01 Feb 2011
28 comentários

Ao vivo de Beirute

Beirute, Dicas de Viagens, Libano, Trabalho

Pra quem me acompanha no Twitter, as primeiras impressões do Libano não foram exatamente as melhores. Não necessariamente ruim, mas apenas diferente.

Pra começar que meu voo era um voo Londres – Khartoum, com escala em Beirute. Ah, vc não sabe onde fica Khartoum? Eu também não sabia até ontem de tarde. Khartoum é a capital do Sudão. Eu entrei num avião a caminho do Sudão. Ponto.

Pra quem é super cool, talvez esse pequeno detalhe não fosse tão importante, mas pra mim foi uma coisa meio sureal de “Cara, e se alguma coisa der errado e eu for parar no Sudão?!?!”. Talk about assunto pra post heim?!

Mas o voo foi o mais tranquilo possivel, e aterrisar no Libano foi mais tranquilo doque poderia imaginar. mas foi dificil ignorar a quantidade de soldados armados até os dentes platados em todos os cantos do Aeroporto, inspecionando malas e analisando cada passageiro de cima abaixo.

A mesma coisa na chegada do hotel, onde para sequer virar a esquina, passamos por guarita do exercito, o taxi foi parado, o porta malas revistado e o motorista interrogado.

Na entrada do hotel mais um pouco: Detector de metal, Raio-X e esquema de segurança de deixar muito aeroporto com inveja.

Durante o check-in eu perguntei pra recepcionista se aquilo tudo era por causa dos boato sobre protestos e a confusão no Egito e Tunisia, mas ela me olhou com cara de perdida, e disse com a maior naturalidade que não ouviu falar sobre nenhum protesto no Libano, e que aquilo era perfeitamente “normal”.

Mas não esqueçam que eu estou aqui é pra trabalhar!

O escritorio do BAML tem uma das melhores localizações possiveis, no centrnao historico de Beirute, e ainda me colocaram numa sala com a vista da praça central com as montanhas nevadas ao fundo, e a vista do Mediterraneo na lateral…

Então na hora do almoço me levaram pra dar um voltinha pela area e fiquei logo impressionada com a cidade!

Minha primeira impressão foi que tudo é super novinho…. mas não necessariamente “moderno”. Me senti quase que no estudio cenografico de um filme que supostamente se passa no Oriente Medio…

E explicação? Apesar de “antiga” e “Historica” a região foi completamente bombardeada e destruida durante as muitas guerras que assolaram o pais, e só nos ultimos 5 anos o pais esta voltando ao “normal”. Então iamos andando pelas praças, Mesquitas, predios historicos… e o diretor do banco ia falando “aqui era onde ficava o não sei oque lá. Mas foi destruido pela guerra.”, “aqui foi onde o não sei oque ficava, antes de ser destruido peal guerra”. E assim sucessivamente numa narração de partir o coração sobre tudo que foi destruido e reconstruido ao longo dos anos.

E por mais que Beirute realmente seja uma cidade bonita e cheia de coisa legal pra oferecer, as marcas da guerra estão ai pra quem quiser ver, e guerra minha gente, é uma coisa muito triste. É morte, é destruição, é pobreza, é tudo de ruim junto no mesmo lugar, acontecendo ao mesmo tempo com esse povo.

Mas muito se engana quem acha que os Libaneses estão por ai chirando miseria ou esperando pena ou ajuda de ninguem. O pais teem se reerguido e reorganizado com uma eficiencia exemplar, e apesar dos pesares, se orgulham de sua historia, pra bem ou pra mal, não escondem suas cicatrizes e não colocam panos quentes no problema.

Falam das guerras e conflitos com a mesma naturalidade com que apontam as ruinas Romanas, a igreja Ortodoxa e a Mesquita que dividem o mesmo quarteirão que um relogio Rolex gigantesco, e realmente se sentem os seres mais sortudos do mundo por terem nascido num dos berços da civilização, e prontamente apontam a sorte de poder esquiar de manha e nadar no mediterraneo a tarde!

Quando eu marquei minha viagem semana passada, meu voo original voltava pra casa no sabado de manha, pois realmente pensava que essa não seria a hora certa de passear pelo Libano.

Mas rapidinho mudei de ideia! E já troquei minha passagem pra Domingo, então vou poder dar pelo menos uma esticadinha e conhecer um pouco mais do pais!

Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. Dri, que bom que vc vai conseguir dar a esticadinha, porque enquanto se está trabalhando é muito dificil de ver a cidade né?

    Beijinhos and be safe! ;)

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 08h00

      Pois eh! Impossivel!
      Mas por sorte o escritorio do banco eh muito bem localizado e da pra dar umas oltinhas pelo centro historico na hora do almoco e no fim do dia…

      Responder
  2. Thais Mittmann - 01/02/11 - 21h55

    Adriana, tenho um amigo,filho de libanês, que morava aí e adorava. Gostava muito mais que daqui do RJ. Ele teve que voltar, durante uma dessas guerras em avião da FAB resgatando brasileiros, mas abafa… hahahaha
    Segundo ele, antes desse acontecimento ele se sentia até mais seguro que na Zona Norte do RJ. Aproveita e conta tudo para gente depois. bjs

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 07h59

      Bem a zona norte do Rio nao eh segura nem no LIbano nem em lugar nenhum! Hahahahahah
      Por enquanto estou me sentindo SUPER segura. Sai pra dar uma voltinha a noite e em momento algum me senti com medo ou numa posicao de risco.
      Bem mais segura que na zona sul do Rio ou no centro de Madrid.
      Na verdade tenho me sentido muito com a mesma sensacao que tive em Israel: vc tem quele instinto de saber que andar por aqui eh um risco, e por mal ou bem, uma bomba poderia facilmente explodir a qualquer momento, mas por outro lado as ruas sao tao limpas, tao tranquilas, as pessoas tao educadas… vc ate esquece a quantidade de guerra e morte que esse lugar ja viu!

      Responder
  3. […] This post was mentioned on Twitter by viagemeviagenss, Patricia Figueira. Patricia Figueira said: Ao vivo de Beirute – http://goo.gl/xzGuL via @DriMiller (via @DriMiller) Muito legal o relato da DriMiller sobre Beirute. […]

    Responder
  4. mi - 01/02/11 - 23h03

    e a comida? tinha um amigo libanes em wisconsin q uma vez fez alta janta libanesa, comidas deliciosas!

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 07h56

      A comida Libanesa eh a comida “arabe” que tmos no Brasil, e muito boa!
      Ontem comentei com um dos diretores que tinha um restaurante Libanes no meu hotel e ele ficou ofendidissimo! Hahahah!
      Entao prometeram me levar pra almocar no – supostamente – melhor restaurante de comida Libanesa da cidade…
      Veremos!

      Responder
  5. renata - 02/02/11 - 08h39

    Dri, faz uma foto da sua sala, fiquei louca pra ver essa vista da neve e do mediterrâneo!!!!!!! :)
    Eu tenho um amigo libanês que morava em San Diego na época que eu morei lá. Ele agora mora aí e vive postando fotos incríveis!!!!
    BJS

    Responder
  6. isabel Moura - 02/02/11 - 09h21

    E eu a pensar que ia ver fotos de Lisboa e deparo-me com outra viagem….mas ao Líbano!
    “minina”, vc não pára!:)
    Realmente quando se fala de viajar para o médio Oriente assusta sempre um pouco, mas mais ainda neste momento em que região é um baril de pólvora pronto a explodir….Tunísia, Egito, Jordânia…
    Tem cuidado, mas aproveita!;)Bom trabalho e estadia!

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 10h10

      Pode deixar que vou postar sobre Lisboa sim!!

      Responder
  7. aline - 02/02/11 - 15h23

    Dri,

    E quanto ao fato de vc ser mulher andando sozinha, existe esse perigo? Quero dizer, eles aí pelo visto são menos ortodoxos…certo?

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 15h26

      Por enquanto nao… ninguem nem olha pra minha cara ! :-)
      Mas hj vou dar uma voltinha pela orla a noite, entao veremos! Se eu sobreviver, volto pra contar como foi!

      Responder
  8. Patricia - 02/02/11 - 15h29

    Que terrível ter que ir parar num lugar desse. Isso pra mim é o fim do mundo.

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 17h11

      E quem disse que viajar pro fim do mundo é uma coisa ruim?
      Pra mim, quanto mais perto do fim do mundo, melhor! :-)
      E em breve espero descobrir onde Judas perdeu as botas e o vento fez a curva!

      Responder
    • CLEO - 17/02/11 - 00h05

      SOU DE SÃO PAULO, MEU MARIDO LIBANES…NASCEU CRESCEU E TEVE UMA INFANCIA BEM LEGAL… DEPOIS NA ADOLECENCIA VIVEU NA GUERRA CIVIL , VENHO PARA O BRASIL
      E NOS CONHECEMOS… TEMOS CASA LA E A FAMILIA DELE E AMIGOS… AS VEZES
      ACHO QUE VIVER EM SÃO PAULO CORRO MAIS RISCOS QUE POR LA… MEU CUNHADO
      ACABA DE SE MUDAR COM A MULHER E 3 FILHAS PARA LA, A MAIS VELHA CURSANDO
      A FACULDADE AMERICANA E ESTÃO AMANDO VIVER LA…NASCERAM AQUI… OUTRO DIA
      DESCOBRI SEM QUERER UM BLOG( A GAROTA OU MENINA QUE FOI PARA O LIBANO)
      ELA OPTOU POR IR PARA LA FAZER MEDICINA… ASSUSTADOR??? ACESSE …
      UMA BRASILEIRA NO LIBANO POR OPÇÃO … ACHO QUE TEM MUITO PRECONCEITO
      TEM QUE CONHECER E VIVENCIAR PARA DEPOIS CONCLUIR QUE NÃO É TÃO TERRIVEL….

      Responder
  9. Patricia A. - 02/02/11 - 17h25

    Se vc nao tivesse ai a trabalho, rolaria de ir como turista!? e o Aaron, nao fica super preocupado?
    aproveite : )

    *sou outra Patricia :-)

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 17h30

      Rola, claro!
      As pessoas ainda tem uito preconceito com viagens a turismo no Oriente Medio, mas na verdade é mais facil viajar pra cá doque pra Asia ou America do Sul, por exemplo (para Europeus e Americanos).
      A primeira reação do Aaron foi de susto, mas depois ele ficou com inveja de não poder vir pra ca tambem! :-)

      Responder
  10. Patricia A. - 02/02/11 - 17h28

    o Cairo ta o caos buaaaaaaaaaa
    Achas que ir ainda este ano rola?! tao frustrada….tava tao na pilha…que nem vc para a Tunisia.
    Dri,
    Qual foi seu plano B, depois de Tunis cancelada….queria muito Egito e achar um lugar a “altura” da aventura vai ser dificil…alguma dica!??
    abraços

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 17h35

      Sei lá viu… estou com eseranças de conseguir ir pra Tunisia no meu anivesario do ano que vem! :-)
      Fiquei ultra frustrada, mas fazer oque né? Viajar pra esses lugares de “risco” é assim mesmo e temos que aceitar que nao da pra controlar tudo.
      No nosso caso o “plano B” era a ilha de Chipre, mas acabei decidindo ir pra Tunisia pq era mais barato, mas quando tivemos que cancelar, voltamos ao plano de Chipre e trocamos as passagens.

      Mas se vc quer algo “a altura” do Egito em relação a historia, cultura e tal, minha primeira reação seria indicar outras areas do Oriente medio… mas do jeito que as cosias estão melhor deixar toda região de fora por um tempo.
      Entao acho que outra opção historica aqui pela area seria a Grecia…
      Ou entao Turquia…

      Responder
  11. Patricia A. - 02/02/11 - 18h39

    Pois eh semana retrasada fomos p Atenas…e ja conheci Santorini LINDA! e Creta….Turquia tb sou louca p ir a Tunis, meu pai sempre poe pilha….hahahahaha mas para estas bandas realmente eh bom dar um tempo…

    pensei em na ilha de capri mas anda tudo taooooo caro, Chipre tb eh bem salgado, e saindo de Zurich tudo sempre eh uma fortuna…passagem aerea low cost aqui nao rola….so easy jet mas de zurich para 2 lugares e aerlingus para Dublin apenas, que alias visitamos findi passado….anyway…to tentando achar um lugar que me toque para ir em Fevereiro, mas tava TAO Cairo que de repente guardo as ferias para Abril ou May (tempinho ajuda) escrevi uma duvida do seu post de Cracovia, qdo puder responde, sei que esta suuuuuuper ocupada! Dri multitask :-)

    Responder
    • Adriana - 02/02/11 - 19h26

      E Dubai? Vcs já pensaram em Dubai?
      Nao sei como/quanto sao os voos saindo da Suiça, mas quando fomos ano passado conseguimos um voo bem baratinho!
      Realmente Zurique é outra estratosfera monetaria, mas sei lá né…
      Cyprus saindo de Londres, mesmo meio que de ultima hora foi bem razoavel (vamos de EasyJet).

      Já respondi o post da Cracovia!

      Ah! E o sul da Italia?
      Vcs ja foram pra Pompeia, Herculano, Calabria…? Otimas opcoes de historia+tempo bom em fevereiro!
      Ou então Marrocos?
      Croacia…?

      Responder
  12. Patricia A. - 02/02/11 - 19h49

    Para o sul da Italia, pensei em ir a Florença que ja conheço e de la pegar trem para cinque Terre e um day trip p Siena que achas??
    Dubai meu marido nao quer ir nem amarrado, vai entender!
    CALABRIA SERIA BEM INTERESSANTE.
    Marrakesh fui ano passado com a mamae…
    Croacia seria uma opçao :-)

    thanks a lot, vou pesquisar tudo e depois conto, sabe que qdo soube que vcs foram a Lisboa, me deu uma vontade de voltar, so a comida portuguesa me da agua na boca, e vi que foram a Sintra e Cascais tb. Achei bem legal….foram 3 dias? tb uso muito viajar sexta depois do trabalho e voltar domingo….obrigada pela atençao! te dou o maior 10.
    cuidado por ai!

    Responder
  13. Patricia A. - 02/02/11 - 20h19

    *Para o sul da Italia, pensei na Ilha de Capri…ou a Florença….

    Responder
  14. Patricia A. - 02/02/11 - 20h56

    hahahahahaha tava olhando o tanto de destino de Londres pela easyjet….
    depois olha por curiosidade de Zurich…..somente Londres e Manchester…vai entender, alias eu sei bem, eh que o custo do aeroporto aqui p low cost eh carissimo, mas vai a dica,
    eh so ir por Basel que abre um leque de mais opçoes, que fica ha 50 min de trem da main station em Zurich :-)
    ja to de olho….
    beijo

    Responder
  15. Marcela - 08/02/11 - 23h22

    Adorei que vc usou a expressão “peatonal”. Vem de pedoteria, que em português seria o calçadão e que aqui ficou tão vinculado a praias… amei…

    Responder
  16. […] ainda em Fevereiro tive a primeira surpresa do ano: uma viagem a trabalho inesperada ao Libano, pais pelo qual me apaixonei rapidinho, e gracas a deus tive a chance de voltar outra vez ao longo […]

    Responder
  17. Bruno Volkers - 12/04/12 - 16h59

    Bom dia Dri, adorei seu relato sobre o Líbano, um país de muitos contrastes. Estou no mar rumo ao Líbano, parabenizo pelas dicas, se possível gostaria que me mandasse algumas dicas de lugares que não podemos deixar de passar por lá. Desde já agradeço, abraços.

    Responder
    • Adriana Miller - 13/04/12 - 08h33

      Eu tive a oportunidade de conehcer algumas outras cidades no Libano, e recomendo todas!
      De uma olhada em todos os posts na Categoria Libano, pois ja postei muitas informacoes sobre oque visitar.

      Responder