08 Mar 2011
9 comentários

O Monstro de Florenca

Uncategorized

Esse livro foi um presente da minha sogra, que eh uma leitora voraz e eh daquele tipo de pessoa que passa horas pesquisando livros, e que le tanto, e tao rapido que quase supera a velocidade dos lancamentos.
Entao ela eh uma otima fonta de inspiracao para livros “diferentes”, aqueles autores que nao sao best-seller, que ninguem nunca ouviu falar, mas que tem obras maravillosas.

Ela sabia que eu ia gostar do Monstro de Florenca, pois sabe que eu ja morei la, gosto de obras de crime e investigacao, fatos reais/historicos, e bem, digamos que tivemos algunas conversas sobre diferencas culturais sobre Italianos, Brasileiros, Britanicos, Americanos e afins…

O livro eh uma historia real, baseada numa historia real. Ou seja, o autor do livro, relata oque aconteceu com ele quando ele tentou pesquisar sobre, e escrever um livro sobre o “Monstro de Florenca”, que foi um serial killer que fez um estrago na regiao de Florenca e Toscana entre as decadas de 60 e 80, e alem de ter um estilo “de matar” muito peculiar, para completar, ate hoje a policia nao sabe quem foi o verdadeiro monstro.

O livro comeca muito bem, descrevendo alguns dos crimes mais notaiveis, e como era feita a investigacao e repercusao que “Il Mostro” teve na cidade.

O problema eh que a medida que o livro vai se desenvolvendo entre a parte policial/historica (baseada nos fatos reais do Monstro) ate chegar na parte “atual” onde o autor se envolve, ele vai perdendo um pouco o “egajamento” da estoria, e infelizmente o foco muda completamente…. E em vez de ser um livro sobre o monstro propriamente dito, acaba virando um livro critica sobre a bureocracia e ineficiencia Italiana/Latina.

Eu comeci o livro totalmente viciada, e aos poucos fui me irritando… e tudo que livro tinha de super interessante, acabou me passando a impressao de ter se transformado sobre o tal jornalista Americano em crises de saudade de casa, frustrado com a adaptacao a outro pais, ou simplesmente reclamando (e criticando) as diferentas culturais entre os dois paises (EUA x Italia).

A historia nao deixa de ser interesantísima, e acho que eh o tipo de livro que a reacao do leitos sera inteiramente baseada nas experiencias de vida que o proprio leitor teve.

No meu caso, acho que por ter passado por essa mesma situacao de difícil adaptacao na Italia, e as frustracoes em relacao a bureocracia latina, fiquei meio com saco cheio… minha experiencia de vida e reacoes a certas situacoes foram muito diferentes as situacoes que ele descreveu no livro, e entao fiquei meio sem paciencia.

Mas para quem gosta de uma boa histoia de crime e investigacao e gostaria de ler um pouco mais sobre a verdade-verdadeira da vida de um estrangeiro na Italia, eu recomendo esse livro!

(E ouvi uns boatos de que o livro vai firar filme, e George Clooney sera o jornalista Americano, Douglas Preston)

Alem disso, o tema tem estado super atual ultimamente, por causa da Americana Amanda Knox, que eh suspeita de um crime que aconteceu na Italia ha uns 3 anos atras, e que seja ela de fato culpada do crime ou nao, esta sendo vitima da ineficiencia e buracracia da policia Italiana. Entao enquanto lia o Monstro de Florenca, passei a acompanhar o caso da Amanada mais de perto, e realmente eh assustador quando a vida imita a arte, e meu parecer eh que nunca saberemos se ela realmente matou a amiga ou nao, mas de fato, vai passar o resto da vida apodrecendo numa cadeia Italiana…

( O caso de Amanda Knox tambem esta virando filme, e Hayden Panettiere sera Amanda)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Maria Antonietta - 08/03/11 - 23h32

    Dri,
    desculpa nao ser o assunto do post, mas lembro que vc está planejando uma viagem para o Sri Lanka esse ano e acabei de me deparar com uma reportagem ótima de 7 paginas sobre esse destino na revista Viagem e Turismo, do mes de março/2011. Imagino que vc já deve ter pesquisado tudo, mas se achar que pode ser útil e nao puder ter acesso à revista, posso tentar escanear a reportagem e mandar para vc.
    Até hj nao me animei de criar m blog para mim, mas sou sua leitora fiel e posso dizer que aprendi a viajar melhor depois que passei a seguir os seus posts! Por isso, seu eu puder ajudar, será um prazer!
    Um abraço desde BH,
    Maria Antonietta

    Responder
    • Adriana - 09/03/11 - 07h23

      Serio?!?
      Nossa, ia adorar ler essa materia! Vou tentar ver se consigo ler on line, mas se voce nao se incomodar de escanear, seria otimo! É tão dificil achar informações sobre o Sri Lanka on line…

      Responder
      • Maria Antonietta - 09/03/11 - 12h47

        Dri, é só me passear o email que mando para vc. Achei a reportagem bem legal!

        Responder
  2. Gustavo Maciel - 09/03/11 - 17h20

    Engraçado as opiniões tão diversas sobre a Itália. De fato não dá pra dizer que é um país de primeiríssimo mundo. Mas é um lugar que me atrai muito. Tenhos alguns amigos italianos e o descontamento com a burocracia é realmente enorme. O primeiro-ministro é um vergonha. Mas a adoro o povo italiano, que muita gente diz que é mal-educado. Nunca um italiano esnobou a supremacia européia comigo, enquanto os espanhóis que conheço, bem… prefiro nem falar…
    ***
    E Adriana, é muito bom ter uma fonte de recomedação de livros, né? Espero continuar lendo resenhas de livros aqui no seu blog. Também adoro ler.

    Responder
    • Adriana - 09/03/11 - 17h45

      Mas a Italia, como pais tambem acho impressionante e insubstituivel. E os Italianos tambem, nao me levem a mal. Tenho muitos amigos Italianos que adoro! O problema é ser estrangeiro na Italia e como eles são bairristas quando estao em casa (e claro, a burocracia que só dificulta a vida de todo mundo).

      Responder
  3. Maria Antonietta - 09/03/11 - 18h22

    Dri,
    acabei de mandar o email.
    Confirme comigo o recebimento.
    Boa viagem e conte-nos tudo na volta, ok?

    Responder
  4. myiska - 10/03/11 - 18h55

    Oi Adriana

    Ótimo saber sobre este livro, gosto mto de ver as diferenças culturais entre povos ( e só pelo fato de sua sogra ser prof. de Literatura Inglesa já imagino como deve gostar de e ter cultura – com certeza ótimo papo ).
    Eu semprei adorei ler ( desde bem teenager ),mas ultimamente tenho pouco tempo.
    Tb vi sua indicação sobre “Pilares da Terra” ,q já tinha ouvido falar e vou comprar pela Amazon – US 5 na Cultura em português – 65,00 ( incrível!!!).
    Qto a Italia e italianos eu achei o país lindo; o povo em geral mto grosso e não gostaria de morar lá; só mmo p passear.

    Abçs

    Responder