05 Oct 2011
19 comentários

London Open House: City Hall

Atrações Turisticas, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eventos

Todos os anos no mês de Setembro Londres abre suas portas para um dos eventos mais legais do ano, o Open House!

O evento, que também acontece em Nova Iorque e varias outras cidades legais pelo Mundo (e em 2012 também em Roma e Helsinki) é um evento de arquitetura que tem como principal objetivo “abrir as portas” dos edificios mais icônicos, arquiteturalmente falando, da cidade.

Sejam eles predios publicos ou privados, historicos ou ultra modernos, que fazem parte de cartões postais ou apenas fazem parte da infraestrutura da cidade; se eles tem alguma historia pra contar por tras de seus tijolos e cimento, eles provavelmente entrarão na lista.

Os edificios se revezam todos os anos, e em Londres, como o evento acontece em Setembro, a organização geralmente divulga os predios participantes em seu web site em Julho ou Agosto.

A entrada é sempre gratuita, apesar de que os edificios mais populares requerem reserva antecipada, e muitos deles também oferecem visitas guiadas por arquitetos.

Então no fim de semana do Open House aqui de Londres nós fomos conhecer o City Hall por dentro, que é a sede da prefeitura da cidade (na verdade não é a prefeitura da cidade de Londres, e sim a sede da “Autoridade da Grande Londres”).

O City Hall fica bem do ladinho da Tower Bridge, e é conhecido por sua arquitetura diferente (tem gente que acha que o predio parace um ovo, outros que parece um OVNI) e por ser um dos principais edificios “verdes” da cidade, sendo totalmente autosuficiente e “limpo”.

O Arquiteto responsavel pelo desenvolvimento do predio é o (Sir) Norman Foster, que entre varios outros projetos arrojados, também é responsavel pela reforma do Parlamento Alemão e a constução da cuúpula de vidro do Reichstag em Berlin, a Millenium Bridge que conecta o Tate Modern a Saint Paul’s Cathedral em Londres e o predio “The Gerkhin” também em Londres, entre varios, varios outros edificios e construcoes iconicas espalhadas pelo mundo.

Dentro do predio tivemos acesso ao terreço, de onde se tem vistas maravilhosas da cidade de Londres, e a principal atração do predio é mesmo a escadaria central, que além da vista pro Rio Tâmisa ainda da acesso a todos os andares da prefeitura, que são separados por paredes de vidro.

Por ser um predio do governo, o City Hall nao eh aberto ao publico para visitacao interna, e o fim de semana do Open House sao os unicos dois dias que os “civis” podem conhecer o predio por dentro!

 

 

 

Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. tatiana - 05/10/11 - 13h16

    Puxa vida, que peninha que não soube deste evento a tempo :( Poderia ter ficado o fds ao inves de ter ido embora de Londres dia 16/09 :((((

    Que cidade linda essa Londres hein? Ahhhh eu volto ai :)

    Responder
    • Adriana Miller - 05/10/11 - 13h46

      Eh bom pra ja colocar na listinha de viagens do ano que vem! :-)
      Londres tem sempre tantos eventos legais, que eu semopre tento planejar minhas viagens pra fora de acordo com os eventos da cidade, pra nao perder nada!

      Responder
      • tatiana - 05/10/11 - 14h23

        vERDFADE… neste ano eu fiz isso pra estar em Paris no fds da Journada do Patrimonio Europeu e tb pude ver Buckingham ( e o vestido da Kete ) em Londres. Vou ficar atenta ao Open House de Londres pra proxima viagem, se Deus quiser ano que vem com meu maridinho que num ode tirar ferias neste ano.
        Valeu mais uma vez pela dica precisa Dri, seu blog é o maximo!!!!

        Responder
        • Adriana Miller - 05/10/11 - 14h31

          Qualquer dia desses vou compliar uma lista com todos os eventos legais de Londres ao longo do ano. Sao muitos e eu mal consigo keep up com tantas atividades :-)

          Responder
  2. Felipe Sacramento - 05/10/11 - 13h56

    Bem legal mesmo!!!! Tomara que o Rio também faça um evento como o Open House…Finalmente grandes nomes da arquitetura internacional estão aportando aqui como o Santiago Calatrava com o Museu do Amanhã no píer mauá e o Portzamparc com a polêmica cidade da música na barra! temos também o Oscar Nyemayer e Eduardo affonso reidy…. O Rio merece esse evento e como carioca que sou apoio totalmente!!! beijão, dri!

    Responder
    • Adriana Miller - 05/10/11 - 14h01

      Nossa, eh verdade! Um evento Open House versao Rio ia ser o maximo!
      Eu sou do time que acha que arquitetura eh arte, e nada mais justo doque incluir “exposicoes” de arquitetura em qualquer circuito cultural de uma cidade!
      E isso o RJ tem pra dar e vender!

      Responder
  3. Sara - 05/10/11 - 14h40

    Eu concordo muito com isso da arquitectura ser arte…para mim, mais até do que pintura e escultura e bienais que não têm qualidade nenhuma para visitar.
    Encanta-me muito mais saber a história dentro de um edifício do que a análise de um quadro de Van Gogh que não me diz mesmo nada.
    Em Portugal temos muitos edifícios com histórias maravilhosas por dentro mas a verdade é que aqui não se justifica a singularidade do evento porque a maior parte dos nossos edifícios, sejam governamentais ou não, são quase todos abertos ao público e possíveis de visitar, como por exemplo a tão conhecida Gare do Oriente, do já referido Santiago Calatrava, que não passa de uma estação de comboios e autocarros, ou a Casa da Música no Porto, do arquitecto holandês Rem Koolhaas.
    Mas Londres que é uma cidade mais conservadora e esse aspecto mais “fechado” da cidade, acho óptimo haver esse evento para que as pessoas possam conhecer a cidade numa perspectiva cultural.

    Responder
    • Adriana Miller - 05/10/11 - 14h51

      Concordo!
      Arquitetura deveria ser considerada como uma das principais formas de arte, pois eh ela que da forma as cidades e define sua paisagem e personalidade!
      na verdade eu queria que esse evento acontecesse mais vezes por ano, assim eu poderia conhecer mais edificios! :-)

      Responder
      • Sara - 05/10/11 - 17h28

        Sem dúvida e embora eu não conheça Londres (esperemos que conheça em breve, estou a torcer bem os dedos para ir trabalhar para aí), sei que é uma cidade com muito património e que vale a pena conhecer.

        Responder
  4. Ana Paula - 05/10/11 - 15h53

    Lindas as fotos! Ano q vem se Deus quiser estarei ai e vou usar todas as suas dicas… Bjs

    Responder
  5. Alne - 05/10/11 - 17h17

    Que idéia bacana! E que passeio legal! Eu tb adoro arquitetura e acho que é definitivo pra traçar o perfil da cidade. Tb tenho curiosidade de conhecer vários edifícios por dentro.
    Dri, a idéia da lista de eventos de Londres é ótima, vou esperar!

    Bjs

    Responder
  6. Márcia Abrantes - 05/10/11 - 22h13

    Dri, amo suas dicas de Londres, apesar de ainda não conhecer a cidade, quando eu for ai, irei fazer muitos passeios diferentes. Ano passado conheci o parlamento alemão, é muito legal… A mesma ideia desse prédio que vc postou.

    Responder
  7. Débora - 05/10/11 - 22h18

    E pensar que eu estava em Londres bem nos dias do Open House!! Sou estudante de Arquitetura e adoraria entrar nesse prédio!
    E em tempo, só pra dar mais um exemplo significativo, o (Sir) Norman Foster também é responsável pela cobertura de vidro do British Museum e pelo “pepinão”, edifício envidraçado de formato meio fálico que aparece à direita na tua segunda imagem!

    Responder
    • Adriana Miller - 05/10/11 - 22h40

      O “pepinao” é o “The Gherkin” que ta linkado no post! :-)

      Responder
  8. Natalia Pons - 06/10/11 - 04h36

    Ah que pena que eu nao consegui pegar este evento…. Dri faca a listagem sim!!!!! Sera otimo para os que moram e os que vao so a passeio….

    Ah uma observacao eu fiquei TAO feliz que vc voltou a postar!!! Por um momento eu achei q teria q voltar a Londres e te perseguir para vc escrever novamente!!!!!!!!
    Beijooooos

    Responder
  9. CarlaZ - 09/10/11 - 13h10

    Legal. Adorei ver o city hall por dentro.
    Pegar eventos nas cidades visitadas é sempre uma boa. Eu fiquei super animada de ir a Londres no verão por conta dos seus posts com algumas atrações que só abrem no verão, como é o caso do palácio de Buckingham.
    Bjo

    Responder
  10. Guta - 11/10/11 - 05h05

    Que demais!!! Nao sabia que era um evento mundial! O de NY vai acontecer nesse fim de semana agora e espero que seja tão legal quanto o londrino!

    Responder
  11. […] E como era de se esperar, a cidade tem sua própria prefeitura, que ocupa o mesmo edifício ha mais de 800 anos – o Guildhall, uma construção de 1.200 e uma das poucas sobreviventes da estrutura medieval original da cidade (não confundir com o City Hall, a prefeitura “moderna” da grande Londres). […]

    Responder