17 Feb 2011
4 comentários

Sintra

Dicas de Viagens, Lisboa, Portugal

Sintra eh um municipio nas redondezas de Lisboa, e que faz parte do roteiro de quase todos os turistas que visitam a capital Lusitana.

O acesso eh super facil, com trens a cada 20 minutos saindo da estacao Rossio no centro de Lisboa, e o trajeto demora cerca de 40 minutos.

A historia de Sintra eh antiga, e o primeiros registros de ocupacao sao do seculo VIII. quando portugal estava sob dominio Arabe, e os Mouros construiram um castelo no ponto mais alto da montanha, onde ate hoje esta o Castelo dos Mouros.

Quando Don Afonso Henriques fundou o Reino de Portugalia e liberou a provincia Sul da Galicia da dominacao dos Mouros, Sintra simbolizou um dos grandes feitos do “Conquistador”, que logo tomou posse do castelo e mandou construir uma igreja bem no meio do castelo!

Nos seculos seguintes, a medida que o Imperio Portugues foi se expandindo e enrriquecendo, Sintra virou hot-spot da realeza e a cidadezinha propagou dezenas de palacios e castelos onde a elite e familia real dos anos dourados Portugueses assavam seu verao.

Hoje em dia a cidade inteira eh Patrimonio da Humanidade da Unesco, e tem uma concentracao de palacios e castelos por metro quadrado de fazer inveja!

Logo no centro da cidade esta o Palacio Nacional de Sintra, com suas chamines inconfundiveis que dominam a paisagem da cidade e viraram simbolo da historia de Sintra.

Aproveite pra comecar seu passeio por lah, que eh de graca pela manha!

Depois de um pit stop para uma queijadinha, seguimos diretamente para a Quinta da Regaleira, que nao eh das construcoes mais antigas da cidade, mas sem duvida eh das mais interessantes!

Imagina oque aconteceria se o autor de Aline no Pais das Maravilhas fosse fan de Indiana Jones?! Ele teria construido a Quinta da Regaleira!

O palacio eh lindo, mas a principal atracao eh sem sombra de duvidas o jardim!

Eh uma sucessao de cavernas, grottos, passagens subterraneas, pocos, calaboucos e esconderijos pra se perder o dia todo!

Eh muita viagem junta! Mas tao divertido tentar achar a proxima passagem secreta, e tentar imaginar que diabos passou pela cabeca do idealizador daquele lugar…

Passamos a manha quase toda pelos jardins da Quinta, e se nao estivessemos com pressa pra ver outros palacios de Sintra, dava pra ficar o dia todo por lah sem se entediar!

Mas o principal atratico de Sintra (e meu palacio preferido do mundo!) eh o Palacio da Pena!

Tudo bem que perto da exentricidade da Quinta da Regaleira o Palacio da pena eh bem “normal”, mas ainda assim nao eh exatamente o castelo de conto de fadas que vemos em outras partes da Europa!

As cores vivas, a mistura de estilos, os detalhes over the top e tudo junto-misturado-agora fazem desse Palacio unico e inconfundivel!

E como foi uma das ultimas residencias oficias da familia real Portuguesa antes da queda da Monarquia em 1910, o palacio ainda eh bem “habitavel”, e eh possivel passar por cada um dos comodos e ver de perto como a realeza Portuguesa vivia no inicio do seculo – os quartos, os moveis, a cozinha, os banheiros as salas de banquete e um dos primeiros telefones do pais!

E isso sem falar na vista deslumbrante de Cascais la de cima!

Outro palacio que vale a pena visitar, mas que dessa vez nao deu tempo eh o Palacio Monserrate, que tambiem fica bem no meio de um jardim lindo e tem uma arquitetura de inspiracao oriental.

Sintra nao eh uma cidade facil de caminhar, pois eh uma regiao montanhosa e os Palacios estao todos bem distantes uns dos outros, entao a maneira mais facil de conhecer a cidade e andar e conhecer varios palacios eh com o passe de onibus circular, que conecta a estacao de trem, com o centro historico (e o Palacio Nacional), passa pela estradinha da Quinta da Regaleira, sobre ate o Palacio da Pena, segue em direcao ao Castelo dos Mouros e desce ate Monserrate! E fica circulando de um pra outro, pro outro, pro outro…

Taxis tambem sao uma boa opcao e baratinhos, mas o unico problema eh que eles sao faceis de achar no centro da cidade, mas pra ir de uma palacio a outro a cosa complica pois nao existem pontos de taxi na saida dos palacios, entao a volta provavelmente sera feita de onibus…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. OlharViajante - 17/02/11 - 20h44

    Eu Amo Sintra! Não se explica, sente-se, mas sem dúvida que Sintra é dos locais mais bonitos de Portugal e do Mundo, pois junta tudo, campo, serra, cidade e praia num espaço geográfico muito pequeno! Aconselho qualquer turista a dedicar no minimo 2 dias a Sintra, e desses uma tarde ou manha para a Quinta da Regaleira, Palácio da Pena, Praia das Maças e os maravilhosos travesseiros de Sintra (doce Regional) são obrigatário! Depois têm muitooo muitooo mais para ver e mesmo assim vai deixar muito por visitar! Acreditem!

    Depois digam-me senão tinha razão! :)

    Responder
  2. Sonia - 17/02/11 - 21h15

    Ah… optimo post. Adoro Sintra e o Palacio da Pena tambem e o meu palacio preferido em todo o mundo :) Simplesment magico.
    O post de Lisboa tb ta mto bom. Sou tripeira, mas tenho que reconhecer que Lisboa e uma cidade muito bonita :)

    bjs

    Responder
  3. […] This post was mentioned on Twitter by viagemeviagenss, Adriana Miller. Adriana Miller said: Sintra – http://goo.gl/ytJB3 via @DriMiller […]

    Responder
  4. Luciana - 08/03/11 - 22h56

    Ai que saudades de Sintra! Que saudades dos travesseiros da Piriquita, as coisas mais deliciosas que já comi na vida!

    Responder