05 Jul 2011
49 comentários

O lado prático de planejar uma viagem para Islândia

Dicas de Viagens, Islandia

Sabe qual a principal característica da Islândia como um todo? O pais nada mais é doque um grande parque nacional, areas remótas e protegidas que tem muita coisa pra ver e fazer bem no meio do…. NADA!

O pais é extremamente desértico em todos os sentidos da palavra: as cidades e vilarejos ficam a horas e horas de distância umas das outras, você passa horas digirindo sem ver uma única alma viva (a gente brincava de contar carros e comemorava cada vez que via outras pessoas na estrada!), e nunca dá pra prever como vai estar o tempo e as condições das estradas.

Nosso vôo pousando em Reykjavik a meia noite…

Falar que o país não tem estrutura turistica talvez seja um pouco injusto, porque onde existe “civilização” eles são super organizados. O grande problema é saber onde a civilização esta… e olha que nós nem sequer viajamos pelas partes mais remotas do pais não!

Então nosso processo de planejar essa viagem foi por fases: Oque fazer/ver? Quanto tempo ficar por lá? Época do ano? Meio de transporte? Hospedagem? Orçamento?

– Época do ano:

Essa foi a resposta mais simples de responder: Alta temporada!

Eu geralmente prefiro fugir de qualquer lugar na alta temporada, pois os passeios/atrações ficam lotadas, os preços inflacionam e tudo fica mais dificil de ver/fazer. Isso significa que muitas vezes perdemos a epoca de praia no Chipre, ou a epoca de esqui no Chile, mas essa é a metodologia que me permite viajar mais e melhor ao longo do ano.

Porém a Islândia é um caso a parte. A Islândia provavelmente  é um dos lugares mais “extremos” do planeta – uma natureza impiedosa, um clima que castiga e onde luz do sol é mais valioso que diamantes!

Bastou pesquisar um pouquinho sobre o país pra descobrir que a maioria das atrações que queríamos ver só ficam abertos durante um perios curtíssimo ao longo do ano (Junho a Agosto) e os passeios que queriamos fazer só estão disponíveis/acessíveis por algumas semanas do verão (Maio a Agosto).

Além disso as temperaturas só sobem acima de zero por poucos meses, e temperaturas na casa de 2 digitos então, só pouquissimas semanas (só pegamos 1 dia com temperaturas acima dos 10 graus!).

Então batemos logo o martelo! A intenção era comemorar o aniveráario do Aaron (começo de Junho), mas mesmo assim na hora de marcar a passagem, “atrasamos” a viagem umas 2 semanas em relação ao plano inicial só pra poder coincidir com as datas da alta temporada.

Isso significou que por questão de dias tudo ficou mais caro (num pais já carissimo!), mas garantiu que nossas chances de um clima agradável seria mais alta, e principalmente, garantiu que poderiamos fazer tudo que pretendíamos fazer!

Além disso, escolhemos de propósito a semana com os dias mais longos do ano (não tivemos “noite” nenhum dia!), bem no Solstício de verão, que sem dúvidas foi o unico motivo que nos permitiu viajar tão bem e conseguir cobrir tanta coisa no país em poucos dias! Se tivessemos ido numa época que escurece e que tem “noite”, precisaríamos do dobro do tempo pra fazer as mesmas coisas que fizemos!

– Oque fazer/ver? Quanto tempo ficar por lá?

A maior dificuldade de uma viagem a Islândia é a distancia do resto do mundo. Não só a ilha fica bem na contra-mão dos roteiros de viagem pela Europa, os voos são longos (3 horas e meia saindo da Inglaterra, que já está aqui no Norte. Quem vem do Sul da Europa pode ter que encarar umas 5 ou 6 horas…), os voos são caros (ainda não esta no roteiro das low costs) e a oferta limitadíssima.

Saindo da Inglaterra por exemplo, só a Iceland Air e sua versão “baratinha” Iceland Express é que tem voos diretos pra Reykjavik, oque limita bastante a variedade de horários e preços.

Isso faz com que a Islândia não seja um destino ideal para uma viagem rapidinha de fim de semana… Mas  então quanto tempo ficar?

Nós ãao tinhamos muito tempo disponível, então achamos que 4 dias e 4 noites seriam suficiente. Infelizmente, exatamente 1 semana antes da nossa viagem, a cia aerea (Iceland Express) trocou nosso horário de volta e perdemos 12 horas do nosso ultimo dia no país! Oque atrapalhou DEMAIS nosso roteiro, mas conseguimos recuperar o tempo perdido.

Em 4 dias, se você tiver energia e disposição, da pra fazer MUITA coisa (na época do ano que fomos), mas pra quem gosta de viajar com mais calma, 4 dias são o suficientes pra ter um gostinho doque o país tem a oferecer.

Hoje em dia, depois de ter voltado da nossa viagem, mesmo sendo frenéticos e não adeptos do slow-travel, eu diria que o ideal pra mim teria sido no minimo 1 semana – teríamos não só visto mais coisas, como feito mais atividades também, além de ter sobrado mais tempo pra relaxar durante a viagem.

Mas aí cabe a você decidir o tipo de viagem que prefere.

Eu pessoalmente não achei que Reykjavik tem muito a oferecer e não passaria mais doque umas horas por lá, mas tem gente que fica dias e semanas na capital…

Ultimos detalhes no guardanapo!

Oque não faltam nos arredores de Reykjavic são passeios de barco, Spas Geotérmicos, museus, galerias, bons restaurantes, e muitos bares e cafés (Reykjavik é considerada uma cidade super up-and-coming da musica cool Europeia), hotel fazenda, que podem consumir dias e noites sem fim.

No nosso caso a escolha foi pelo lado “natural” e “salvagem” da ilha. A gente queria mesmo se meter no meio do nada, ver vulcões, geleiras, campos de lava, geisers e etc, etc. Poderiamos ter passado 3 meses por lá. Mas como tudo tem um limite, achamos que 4 dias já conseguiríamos fazer bastante coisa.

– Hospedagem:

Então como tinhamos pouco tempo pra ficar por lá, e queriamos fazer muita coisa, a grande dificuldade do planejamento coi conseguir prever/planejar onde passaríamos cada uma de nossas noites.

Como comentei, o pais é um grande parque nacional, sem muita civilização nem estrutura, oque significa que nem todas as estradas cruzam vilarejos, e que por sua vez nem todos os vilarejos tem hoteis…

Então simplesmente não conseguíamos traçar um roteiro pura e simplesmente porque o caminho que queríamos seguir não tinha um hotel pra nos hospedar aquela noite…. não sabiamos que horas íamos chegar… nem se resolveíamos parar em outro lugar…

Porém, por outro lado a Islandia é a terra do acampamento, e tudo quanto é cidadezinha (que muitas vezes não passa de uma aglomeração de duas ou 3 casas….) tem um espaço pra camping. Algumas tinham uma super estrutura (banheiro, chuveiro, cozinha, restaurante, loja de souvenir, mercadinho, agencia de viagens, etc), enquanto outras não passavam de um cantinho na fazendo onde voce pode montar sua barraca.

E foi dificil saber antecipadamente como seria a estrutura de cada uma desses campings. Muitos não tem site, e outros tantos tem sites apenas em Islandês.

Mas aí eu lí em algum lugar que a Islândia tem uma política de “camping livre”, ou seja, desde que não seja propriedade privada, area protegida ou no meio da estrada, você pode parar e acampar onde quiser e bem entender!

Oque nos levou ao nosso proximo ponto…..

– Meio de Transporte:

A unica certeza que eu tinha desde o inicio é que teriamos que alugar um carro na Islândia. A não ser que você não pretenda sair do centro de Reykjavik, então um carro próprio vira um bem essencial.

É verdade que oque não faltam são opções de passeios bate-volta de onibus de turismo, mas os preços são tão exorbitantes, que somando duas ou mais pessoas no mesmo carro, o preço ja compensa em relação a fazer passeios organizados.

Além disso, a Islandia é uma terra de surpresa e de paisagens inacreditáveis! Voce nunca sabe quando vai dar uma vontade louca de sair do carro no meio da estrada e tirar umas fotos ou fazer um pic nic! E essa liberdade voce só tem se estiver de carro.

Mas como tudo na Islandia é caríssimo, alugar carro tambem teria um custo alto demais… Entãoo eu tive a brilhante ideia de alugar uma caravana!

Era um sonho antigo viajar com uma caravana, e a Islandia me pareceu ser o lugar perfeito pra isso!

Numa tacada só resolveria nosso problemas de transportes e limitações de hospedagem, e proporcionalmente, reduziria nosso custo total da viagem tambem!

Então a caravana nos proporcionou total liberdade de ir e vir onde bem queríamos, seguir viagem ou parar quando bem entendesse. Alem de não limitar nosso roteiro por causa de hoteis e albegrues (poderíamos parar em qualquer camping no meio da estrada, ou simplesmente parar no meio da estrada se o cansaço batesse mais forte!) e ainda economizar uma grana federal em gastos de comida – nossa caravana tinha uma mini cozinha (geladeira elétrica, agua corrente e um fogareiro a gaz), então levamos na mala uns pacotes de miojo e macarrão, cafe instantãneo e latas de atum, e quando chegamos em Reykjavik compramos pão, queijo, agua, suco, etc, que saiu muito econômico!

Então quando a fome batía, era só parar no acostamento da estrada e pular pra nossa sala de estar/quarto/cozinha e preparar um miojão ou sanduba de queijo e presunto e voila! Seguir viagem de novo!

A única limitação da caravana é que o Aaron estava com receio de dirigir um carro grande mais, então em vez de alugar uma RV super equipada (alem de serem caríssimas!), alugamos uma bem basicona, que nada mais era uma Van/SUV sem os bancos de trás, e com uma sofá cama e a cozinha.

Então era uma carro econômico, fácil de dirigir e “portatil” que facilitou demais nossa viagem e o roteiro que planejamos.

Mas por outro lado, por ser uma van e não ter direção nas 4 rodas, algumas das estradas que queríamos pegar não eram acessíveis para esse tipo de veículo e acabamos ficando na vontade…

– Orçamento:

Repararam que eu falei em custos e como a Islândia é cara varias vez e relacionada a varios aspectos da viagem?

Pois é, a Islandia é cara e ponto final.

Alem de ser uma ilha no meio do nada, a Islandia não tem recursos naturais, não tem industria, não tem agricultura e nada cresce/sobrevive por lá, entao TUDO, absolutamente tudo na ilha é importado e caro. Isso sem falar nos impostos agregados que ficam na casa dos 50%!

Um hotelzinho minusculo e sem banheiro no quarto nao fica por menos de 70 Euros. Aluguel de carro custa cerca de 100 Euros por dia (a Caravana custou 130 Euros por dia, que é mais caro que um carro, mas mais barato que carro + hotel). Tanque de diesel custa cerca de 70 Euros. Uma refeição de 2 sanduiches com 2 bebidas custa 20 Euros. Passeios, excursões e afins não saem por menos de 50 Euros por pessoa.

Então rola aquela velha aritmética de viagens – quanto mais tempo voce fica por lá, mais tempo tem de ver coisas legais, mas mais gasta.

Então reservar nossa passagem em Fevereiro, ficar apenas 4 dias/4 noites, alugar uma caravana em vez de pagar hoteis todas as noites, e levar miojo na mala, fez com que conseguissemos organizar uma viagem onde gastamos cerca de metade do custo que pensamos que essa viagem teria, oque foi um lucro enorme!

Continuou sendo cara, se comparada com outros destinos na Europa (em Chipre alugamos carro por 10 Euros por dia e ficamos num resort de frente pro mar por 45 Euros…), mas um bom orçamento – e se manter nele! – é tão importante numa viagem pra Islândia quanto todos os outros pontos que mencionei!

As dicas praticas:

– Voamos Iceland Express, reservado via Lastminute.com

– Dormimos e aprimeira e a ultima noite em Reykjavik no hotel Floki, reservado pelo Booking.com

– Alugamos caravana da Happy Campers

– Fizemos um passeio nas geleiras com a Glacier Guides

Planejando uma viagem para a Islandia?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
49 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
49 comentários
  1. Simone - 05/07/11 - 21h56

    Dri muito obrigado pelas dicas. Sabe que eu pensava o contrário, depois da crise da Islandia as coisas estariam baratas por lá, mas faz sentindo que sendo uma ilha que tem que importar tudo, as coisas saiam bem caras.

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h55

      Que nada… acho que a crise soh piorou os precos por la, pois diminuiu demais a demanda, entao os comerciantes tem que compensar como podem.

      Responder
  2. Sara - 05/07/11 - 23h09

    Adriana,

    Tenho adorado toda a saga da Islandia. Embora me pareça um país demasiado calmo, tenho a certeza que ia adorar toda essa experiência geológica e científica a ver todos os vulcões, geisers, paisagens praticamente virgens… é fantastico, principalmente com uma câmara na mão.

    E sem duvida os videos aliciam-me bastante a comprar a uma Sony DCS-HX7V

    Responder
  3. Gabriela Lorenzet - 05/07/11 - 23h50

    Dri! Oi! Sou leitora assidua do teu blog e passo aqui quase que diariamente pra ver se tem novidades. Esta viagem a Islandia me fez comentar porque fiquei com agua na boca e uma inveja de morrer. Gosto de viajar e adoro suas viagens diferentes. Eu ainda estou naquela do turistao basico, mas as viagens que mais gostei foram as feitas de carro, justamente como esta que voce fez. Adoro essa coisa de ir parando quando da vontade e nao ter pressa ou compromisso. Ainda vou convencer meu namorado a alugar um trailer e fazer uma viagem. Esta sua viagem a Islandia esta um show! Parabéns! Beijos.

    Responder
  4. Daiane Tozzi - 05/07/11 - 23h53

    Ótimo Post! Nunca na minha vida eu vou à Islandia mas a regra das dicas é valida para qualquer viagem!
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h28

      Verdade! Esse eh o racional que faco antes e durante qualquer viagem que planejo!

      Responder
  5. OlharViajante - 06/07/11 - 00h09

    O que eu dava para ter uma caravana minha…

    Dri, a verdade é que quando vi que tinha ido à Islândia, o meu pensamento também foi (erradamente) “Mas ela foi ver as cinzas?!”. Eu admito que tinha alguma curiosidade pela cultura, e pela sociedade, a maneira como se vive na Islândia… transmitem-me uma sensação de união extraordinária (pode ser engano meu), mas depois de ver as fotos no flickr, bem.. depois de ver as fotos só lamento a Islândia ser tão fria… :D

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h28

      Eh fria – congelada – mas vale a pena conhecer!
      E sim, vimos muitas cinzas, oque foi uma experiencia bem legal… na regaio em volta do Grimsvotn dava pra ver bem o quanto que as cinzas afetaram a regiao, campos e mais campos inteirinhos coberto de cinza, as geleiras todas pretas de cinzas e muita poeria nas estradas.
      Interessantissimo ver de perto esse fenomeno que tem estado tao em voga nos noticiarios ultimamente!

      Responder
  6. Camila Silveira - 06/07/11 - 00h45

    Que máximo essa van!!!!
    A-DO-REI!!!

    Responder
  7. Mirela - 06/07/11 - 02h01

    Dri,
    Os posts da Islândia estão incríveis!!! Estava ansiosa para ler, adoro destinos exóticos!!!!
    Tem vídeo de lá?
    E uma dúvida, quais mapas vcs utilizavam pra se locomover? Onde vc costuma comprar?

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h25

      Comprei mapas rodoviarios da Islandia na Amazon e depois compramos outro mapa mais completo quando chegamos la em Reykjavik.

      Responder
  8. Francelli - 06/07/11 - 02h11

    Putz, tu é gênia!!! :)
    essa da caravana foi sensacional e ainda deu aquela carinha de aventura, de acampamento. Muito legal!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h24

      Pois eh! Foi uma cosia meio “acampamento” mas sem a enchecao se saco e desconforto de dormir em barraca, montar e desmontar barraca e afins. Na Caravana ja estava tudo la prontinho pra gente!

      Responder
  9. Marília Lucena - 06/07/11 - 04h39

    Ah, eu tb queria viajar de caravan!! Achei muito legal,experiência diferente e aventureira!!!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h23

      Foi muito divertido!

      Responder
  10. Mari - 06/07/11 - 19h13

    To passando mal com as fotos e com o relato!! Já tava louca pra ir a Islândia… agora, então! Vou ver se rola organizar pra ir ano que vem. Ah, o governo islandes fez um video super legal divulgando a Islandia! Mostra todas essas paisagens alucinantes! :)

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h29

      Esses videos me lembram o tanto que ainda faltou pra ver na Islandia! Vontade louca de voltar! :-)

      Responder
  11. Bruna - 07/07/11 - 01h04

    dri, amo seu blog! nunca pensei q a islandia fosse um país tao interessante, mas seus posts fizeram com q eu mudasse de ideia! Super bacana a ideia da caravana! Só nao sei se funcionaria pra mim (sou MUITO chata pra comida)mas por 4 dias acho q nao teria problema (:

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h17

      Ah… mas 4 dias soh da pra relaxar um pouco… e se a frescura for muito grande, eh soh parar pra comer nos vilarejos e tal. Ou entao de miojo, levar oque voce gosta de comer.

      Responder
  12. Mariana M. - 04/12/12 - 23h31

    Fiz intercâmbio na Islândia por 1 ano (2004/2005) e se me perguntassem se iria pra lá denovo a resposta seria sempre SIM! SIM! SIM! Experiência única, vi coisas que jamais pensei que veria, passei por situações que ajudaram a formar quem eu sou e muitas outras coisas boas; como ruins também. Se vc acha que hoje é caro imagine naquela época em que a coroa islandesa valia mais que o Real. Fui pra lá em 2009 e as coisas estavam um pooouco mais baratas, mas ainda sim, caras. Mas a qualidade de vida de lá não se compara.
    De qualquer jeito continuo amando loucamente aquele país no meio do nada, mas um dos mais lindos que já vi. Voltaria pra lá amanhã :)

    Responder
  13. Roberta - 22/02/13 - 13h53

    Meu Deus!
    Fiquei apaixonada pela foto daquelas flores roxinhas com as montanhas cobertas de gelo ao fundo! Faria um poster para decorar a casa…lindo demais!
    Amei amei amei a hospedagem de vcs!
    Já deixei o blog em meus favoritos e sempre que for planejar uma viagem vou recorrer às suas informações!
    Acho que viagem depende muito do perfil de cada um, apesar de não ser nem um pouco aventureira como vocês, utilizo tb muito o valor X preço de cada coisa!
    To adorando essas informações!!

    Responder
  14. Stephanie - 30/03/13 - 14h36

    Muito legal poder conhecer países e culturas diferentes.Quando ficar mais velha,vou tentar conhecer o mundo todo.

    Responder
  15. Patricia - 25/07/13 - 16h29

    Oi, estou pesquisando sobre viagens para islandia, adorei o seu post, mas surgiu uma duvida, vc disse que algumas estradas não permitiam que a caravana passasse, que tipo de carro é permitido? (não entendo muito de carros rs)bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 31/07/13 - 12h11

      Apenas jeeps autorizados de agências, que tem rodas especiais, equipamento de resgate etc. Nenhum carro de passeio é permitido nas estradas secundárias, pois essas estradas cruzam rios glaciares e terreno vulcânico que podem ser muito perigosos.

      Responder
  16. Marianna - 12/02/14 - 13h42

    Oi Dri!! Adorei o seu blog! atualmente estou morando na inglaterra, devido ao meu intercambio e ja estou planejando vaarias viagens! Uma delas com certeza e a Islandia, ja que eu faco geologia como faculdade!! So queria te perguntar uma coisa: as estradas sao boas pra dirigir? digo, tem posto de gasolina e mercadinhos? e outra coisa, onde vc parava pra dormir? vc estacionava o carro em algum lugar ou no acostamento mesmo? E pra tomar banho? desculpa te encher de perguntas, eh que eu realmeeente to muito animada pra ir!! hahaha
    beijos!! e parabens pelo blog!! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 12/02/14 - 15h36

      OI Marianna,
      Ai que legal! Islandia eh o maximo! Uma das minhas viagens preferidas!!

      Da uma lida em todos os posts da serie, pois todas as suas duvidas estao respondidas por la :-)
      Mas resumidamente: o pais so tem 1 estrada, e varias outras “nao oficiais” sem asfalto, sem acostamento, etc, etc. Entao as vezes a estrada eh otima, as vezes pessima. As estradas sao bem deserticas, entao eh importante comprar um OTIMO mapa e muito completo, que te indique onde esta o proximo mercado, o proximo posto etc, e assim vc vai planejando sua rota e suas horas de estrada de acordo com isso.
      Nos alugamos uma caravana/motor home e dormimos la mesmo (a Islandia nao tem muitas opcoes de hoteis fora da capital e queriamos poder explorar com mais liberdade). E todas as noites paravamos nos campings, que estao espalhados pelo pais todo. La voce tem cafes, restaurantes, area de churras, mercadinhos, banheiro, cozinha etc.

      Responder
  17. bluegirl - 20/04/14 - 23h49

    Olá! Nas minhas pesquisas “internéticas” sobre a Islândia, onde irei brevemente, vim parar aqui. Gostei muito deste post e vou juntar o blog aos “favoritos”, para continuar a explorar. Desejo a continuação de viagens fascinantes.

    Responder
  18. Gabriela - 24/09/14 - 20h43

    Oi, Adriana!
    Você lembra quanto vc pagou mais ou menos por pessoa para ficar no camping? e vc pagou em dinheiro? eu estou planejando ir em agosto 2015 e estou tentada a fazer o tal camping card que, por enquanto, está saindo 99 euros para uma familia de até 2 adultos e 2 crianças por até 28 dias e outras restrições que são compatíveis com o meu planejamento. Será que vale à pena ou pagando os dias avulsos ainda consegue ser mais econômico? Você lembra? obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 25/09/14 - 09h41

      Nao lembro quanto foi exatamente, mas lembro que foi MUITO baratinho, tipo coisa de 4 ou 5 Euros por noite – para duas pessoas + nossa camper van (que nao usava eletricidade nem encanamento, o que era mais barato).
      Entao acho que so vale a pena comprar esse pacote se voce realmente for passar MUITO tempo por la e com uma caravana bem grandona.
      Caso contrario pagaria por estadia mesmo.

      Responder
  19. Nubia - 23/03/15 - 13h04

    Oi Adriana!!! Li a sua experiência e achei muito legal!!! Estou pensando em ir pra lá, mas vamos em dezembro… pleno inverno… Vc acha viável fazer um roteiro com Van, e dormir em camping??? Sabe se são abertos no inverno?? Será que nao vou morrer congelada?? ehehehe, desde já, agradeço!!!!
    Obrigada,
    Núbia

    Responder
    • Adriana Miller - 23/03/15 - 13h41

      Sim, claro que eh possivel visitor a Islandia em qualquer epoca do ano, mas em Dezembro voce nao tera nenhuma hora de luz durante o dia, e a maioria das estradas estarao fechadas por causa da neve. E os campings tambem so funcionam entre Maio e Setembro, pois no resto do ano nve muito e faz frio demais, entao eh impossivel acampar (sim, voce literalmente morreria de frio).
      Eh possivel viajar de van, mas as opcoes sao bem mais limitadas (de modo geral, voce so podera dirigir – se souber dirigir na neve e no gelo – nos arredores da capital, Reikjavic, pois o resto d pais fica praticamente fechado para carros comuns), e sempre se hospedando em hoteis, que tambem limita bastante a viagem.

      Responder
  20. ronaldo - 16/05/15 - 02h21

    Gostei muito do relato de vocês sobre esta viagem! Vocês são incríveis. Uma pergunta que gostaria de fazer é se dá para dormir tres adultos na caravana. Aguardando resposta desde logo agradeço. Atenciosamente RONALDO

    Responder
    • Adriana Miller - 16/05/15 - 09h45

      Não da não. Memso para dois adultos já ficou bem apertado. Confortável, porém apertadinho.

      Responder
  21. Marilia - 03/07/15 - 19h06

    Oi, Adriana.

    Sei que faz tempo que você postou seu roteiro, mas tenho muita vontade de ir pra islândia e, como estou planejando uma viagem para a Escandinávia em dezembro (não posso mudar a data poi s é lua-de-mel), pensei em incluir a Islândia no roteiro. Porém estou tendo muita dificuldade em achar voos para lá. Você sabe me dizer se é inviável viajar pra lá em dezembro? Minhas datas para a viagem são 07 a 23/12.

    Adorei a ideia da caravana, acho que facilitou muito!

    Responder
    • Adriana Miller - 07/07/15 - 09h12

      OI Marilia,
      Sim, tecnicamente da pra viajar pra Islandia durante o ano todo, mas uma viagem em Dezembro seria beeeeeeem diferente da viagem e roteiro que eu fiz, que foi bem no meio do verao.
      Em Dezembro por exemplo voces nao terao nenhuma luz do dia, portanto nao ha muitas atracoes ao ar livre que estejam abertas quando o dia eh escuro 24 horas seguidas.
      Nessa epoca as estradas mais afastadas da capitaltambem ficam interditadas e os campings fechados (eles so funcionam no verao, uns 3 meses por ano), entao a ideia da caravan, no seu caso, nao seria possivel.
      Voces podem passer uns dias na Capiral Reikjavic (acho que nessa epoca, uns 2 dias he mais que suficiente), e de repente fazer algum passeio oganizado pra (tentar) ver a aurora boreal ( que parece durante a noite as vezes).
      Acho que a dificuldade de achar voos pra Islandia nessa epoca eh normal, pois nao eh uma epoca turistica, e eh bem dificil viajar pra la no inverno sim.

      Responder
  22. Brenda Furstenau - 07/07/15 - 03h46

    Adorei teu relato! Vamos para a Islândia (meu marido, eu e nossa filha de quase 2 anos) em 22 de outubro. Será que ainda dá para andar na boa com a caravana ou já ten neve ao ponto de impossibilitar esse passeio dessa forma? E esses campings tem onde tomar banho? Adoro uma aventura mas ficar sem banho muito tempo me agonia. Obrigada e parabens pelo excelente blog!

    Responder
    • Adriana Miller - 07/07/15 - 09h06

      Acho dificil…. na epoca que fomos a informacao que nos deram foi que os campings e estradas mais afastadas de Reikjavic ficam interditadas entre Fim de Agosto/Setembro, ate Abril/Maio do ano seguinte.
      Os campings sao funcionam ate a primeira ou segunda semana de Setembro, que eh quando a infraestrutura ja nao da mais cpnta do frio e da neve.
      (mas sim, os campings sao super bem cuidados e instalados, com cozinha, banheiros otimos, restaurants, lojinhas etc. Praticamente hoteis, mas voce dorme na sua tenda ou carro).
      Voce pode conferir as datas de abertura desse ano nos sites oficiais dos campings da Islandia (tem links nos posts aqui do blog), mas sinceramente acho que Outubro eh inviavel pra campar, ainda mais com crianca pequena (nos fomos no AUGE do verao e pegamos a temperature media de 8 graus!).
      Mesmo com caravana nos levamos nossos sacos de dormir sub-zero (se durante o dia a temperature so chega a 8 graus, a noite ela quase sempre vai abaixo de zero, mesmo no verao), roupas proprias para frio (de escaladas, por exemplo), botas de snowshoeing, etc.

      Responder
  23. AGNALDO - 18/05/16 - 20h48

    ola gostaria de saber dos contratempos que tiveram pois quero adaptar um carro para viajar no brasil

    Responder
  24. […] pois não é uma pratica segura (o vento la é impiedoso demais), então campings e caravanas (como fizemos na Islândia) estavam fora de cogitação, mas por outro lado, dirigir e se locomover pelo arquipélago é bem […]

    Responder
  25. Ricardo - 08/11/16 - 23h07

    Muito bacana! Parabéns pela matéria.

    Responder
  26. Yasmin Silva - 17/01/17 - 20h05

    Oii Adriana, conheci seu blog hoje e amei to lendo cada cantinho já, me diz uma coisa Islândia pra quem não dirige é impossível?
    Estou louca pra conhecer e passar um tempo mas sinceramente o fato de não dirigir num local onde tudo é longe me preocupa.
    Oque você me diz? Beijoo!!

    Responder
    • Adriana Miller - 17/01/17 - 23h27

      Impossível não é não, mas suuuuper limitante…
      No maximo você consegue conhecer Reijavik (capital, e relativamente sem graca) e alguma excursão Ida e volta pra ver os geisers e tals…
      Mas acho uma viagem muito longe e cara para não aproveitar direito, e pra aproveitar, só de carro mesmo…

      Responder
  27. Cristiane - 04/08/17 - 21h36

    Olá, estou com viagem marcada para a Islândia e tb aluguei uma campervan, mas estou receosa com a questão dos campings…como vc fez para escolher em quais ficar?

    Responder
    • Adriana Miller - 07/08/17 - 08h59

      Foi meio que na sorte. Fms parando nos campings ue por acaso estavam na rota que queriamos fazer naquele dia.
      De maneira geral, todos os campings na Islandia sao otimos. Alguns foram bem melhores do que outros, mas nao escolhemos muito nao, acampamos no que cruzasse nosso caminho!

      Responder
  28. Ana - 05/04/18 - 10h19

    Olá Adriana, estou aqui mais uma vez planejando uma viagem com as suas viagens. O que precisa levar para a caravana? Vi que vc levou sacos de dormir. Precisa levar mais cobertor? Toalhas, sabão… Muito obrigada sempre!

    Responder
    • Adriana Miller - 05/04/18 - 10h47

      Tem que levar absolutamente TUDO. A caravana nao vem com nada.
      Entao leva toalha, lencol, cobertor, saco de dormir, comida, agua, sabonete, pasta de dentes, etc, etc, etc.
      A caravana eh apenas um lugar pra dormir e um meio de transporte. Nao tem nenhuma “amenity”

      Responder
  29. Ana - 09/04/18 - 16h19

    Ui, caramba, viu me organizar então. Te devo mais essa, muito, muito obrigada e arrasem na nova fase nos EUA!

    Responder
  30. Ana - 09/04/18 - 16h20

    Ui, caramba, viu me organizar então. Te devo mais essa! Mais uma coisa, e o seguro? Vc pegou o básico mesmo? Muito, muito obrigada e arrasem na nova fase nos EUA!

    Responder