09 May 2011
40 comentários

Filosofias baratas no portao de embarque

Dia a dia

Eh engracado quando uma viagem tao esperada e planejada chega ao fim. Sair de ferias da trabalho: sao tantos passos, planos, meses, custos e antecipacao do sonhado dia que voce liga o “out of office” no escritorio e embarca rumo ao lugar com oqual voce sonhou por tanto tempo.

Ai um dia, do nada, isso acaba.

Vida injusta essa neh? Essa ultima viagem a India, Nepal e Sri Lanka nos custou 5 meses de pesquisas e planejamentos, mas em miseros 18 dias tinhamos dado um volta de 360 graus e voltado ao mesmo lugar de onde saimos.

Pra muita gente (presente!) voltar pra casa desencadeia um processo de DPF – Depressao Pos Ferias, onde o universo faz um complo contra voce e tudo parece ser do contra. Voce abre a porta de casa e encontra uma pilha de correio cheias de contas emperrando a porta, a geladeira meio fedida, o tempo ruim, a pilha de roupa pra lavar, o fuso horario, os e-mails acumulados, a vida, a rotina.

Geralmente eu digo que a semana antes de sair de ferias eh a pior semana do ano – tudo acontece de ultima hora, tudo eh urgente, e parece que o mundo vai implodir simplesmente porque vc nao estara na frente do seu computador de 9 as 5 por uns dias. Mas ai voce volta de ferias e descobre que estava enganado – a pior semana eh sempre a semana da volta: os pepinos por resolver, a lista interminavel de e-mails, mensagens, relatorios, reunioes. Voce parou, mas o mundo nao.

Mas dessa vez foi diferente.

Sabado a noite, em meio a viagem Colombo – Mumbai – Londres eu me senti como nunca me senti antes. Queria, precisava voltar pra casa.

Sabe aquele cliche, “viajar eh bom, mas voltar pra casa eh melhor”? Clichesao, neh? Nao deixa de ser verdade, mas nunca na minha vida eu dispensaria emendar uma viagem na outra.

Menos dessa vez.

Talvez seja a idade, talvez seja o destino “exotico” escolhido dessa vez (fator isolamento do mundo em carga maxima), ou talvez seja a vida boa de Londres que eu tanto gosto, mas pela primeira vez na vida me dei conta que o cliche eh verdade, e o bom mesmo eh voltar pra casa.

A viagem foi sensacionalmente maravilhosa, nao me levem a mal, e foi otimo “desligar” completamente por tanto tempo do mundo “real” (principalmente no Nepal, onde mal tivemos sequer energia eletrica, quando mais amenidades de civilizacao), e acho que justamente por isso, chegou uma hora de bateu um “chega”.

Eu acho que ja comentei aqui que meu sonho sempre foi (e acho que ainda eh) fazer uma viagem longa. Mas longa mesmo, dessas volta ao mundo por 6 meses, 1 ano, 18 meses… sei la. Eu ja dei algumas voltas ao mundo, mas nunca dei A volta ao mundo, saca? E essa sempre foi uma das minhas frustracoes viajandisticas. Ja tentei convercer o Aaron outras vezes, e ja nos surgiram oportunidades que teriam sido perfeitas pra largar tudo e se jogar no mundo, mas nunca rolou, e isso sempre ficou la no fundo. A cada nova viagem eu pensava “ja pensou que maximo sar daqui e ir pra acola?”.

Mas ao mesmo tempo eu meio que desencanava. Muita gente que eu conheco que fez viagens volta ao mundo, embarcou achando que seria a viagem da vida, e depois do sonho realizado, as coisas voltariam ao normal, e a vida seguiria em frente.

Mas viajar eh um vicio gente, e quando mais voce viaja, mas descobre lugares que precisa conhecer. Mesmo quem viaja sem parar por 12 meses (ou mais) a fio, ja volta pra casa planejando as viagens seguintes. Entao de certa forma sempre soube que teoricamente nao preciso de uma viagem dessas na minha vida. Tenho o privilegio de ter uma vida e uma carreira que me permite viajar muito, o tempo todo, e dependendo da fase, as vezes tenho mesmo a impressao/sensacao que tudo se mescla numa viagem continua – oque eu acho otimo!

Entao acho que a diferenca dessa vez foi o quao longa e isolada essa viagem foi. Eh verdade que eu viajo muito, mas 99% das vezes sao viagens de fim de semanas ou de uns 4 ou 5 dias no maximo. Mal da pra entrar no clima. Minhas ultimas ferias longas de verdade foi na Lua de Mel, em Dezembro de 2008! Fiz outras viagens de 1 semana ou 10 dias aqui e acola, mas sempre foram daquelas que mal deu pra se acostumar com o fuso horario e ja tinhamos que voltar pra casa.

Entao com esse estilo de vida mantive a sensacao de estar viajando (e ou planejando alguma viagem) de certa forma constante, mas sem ter a chance de sentir falta de tudo que temos que abrir mao pra viajar.

Entao enquanto estava esperando o embarque no aeroporto de Colombo, me dei conta pela primeira vez de como eh dificil ficar longe de casa por tanto tempo seguido, e nao sei se estaria feliz se de la estivesse enfrenteando um voo pra outro destino “exotico” e comecar tudo de novo. E me surpreendi de como sentia falta de coisas bobas, como o cafe da cafeteira la de casa (inexplicavelmente o unico cafe que eu consigo gostar), ler meu livro no trem de manha, usar sapato alto e sacador de cabelo.

Eu gosto e sinto muita falta de rotina! Apesar de nao ter exatamente uma rotina normal, eu gosto de repetir mais ou menos as mesmas coisas todos os dias e ter meus pequenos rituais.

Senti falta de ter mais que 2 pares de sapato pra usar, senti falta de poder variar o shampoo na hora do banho, e de repetir pra mim mesma todas a manhas que eu nao tenho nada pra vestir (problema nao existente quando vc tem menos de 10 pecas de roupas infurnadas numa mochila).

Sei lah. Nesse voo de volta pra casa, senti que parte daquela vontade de largar tudo e rodar o mundo com uma mochila nas costas ja nao existe mais (pelo menos nao com tanta forca!), e voltar pra casa foi muito melhor doque eu esperava.

Entao dessa vez, nao tive nenhum sintoma da Depressao Pos Ferias!

Nem o voo mal dormido, nem o fuso horario nem a chuva de Londres me desanimou. Desfiz as malas ontem mesmo (as vezes emendo uma viagem na outra sem desfazer completamente as malas!), lavei uma cacetada de roupa suja, e reorganizei meu armario (coisa que to enrrolando pra fazer desde que nos mudamos em Agosto do ano passado!), editei e baixei as fotos da viagem e ainda passei horas no Skype falando com meus pais e minha irma!

Sao 10 da manha em Londres, e ja consegui limpar uns 100 dos 500 e-mails que me esperavam na caixa de entrada, ja tive reuniao com minha equipe pra me atulizar sobre tudo que aconteceu nesses dias e logo mais tenho reuniao com o chefe e ja tenho que comecar a planejar as viagens (a trabalho) das proximas semanas.

E ja que esse post esta mesmo cheio de cliches e filosofia barata, me dei conta que realmente a gente soh aprende a dar valor a uma coisa quando ja nao a temos. A diferenca eh que nesse caso eu senti falta mesmo foi da minha rotina e minha vidinha do dia a dia!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
40 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
40 comentários
  1. Anna Bárbara - 09/05/11 - 11h28

    Adorei o post!!!
    Vivo sofrendo de DPF (ou seria DPFV – depressão pós fim de viagem?)… Gosto muiiiito de viajar e sempre que posso não perco a oportunidade!!
    Tenho muita vontade de fazer “a” viagem de volta ao mundo, mas penso se não ficaria sem rumo depois de tanto tempo longe de casa. Por isso, acho que vc está certíssima: a solução é viver uma viagem contínua e viajar mesmo quando estamos em “casa”. Bjs

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 11h39

      Uma vez eu li que o principal erro de quem faz essas viagens “volta ao mundo” eh justamente ter um objetivo de ida, mas nao de volta. Todo mundo sabe porque quer ir, mas nem todo mundo sabe porque e pra que quer voltar – entao eh verdade, todos meu amigos que encararam uma viagem dessas voltaram zuretas e perdidinhos com a vida, e pensavam que precisavam da viagem pra colocar a vida no rumo certo e se assentar (tipo casar, comprar casa, ter filhos, trocar de carreira, etc), mas as voltas ao mundo real geralmente sao meio tragicas…

      Responder
  2. Nina - 09/05/11 - 12h28

    Dri!..
    Tenho dois amigos que moraram e viajaram por esse mundao em um Land Rover personalizado por 3 anos!
    Eles já voltaram pra casa, mas acredito que o site continue no ar: http://www.mundoporterra.com.br

    Responder
  3. Gizelli - 09/05/11 - 12h40

    Barbaro teu post.
    O que de certa forma me deixou preocupada, estou a 7 meses longe de casa…vivendo uma viagem pela qual sonhei, idealizei muito – mas muuiito mesmo. E agora que esta quase acabando, estou perdida…nao sei o que vou fazer quando voltar, pra falar a verdade, nem sei se vou voltar.
    Mas o fato e que comecei a sentir falta das rotinas diarias, exatamente como tu explicaste!!! Caiu como uma luva! E so reafirmou o medo que estou de voltar para a minha vida “real” ao desembarcar novamente no Brasil – ou em qq outro lugar! Ai meu Deus, o que faco da vida!!! (haha – desculpe o comment imenso)

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 13h11

      Eu nao consigo nao sentir inveja de quem faz essas viagens! Por mais que eu tenha conciencia hoje em dia que esse tipo de viagem nao seja a melhor opcao pra mim, ainda assim sonho eh sonho, neh?
      Bem, aproveite bastante o tempo que resta nessa aventura e tenta pensar em todas as cosias boas que vc vai encontrar na volta pra casa!

      Responder
  4. renata - 09/05/11 - 12h59

    Dri, isso tudo só mostra que você é uma pessoa FELIZ!!! Que AMA as suas viagens, mas também a sua casa, o seu trabalho, a sua rotina!!! Isso é maravilhoso!!!
    Só espero que essa “mudança” não diminua os ritmos das viagens!!! hehehehe
    Bjs, Re

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 13h05

      Pelo menos esse ano o ritmo nao vai diminuir mesmo, tanto a trabalho quanto a passeio!
      Mas acho que minha resolucao de 2012 vai ser maneirar um pouco… no dia estava olhando o calendario e me dei conta que esse ano soh tive uns 4 ou 5 fins de semana “desocupado” em Londres!

      Responder
  5. Luna - 09/05/11 - 13h05

    Nossa Drii,
    que interessante. A gente nunca sente faltas das coisas até realmente precisar delas. Eu ainda não sei se não quero viajar por 6 meses ou 1 ano direto não, na verdade essa é a maior das minhas frustrações. Nunca viajei na vida e ainda não sei como arrumar um emprego que me permitisse isso… mas vamos lá né!!!
    Mais uma vez parabéns pelo post!!
    Beijinho

    Responder
  6. CarlaZ - 09/05/11 - 13h16

    Sofro muito nos fins das viagens também, essa depressão pós ferias de fato existe. No primeiro dia que volto a trabalhar ainda fico pensando…seráque é isso mesmo? Voltou tudo! E aí mais gás pra preparar a próxima!
    A viagem mais longa que fiz foram 24 dias, e já estava louca pra ir pra casa. Mas juro depois de 3 horas em casa já tinha me arrependido de todas as vezes que fiquei com saudades de casa, queria mesmo era estar viajando!

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 13h26

      Hahaha! Isso eh engracado!
      Eu sou assim tambem! mas ai eh que esta, eu nao quero deixar de viajar, apenas me dei conta que gosto de ter “intervalos” em casa entre uma viagem e outra, enquanto que sempre achei que viajar por 2 anos seguidos seria a melhor coisa do mundo!
      Mas chegamos de viagem ontem, e ja mergulhei no planejamento da proxima viagem, daqui a 3 semanas! :-)
      Eh vicio menina!

      Responder
  7. isabel Moura - 09/05/11 - 13h31

    Tava com saudades de casa…e nós, de vocês!;) seja bem vinda de volta ao seu…nosso…cantinho!;)bj

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 13h37

      Obrigada Isabel! Eh bom estar de volta! :-)

      Responder
  8. Kalina Saraiva de Lima - 09/05/11 - 14h18

    que post bacana! foi a viagem, o sair de seu mundo familiar que despertou esse pensamento em voce. muito bacana mesmo! a viagem nunca termina, porque ela modifica a gente.
    abraco

    Responder
  9. Elaine (Nani) - 09/05/11 - 15h02

    Oi Dri!!! Obrigada! Eh o estilo que voce ta usando no post do dia 15 de Abril:
    CAPE POINT – A PENINSULA DO CABO!!!

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 15h27

      Ah…. ta! Facinho!! :-)
      Vou fazer um post!

      Responder
      • Elaine (Nani) - 11/05/11 - 19h59

        Obrigada Dri!!! Eu andei procurando uns videos na net ensinando e achei um super bacana que ensina 25 nos diferentes em menos de 5 minutos super legal.
        o link eh esse se voce “reconhecer” seu noh lah depois me fala qual eh nome do noh que mostra no video.

        Putz, pior que nem consigo colar o link aqui… vou tentar escrever ele aqui:

        http://youtu.be/5LYAEz777AU

        Responder
  10. ISABEL CELIA ALVES - 09/05/11 - 15h06

    Dificil acreditar Dri, mais é a mais pura verdade, eu ja tava louca aqui p saber das novidades da viagem, kd as fotos ja estão no blog to louca p ver. bjs! Seja bem vinda.

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 15h26

      Os posts e fotos vao comecar hj de noite! (assim que conseguir sair do escritorio e chegar em casa!)

      Responder
  11. Daiane - 09/05/11 - 15h10

    Dri, concordo com vc: depois que vc começa a conhecer lugares novos, você vicia!!!!

    Por favor posta as fotos de videos pra gente!!! estou muito curiosa pra saber como foi essa viagem!!

    mil beijos!!

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 15h25

      Pode deixar, vou comecar a postar sobre a viagem hj de noite!
      Ontem passei o dia praticamente todo editando e baixando fotos! Foram mais de 2 mil (e o Aaron tirou mais umas 2 mil!!)
      E muitos videos tambem! (mas ainda nem comecei a baixar os videos…)

      Responder
  12. Aquiemnewyork - 09/05/11 - 15h43

    Que bom ler vc falando sobre o vicio, porque eu planejo uma viagem ja pensando na proxima e as vezes me sinto super culpada! bj Ariana

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 16h11

      Nossa, e que vicio!
      Eu planejo uma viagem ja pensando nas proximas 37 que quero fazer! hahahahahha

      Responder
  13. Luciana P - 09/05/11 - 16h02

    Oi Dri!
    Fiz uma viagem reflexiva (meio nostálgica também) sobre tudo que falou no post e fiquei pensando que sempre procuramos algo pra dar sentido ou impulso à vida. Fico aqui pensando como seria sua vida sem todas estas viagens que, suponho, fazem você ser quem é hoje. Acho que essa busca incessante pelas aventuras do mundo nos fazem valorizar ainda mais nossa vida diária, as coisas que construimos e o nosso cantinho. Nos fazem perceber que nós simplesmente não vimos a vida passar pela janela, mas acompanhamos a passagem dela sendo protagonistas.
    Acho o máximo esse seu “vício” por viagens! Bjs!

    Responder
  14. Camila Navarro - 09/05/11 - 16h15

    Acho que o sistema viagens/rotina funciona bem para mim. Quando vejo histórias de pessoas que tiram um período sabático, até sinto uma certa invejinha, mas sei que isso não funcionaria para mim, principalmente porque sou servidora pública e largar a estabilidade para depois começar tudo de novo seria uma loucura. Mas eu também gosto de voltar para o conforto da minha casa e para a rotina diária. Um pouquinho de cada deve ser a medida ideal. ;)

    Responder
    • Adriana - 09/05/11 - 16h29

      Pois eh, essa foi minha conclusao final!
      Nao me canso de viajar, desde que tenha intervalos regulares em casa, que me permitam uma rotina semi-normal.
      Sempre achei que uma super viagem sabatica seria a solucao de todos os meus problemas e vicios, mas me dei conta de que, pra comecar, vicio por viagens nunca acaba (e nem quero ser “curada”!), e principalmente acho que me cansaria muito rapido da vida sem rotinas, com o estresse de estar na estrada 100% do seu tempo, sem um “porto seguro” servindo de base.
      Entao a solucao eh encontrar o balanco certo e ser feliz! :-)

      Responder
  15. Leticia - 09/05/11 - 17h50

    Oi Dri!]
    Adorei o post!
    Apesar de não viajar tanto como vc, eu sempre me sinto home sick no final! Morro de saudades do meu banheiro e meu secador, heheheh!
    E quanto aos filhos, vc pensa em ter? As viagens terão que dar uma paradinha, ou não?

    Bj

    Responder
  16. Ana Paula Rocha Amaral - 09/05/11 - 18h20

    Tb amo viajar. Conto os minutos para partir. Mas quando vai chegando perto dos 20 dias fora de casa, comeco a sentir falta das minhas coisas, da minha vida “real” e amo reencontrar minha familia, distribuir os presentes. Uma vez uma ex-chefe minha que vive rodando pelo mundo falou que o melhor da viagem ‘e esperar por ela.
    Eu nao concordo totalmente, mas acredito q as tres fases, antes, durante e depois tenham seu gostinho especial.
    Bjs

    Responder
  17. Milena - 09/05/11 - 20h21

    Antes de me conhecer o meu marido gostava de fazer viagens longas (2 meses!), uma vez foi para o Nepal, na outra a India e da última vez foi a Indochina (Laos, Cambodja e Vietnam). Mas eu acho que não conseguiria fazer viagens longas assim! Uma semana eu acho ótimo, mas na segunda semana já começo a sentir falta do meu conforto (do meu colchão, meu travesseiro, meus lençois, etc…) Ele está tentando me convencer a fazer uma viagem mais longa e para um lugar com menos conforto, acabarei cedendo, mas ao menos não será uma viagem de 2 meses pois eu tenho no máximo 5 semanas de férias por ano!!!

    Responder
  18. Isabel O., Portugal - 09/05/11 - 20h27

    Também estou mortinha por começar a ler as aventuras nepalesas.
    No ano passado dei por mim a desejar voltar pela primeira vez. Mas, nesse caso, eu sabia exatamente porquê – como tínhamos sido assaltados logo no início do percurso, o dinheiro contadinho ao cêntimo diariamente e a falta total de documentação (cartões de crédito, identificação pessoal, automóvel) criou-me uma ansiedade que só a chegada à minha cidade conseguiu acalmar. Mesmo assim ainda fizemos uns dezasseis dias por Espanha e França, mas nunca chegar foi tão bom.

    Responder
  19. Wilma Rocha - 09/05/11 - 21h20

    Penso que tudo isso deve ser por conta da idade, Dri, outro clichê, ela vai chegando e nos apegamos aos nossos rituais, nossa caminha boa, a casinha nossa de cada dia…ah penso que não há lugar melhor no mundo, que o nosso cantinho!! Hoje pra mim a melhor viagem que tem é a chamada bate e volta, bem planejada, é ótima…agora esse retorno com a mala cheia de roupa suja, tênis/bota cheio de lama, um monte de conta nos esperando, uff!! e o bom é que logo logo entramos no esquema e a boa experiência fica até tênue na lembrança que foi boa. Tenho uma curiosidade, você faz vários roteiros de viagem e vai pesquisando tudo ao mesmo tempo? Faz isso no papel e vai realizando?

    Responder
    • Adriana - 10/05/11 - 05h19

      É uma mistura de tudo e mais um pouco!
      Faço varios planos no papel, faço listas das viagens ao longo do ano (maximizando os feriados), tentando fujir da alta temporada etc. E ao mesmo tempo que vou fazendo listas, vou pesquisando sobre certos lugares, pra ter uma ideia de se vale a pena, quanto tempo é o ideal pra passar lá, onde se hospedar, que passeios paralelos fazer, custos etc.
      Não tem uma ordem muito definida não… eu mais ou menos faço isso todos os dias, sem nem perceber, porque realmente adoro viagens e tudo sobre elas! Eu pesquiso sobre viagens que não tenho planos nem intenções de fazer, pesquiso sobre lugares que não poderei ir por varios anos etc…

      Responder
  20. Wanessa - 10/05/11 - 01h19

    Adriana, isso é a (matur)idade chegando! rsrsrs A sua vontade de voltar pra casa, na minha opinião, é bem natural, considerando que você é uma pessoa feliz e satisfeita com a própria vida.

    Eu sempre sofro da depressão pós férias, principalmente porque, entre uma viagem e outra, tenho de esperar uns seis meses. Se fosse como você, que tem sempre uma viagem em vista, acho que sofreria menos… Mas, mesmo sabendo que vou querer viajar de novo assim que botar o pé em casa, depois de uns 20 dias viajando, é inevitável começar a sentir falta dessa “normalidade” de todo dia. Por outro lado, também sinto uma invejinha desse povo que tira um ano sabático (ou um semestre que seja)… Nossa, quantos sentimentos contraditórios! rsrsrs

    Responder
    • Adriana - 10/05/11 - 05h15

      Desde que não traga rugas nem cabelo branco, a idade pode vir om tudo! Hahahahhahahaha

      Responder
  21. Gabrieli - 10/05/11 - 02h47

    Nossa, meu coment nao tem nada a ver com o post… mas vamos la…

    Li em algum lugar aqui que esse ano você vai pra Portugal, na Ilha da Madeira… nossa nuca comentei aqui mas não poderia deixar de comentar…

    Minha avó tem 77 anos e saiu da Ilha da Madeira há 55, com exatos 22 anos e veio morar no Brasil, depois nunca mais voltou lá. Pra vc ter noção ela nunca tinha visto uma pessoa negra ou estrangeira na vida dela, pra vc ver o quanto a ilha era isolada do resto do continente na época… depois que ela veio pro Brasil com meu avô tentar a vida ela nunca mais soube de lá já que cada irmão foi pra um lugar do mundo diferente e ela só tem contato com os que moram no Brasil; É como se o mundo pra ela se resumisse a Ilha da Madeira e ao Rio de Janeiro (onde moramos).

    Quando eu disse pra ela que eu “conhecia” uma menina pela internet que faria uma viagem pra lá ela ficou alucinada, sempre me pergunta disso!!!

    Não deixe de fazer o seu relato aqui, assim como eu minha avo tb vai viajar com vc um poquinho aqui pelo blog.

    bjs e tdo de bom pra vc!!!

    Responder
    • Adriana - 10/05/11 - 05h15

      Ai que fofa!!
      Sabe que os planos da Ilha da Madeira acabaram nunca nem saindo do papel… fomos deixando pra lá e ainda não marcamos nada…
      Mas agora fiquei com mais vontade de ir lá só por causa da sua avó! :-)

      Responder
  22. Bia - 11/05/11 - 18h14

    Nossa Dri,como este post foi perfeito agora!!! estou neste momento em Alexandria (Egito), depois de 23 dias de viagem por Israel, Jordania e Egito. Ao contrario de vc, sempre faço estas viagens mais longas, pois sair do Brasil nao e tao facil qto da Europa, e sempre tenho vontade de continuar a viagem, mesmo com quase 30 dias de viagem, mas desta vez… Estou voltando amanha para o Brasil (nao vejo a hora!!!).
    Acho o mesmo que vc, com certeza e o destino exotico, que apesar de fantastico nos faz dar valor as coisas simples da civilizaçao ocidental. O bom dos seus posts e que sempre abordam sentimentos parecidos aos meus, o que me fazem sentir bem normal, mesmo sendo obcecada por viagens…rs
    Bjos

    Responder
  23. Gabriela Oliva - 13/05/11 - 20h18

    Oi Adri,

    eu fiz A viagem de volta ao mundo 2x, rs e sempre viajei muito, viagens de férias, de verão, de temporada, de fim de semana… sempre tenho vontade que ela nunca acabe e nunca quero voltar pra casa, mas depois DA VIAGEM, tudo que eu queria era chegar num lugar só, parar de carregar mala, arrumar as coisas em um lugar e ficar lá…. parada um pouco. A questão não foi a viagem, ou os lugares, e sim a parte cansativa da brincadeira, pega arruma mala, vai pro aeroporto, faz o check in, aguardo o embarque, embarca, arruma as coisas no avião, viaja, chega, pega a mala, procura transporte, vai pra uma acomodação…. re-organiza a mala, e começa tudo de novo por um ano… a vida intinerante só é legal se vc tem uma base pra parar de vez em quando, lavar a roupa, deixar as coisas, relaxar um pouco e aí querer começar de novo! rs

    Responder
  24. Fabio H. - 16/05/11 - 18h55

    Muito bom o post!

    Também tenho essa sensação no final das viagens, mas logo que chego em casa, já quero viajar novamente, nem dá tempo de sentir a DPF. rs…

    Responder
  25. Marcos - 19/02/14 - 12h36

    Olá, Dri. Hoje eu li esse teu post de 2011, li também os comentários das pessoas e também as tuas respostas. Tua opinião mudou sobre a viagem da volta ao mundo? Vc encararia ou já passou a tua fase? Me chamou a atenção tua primeira resposta, por ter lido que todos que fazem a grande viagem voltam “piradinhos”… Ahahah, vc ainda acha isso? Abraços!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/02/14 - 13h09

      Nao, minha opiniao continua igual, e hoje em dia nao encararia de jeito nenhum uma viagem de volta ao mundo por um periodo muito longo.
      E infelizmente concordo que esse tipo de viagem afeta muito mais a vida das pessoas (negativamente) do que se divulga por ai, e inclusive, a 3 semanas atras uma amiga recen-voltada de uma volta ao mundo de 22 meses desapareceu de casa, e uns dias depois foi encontrada morta… (se suicidou).
      Eh uma caso tragico e extremo (gracas a deus), mas por acaso conheco outros casos que nao conseguiram mais “se recuperar” (economicamente, socialmente etc) desde que vltaram de suas volta ao mundo.
      E os muitos blogs que existem hoje em dia so comprovam minha teoria, e as pessoas acabam ficando presas nesse estilo de vida “sem rumo”, tentando dar um glamour pra uma situacao que na pratica eh bem diferente (e quem viaja com frequencia sabe que esse tipo de viagem nao tem nada de glamour!).

      Ainda acho uma experiencia valida, se feita na epoca certa e nas condicoes “antes-durante-depois” certas (tipo, entre colegio e faculdade, nas verias de verao da faculdade, pos formados mas antes de comecar uma carreira etc), mas cada vez mais, vejo que as pessoas que embarcam nesse tipo de vigem a fazem pelos motivos errados, numa de “vou largar tudo porque o mundo eh meu lugar”, mas a vida real nao eh bem assim nao.
      Acho que mais importante do que saber porque voce quer ir embora, eh saber porque voce quer voltar pra casa.

      Responder