07 Jul 2011
27 comentários

Vatnajokullpjodgardur

Dicas de Viagens, Islandia, Vatnajokull

Tudo bem. Eu espero. Tenta mais uma vez pronunciar o titulo do post… Deu câimbra na lingua?

Bem, esse lugar impronunciaável é o parque nacional onde fica o vulcão Vatnajokull (depois descobri que Jokull significa vulcão em Islândes), onde esta o mais antigo e maior geleira da Islandia, da Europa e do mundo (fora das regiões articas, claro).

Ali no meio da geleira fica também outro vulcão, o Grimsvotn, que é o vulcão mais ativo da Islândia e que estava em erupção e causando caos na Europa ha apenas 1 mes atras…

Esse foi o ponto alto da nossa viagem, e se tivessemos passado mais tempo no país, provavelmente teriamos passado mais tempo por lá, explorando as inumeras atrações do parque.

A sede do parque fica em Skaftafell, onde passamos a noite no camping, e onde tudo acontece no parque: é dali que saem passeios, excursões, trilhas, tem lojinha de souvenir, agencia de informações turistica, e etc.

Então começamos o dia cedo, e fizemos uma trilha na geleira, com os guias do Glacier Guides na “lingua” da geleira Svinafellsjokull.

As geleiras são massas de gelo gigantestcas que cobrem as montanhas na Islandia, e existem a milhares de anos. Por causa dos efeitos da gravidade, e nos ultimos anos, o aquecimento global, as geleiras estão em constante movimento, “descendo” das montanhas e consequentemente criando essas “linguas” laterais.

A unica maneira de andar na geleira é acompanhado com guias treinados, e material apropriado, cordas, equipamento de segurança etc.

Não só porque andar no gelo é impossivel, as geleiras podem estar com pedaços descongelados, fendas no gelo, e varias armadilhas perigosissimas!

A lingua Svinafellsjokull fica no lado esquerdo do Grimsvotn, oque significa que foi uma das areas mais afetadas pelas recentes cinzas vulcânicas, então o gelo estava preto! Completamente coberto pelas cinzas, que fez com que toda experiencia fosse ainda mais especial!

Então os guias nos deram todo material de proteção, um treininho sobre como andar no gelo sem quebrar a perna, etc além de varios fatos interessantes sobre a geleira e suas linguas.

Eu não fazia a menor ideia, por exemplo, que foi essa geleira que serviu de cenario para uma das primeiras cenas do filme “Batman Begins” – que supostamente é no Tibet/Nepal, mas na verdade foi filmado na Islandia – até um monasterio falso foi constuido na lateral da montanha!

Incrivel assistir os clipes do filme e ver como a geleira foi transformada do dia pra noite por causa da erupção! Serão necessarias decas e mais decadas de chuva, vento, neve e gelo pra geleira voltar a ter esse aspecto azulado característico.

Uma das “aulas” que os guias nos deram durante o trekk foi justamente sobre as diferentes erupções ao longo dos anos/seculos, e como essas marcas formam estrias escuras no gelo glacial, criando camadas de gelo e cinza, que são minuciosamente estudadas por cientistas e geologistas, que assim conseguem determinar o padrão de comportamento de um determinado vulcão.

A geleira que nós vimos era completamente cinza/preta, e os gânulos de cinza vulcânica eram nitidas em cima do gelo, criando uma paisagem bem lunar… E depois de ver a tal da cinza vulcânica ao vivo e tão de pertinho, realmente não dá pra imaginar aviões voando no meio disso não!

Eu amei a experiência de caminhar (e “entrar”) em uma geleira!

No fim do dia, aproveitamos as longas horas de luz, e o ceu azul que resolveu dar as caras, e dirigimos um pouco mais pronorte e fomos conhecer o lago glacial Jokulsarlon, que é uma das principais atrações do parque, e sem duvida, a parte mais fotogenica da Islândia!

Jokursarlon é o maior lago glacial da Islandia, criado a alguns milhares de anos atras, quando a gelereia “migrou” para perto demais do mar, e sua “lingua” começou a derreter.

Então por causa das variações da temperatura da agua do mar, e a diferença de densidade, salinidade, etc, a geleira vai pouco a pouco “amoleçendo” e soltando Icebergs que criam uma paisagem sem igual!

O lago é enorme, e a geleira que o criou é ainda mais impressionante! E a melhor maneira de ver os Icebergs é de dentro do lado!

Uns barcos amfibios te levam bem pertinho da geleira e dos Icebergs, enquanto uma guia conta um pouco mais sobre a região e mais umas tantas curiosidades sobre o lago e a geleira.

Outro fato interessante: uma das cenas mais memoraveis do filme James Bond “Die Another Day”, onde James Bond protagoniza uma cena de perseguição no gelo.

Pois é, também foi gravado na Islandia! E foi filmado no gelo de Jokulsarlon mesmo, e a historia por tras da produção é interessantissima!

O lago só existe por causa da diferença da densidade da agua do mar e a agua que derrete da geleira. Então a agua salgada do mar, não congela, e vai formando os Icebergs. Então eles constuiram uma represa temporaria e fecharam a coneçnao do mar com o lago. Uns dias depois, a agua densa do mar, desceu, e a agua limpa da geleira ficou por cima e congelou.

Prontinho! Como num sonho Holliwoodiano!

E nós até vimos um dos Icebergs se desfazendo e caindo no meio do lago, causando aquelas ondas (geladas!) de estremecer! Uma coisa assim um pouco “Titanic” demais…

Até a Angelina Jolie já filmou uma das cenas da Lara Croft no Jokursarlon – que supostamente era na Siberia, mas a Islandia é muito mais acessivel, certo?

Apesar do sol que pegamos, o vento estava de matar, e fez muito frio! mas sem duvidas, revendo essas fotos, valeu a pena!

 

Planejando uma viagem para a Islandia?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. isabel Moura - 07/07/11 - 08h28

    Este post é, mais uma vez, a prova que o nosso planeta é uma constante caixinha de surpresas….tanto lugar inacreditável para descobrir e nos encantar….
    Obrigada por partilhar!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 09h30

      Por isso digo que viajar eh viciante… quanto mais voce viaja, mas descobre lugares fascinantes pra conhecer!

      Responder
  2. Juliana - 07/07/11 - 10h16

    Islandia esta definitivamente na minha listinha de lugares que tenho que visitar. Pensava em ir pra la no inverno pra ver a aurora boreal, mas acho que vou repensar a ideia. Se tava esse frio todo no “verao”, acho que inverno deve ser bem dificil. Obrigada por ir antes e dividir com a gente suas impressoes!!! Beijo, ju

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 10h48

      Eu tambem pensava a mesma coisa, e com certeza a Islandia no inverno deve ser super interessante tambem, mas a parte turistica nesse caso fica bem limtada a aurora boreal e neve por todos os lados (mas eles nao tem estacoes de esqui, pois as montnhas nao sao altas suficientes, tem muitas geleiras e sao vulcoes ativos!).
      Esse lado da ilha onde fomos por exemplo, pode passar meses e meses com as estradas interditadas por causa da neve.
      (quando eu perguntei pro guia sobre o inverno naquela area ele disse que no inverno nao fazia muito frio nao… geralmente uns 4 metros de neve e temperaturas medias de -20 graus…. mas nada muito “exagerado” nao… Hahahahha! Imagina!)

      Responder
  3. José Luiz - 07/07/11 - 11h54

    Incrível!!!

    Me fez lembrar de quando fui ao Perito Moreno no fim do ano passado…

    Deixei quase meu rim pra fazer o trekking mas foi inesquecível!! rsrs…

    Aliás, mudando um pouco de assunto, vi algumas fotos da Islândia do Aaron no flickr e vi que ele tem uma Canon S90… eu to pensando em comprar uma nova camera e meus requisitos são que seja compacta mas que tenha uma qualidade de imagem ótima e se possível bom zoom ótico, vc sabe se essa canon é boa? recomenda alguma outra da sony já que sei q vc é fã da marca??

    Bjos!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 12h03

      Ele AMA a S90, mas esta pensando em dar um upgrade para o modelo novo, a G12. O problema da G12 eh que nao eh tao compacta quanto a S90.
      Pra mim – que nao sou chegada na Cannon – a vantagem da S90 ou G12 eh a possibilidade de tirar fotos em RAW, que se voce gosta de manipular as imagens no photoshop, eh essencial. Coisa que a Sony nao me permite azer.
      Mas ambas sao otimas cameras se vc entende bem de fotografia – ambas sao relativamente compactas, mas muito manuais. A S90 por exemplo tira pessimas fotos no modo manual, entao vc tem que saber usar muito bem exposicao, abertura, velocidade, ISO etc pra conseguir formatar cada foto e tirar boas imagens.
      Apesar de compacta, nao eh uma camera point-and-shoot.
      Quanto ao zoom, eu nao sei da G12, mas o zoom da S90 eh bem fraquinho. A funcao de video da S90 tambem nao eh muito boa nao – ja a G12 tem video HD que deve ser boa.

      Responder
  4. Luana - 07/07/11 - 11h59

    Caramba, como esses icebergs conseguem equilibrio p ficar em pe assim?
    O nome islandia nao faz juz ao lugar nao.. Eh ice-land mesmo!!
    Essas fotos tao demais!!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 12h05

      Porque essas sao apenas as “pontas” do icebergs, que sao enoooormes por baixo d’agua. Entao a agua salgada e o sol vao esculpindo o iceberg ate que eles se desfacam, criando icebergs mernozinhos flutuando pela agua (nos vimos isso acontecer com um – mega susto!)

      Responder
  5. Marcie - 07/07/11 - 12h01

    Lindo lugar, lindas fotos.

    Responder
  6. ana - 07/07/11 - 13h05

    Oi Dri! super interessante esse lugar!!

    Qual a temperatura q fazia nesse dia?pq o gelo nao derrete se ta +10C por exemplo?

    Achei q fosse bem mais frio q -20c no inverno…ja q na siberia faz -50C , realmente -20 nao eh “exagerado” mesmo como o guia falou.

    beijos

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 13h23

      Pois eh, e acho que foi isso mesmo que ele quis dizer. Como eles estao na parte sul da Ilha, nao faz tanto frio, apenas -20. Quem esta na parte norte sofre muito mas, com temperaturas de -30 e -40!

      O gelo do Iceberg esta constantemente derretendo, e por isso mesmo os icebergs se formam. A agua esta sempre numa temperatura media de 2 graus no verao, e o ar com uns 8 ou 10 graus.
      Isso faz com que a geleira derreta pouco a pouco, entao os blocos de gelo caem na agua e formam os Icebergs.
      A agua vai causando uma erosao nas placas de gelo, criando as diferentes formas do Icebergs, e quando eles ficam sem base, quebram e formam icebergs menores, e pouco a pouco vao migrando para o mar, enquanto outros icebergs recomecam o processo. Entao essa lagoa esta em constante movimento e a paisagem nunca eh a mesma.

      Por isso o aquecimento global eh tao perigoso, e com uma temperatura relativa da agua do mar e do ar mais elevada, o preocesso de “derretimento” das geleiras e dos Icebergs esta cada vez maior, ao mesmo tempo que as geleiras nao estao tento tempo de se refazer la em cima, entao estima-se que em algumas decadas, essas gelerias da Islandia (e da Tazania tambem) nao existirao mais, ja que a cada ano o gelo vai ficando menor e menor.
      Essa geleira do Vatnajokull por exemplo, tem diminuido cerca de 100 metros por ano, que proporcionalmente eh coisa pra caramba!

      Responder
  7. Dri!

    Você vai amar ir a Patagônia… em especial a El Calafate!
    Dá uma olhada http://coisasqueamamos.com/2011/05/16/diario-de-viagem-el-calafate/

    Eu que sou zero aventura AMEI! Ushuaia é fofinha, mas não é muito radical e não tem a emoção da geleira! hahahahaha

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 14h05

      patagonia sempre esteve no topo da nossa lista, e foi inclusive uma das primeirissimas conversas que eu e o Aaron tivemos sobre viagem!
      Ja babei demais nas suas fotos da Patagonia!
      Nosso maior impecilho eh justamente o Brasil… se eu for pra Argentina e nao passar no Brasil meus pais me matam! hahahaha! Entao isso torna a viagem ainda mais longa, cara, inacessivel… ai a gente vai enrrolando, enrrolando… (valido nao soh pra Argentina, mas tambem Peru, Galapagos, Bolivia e afins…)

      Responder
  8. Gisela B.T. - 07/07/11 - 14h15

    Oi Dri, sou nova aqui mas ja estou adorando!!! Seu blog e praticamente uma enciclopedia de viagens!!rs
    Parabens pela forma q escreve pelas experiencias vividas e dicas divididas conosco.
    Boas viagens pra vcs, sucesso e saude!!!
    Beijos
    PS: Descobri seu blog pq uma amiga descobriu e amou e so fala dele a mais de 24hs no face, uma galera ficou curiosa (inclusive eu rs)

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 14h33

      Ah que legal! Bem vinda!!
      Que engracado isso do FB! Quem eh sua amiga?! :-)

      Responder
  9. Cláudia - 07/07/11 - 20h57

    Dri, amei seu relato da viagem à Islandia. Nunca imaginava como esse lugar poderia ser tão interessante!!!!! Dá água na boca…
    Mas agora me bateu uma curiosidade: quantas viagens vocês já fizeram esse ano???

    Responder
  10. Cláudia - 07/07/11 - 21h00

    Dri, adorei seus posts sobre essa viagem à Islândia. Nunca imaginei que esse lugar poderia ser tão interessante. Deu água na boca…
    Agora fiquei curiosa: quantas viagens vocês já fizeram esse ano?

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 21h55

      Muitas! Ainda nao contei… :-)
      Mas eu fiz muitas dessas viagens sozinha, né? A trabalho…

      Responder
  11. Rita - 07/07/11 - 21h26

    Olá Dri! Já vejo este blog há muito tempo e já comentei algumas vezes, mas nestes últimos dias eu e o meu namorado temos lido com muita atenção estes posts sobre a Islândia e hoje decidimos que no próximo Verão a Islândia é o DESTINO! Estou completamente siderada e deve ser uma viagem inesquecível, uma paisagem tão estranha e tão bela fica concerteza marcada na nossa memória até ao fim dos nossos dias! Obrigada por teres conseguido convencer o meu homem a fazer uma viagem destas, especialmente porque nem de avião ele alguma vez andou!

    Responder
  12. Wanessa - 08/07/11 - 02h01

    Pelos outros posts, eu estava achando a Islândia taaaão sem graça… Mas esse reverteu minha opinião num instante!!
    Engraçado que fui vendo essas fotos com a terra toda escura e lendo seu texto falando de geleira, geleira, e eu só pensando: – Alô, Adriana! Isso aí é pedra, não é gelo! rsrsrsrs Até que chegaram as fotos com gelo azulzinho!

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 11h40

      Imagina! De sem graca a Islandia nao tem nada!
      Frio sim… sem graca nao! :-)

      Responder
  13. Helena - 08/07/11 - 02h19

    Dri,
    Estou para te perguntar uma coisa há muito tempo. O Aaron não pensa em fazer uma exposição das fotos dele, não? Ele é um fotógrafo inato, um artista sensacional. Que olhar para fotografia!!!! Tiro meu chapéu! Como sempre as fotos estão uma verdadeira obra prima.
    Bjks

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 11h39

      Eu acho que ele adoraria fazer uma exposicao, msa nao acho que essas cosias sejam assim tao faceis de fazer acontecer nao… sei la…

      Responder
      • Helena - 09/07/11 - 04h26

        Pois é, eu imagino que não sejam. Ah, mas ele é um grande talento! Para grandes talentos oportunidades sempre aparecem! Torço para que um dia ele consiga fazer uma grande exposição. Vai ser sucesso absoluto!!!

        Responder
  14. Gisela B.T. - 08/07/11 - 02h44

    Oi Dri, a amiga q me mostrou seu blog se chama Cintia Tanno mas deve ter mais umas 4 q tb adoraram e estao pirando nas suas aventuras e sempre comentamno FB rsrsrs.
    Te vejo no proximo post.
    Good luck!
    Bjs
    Gigi
    PS: Morei 1 ano e meio em Dublin/Irlanda e fui correndo procurar sua experiencia la, :( poxa nao foi das melhores ne, mas vc ta pertinho quando tiver muito sem o q fazer vai la de novo pq la e lindoooooo vc tem q conhecer +. Todos os lugares uma lenda pra contar eles tb sao muito supersticiosos entao sempre tem alguma curisidade pra contar e mostrar.

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 07h09

      Ah… tá achei que de repente fosse alguem que eu conhecesse…

      Responder
  15. Tina - 11/07/11 - 04h54

    Oi Dri!

    Sensacional seu post, obrigada por dividir. As fotos estão maravilhosas, uma melhor do que a outra. Parabéns aos dois pelo excelente trabalho.

    Eu adoraria conhecer a Islândia – mas de maneira “mais leve”… rs Não tenho mais pique para escaladas. (rs)

    E tem mais um porém: eu teria que ir sozinha pois ao contrário de mim – que adoro frio – meu marido detesta !

    beijos e boa semana!

    Responder