/12 - 11h17

    Muito rápida!!!
    Muito obrigado mesmo, Fernanda e Adriana!
    Bom saber que está a venda no comercio de rua por lá! Fiquei preocupado em não conseguir na loja do Heathrow e em nenhum outro lugar!
    Quanto ao plug, já vi que vendem adaptadores na amazon, e de qualquer forma eu tb já tenho um adaptador universal.
    Muito obrigado mesmo!

    Responder
    • Adriana Miller - 31/01/12 - 11h32

      Eh super facil comprar adaptadores por aqui, qualquer livraria e ate farmacia vende. No aeroporto praticamente todas as lojas vendem adaptadores tambem!

      Responder
  34. Rodrigo Vitório - 21/03/12 - 20h11

    Oi Dri e Fernanda!
    Estou para voltar aqui há um tempão e avisar a vocês que consegui comprar meu Kindle lá na Currys da Oxford Street como a Fernanda me indicou! Super tranquilo, rápido e eficiente!
    Me apaixonei por Londres! E apesar de não gostar de repetir viagem, pretendo voltar assim que for possível, pois tenho certeza de que Londres é uma cidade que você pode visitar 50 vezes e cada uma delas a experiência será única!
    Muito obrigado pelas dicas e atenção de vocês.
    Abçs
    Rodrigo

    Responder
  35. LauraJ - 13/11/12 - 21h21

    Oi Adriana!
    Como vai o seu Kindle? Voce se atualizou com um novo ou ainda usa este que voce escrevou sobre? Eu estou “hutting for one”, e estou na fase de decisao… As escolhas sao Kindle, Nook ou um Tablet.
    Qual o livro que voce atualmente esta lendo?
    Ate Mais!!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/11/12 - 21h58

      Continuo com o mesmo! Ele esta firme e forte mesmo quase 2 anos depois!
      Nao senti necessidade de atualizar, ja que a “tenologia” da leitura (nao do tablet em si), continua a mesma, que significa que a tele ainda tem cara de papel, e é isso que faz do Kindle tao incrivel em comparacao com as outras opcoes.
      Mas estou pensando seriamente em trocar pelo iPad mni ou o Kindle Fire, só pra poder ter mais versatilidade alem de um simples eReader.

      Responder
  36. Leanne - 18/08/15 - 23h30

    Estou em Londres e gostaria de comprar um. Onde encontro? Obrigada

    Responder