03 Aug 2011
31 comentários

As (novas) Republicas do Baltico

Dicas de Viagens, Letônia, Lituânia

Nossa decisao de ir conhecer dois novos paises nesse canto do mundo foi bem simples: cancelamos uma outra viagem de ultima hora, e por ser no auge do verao Europeu, nao conseguimos encontrar mais nada no sul do continente que coubesse no nosso orcamento. Entao pensei: onde Europeu nenhum quer ir durante o verao? Norte! E foi assim que Lituania e Letonia entraram no mapa…

E piadinha que mais ouvi esses dias foi: “Baltico?! Nossa voces realmente nao tem mais pra onde ir neh…? O desespero bateu e soh sobrou o Baltico pra conhecer…?”.

Afinal, sejamos sinceros: Oque tem pra fazer por la? De verdade? Nada!

Ok, ok. Sao paises interessantes, cheios de historia (recente), ainda no processo de reconstrucao e tals, com cidades fofas e pitorescas pra passear.

Mas a realidade eh que para padroes Europeus, eles pouco tem a oferecer ao turista, e por isso mesmo nao estao (nem deveriam) estar no topo da lista de lugares a ser visitados de ninguem.

“Ah… Entao nao vale a pena Conhecer?!”. Vale, mas com as expectativas corretas. Mas nao, nao vale a pena deixar de conhecer outros destinos “classicos” da Europa (seja do Leste ou do Oeste) para se emaranhar pelos Balticos.

“Entao voce se arrependeu de ter ido?”. Tambem nao. Adorei ter ido pra la, justamente porque queria ir pra algum lugar que atendesse os seguintes requisitos: precos baixos, vazio, sem nada pra fazer – e assim podiamos descansar e curtir os 5 dias de ferias sem ter “obrigacoes” turisticas.

Batemos ponto em todas as (poucas) atracoes turistcas, mas oque mais fizemos esses dias? Nada! Foram horas, e horas, e dias e mais dias sentados nas mesinhas ao ar livre das pracas, ouvindo musica ao vivo, bebendo cidra de pera (e cerveja pro Aaron) e papeando sobre a vida.

Eu sei que tem muita gente aqui no blog que ja foi pra la, ou estao de passagem marcada, e definitivamente a intencao nao eh desanimar ninguem – apenas aquela realidade basica, neh gente, afinal nao da pra galmurizar cidades que tem UMA praca de “atracao”. Entao assim como eu falei aqui que nao voltaria pra Tallin, eu tambem ja vui pra Vilnius e Riga sabendo que seriam cidades de uma unica visita e olhe la… Na verdade depois de conhecer Tallin, Vilnius e Riga nunca nem chegaram a entrar nas “listas” de viagem, mas na decisao de marcar uma viagem de ultima hora, fiquei naquela de “porque nao…?”…

Mas enfim. Fui pra la com as expectativas corretas, e querendo ou nao sou uma amante da historia (que eles tem demais), gosto de conhecer culturas diferentes, e sei lah, gosto de viajar, nao importa pra onde.

Mas entao ta. Quem sao as republicas do Baltico?

Tecnicamente sao todas os paises banhados pelo mar Baltico, que eh o golfo do Mar do Norte entre o norte da Europa (Dinamarca, Alemanha, Polonia, Lituania, Letonia e Estonia), Russia e Escandinavia (Suecia e Finalandia), mas na pratica, os paises conhecidos como “os Balticos” sao apenas as novas republicas: Lituania, Letonia e Estonia.

Nos ja conhecemos a Estonia ha uns anos atras, na mesma viagem que fomos a Finlandia, e no ultimo fim de semana aproveitamos um fim de semana longo e esticamos ate Lituania e Letonia.

Os 3 paises sao bem parecidos: sao “etnicamente” parte da mesma tribo, falam linguas muito similares e tem a mesma historia sangrenta de invasoes e opressao de seus vizinhos mais poderosos. Ja estiveram sob dominio Alemao, Polones, Sueco e mais recentemente do Russos, quando os 3 paises eram integrantes da ex-URSS.

Sue independencia soh veio na decada de 90 com a queda do regime comunista na regiao, e os paises tem passado os ultimos 20 anos tentando se reerguer. Os anos 2 mill (2004, mais precisamente) abriu novas portas para os Balticos, quando passaram a integrar a Comunidade Europeia – mas ainda fazem parte do bloco de novos vizinhos que sao cheios de condicoes especiais, nao tem autorizacao para usarem o Euro e ainda tem muuuuita coisa pra arrumar em sua economia e politica.

Os 3 paises agora tentam vencer a estigma do “leste Europeu” e sao vistos pelo resto do continente como principais fornecedores de mao de obra barata, mafia, prostituicao e trafico humano. Fiquei assustada com a quantidade de cartazes de “alerta” sobre violencia, trafico e turismo sexual, principalmente alertando meninas novinhas e suas familias. A regiao produz uma quantidade icrivel de loiras altas que sao alvo facil do conto do vigario de virar “modelo” na Europa, sendo que na grande maioria elas acabam em fabricas e prostibulos pelo mundo afora.

Mas por outro lado, o baby boom que aconteceu na regiao com a queda do comunismo esta rendendo frutos: a novissima geracao “livre” do Baltico estao chegando com tudo pra dominar o lado mais falido da Europa: muito alem dos salarios baixos (ainda resultado dos anos de guerra e opressao e pobreza), enquanto os paises mais tradicionais da Europa estao se afundando em burocracias e ineficiencas (Alo Espanha, Portugal, Italia e Grecia) os Balticos trabalham duro, sao eficientes, estudados e falam uma infinidade de linguas – o mais comum eh qualquer jovem de 20 e poucos anos falar fluentemente Ingles, Alemao e Russo (alem de sua propria lingua claro!), entao nao eh atoa que pouco a pouco os “primos pobres” da Europa vao ocupando o espaco deixado pelos outros paises.

Com certeza nos proximos anos veremos os paises do bloco leste se desenvolverem mais e mais e pouco a pouco dominando o continente, levando sua cultura, historia e qualificações para outros paises – e claro que nao podemos ignorar que com eles veem tambem os homens de calça capri justinha, e as mulheres com cores de cabelo espalhafatosos, unhas postiças pontiagudas e saltos de sandalias de plastico branco com porpurinas douradas… O bom gosto do leste é inconfundivel e nesse quesito os Balticos levam o pódio!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
31 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
31 comentários
  1. Camila Navarro - 03/08/11 - 22h44

    Acho que então vou conhecer o Báltico na hora certa! Talvez depois das grandes capitais européias eu poderia me decepcionar ao procurar semelhanças, mas será minha primeira viagem à Europa e acho que não será muito difícil superar minhas expectativas. ;)

    Responder
    • Adriana Miller - 04/08/11 - 10h12

      Mas o problema nao eh semelhanca e com certeza voce nao se decepcionara! Riga eh linda e sem igual (ja Tallin e Vilnius sao mesmo meio feinhas e sem graca), mas sao bem pequenas sabe? Sem grandes belezas naturais e a historia que existe eh na verdade “reconstruida”, ja que tudo foi destruido pelos Nazistas e Soviets.
      Nao deixa de ser interessante, mas a Europa tem coisa melhor a oferecer, principalmente para marinheiros de primeira viagem.

      Mas ao contrario de voce, eu jamais recomendaria essa viagem pra alguem no seu caso. Nao sei que outros lugares da Europa voce conhece, mas nunca deixaria de conhecer as grandes capitais primeiro soh pra conhecer o Baltico…
      Nao eh pela comparacao com nada nem com ninguem, mas eh justamente pelas expectativas de “Europa” sabe? Nenhuma dessas cidades tem o grandor ou o charme, ou a historia, culinaria, cultura, ou as opcoes infinitas de coisas a fazer como Roma, Londres, Paris, Berlin, Praga, Bercelona, Lisboa etc.

      Essas cidades do Baltico valem demais a pena conhecer sim, soh que ficam laaaaaaa no final da lista, depois de usar suas oportunidades de viagem pra conhecer oque realmente vale a pena na Europa… nao cidades que ninguem nem nunca ouviu falar! :-)

      Responder
      • Camila Navarro - 04/08/11 - 14h36

        Na verdade eu não planejei que minha primeira viagem para a Europa fosse incluir o Báltico. Há uns 5 anos meus planos incluíam Paris, Londres ou Praga. Mas aí uma grande amiga minha se mudou para a Suécia e acabou despertando minha vontade de ir para lá (além do convite para visitá-la). Então veio o fim do visto para a Rússia e São Petersburgo ficou tão perto… E já que eu estaria por “aquele lado”, por que não incluir o Báltico? O roteiro foi se montando assim, aos poucos. Já que não dá para conhecer tudo de uma só vez, as grandes atrações da Europa ficaram para depois. Mas não vão faltar oportunidades para conhecê-las!

        Responder
        • Adriana Miller - 04/08/11 - 14h42

          Ah entao nesse caso voce esta certissima em ir!! Tem mesmo que aproveitar a oportunidade, e eh isso ai mesmo… uma otima opcao pra dar uma “esticadinha” como parte de outra viagem (no seu caso Suecia e Russia) mais legal – oque nao faria sentido eh sair do Brasil soh pra ir pro Baltico! :-)

          Responder
  2. Romara - 04/08/11 - 00h25

    Estava ansiosa por esse post :) ! E de verdade ja espera ler esse relato!Tb estou passando por essas perguntas: ” o que vc vai fazer por la?” hahahha…
    mas tb escutei essa pergunta qdo fui a islandia e qdo voltei com minhas fotos..ulala que muitos ficaram admirados!
    bom mas voltando aos paises balticos, tudo comecou pq comprei um vouher (uma barganha ) para ficar em um hotel bem legal em st petersburg e qdo fui conferir o preco da passagem quase cai p tras..e bem carinha mesmo!
    Ai pensei…ja que vou gastar…ja que vou estar por la pq nao aproveitar e dar uma esticadinha? E nessa esticadinha vou ate krakow p visitar os campos de concentracao!
    coincidencia ou nao qdo decidi fazer os 3 paises ligo a tv e o que passa? alvaro garneiro (volta oa mundo em 80 dias)fazendo sua viagem e passando pelo baltico…::)))
    Vou fazer essa viagem de coracao aberto pq como vc mesmo disse Dri pq nao?bjokasn

    Responder
  3. Romara - 04/08/11 - 00h28

    preciso fazer uma pergunta q nao sai da minha cabeca?
    Dri qdo vc compra suas passagens vc faz seguro ? qdo vc cancela vc recebe seu $$ de volta?

    bjss

    Responder
    • Adriana Miller - 04/08/11 - 10h05

      Eu sempre faco seguro de viagem (ja compro um multi-trip pro ano todo), mas nesse caso eu pude cancelar a viagem sem prejuizo porque era passagem de milhas. Entao cencelei, recebi o dinheiro das taxas de volta e minhas milhas voltaram pra conta todinhas.
      Se fosse passagem comprada, com seguro ou sem seguro, seu prejuizo eh maior ou menor dependendo do tipo de passagem voce comprou (flexivel, nao flexivel, low cost, etc).
      mas em situacoes normais, mesmo com seguro, se voce tiver que cancelar sua viagem voce perde o dinheiro (a nao ser que seja por um motivo de forca maior coberta na sua apolice de seguro, como doenca, acidentes, etc).

      Responder
  4. Eneida - 04/08/11 - 01h58

    Dri
    No ano passado queria ir da Croácia a Russia e o trecho da passagem ficava caía de 1000 dólares para 300 se incluísse a Finlandia no roteiro. Por que não? Acabei indo também a Tallinn inspirada pelo seu post e amamos as 24 horas que passamos na cidade. Foi uma grata surpresa. Realmente não repetiria, mas adorei ter ido, e devo isso a você!
    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 04/08/11 - 10h03

      Esse eh exatamente meu ponto: eh uma otima opcao de lugar pra visitar, se aparecer a oportunidade, como no seu caso. Mas nao recomendaria que voce trocasse a Croacia ou a Russia pra conhecer Tallin, nao concorda?

      Responder
      • Eneida - 08/08/11 - 07h03

        Concordo plenamente!

        Responder
  5. Arcanjo - 04/08/11 - 15h32

    Olá Adrina. Estou há 2 dias em Tallinn e embora tenha achado a cidade bonita, principalmente vista do alto das torres de suas igrejas (mas nada de mais – pareceu-me um pouco Bratislava) praticamente não tive mais nada para fazer no segundo dia! Achei interessante o fato de os habitantes locais ficarem extremante curiosos sobre o porquê de um brasileiro escolher a cidade deles para visitar (perguntavam-me isso toda vez…). Você mencionou que nessa época do ano os europeus não querem ir ao báltico, entretanto, acho que a invasão filandesa e, principalmente, russa compensa. O centro de Tallinn estava intransitável. Estou indo agora para Riga e vou mais animado depois dos seus comentários que consideraram ela a cidade mais bonita dentre as 3 capitais bálticas. Só uma correção, se me permite, embora as 3 culturas sejam bastante similares (principalmente pelo longo passado comum de ocupação estrangeira), a lingua estoniana é da família fino-úngara e bastante diferente da letã e lituana (esta mais parecida com o polonês). Abraço.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/08/11 - 16h22

      Com a gente foi a mesma coisa. Separamos 2 dias (na verdae uma tarde e um dia) em Vilnius e na primeira tarde ja tinhamos visto e feito tudo que tinha pra ver e fazer na cidade… em 4 horas da pra fazer tudo! Sem pressa! :-)
      Melhor… mais tempo pra beber e comer bem barato por lah! Ne nao?!

      Responder
  6. Romara - 04/08/11 - 16h43

    puxa meninas que bom ler isso..pq meu roteiro e: chegar de manha por volta da 11 e dormir em talinn.
    dia seguinte ir para riga passar o dia e dormir….
    e dia seguinte vilnius , dormir e partir para krakow!
    Eu tentei muito alugar um carro em talinn e entrega-lo em vilnius mas ficou extremamente caro…inviavel…entao vamos de bus :))))!

    Responder
    • Adriana Miller - 04/08/11 - 16h49

      Nos tambem viajamos de bus e foi otimo! Fiz ate um filminho no onibus entao vou fazer um post sobre isso especificamente. Realment enao vale a pena alugar carro por la nao.
      Riga ate tem bastante coisa pra fazer e daria facil pra encher um dia inteiro de passeios, mas Vilnius e Tallin, bastam umas horinhas em cada cidade e pronto! Voce vai chegar em Tallin as 11 da manha e as 3 da tarde ja nao vai ter mais nada pra fazer! Hahahaah

      Responder
  7. Waldilene - 04/08/11 - 17h08

    Oi Dri… mas no final das contas… vc atingiu o objetivo né? viajou, descansou, curtiu… e isso é que importa… rs… Aproveitando o post, mais uma vez preciso da sua preciosa ajuda… Estou indo pra Londres no final de Set, e queria garantir o ingresso pra ir no palacio de buckingham comprando pela internet, pois como vc mesmo já postou, os ingressos acabam rapidinho. Enfim… eu vi que dá pra comprar pela net, só não consegui saber se posso retirar o ingresso lá no local ou se eles só tem opção de mandar o ingresso via correio, o que iria me custar mais um dinheirinho já que estou no Brasil… Vc sabe me dizer se eles tem a opção de retirar no local??? Enfim, se você ou alguém que acompanha o blog souber a resposta eu agradeço muito… Beijos… Ah, o portal novo ficou 10… parabens!!! beijos!!!

    Responder
  8. Romara - 04/08/11 - 18h23

    waldilene, eu estive ano passado no palacio e comprei pela internet.Nao foi enviado nada para mim pelo correio…eu apenas imprimi o comprovante do ingresso e levei ate o local onde as pessoas compram o bilhete. Fica numa porta lateral do palacio…e a mesma entrada para a visitacao.la vc entra numa fila e no guiche de compra vc troca o papel do comprovante pela entrada! bom pelo menos foi assim comigo no ano passado(agosto)..nao se se mudou alguma coisa.vc vai ter o previlegio de ver o vestido de casamento da kate…q maximo!xx

    Responder
    • Waldilene - 04/08/11 - 19h02

      Oi Romara, thanks pela ajuda… eu imaginava isso, mas como não fui até o fim na compra na net, nao sabia como ia ser… Pois é menina, vou ver o vestido da Kate, o duro é que nem deve ser permitido tirar fotos, mas vou gravar na memória… hehehe… valeu!!! bjs…

      Responder
      • Adriana Miller - 04/08/11 - 23h48

        OI Waldilene, o unico problema é que o palacio só fica aberto pra visitaçnao seis semanas por ano, entre Julho e Setembro, entao se vc vem no final de setembro talvez nao esteja mais aberto. Verifique as datas antes…

        Responder
  9. Arcanjo - 04/08/11 - 19h07

    Adriana, você não as empresas de ônibus do Brasil deveriam aprender com a Luxexpress? Nunca tinha feito uma viagem de ônibus tão confortável! Sem falar no preço camarada…

    Responder
  10. Fernanda Barros - 05/08/11 - 01h12

    O bom de ser tão viajada é justamente esse, você não fica mais naquela preocupação de TER que conhecer tal lugar, de TER que comer tal comida ou visitar certos lugares. agora você vai vivendo, se aparecer oportunidade de conhecer algum país independente de ser bom ou não vale a pena do mesmo jeito. um dia chego lá, antes ainda tenho muito lugar turístico obrigatório que tenho que ir hahaha ;-) beijos Dri

    Responder
  11. Romara - 05/08/11 - 12h10

    etaa que estou ansiosa pela minha viagem! curto d+ trazer uma peca decorativa de cada lugar q passamos.pode ser atesanato ou nao. Meu ima de geladeira e a primeira coisa que garanto por ser leve e baratinho e deixar a cozinha alegre…(DRi amo sua colecao de natal….achei tao original)…!
    E para comer? alguma guloseima em especial q nao devo perder? ja sei q a cidra de pera precisa ser experimentada!
    outra coisa q curto muito fazer qdo da tempo e ir ao supermercado..ja garimpei muita coisa legal e diferente !!!xxx

    Responder
  12. Sara - 07/08/11 - 23h21

    Acho que a Fernanda disse tudo o que se podia dizer dessa viagem e muito mais. Eu também ainda tenho muito para andar mesmo!
    Dri, uma perguntinha que não tem nada a ver. Mais uma questão técnica, se souber responder. Então, estou em grandes remodelações no meu blog, nomeadamente registei como domínio mas agora quero pôr na barra lateral as categorias mas não sei fazer isso :S Vc sabe dar essa dica de como pôr as categorias?

    Responder
    • Adriana Miller - 08/08/11 - 11h44

      OI Sara a configuracao da barra lateral tem a ver com o seu template (alguns permitem 2 barras laterias, como o meu, enquanto outros apenas permitem 1 barra etc) e as categorias sao criadas direto no Dashboad da sua ferramenta: WordPress ou Blogger, ou qualquer outra.
      No meu caso eu euso WordPress e posso criar ou modificar categorias automaticamente atravez do dashboard administrativo da ferramenta.

      Responder
  13. Nathana - 08/08/11 - 15h07

    Oi adri, pensei em te mandar um e-mail, mas nao tinha certeza se vc iria ler. Entao, decidi deixar um recadinho aqui. Meu nome eh Nathana, tenho 20 anos, e a minha maior paixao eh viajar e conhecer lugares novos. Meu irmao veio pra ca, londres, alguns anos atras..e depois de todas as maravilhas que ele contava minha vontade so aumentava de conhecer tudo que essa cidade grande tem pra oferecer. Tiramos entao a cidadania europeia e eu entao comecei a me dedicar no ingles e tranquei minha faculdade de direito no parana, para poder vir pra ca. Venho acompanhando seu site ja a algum tempo, e me apaixonei por tudo que li, te dou parabens pelas vitorias na sua carreira e pelo seu esforco no estudo, passar em uma federal nao eh pra qualquer um, largar tudo e estudar na espanha, tentar a vida assim nao eh facil…Vc teve muita coragem! Sempre que lia seus posts me imaginava podendo sair, conhecer lugares novos, pessoas, trabalhar com essa area na Inglaterra… e tanto quis que enfim estou aqui, em Londres, ja faz dois meses e pouco…Pretendo muito comecar minha faculdade, arrumar uma casa melhor, conseguir pagar meu aluguel e nao ficar dependendo do meu irmao..rsrsrs Meu maior problema aqui esta sendo emprego, ja tentei de tudo! E vc sabe ne, os bicos sempre aparecem mas nao salvam sua vida por um mes inteiro, e minhas experiencias sao vagas, trabalhei no banco por 2 anos, em escritorio de advocacia, contabilidade…Queria saber, se nao for inconveniente da minha parte, o que eu precisaria fazer pra poder arranjar alguma coisa bacana? Se vc souber de algum lugar pra me indicar, ou se eu poderia deixar meu curriculum com vc, caso vc precise alguma hora, nao sei…Enfim, vim mesmo dizer que me identifico muito com as escolhas que vc fez, e te admiro muito por tudo isso..Parabens pelo blog! Amo as dicas de beleza, so nao consegui usar o all about eyes da clinique, me da muita irritacao, acredita? Meu olho coca muito..entao, tem um potinho inteiro aqui em casa se vc quiser! kkk..Enfim era isso mesmo, obrigada pela atencao, boa sorte nas viajens no trabalho e no amor, seja sempre muito feliz. Espero conhece-la um dia! Beijos, cuide-se..Natha

    Responder
  14. Arcanjo - 08/08/11 - 19h13

    Olá Adriana, parece que São Pedro não gosta realmente de Vilnius. Passei alguns dias em Tallinn, Parnu e Riga, todos com sol o tempo inteiro. Quando chego em Vilnius o que me espera? Chuva e mais chuva. E o mais curioso, em um mesmo dia em que estava uma chuva torrencial em Vilnius fui para Kaunas, que só está a uma hora e meia de viagem como você deve saber, e estava fazendo o maior sol! Mudando de assunto, foi impressão minha ou a Lituânia tem uma das mais altas taxas de natalidade da europa? Queria também relatar aqui um caso que presenciei em Tallinn e que talvez sirva para alguém que acompanha seu blog e esteja planejando ir para lá: Não fiquem no Oldhouse Hostel! Eles não oferecem guarda-volumes dentro dos quartos e, quando eu cheguei para fazer o check in havia uma polonesa se queixando que tinha sido roubada enquanto se dirigiu para o café-da-manhã. Mas o pior não foi isso, no outro dia, de madrugada, acordo com uma mulher aos gritos. Era uma ladra que havia, pasmem, entrado no hostel com uma cópia da chave da frente e invadiu o quarto privativo de um casal de japoneses enquanto estes tomavam banho. Ela pegou todo o dinheiro deles mas mesmo estando armada com um canivete foi dominada pelo japonês. A polícia ainda levou mais de meia hora para chegar (ela acabou indo para a delegacia, claro) e ninguém explicou como ela tinha cópia das chaves… Bem, é isso. Abraço.

    Responder
  15. Mariana - 09/08/11 - 09h48

    Dri, te encontrei ontem no teatro do We will Rock you ! Mas fiquei com vergonha de te incomodar para tirar uma foto, voce estava com o seu marido e umas amigas. Eu nem tinha reparado, mas depois que voltei de banheiro do intervalo meu namorado virou para mim e disse: Adivinha quem esta do nosso lado? Nao acreditei quando vi.
    Quem sabe nos encontramos num outro lugar, ai eu tiro uma foto!
    Beijos !!

    Responder
    • Adriana Miller - 09/08/11 - 13h55

      Mentira?!?! Foi voce que me mandou uma foto no Twitter…?!
      Caramba, ganhei o dia… to me achando super celebridade… heheheheh :-)

      Responder
  16. dani - 09/08/11 - 14h18

    dri, como está a onda de violência aí em Londres?? Muito caos?? bjs,

    Responder
  17. Romara - 09/08/11 - 15h15

    hahaha…Dri vc esta virando celebridade messsmo…Bom se eu te encontrar nao vou ter vergonha..vou tiet messsmo..kkk. bjsss

    Responder
  18. Neuza - 15/12/11 - 13h58

    Parabéns ao casal super fofo, que compartilham essas riquezas de informações.
    Ganhei um gato de Riga de presente de uma amiga que viajou em Agosto pra lá e fiquei curiosa com a história e fui pesquisar…emtão encontrei esse site maravilhoso, feito por pessoas muito queridas e simáticas….Adorei!
    Fiquei com vontade de viajar pra essa região.
    Parabéns ao casal e desejo muitas outras lindas viagens!
    Obrigada!
    Abraço….
    Neuza

    Responder
  19. Mário - 14/10/12 - 22h03

    Estive este ano nesses paises, mas no Inverno. Faço anos a 26/1 e fui comemorar viajando pela Europa. Visitei entre outros locais, Riga, Vilnius e Tallin. Também estive no Castelo de Trakai (na Lituânia, onde “soprei” as minhas 37 velas) e em Jurmala (Letónia) onde vi o mar gelado!
    São países muito interessantes, mas para um Brasileiro que viaje pela primeira vez para a Europa há paises que devem ser primeira escolha que não são os Bálticos…escolhia Paris e Londres. Itália e Praga, Budapeste e Viena. como primeiras opções…Em seguida a Alemanha.
    Claro que posso dizer que nos países Bálticos vi as mulheres mais lindas da minha vida….e já estive em vários paises de leste!!!

    Responder