05
Apr
2011
Chegando em Johanesburgo
Escrito por Adriana Miller

Cheguei!

Cheguei em Johanesburgo hoje de manha e já tive um dia acupadissimo no escritorio, que graças a Deus acabou cedo, porue estava arrasada depois do voo noturno!

O voo saiu de Londres ontem de noite, e tinha tudo pra ser otimo, mas eu cometi um pequeno erro – cai no sono antes mesmo do avião decolar (eu sempre faço isso! Não consigo me controlar…), mas acabou que o voo atrasou mais de 1 hora, e depois desse meu “cochilo” não consegui mais engrenar num sono de verdade durante a noite toda (11 horas!!). Pelo menos a Africa do Sul tem apenas 1 hora de diferença em relação a Inglaterra, então não to sofrendo com jet lag.

Então por enquanto não consegui ver nada da cidade, e nem sei se conseguirei… Fico aqui até sexta feira e tenho todos os dias ocupadissimos com reuniões.

Mas oque vi até agora não me impressionou. Chegar em Jo’burg é como chegar no Rio – uma avenida enorme que conecta o aeroporto até a cidade, cercada de favelas por todos os lados. A diferença é que no Rio, voce tem uma cidade pra “chegar”, mas em Johanesburgo não.

Estou hospedade em Sandton, que é o novo centro comercial e financeiro da cidade, onde todas as grandes empresas e bancos se mudaram depois do fim do apartheid. O hotel é otimo, e o escritorio do BAML fica extamente em frente ao Sandton City, que é o maior shopping da Africa.

Engraçado como em poucas horas no solo Africano já presenciei varios dos supostos estereotipos que sempre ouvimos falar sobre a Africa do Sul… A diferença entre brancos e negros ainda é bem aparente, e mesmo com toda melhoria na economia do pais nos ultimos anos, o titulo de cidade mais perigosa da Africa vai ser dificil de perder num futuro proximo.

Por exemplo? Brancos não andam a pé nas ruas. O meu hotel fica literalmente na esquina do escritorio, e a gerente de RH fico escandalizada que eu atravessei a rua pra chegar no escritorio. Na hora de ir embora, ela chamou o motorista pra levar de volta pro hotel.

E o pavor esta em todos os lados – não ande na rua, não pegue taxi na rua, não saia na rua de bolsa, deixe seu anel no cofre do hotel, não atenda o celular na rua, etc, etc… Se a cidade é esse perigo todo mesmo eu tenho minhas duvidas, mas isso demonstra bem como os brancos veem os negros por aqui. No escritorio são todos brancos. Na portaria, recepção, servindo cafezinho e dirigindo os carros, são todos negros.

Apertheid? Tenho minhas duvidas.

Tudo bem, tudo bem que sou Carioca e deveria estar acostumada com esse tipo de insegurança, mas depois de tantos anos em Londres, me desacostumei a ficar “alerta” 24hrs por dia.

Uma pena que acho que não terei tempo de conhecer nada pela cidade – se der sorte, dou uma passadinha no shopping… mas estou empenhada a remarcar a reunião de sexta tarde e assim ter tempo de fazer uns passeios pela cidade.  Não quero ir embora de Johannesburg com uma impressão tão negativa da cidade.

Mas por outro lado, sexta a noite vou pra Cidade do Cabo e estou animadissima de passar o fim de semana por lá!

E pretendo realizar um grande sonho: ver de perto o Cabo da Boa Esperança!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, 34 anos, Carioca. Economista e profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Categorias: Africa do Sul, Johanesburgo, Viagens
38

38 Comentários em:
"Chegando em Johanesburgo"

  1. Bé - 05/04/2011

    Dri,

    Um amigo esteve o ano passado em Joanesburgo, e também achou que não haveria problema de ir “na esquina”, apesar de ter sido mega avisado e de tomar os cuidados básicos – foi sem carteira, sem relógio, só com uns trocados no bolso, felizmente nunca lhe aconteceu nada. Um amigo dele, saiu do hotel, atravessou a rua e quando estava para entrar numa loja de conveniência foi barrado por 2 homens de arma em punho, que lhe pediram os documentos, ele explicou que estava no hotel do outro lado da avenida era só irem juntos até lá e eles não quiseram saber. Levaram-no preso!!! E só passado um tempo deixaram contactar os amigos e pedir para levarem documentos e dinheiro. Teve que pagar uma multa enorme para sair, depois do pedido de pessoas influentes de lá!

    O irónico é que lhe disseram para não andar com os documentos na rua, por causa de assaltos…ele acha que já estavam à espera para pegar ele.

    O bom da viagem é que gostaram muito de Cape Town, tanto que querem regressar.

    Dito isto, tome muito cuidado nessas suas incursões tá? (pareço sua mãe…ahahaha)

    Bjo

  2. Josi - 05/04/2011

    Dri, te cuida ai, por favor :-)
    Não podemos nem pensar, em ter nossa blogueira inspiradora em apuros.
    Boa viagem

  3. Juliana P. Galvao - 05/04/2011

    Dri,
    Se sair por aí, arruma um guia local, para vc não andar desacompanhada.
    Boa viagem!

  4. dani - 05/04/2011

    Dri, pra mim vc é muito corajosa (vc pode achar ao contrário, que eu que sou muito medrosa, pode ser…). Estou aqui martelando minha cabeça com o seguinte dilema: vou pra Europa em maio, porém a viagem vai ser mais sozinha do que acompanhada. Meu marido tem compromisso lá uma semana em Madrid e depois uma semana em Londres…Eu que não vou sozinha nem até a padaria, estou pensando aqui o que vou fazer tanto tempo só. Tem gente q se vira muito bem assim (vocÊ!!!), mas eu sou péssima nisso. Odeio até almoçar sozinha no trabalho (!!!!). Já li seu blog quase todo, mas a questão é: todos os lugares de Londres turísticos dá pra ir sozinha numa boa? Mesmo q meu inglês seja aquele “fluente brasileiro”?? Tem lugares mais legais pra isso do que outros?? Pense em alguém sem senso nenhum de direção e que odeia fazer as coisas sozinha hehehehehehe… Admiro tanto vc nestes lugares sozinha. No caso do seu trabalho aí, se a moça falasse pra mim pra eu não ir na esquina andando, acho q eu nem saía mais do hotel hahahahahahahaha. beijos, Dani

  5. Wanessa - 05/04/2011

    Adriana, acho que você está adorando esse emprego “novo”, nem que seja pelas viagens “exóticas” que tem te proporcionado!
    Espero que você consiga alguma folga pra poder passear pelo menos uma tarde em Joanesburgo (assim também vejo um pouco de lá). Deixo esse link de um post da Mari Campos sobre a cidade. Ela também passou por lá rapidinho, mas vale ler as impressões: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo/2010/03/joanesburgo-vale-a-escala/.

    Dani, se servir pra te ajudar, já fui a Londres sozinha, com inglês “menos do que fluente brasileiro”, e nasci sem GPS (sempre me perco – mas sempre me acho de novo também). Londres foi parte da minha primeira viagem sozinha, e foi uma espécie de teste: se eu não gostasse, nunca repetiria. O fato é que gostei de viajar só e agora, mesmo quando não tenho companhia, não perco uma viagem. Eu sempre fui muito independente, não me sinto solitária mesmo fazendo as coisas sozinha, mas, mesmo você tendo um estilo diferente, arrisque-se! Quem sabe você não se surpreende?

  6. renata - 05/04/2011

    Oi Dri!!! Tá aqui pertinho de mim!!! heheheh
    Fui a pouco tempo pra Cape Town e amei!!! Não acredito que vc precise de dicar de viagens, mas se quiser, os últimos posts do meu blog são sobre a nossa viagem pra lá!!! De tudo que eu queria fazer só não consegui ir ao presídio (Robben Island) e ao Jardim Botânico que dizem que é lindo!!!
    Bjs e boa viagem!!!
    Renata
    madeinmaputo.wordpress.com

  7. OlharViajante - 05/04/2011

    Boa Estadia! :D

  8. Catarine Menezes - 05/04/2011

    Dri,
    tenho duas diquinhas pra vc!
    uma é o restaurante col’caccio que tem uma pizza maraaavilhosa, de brie com cebolas carameladas.. tem por toda africa do sul
    e quanto ao cabo da boa esperança, olha aquilo dali venta, mas venta tanto que eu nem conseguia andar!! vai preparada, de calça, leva um casaco e use tenis, pois há rotas de caminhada por la.

    Beeijos,
    Catarine

  9. Verônica - 06/04/2011

    Espero anciosamente pelo seu relato. Fiquei feliz por estar neste país que tanto tenho vontade de conhecer mas confesso que fiquei chocado com o seu relato. Apesar de já ter ouvido falar da questão da segurança, pensava que houvesse uma maior distribuição entre cargos de escritório,de vários níveis de hierarquia, entre negros e brancos. Apartheid foi sério e um período muito difícil e dolorido para o país.Nesses dias,vi um filme recentemente que foi baseado na relação de Nelson Mandela e o seu carcereiro(A Luta pela Liberdade),retrata muito bem essa época. Acho que vai fazer um tempo para os efeitos deste regime passar pois foi bem recente. No Brasil o que mais se vê é racismo, só que mascarado. Acho que muito da semelhança com Africa do sul vem também deste apartheid social(com negros em sua maioria fazendo trabalhos operacionais/braçais), e não só da natureza e estrutura urbanística.

    Acho que fui um pouco além mas é a minha humilde opinião.

  10. Ana Maria - 06/04/2011

    Bem…se pediram para vc ter cuidado…tenha, afinal nunca é demais …conselhos de uma mãe tb e sua fã…mas se tiver oportunidade de sair acompanhada ou mesmo de carro e conseguir ver alguma coisa da cidade já é válido…uma nova experiência em um lugar tão dividido …negros e brancos ..que loucura isso ainda existir e ser algo tão grave e perigoso andar nas ruas, moro no Rio e nem com toda a nossa violência vc imagina tal situação…se cuida e nos dê notícias ,se for possível..kkk…fotos.Um ótimo fim de semana na Cidade do Cabo !

  11. renata - 06/04/2011

    Eu de novo!!!! heheheh.. o pessoal que mora aqui em Maputo vai direto pra Johanesburgo (as vezes precisamos de uma cidade desenvolvida, nem que seja pra comprar alguma coisa.. heheh). Ninguém deixa de sair a pé não, mas dizem que tem de ter cuidado, não nadar muito na rua de noite. Eles devem estar sendo extremamente cautelosos por vc estar aí a trabalho, etc e tal. Bem, excesso de cuidado nunca é demais!!!
    Dizem que o museu do apartheid é bem legal!!!
    Bjs, Renata

  12. isabel Moura - 06/04/2011

    Estar nesse continente, nesse país, nessa cidade e não poder dar uma vista de olhos é dureza!! Sei que vai fazer de tudo para arranjar uma abertura e dar uma espreitadela ;)
    Mas faça-o sempre com muito cuidado, tá???Se os locais nos avisam para perigo,é melhor prevenir mesmo ;)
    E trate de aproveitar o fim de semana no Cabo…lugar mítico e cheio de impressões lusitanas!Haja Esperança :)
    bj

    • Adriana - 06/04/2011

      Mas nem to preocupada em fazer nada aqui em Jo’burg porque sei que vou aproveitar bastante no fim de semana na Cidade do Cabo!

  13. Helena - 06/04/2011

    Nossa, Dri, eu fui a Cidade do Cabo e ela é simplesmente fantástica!!!
    Muito parecida com o nosso Rio, mas infinitamente mais rica e mais bem tratada. Pena que vc. só vai ficar dois dias, porque a cidade é incrível.
    Se o tempo tiver bom, não deixe de subir na Table Mountain, que tem uma vista de tirar o fôlego!!!
    Bjks.

  14. Ana Paula Rocha - 06/04/2011

    Nunca fui a Africa do Sul, mas uma amiga passou a lua de mel ai recentemente e dividiu o tempo com Ilhas Mauricio. Quando perguntei a ela se tinha gostado, ela me pareceu muito mais animada com a Africa do Sul. Ela foi a todos os lugares tipicos para turistas, tirou foto com tigre bebe. Enfim, se vc tiver tempo e oportunidade de conhecer bastante coisa acho q vai valer super a pena.
    Abs
    Ana Paula

    • Adriana - 06/04/2011

      Pois é, conheço muita gente que AMA a Africa do su, e na verdade todo mundo adora, mas acho que é tipo no Brasil, e vc pode amar ou não dependendo de onde vc fica e oque vc faz por aqui.
      Como essa semana estou em Johannesburg, lotada de reuniões, chuva lá fora e gripe, não to conseguindo aproveitar NADA.
      Mas no fim de semana vou pra parte legal do pais, pra Cidade do Cabo e tenho erteza absoluta que vou AMAR!

  15. Ernesto , o pato - 06/04/2011

    Dri

    Muito cuidado em JHB. E perigosa mesmo, na minha opinião, muito mais do que o Rio.

    Em caprtown fiuz um passeio que era em parte de bicileta, pelas vinicolas, vale muito a pena. Robeen Island tambem é um passeio legal.

    • Adriana - 06/04/2011

      Eu to tão animada pra conhecer Cape Town que nem to ligando a minima pra Jo’burg! :-)

  16. Cláudia - 06/04/2011

    Vídeos por favor!!!!!!
    Bjs e aproveite!!!

    • Adriana - 06/04/2011

      Hahhahh! Pode deixar que se eu vir alguma coisa interessante por aqui eu faço video!
      Mas por enquanto só hotel e escritorio!

  17. Jackie - 06/04/2011

    Tomra que dê tempo de vc ver algo mais praa dividir com a gente aqui!
    bjs,

  18. Anaína - 07/04/2011

    pelo que você falou a segregação de brancos e negros não é muito diferente do que acontece no Brasil… a diferença é que nosso regime de segregação de cor se deu na própria cultura e não por lei, o quê eu acho ser bem pior…

    • Adriana - 07/04/2011

      É triste, mas é por ai mesmo…

  19. Nanda - 07/04/2011

    Olá Adriana, econtrei seu blog há 2 semanas, estou chegando em Londres dia 10 e fico 3 meses para estudar. Queria muito te dizer que está sendo suuuuuuuper útil ler suas dicas, estou me sentindo super segura agora, tudo organizado como manda o figurino!!! Peguei dicas de low cost, compras, passeios, arrumar mala… enfim, utilidade pública total!!! Continue prestando esse “serviço” por favor… Tinha muitas dúvidas e encontrei todas as respostas por aqui. Incrível :D. Na verdade gostaria de te agradecer, mesmo sem saber, me ajudou pacas, rs. Se eu esbarrar com vc por aí não vá se assustar, mas vou te parar pra te dar um beijo, ok? Obrigada e muita sorte na sua vida!!!

    • Adriana - 07/04/2011

      De nada!!

    • Leticia - 12/04/2011

      Nanda, vai pra estudar ou o q? Estou indo pra ficar 3 meses tb, só que chego mes que vem…

  20. Nanda - 07/04/2011

    Dri, desculpe incomodar, mas estava pensando sobre o “dia do casamento do príncipe”, e não vai ter nada para fazr em Londres neh… acha que se eu for para York ou no Leeds Castle vai valer a pena ou TODA a Inglaterra vai parar? Alguma sugestão??? Sei que deveria ter me programado com antecedência.. mas.. HELP!! Obrigada novamente

    • Adriana - 08/04/2011

      Acho que o pais todo vai parar!
      Londres com certeza não vai ter nada aberto, ruas fechadas, museus fechados etc. Já em outras cidades eu não sei, mas a corte declarou que dia 29 de Abril é feriado nacional, então imagino que esteja tdo fechado/parado mesmo.
      Os Ingleses/Londrinos estão todos fugindo para o mais londe possivel! :-)

  21. Grazi - 08/04/2011

    Já na espera dos vídeos!

    Beijos

    Grazi

  22. Cris - 08/04/2011

    Olá Adriana! Sempre leio seus posts são muito divertidos.Vou viajar p/Malásia daqui a duas semanas sou brasileira e residente no Japão a três anos,será que é exigido o certificado de vacinação internacional com relação a febre amarela?Boa viagem aí na África!

  23. Verônica - 09/04/2011

    Ai ai ai! Vim aqui só para ver se tinha algum post novo da Africa do Sul.Estou anciosa pra ver suas impressões, fotos e dicas. Meu namorado não quer ir pois diz que deve ser muita aventura. Será mesmo? Ele prefere conhecer primeiro Paris e ver a mãe dele, que mora por lá. Você tem algum post de como agradar a sogra?rsrs
    Acho o dia 29 de abril tem mais uma viagem heim?!:)
    bjs

  24. Cláudia - 11/04/2011

    Dri,
    Coloca de novo aquele vídeo de como os britânicos aproveitam os primeiros raios de sol da primavera/verão!!!!

    • Adriana - 12/04/2011

      Hahahahhaha! Aquele video ee otimo, né? Vou procurar no YouTube!

  25. Leticia - 12/04/2011

    Adri, se estiver precisando de alguma coisa do Brasil me avisa! Depois do tanto de informação que vc passou aqui, te levar um presente seria um grande prazer!!!!! Procurei um email do blog pra me prontificar de forma mais privada mas n achei, entao qlq coisa vc tem meu email ne?

    • Adriana - 12/04/2011

      Obrigada! Mas pode deixar que não to precisando/querendo nada não :-)
      Mas muito obrigada pela oferta!

  26. ana - 12/04/2011

    vi no seu twitter vc falando q o visto para a india esta complicado….vc pediu visto de turista? eu fiz o meu em fevereiro e foi super tranquilo!! fiz na segunda e na sexta ficou pronto…paguei 65 euros acho.

  27. [...] é a ausência de pobreza pelas ruas. Cidade do Cabo não tem favelas aparentes, e assim como em Johanesburgo, praticamente ninguem anda a pé pelas ruas da [...]

  28. Karina - 09/01/2012

    Adriana
    Adorei seu blog, vai me ajudar muito a preparar minha primeira viagem para a Europa. Nas andanças pelo blog acabei parando neste post e fiquei triste ao ler o relato. Estive na Africa do Sul em 2001 e parece que nada mudou. Estive nas principais cidades e Johanesburgo foi apenas parada de um dia antes de ir para Sun City, na época um dos hoteis mais luxuosos do mundo. E isso que é o contraste, que para nós brasileiros acostumados a ver a pobreza, fica tão visível e talvez para outros tipos de turistas não: a diferença econômica que grita aos olhos. Em 2001 os avisos eram os mesmos: comam no hotel, não saiam do hotel nem se for à esquina, se quiserem ir até um shopping com taxista agendado pelo hotel. E então fomos para Cidade do Cabo, que é a “cidade” turística da Africa do Sul. Gosto de parodiar uma propaganda da Globo sobre as belezas do Brasil e que serve para muitos lugares também: ” O que temos de bonito a gente mostra. De feio, a gente esconde”.