01 Jul 2011
21 comentários

Islandia: a terra do fogo e do gelo!

Dicas de Viagens, Islandia

A Islandia nao eh um pais que a gente ouve muito falar, a nao ser que eles tenham causado alguma catastrofe de magnitude mundial… Seja a crise no mercado financeiro, vulcoes e cinzas vulcanicas que para a Europa, ou ultimo vestido usado por Bjork no Grammy!

Entao as perguntas de “mas porque pra la?!?!” foram uma constante nos ultimos meses, que soh pioraram depois das ultimas erupcoes, que por muito pouco nao estragaram completamente nossa festa!

Mas quando voce para pra pensar, a Islandia eh um pais fascinante!

Eles estao ali no meio do atlantico, em cima do buraco mais quente do planeta: onde as placas tectonicas da Europa e America se dividem, e por tanto terremotos, erupcoes e desastres naturais sao tao parte da vida e da historia da populacao, que eles nem reparam…

Uma das cenas mais engracadas da viagem foi a cara de “???” do taxista quando comecou aquele papo de “de onde voces sao? E ai, gostaram da Islandia? Bla bla bla“ etc. Etc. Resumidamente o papo foi mais ou menos sobre viagens, e como ele (o taxista) e a esposa viajaram o mundo todo, e ela queria se mudar pra Australia, e ele ficou chocado… Afinal, QUEM nesse mundo ia querer morar na Australia, com aquelas cobras gigantescas?! (juro que essa foi a resposta dele). Entao o Aaron respondeu, sem nem pensar muito… “ Ah, varios Australianos devem pensar a mesma coisa sobre voces, que moram num pais cheio de gelo e vulcoes”. O Taxista ficou olhando pra gente com uma cara de quem tinha descoberto a polvora… tipo, ele nunca fez a conexao de que a Islandia talvez nao seja vista pelo resto do mundo como um paraiso… afinal neh, faz frio 11 meses por ano e a terra cospe lava…

E isso pra mim simbolizou tudo que eu tinha pensado e refletido sobre a Islandia e os Islandeses.

Aquilo ali eh a vida deles, e ate poucas decadas atras, a grande maioria da populacao nem sequer sabia da existencia do resto do mundo. E vice e versa.

Eu nao sabia, por exemplo, que o pais todo (que eh mais ou menos do mesmo tamanho que a Inglaterra em Km quadrados) tem apenas 300.000 habitantes, sendo que 2/3 deles vivem na (minuscula) capital Reykjavik.

Hoje em dia, depois da recem “redescoberta” da Islandia pelo mundo, eles tem cerca de 2% da populacao composta por estrangeiros, mas de forma geral nao eh eh um pais migratorio. Os Islandeses nao gostam de morar em outros lugares, e o resto do mundo nao quer morar na Islandia.

E por isso mesmo, eles sao considerados uns dos povos do mundo com DNA mais “puro” em relacao a sua origem, e desde que os Vikings Dinamarqueses chegaram na ilha por acaso em 1300 dc, a populacao de hoje em dia eh basicamente, totalmente descendentes de seus exploradores originais.

Achei isso incrivel! O banco genetico dos Islandeses eh praticamente identico ao que os Vikings medievais eram a 700 anos atras, entao quando voce ve um Islandes, esta basicamente olhando no rosto de um Viking Autentico!

E eles tem MUITO orgulho de suas origens Vikings, e existem varios museus e galerias que reproduzem a vida da populacao que desbravou a ilha, porque eles decidiram cruzar o oceano em busca de novas terras. E realmente, vai dizer que esses caras nao foram uns herois?!

Voce ja imaginou ser um Dinamarques do seculo 14, entrar num barquinho de madeira e sair Atlantico afora. Uns dias depois avistar terra firme, e – sabe-se la porque – decidir ficar naquela terra coberta de geleiras, vulcoes em erupcao, agua fervente que jorra do chao, gazes fetidos fumegantes, terremotos, escuridao, invernos rigorosos e mais um monte de outras coisas que por mais que sejam fascinantes para os turistas, devem ter assustado um bocado de Dinamarqueses medievais!

Convenhamos, neh? Uma cena beeeeeem diferente doque os descobridores Portugueses encontraram ao chegar no Brasil… hehehehe

Entao a Islandia, por todas os contratempos impostos pelo planeta terra, permaneceu isolado do resto do mundo por seculos e mais seculos, vivendo da agricultura de subsistencia e pagando impostos para a coroa Dinamarquesa, ate que em 1944 eles conquistaram sua independencia e o mundo finalmente ouviu falar na “Terra do gelo”.

O Islandes, tambem eh considerada uma las linguas Endo-Europeias mais “puras”, pois ao contrario de seus irmaos Escandianvos, por nao terem sofrido influencias de outras linguas e culturas, ainda falam a lingua dos Vikings. Imagina se existisse alguma ilha perdida no Mediterraneo ou no Atlantico que ainda falasse o Latin dos Romanos?!

O resultado sao palavras que dao caimbra na lingua cada vez que vc se quer tenta pronunciar… e virou ate brincadeira, e tudo quando era lojinha, posto de gasolina, guia turistico fazia a piadinha de que “quem conseguir pronunciar essa palavra tal, ganha um nao-sei-oque de graca!”. Obviamente nao conseguimos falar nada nunca… e liamos os nomes no mapa ou as placas de estrada assim “Quando aparecer uma placa da cidade que soletraK depois I depois R depois K de novo… e termina em TUR” (em referencia a cidade Kirkjubajarklaustur, por exemplo).

Uma outra caracteristica muito engracada que permanece ate hoje na cultura e sociedade Islandica, e que eh heranca direta dos Vikings e consequencia dessa vida provinciana que eles levam, eh a ausencia dos sobrenomes!

Assim como os Vikings originais nao usavam nome e sobrenome, os Islandeses, ate hoje tambem nao usam, entoa ate hoje usam o sistema de nome patriarcal, e as pessoas geralmente sao conhecidas por seu primeiro nome apenas.

Entao quando uma crianca nasce, a familia escolhe seu nome proprio (primeiro e do meio), e seu sobrenome passa a ser o nome do seu pai, com o sufixo “Son” para filhos e “Dottir” para filhas. Entao o Gustaf, filho do Jonas, se chamara Gustaf Jonasson. E sua irma Katrin se chamara Katrin Jonasdottir. (a cantora Bjork, se chama na verdade Björk Guðmundsdóttir, entao sabemos que o nome de seu pai eh Guomunds!)

Achei isso sensacional! Mas pai, sem ofencas viu, mas ainda bem que nao me chamo Adriana Carlosfilha!

Entao em algumas cidades “maiores”, pra evitar confusoes sobre nmes e quem eh filho ou filha de quem, as listas telefonicas tambem listam as profissoes… entao pelo menos voce sabe que Gustaf Jonasson eh fazendeiro, enquanto que seu vizinho Gustaf, filho de outro Jonas eh padeiro!

O pais eh realmente fascinante, e realmente sem igual! Pessoas como eu e voce nao apreciamos nem entendemos como eh a vida daquela populacao, a dificuldade que eles passam todos os anos para vencer a guerra contra o planeta e os elementos.

Nos passamos 3 dias incriveis la, que mal deram pro gasto (a viagem original seria 4 dias, mas a cia aerea trocou nosso voo e antecipou nossa volta em 12 horas, entao perdemos nosso ultimo dia util!), e o pais, por mais que seja bem desertico e “sem nada” a olhos nus, na verdade tem MUITO a oferecer, e com um carro na mao (impossivel viajar pela Islandia sem carro) eu garanto que em 3 ou 4 dias voce vai ver mais coisas doque em varias decadas de vida!

Planejando uma viagem para a Islandia?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. aline - 01/07/11 - 14h34

    Eu tava ansiosa pelos posts da Islandia, e pelo visto vão ser super interessantes! as fotos estão lindas! vcs mandando bem de novo!!!

    ps: tô ansiosa pela viagem p China. andei vendo umas fotos do interior do país e tem paisagens maravilhosas. vcs vão qdo?

    Responder
    • Adriana - 01/07/11 - 14h40

      So no fim do ano! Vamos passar Natal e ano novo por la!
      Nao vejo a hora!!

      Responder
    • Isis - 04/07/11 - 16h44

      Oi Dri,
      Pesquisando na net encontrei seu site…amei! Que trabalho legal e de grande utilidade para quem vai viajar e para quem quer sonhar com todos esses lugares lindos que vc visita.
      Eu vou pela 1ª vez a Europa. Consegui uma bolsa da AECID para fazer um curso de espanhol no verão…como não conhecia nenhuma cidade e/ou universidade .optei pela mais famosa..Universidad de Salamanca.
      Vi muitas dicas suas…dos roteiros bate e volta…e acho que consigo fazer esses nos fins de semana durante o mês de agosto.
      Mas tirei uns dias de férias e queria conhecer um pouco mais. O problema é saber quais paises conhecer e qual o melhor roteiro…rsrsr
      Sou louca pra conhecer Roma, Paris e Amsterdam…Me dá uma luz please!
      Agradeço desde já,
      Isis

      Responder
  2. Sandra - 01/07/11 - 14h59

    Nossa, que bacana! O resumo do que é a Islândia já está super interessante. Não vejo a hora de saber mais :-). Abraços!!

    Responder
  3. dani - 01/07/11 - 15h23

    ah, que história legal, que lugar maneiro. O vulcão deles tb quase estragou minha ida a Londres hahahahha. Conta mais daí, eu estou adorando. Tudo tão bonito!!
    Esse negócio que vc falou do taxista, já reparou que acontece em todos os lugares do mundo? Já perdi a conta de quantas vezes entrei em um taxi em algum país diferente e é sempre o mesmo papo: Ah, vc é do Brasil? Lá é perigoso né? No Rio? Ah, tem muita violencia né? Aí eu já respondo: é, mas não tenho nenhuma amiga que já foi assaltada no Rio, mas semana passada uma foi furtada em Paris hahahahahah(e o pior é que é verdade). Detesto essa coisa de esculhembar a cidade do outro, toda cidade tem seu lado bom e seu ruim né não? beijos, Dani

    Responder
    • Adriana - 01/07/11 - 15h36

      Concordo!
      Eu nem entrei no merito de comparar Brasil com Islandia se nao o motorista ia ter um infarto! Hahhaah
      Mas achei muito engracado que pra ele o maior fator que faz de um pais como a Australia ser uma loucura sao as cobras (?!), enquanto que ele mora num pais que tem 11 meses de inverno por ano, 6 meses de escuridao total, mais de 20 vulcoes ativos, geleiras moveis, geisers, etc,etc…
      Ou seja, tenta convencer um Brasileiro ou Austaliano a morar na Islandia e ainda achar que o pais eh um paraiso?!
      Mas pros Islandeses isso eh tao normal, que ele nem reparam que volta e meia um vulcalzinho explode gazes e cinzas venenosos… heheheh

      Responder
  4. Soraia Silva - 01/07/11 - 15h49

    A gente está planejando uma bike trip pra islândia ano que vem. é meu país de desejo top 3 atualmente, pra visitar. Com criança pequena tenho que maneirar nas ousadias- tipo n dá pra ir pra india né?

    Responder
    • Adriana - 01/07/11 - 15h50

      Putz, mas viagem de bicicleta pela Islandia com crianca pequena me soa mais loucura que India!
      A India pelo menos tem uma estrutura minima… a Islandia eh um deserto vulcanico coberto de gelo! Nao tem nada! :-)

      Responder
  5. Joaninha - 01/07/11 - 17h55

    Dri,

    Há 2 anos tb fomos à islândia. destino muito pertendido entre mim e o meu marido. Adoramos. Realmente as paisagens são muito contrastantes e diferentes do resto do mundo.
    Aquela ilha é uma força da natureza com paisagens simplesmente fantásticas. Voces deram a volta a ilha? O que gostaram mais?
    Fica aqui o Link da nossa viagem à islândia. http://aboutladybug.blogspot.com/2009/06/viagem-islandia.html
    Quero ver mais posts e fotografias – CONTINUEEEEEEE

    Responder
    • Adriana - 02/07/11 - 08h55

      Nao… nao deu pra dar a volta… Tinhamos planejado ficar 4 dias, mas mudaram nossa pasagem e só tivemos 3 dias inteiros… mas até que deu pra fazer MUITA coisa viu? Mas também, né, somos meio guerreiros… hehehee
      Viajamos só pelo sul, até SKaftel e tal e voltamos.
      Foi DEMAIS!
      Pode deixar que varios outros posts virao….

      Responder
  6. Isabel O., Portugal - 01/07/11 - 19h01

    Olá A.
    Olha ontem à noite dei por mim a pensar assim – se eu pegasse num daqueles livros a que chamamos light, cor de rosa ou de aeroporto, e nele figurasse uma personagem que ora estava no Nepal, ora num badalado clube londrino, pelo meio ia assistir a um jogo de polo, passeava na Islândia, pensava numa nova receita para o peru de Natal e fazia alguma crítica literária, eu fartava-me de rir, achando que estes autores são mesmo uns exagerados. Não há ninguém assim… Olha,afinal existe!!!

    Responder
    • Adriana - 02/07/11 - 08h53

      Hahahahaha! Otima essa!
      Realmente seria um livro bem fantasioso se a gente pensar bem heim….?

      Responder
  7. Fê costta - viaggio mondo - 02/07/11 - 08h41

    Que lindo Dri!!! A Islândia tá na minha listinha há muito tempo, desde que ví um Globo Repórter sobre ela, há mais de 10 anos atrás! haha

    Responder
    • Adriana - 02/07/11 - 08h45

      Ah, mas voce é café com leite né Fe, pq sei que voce é que nem eu: TODOS os paises estão na listinha! hahahahahah

      Responder
  8. Stephanie - 02/07/11 - 10h18

    Ah, adorei que voce tenha ido pra Islandia porque tb tenho vontade de ir pra la, assim ja ficou conhecendo um pouco de como funcionam as coisas por lá. hehehe
    Estou tentando imaginar a pronuncia das palavras…se Dinamarques eu ja acho complicadíssimo e ainda nao consegui sair do basico (oi, tudo bem, meu nome é…rs), imagine a tal língua viking…hehehe

    Beijos!!!

    Responder
  9. Simone - 02/07/11 - 20h38

    Dri que delicia ler sobre a Islandia. Estamos pensando em ir em setembro, no nosso primeiro aniversário de casamento, não sei se é uma época muito boa, não quero ir quando começar a escurecer. O que você acha?

    Beijao

    Responder
    • Adriana - 04/07/11 - 09h19

      Bem, tecnicamente, a melhor epoca de ir pra Islandia he na verdade no 1o semestre do ano, quando os dias sao longos. A apartir do dia 20 de JUnho, a cada dia os dias votlam a ficar bem curtos de novo, e em Setembro no meio da tarde ja esta tudo escuro na Islandia.
      Tanto que pra eles a “Alta temporada” eh apenas entre meados de Maio a meados de Agosto, sendo que muitos parques e atracoes “naturais” nem sequer abrem ate Junho, Julho e Agosto.
      Imagino que Islandia no outono/inverno deve ter todo um outro charme, mas tambem um belo perrengue, porque tudo fecha, escurece cedo (quando sequer “amanhace” no auge do inverno), as estradas ficam enterditadas etc…
      Entao se vc quer poder aproveitar os dias longos/interminaveis da Islandia, melhor planejar uma viagem para Maio/Junho/Julho do ano que vem.

      Responder
  10. Cristiane - 05/07/11 - 06h10

    Oi, tudo bem? Fuçando na net encontrei seu blog e adoreiiii!

    Estou planejando uma viagem em Setembro para Paris, Londres e Amsterdam, queria saber se pode me tirar umas dúvidas por email?

    Estou completamente perdida na questão de roteiros e coisas legais pra fazer!

    Desde ja agradeço a atenção.

    Abraços!

    Cristiane.

    Responder
    • Adriana - 05/07/11 - 09h39

      OI Cristiane, bem vinda!

      Bem, acho que o primeiro passo eh devorar tudo que ja existe aqui no blog sobre esses destinos (tem muita coisa!), nas categorias na barra lateral do blog.
      Tem bastante coisa sobre Amsterdam e arredores, e roteiros de viagem prontissimos para Paris e Londres, alem de muuuuuuuuuitas dicas sobre ambas as cidades.

      Se depois disso tudo ainda restar alguma duvida, basta deixar um comentario por aqui e a gente vai se falando!

      Responder
  11. Fábio - 05/07/11 - 18h21

    Adriana,

    Parabéns pelos posts sobre a Islândia… sempre tive curiosidade sobre esta ilha, mas é tão difícil encontrar algo na internet.

    Uma curiosidade, a qualidade e o custo de vida por lá é parecido com dos paises escandinavos?

    É caro fazer um tour pela Islândia?

    Abraços

    Fábio – São Paulo

    Responder
  12. […] por fim o mes fechou com uma viagem comemorativa de aniversario do Aaron, onde passamos uns dias na Islandia, escalando geleiras e vulcoes e dirigindo uma divertidissima […]

    Responder