14 Jun 2011
19 comentários

Mas afinal, quem foi o Dracula?

Dicas de Viagens, Romenia, Transilvania

Uns dias antes de viajar, estava conversando no trabalho sobre a viajem a Romenia e um colega comentou “Mas vc sabe que o Dracula nao existe, certo? Voce sabe que eh tudo falso, neh?”… Com aquela cara de quem esta indo cacar o Coelinho da Pascoa!

Entao adorei aprender mais sobre os mitos e superticoes do Romenos e descobrir afinal quem foi esse tal do Dracula.

Mas soh pra esclarecer: Sim, o Dracula existiu. Mas sim, ele eh ficcao!

O Conde Dracula, o Vampiro da historia do Bram Stoker eh logicamente um personagem de ficcao literaria e nao existem vampiros na Transilvania (sera?!).

Mas ao mesmo tempo, a Romenia realmente teve um principe Dracula, que assim como varias outras lendas e tradicoes Romenas, serviram de inspiracao ao personagem de Bran Stoker.

Entao o personagem (real) principal desse mito eh o Principe Vlad Tepes, que reinou a regiao da Wallachia no seculo 15.

Vlad era filho do Rei da Transilvania e Wallachia (bem antes da Romenia existir como pais), que era integrante da “Ordem do Dragao” – uma legiao de reis e principes Europeus que defendiam o continente dos Turcos Otomanos.

Dragao em Romeno eh “Dracul”, e “Lea” significa filho. Entao Vlad, era conhecido como Principe Draculea (Principe “filho do Dragao”).

Vlad teve uma infancia e adolescente horriveis, pois foi capturado pelos Turcos ainda crianca, e enviado para uma prisao Turca, onde foi torturado, maltratado e abusado durante anos a fio.

Da pra imaginar oque o filho adolescente do Rei inimigo nao deve ter passado na mao dos Turcos, ne?!…!

Historicamente a intencao dessa prisao era converter Vlad ao Islamismo (ele era Cristao Ortodoxo), e assim ele poderia voltar a Transilvania e reinar como um principe Otomano.

Mas uns anos depois, Vlad escapou e voltou pra Wallachia, onde encontrou seu pai e irmao assassinados.

Se esse menino ja nao devia ser extremamente traumatizado e perturbado, subir ao trono soh piorou sua situacao, e Vlad jurou vinganca eterna aos Turcos.

Ele reinou poucos anos, mas historicamente era adorado pela populacao, justamente por ser tao sanguinario e sem tolerancia. Sob seu comando a regiao properou e ficou livre de guerras e conflitos.

Porque? Porque ele matava e torturava qualquer inimigo que chegasse perto de seu Reino, sem do nem piedade.

Vlad ficou conhecido como “O Impalador”, pois aplicava em seus inimigos o metodo de turtura medieval de “impalar”, que nada mais eh doque espetar seus inimigos com estacas de madeira que subiam do reto ate a clavicula – O corpo era cuidadosamente espetado de buraco a buraco de maneira a nao perfurar nenhum orgao vital, entao as vitimas permaneciam vivas por cerca de 48 horas, em sofrimento agudo, enquanto ele assistia sua morte lenta…

Os cinicos dizem que ele tinha um certo fascinio em turturar seus inimigos (principalmente os Turcos) usando qualquer metodo que involvessea parte traseira de sua anatonia, resultado de uma adolescencia de abusos sob dominio Turco.

E por causa desse metodos sanguinarios, Vlad Draculea (Dracul significa Dragao, mas tambem pode significar “Demonio” dependendo da intonacao da palavra) a fama de Vlad, o Impalador, ou Vlad, o Demonio se espalharam pela regiao.

Entao, quase 300 anos depois, numa pequena cidade da Irlanda, um jovem Bran Stoker, que ja tinha escrito outros livros e contos sobre vampiros e “criaturas” miticas, comecou uma pesquisa para inspiracao para sua proxima novela, quando ele encontrou livos Hungaros sobre o “Leste selvagem” da Europa e esse tal de Vlad Draculea.

Bran Stoker nao era uma cara muito culto, e nunca tinha viajado pra fora de sua cidadezinha natal, e portanto foi muito facilmente impressionado com as historias que ele leu sobre o Leste dos Balkans – lendas que se somaram a historia de Vlad para criar o mito do Conde Dracula.

Mitos esses que incluiam praticas muito verdadeiras (e usadas ate pouco tempo atras) na cultura Romena, mas que soaram tao chocantes ao Bran, que realmente soh poderiam ser obra de ficcao!

Historias sobre comidas cozidas com muito alho, que deixavam as pessoas com cheiro estranho a ponto de espantar os outros (Bram era um Irlandes que devia comer nada mais que batatas e cereais com carne de ovelhas…), ciganos nomades que praticavam bruxaria e matavam animais como “sacrificio”; A cruz torta (o crucifixo Ortodoxo tem uma terceira “perna” meio entortada), e a pratica cigana onde uma estaca de madeira deveria ser enfiada no coracao do defunto que nao ficasse gelado nos primeiros dias de sua morte (os ciganos Romenos ainda faziam isso ate poucas decadas atras, pra garantir que seus fmailiares nao eram mortos-vivos).

Como bom Irlandes Catolico que era, Bram entao incorporou que um bom crucifixo e um pouco de agua benta o protegeriam desses metodos selvagens. Assim como o cheiro forte do alho, e uma estaca de madeira no coracao!

E pra completar, ele ainda leu sobre as batalhas e metodos de tortura usados por Vlad, somados a uma das poucas pinturas que existem do Rei Vlad comemorando uma de suas vitorias, bebendo uma taca de vinho tinto enquanto centenas de inimigos sofriam na “paisagem” sendo impalados com estacas de madeira!

Eh ou nao eh um prato cheio para uma novela sobre vampiros, lobisomens e afins?!

Eu perguntei pro nosso guia se os Romenos se ofendiam como toda essa historia de Dracula e vampiros, e ele me garantiu que nao, muito pelo contrario! A Maioria das pessoas tinham orgulho de saber que parte de sua cultura e essa parte do pais eh tao conhecida internacionalmente, e que se nao fosse pelo Conde Dracula a Romania provavelmente nao atrairia tantos turistas que vao para o pais atravez das tais lendas e o tanto que isso ja ajudou a economia das montanhas em epocas muito dificeis para o pais.

Entao Vlad, O “Dracula” esta por todos os lados. Muitos monumentos historicos e referencias ligadas ao Principe Vlad, e muitas outras tantas coisas tirando uma casquinha do “Conde Dracula” – oque vc puder imaginar eles vendem: camisetas, canecas, bone, brinquedos, mascaras e mais uma infinidade de coisas “vampirescas” autenticas da Transilvania!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. helo - 14/06/11 - 11h53

    o q vc comprou de souvenir??? eu ia me acabar nessas lojinhas!!

    Responder
    • Adriana - 14/06/11 - 12h03

      Comprei umas canecas com “sangue” escorrendo e com a cara do Dracula, e claro, comprei um enfeitinho de natal com o castelo do Dracula! :-)
      E o Aaron comprou umas camisetas pra dar de presente! hahahahhahaha!

      Responder
  2. Fer - 14/06/11 - 13h05

    Vcs chegaram a subir no castelo dele??
    Eu vi uma matéria no ano passado em algum dos canais da Discovery explicando a história certa e talz (mas devorei o post pq não sabia nada do Bram Stoker – ótimo vc ter ligado um ao outro desse jeito!!). Enfim, depois do programa da Discovery, PRECISO visitar o castelo … tomara que role no ano que vem.

    Responder
    • Adriana - 14/06/11 - 13h16

      Subimos claro!!
      Fiz ate um filminho la dentro, pra mostrar como eh… heheheh

      Responder
  3. Jo - 14/06/11 - 13h07

    Adorei o posto! Deu vontade de ler tudinho e ficou um gostinho que quero mais…

    Responder
    • Adriana - 14/06/11 - 13h20

      Ja ja vem mais! :-)

      Responder
  4. Juliana - 14/06/11 - 13h40

    Amei o post! Adoooooro história de vampiros e sempre quis conhecer a Romênia! :)

    Responder
  5. Patricia Gold - 14/06/11 - 14h03

    Adriana,
    Jovem de cidade pequena, católico e sem muita cultura?!? Bram Stoker era muitíssimo culto e viajado sim!!Ele foi crítico de teatro do Dublin Evening Mail,funcionário público, gerenciou o Lyceum Theatre de propriedade de Henry Irving e se casou com a ex-namorada do Oscar Wilde, de quem tanbem era amigo.Ele era parte da alta sociedade londrina, parente distante de Sir Arthur Conan Doyle.Viajou o mundo todo,apesar de nunca ter visitado o Leste Europeu.Foi duas vezes a casa Branca, e conheceu os presidentes McKinley e Roosevelt.Ele passou anos pesquisando a mitologia e o folclore do Leste Europeu para escrever Dracula e era PROTESTANTE, Church of Ireland, pra ser mais exata!Não sei quem te passou estas informções tão equivocadas sobre um dos autores mais celebrados da língua inglesa!

    Responder
    • Adriana - 14/06/11 - 14h19

      Hahahah! Nao precisa ficar brava! :-)
      Pois eh, foi oque me contaram sobre ele nos guias de viagem que li sobre a Romenia e as tours guiadas que fizemos pelos castelos…
      Parece que os Romenos nao tem uma impressao muito boa sobre o Bram nao…

      Ate o capitulo do Lonely Planet (nao que o LP seja uma grande refencia literaria, mas tudo bem) que fala sobre o Bram Stoke na epoca em que escreveu Dracula (aparentemente a carreira dele deslanchou bastante depois de escrever a novela) fala sobre sua falta de conhecimento sobre a cultura do leste europeu, e o fato de que ele escreveu um livro onde descrevia um lugar e uma cultura que ele na verdade nunca conheceu.
      Tanto que o verdadeiro castelo do Dracula que inspirou o livro fica na verdade na Irlanda, perto de sua cidade natal (que logicamente agora nao lembro o nome).

      Responder
  6. Patricia Gold - 14/06/11 - 14h26

    To brava não, hehe, mas fiquei surpresa com o guia ou pessoas que te deram estas informações! Morei na Romênia por um tempo, e como também morei na Pennsylvania, tive que me inteirar da estória toda pra explicar pros engraçadinhos piadistas de plantão que um lugar não tinha nada a ver com o outro.E como sou nerd de carteirinha, fiquei chocada com a afirmação de que ele não tinha muita cultura, o sujeito fazia parte da Escola de Filosofia do Trinity College Dublin…
    Beijos mil de Estocolmo, onde nunca escurece no verão, e todas as pessoas feias se escondem MESMO, hehe!

    Responder
    • Adriana - 14/06/11 - 14h52

      Quando eu era pequena eu achava que os Vampiros nasciam na Pensylvania… hehehehe
      Mas por outro lado, eu discordo que todas as pessoas “estudadas” sejam “cultas”… na verdade acho que uma coisa independe da outra. E o retrato que fazem do Bram Stoker na Romenia eh que por mais estudado e inteligente que ele fosse, ele nao era muito “steet smart”, se eh que voce me entende… Entao ao ler sobre uma cultura tao diferente, ficou logo “impressionado”…
      Mas enfim…

      Mudando de assunto, que lugar eh Estocolmo no verao heim?!
      Eu conheci no inverno e ja tinha adorado a cidade, mas no verao aquele lugar eh um desbunde de covardia com o resto do planeta! Hahahhaha

      Responder
      • Patricia Gold - 14/06/11 - 15h13

        Romeno fica com raivinha, porque gostariam que o Vlad e seus patrícios fossem reconhecidos como uma figuras históricas militares,prata da casa,cheios de coragem, bravura e muuuito inimigo empalado, mas tudinho que os meros mortais e turistas mil sabem dele vem de um irlandês meio louco e dos filmes classe B de Hollywood!!Mas fizeram um filme para a TV super legal sobre o Vlad histórico, contando toda a trajetória desde a infância, que segundo o que sei, é bem exato, ao menos pelo que se pode saber da época http://www.imdb.com/title/tt0240793/ *releve o poster com o vamipiro, é puro marketing prá cliente desavisado de locadora.

        E quanto a Estocolmo, o verão lindão é prá compensar os SEIS meses de frio, escuridão e clima infernal(paradoxal essa, haha!).
        Avisa quando vier de novo, a gente sai prá tomar uma fika, fazer umas comprinhas e falar de vampiros e livros!

        Responder
        • Adriana - 14/06/11 - 16h42

          Hahaha! Podes crer.
          Mas o guia jurou de pe junto que eles nao tem rancor nenhum com esse tema de vampiro, mas sei la neh?
          Eu compararia com a relacao do Brasil com futebol. Claro que todo Brasileiro gosta e tem orgulho do futebol e tal, mas por outro lado tem coisa mais irritante do que ser reconhecido e associado a unica e exclusivamente com a porcaria da selecao e os Ronaldos e afins? Um saco, neh?
          Assim como o Brasil eh muito mais que futebol, a Romenia eh muito mais que Dracula, entao acho impossivel nao rolar uma raivinha la no fundo…

          Responder
  7. Thais Mittmann - 14/06/11 - 18h10

    Se a parte do Bram Stoker está certa ou não, não faz diferença. Adorei o post! Que viagem, ia morrer sem saber tudo isso.

    Responder
  8. Flávia - 15/06/11 - 07h29

    Já vi documentários sobre o Vlad (a íntima!) e ele é tido na Romênia como herói nacional por tudo que fez pelo país. O que achei engraçado é que num desses programas eles falavam sobre uma idéia que existia (e que ainda deve existir) de se construir um parque temático, tipo a Disney, na Romênia, só que tudo ligado a vampiros e assombrações. Aí o povo de lá deu piti, com uma certa razão, porque para eles o Vlad é herói e o parque teria toda uma história ligada ao anticristo e a coisas ruins, denegrindo o nome do país e de seu herói!
    Sou louca para ir à Romênia. Acho que esse lado meio “sombrio”, misterioso, com as senhorinhas de lenço na cabeça, costumes antigos, vilas, etc, muito bacana! Como muita gente aqui já disse, incluindo a Adriana, deve ser uma experiência mto autêntica, longe de toda a padronização comum em grande parte dos lugares mais turísticos! Beijo, Adriana! Seu blog é 1000!

    Responder
  9. Helen - 30/12/11 - 04h00

    Oi Adriana, comecei a ver o seu blog e não consegui parar mais! O meu sonho é poder fazer viagens como você faz! No seu blog “conheci” lugares que um antes eu não tinha muita curisidad e agora nao vejo a hora de ir! haha A Romenia é um deles! Tão exótico e belo do seu jeito! Muito interessante a história de Vlad! Um dia irei conhecer o castelo do Connde ‘Dracula’ haha beijao

    Responder
  10. gaby - 25/05/12 - 01h32

    Eu adoro as histórias de conde Drácula eu sou apaixonada por vampiros ou acho interesante como eles tem tanta forsa

    Responder
  11. Larissa - 21/08/12 - 20h43

    Eu queria saber o idioma que falam na Transilvânia.

    Responder
  12. Silvio Tadeu - 13/03/14 - 19h20

    Estamos produzindo um espetáculo sobre Drácula .

    Você mora em São Paulo ?

    Gostaria de convida-la para um bate papo com nosso elenco ….

    (11) 4106-2507 / 9 8678-5420

    Responder