17 Oct 2011
31 comentários

Um dia em Nova Iorque…

Dicas de Viagens, Nova Iorque, USA

Na volta da viagem ao Brasil meu voo fez uma parada muito estratégica: Nova Iorque!

Foi um voo meio nada a ver, de Londres com conexão em NY, tanto na ida quanto na volta, mas confesso que oque me convenceu a adicionar umas horinhas a mais nas horas de voo foi justamente porque no voo de volta eu teria um dia inteirinho (14 horas) pra passear na Grande Maça!

Assim como muitas outras grandes cidades do mundo, apenas 1 dia mal da pra sentir o gosto da cidade, mas como já fui outras vezes, achei que uma boa desculpa bastava. Oque eu não tinha reparado, quando confirmei minha reserva, foi que eu estaria em Manhattan justamente no dia do aniversário de 10 anos do 11 de Setembro!

Eu fiquei um pouco tensa (quem não ficaria…?), mas ao mesmo tempo sabia que Nova Iorque provavelmente seria o lugar mais seguro do mundo naquele dia!

Mas infelizmente as comemorações e a segurança reforçada realmente tiveram um impacto no meu passeio, jâ que fiquei preocupada com as filas demoradas pra passar pela segurança do aeroporto (então acabei voltando mais cedo que o planejado), o acesso a taxis estava limitadíssimo, e toda area da Lower Manhattan estava fechada por causa das comemorações na area do antigo World Trade Center.

Mas a grande vantagem foi que nao peguei fila pra fazer absolutamente nada! Todos os pontos turisticos praticamente vazios, lojas e restaurantes tranquilos…

Mas então oque da tempo de fazer em apenas 1 dia em Nova York?

Eu sai do aeroporto (JFK) e fui de metro diretamente pro centrão de Manhattan, na estação da 53rd Street com 6th Avenue.

Fiz uma parada estratégica no Starbucks e la tive a primeira surpresa do dia: as 9:38 da manha, em ponto, tudo ficou silencio. Sem nenhum anuncio, sem mais nem menos, a cidade inteira parou. Naquele segundo faziam exatos 10 anos desde que o primeiro aviao atingiu a torre do WTC. Dava pra ouvir apenas a respiração das pessoas, naquele silencio cortante. Na rua, em plena 6a Avenida, muitas pessoas tambem pararam, taxistas estacionaram seus carros, e todo mundo fez sua homenagem as vitimas do atentado e suas familias.

De la, segui pela 5a Avenida ate chegar no Central Park. O parque, principalmente no verão é um dos meus lugares preferidos na cidade, e em outras viagens com passagem relâmpago por NY, era sempre pra la que meu pai nos levava direto do aeroporto! Então, pra mim não tinha como sequer pensar no roteiro pela cidade sem iniciar meu dia por la.

Fui andando ate bem longe – acho que nunca tinha andando – e me perdido! – tanto pelo Central Park! mas fui meio que acompanhando a massa de pessoas, as centenas de Newyorkers correndo e fazendo exercícios pelas trilhas do parque naquela manha de fim de verao…

Fui andando  pelas trilhas do lado leste (Upper East Side) ate chegar no museu Metropolitan Museum of Art (MET) e de la entrei de novo no parque, onde fiz a “semi” volta no “lago” Reservoir em direção ao lado Oeste (Upper West Side) e voltei caminhando pela area da Great Law, onde estavam rolando aulas de Yoga, picnics de aniversário, muitos jogos de futebol, little league de baseball, joggings, criancinhas brincando nos parques e muitas familias doing their thing.

Meu dia mal tinha começado e eu ja estava exausta (lembrando que tudo isso foi vindo direto de um voo de 9 horas Rio-NY!), entao desci de novo a 5a Avenida ate chegar na Rockfeller Plaza, onde esta o 30 Rock, do Rockfeller Center.

Eu fiquei praticamente assustada quando me dei conta que a entrada do “Top of the Rock” estava vazia e sem ninguém na fila! Comprei meu ingresso, passei pela segurança e em questão de minutos estava no elevador em direção a plataforma de observação da cobertura!

Muita gente prefere o Empire State, mas eu não troco o Top of the Rock por nada! Eh a melhor vista de Nova Iorque! E sabe porque? Por la de cima se tem a vista perfeita (e pertinho) do Central Park de um lado e o Lower Manhattan de outro, e bem no centro do seu campo de visao esta justamente ele, o Empire State Building!

Então quem sobre no Empire State perde o melhor da vista, que é justamente ele!

O Top of the Rock tem 3 níveis de observação e o melhor eh sem duvidas o terceiro, onde é possível tirar fotos da paisagem sem o vidro de segurança na frente!

Depois que desci de volta pra 5a avenida, continuei andando na direção sul, ate chegar na altura da rua 47, onde na esquina da 7a Avenida fica um dos principais símbolos da cidade, a Times Square.

Eu ainda nao tinha voltado a NY desde que eles fecharam a area e fizeram da Time Square uma regiao peatonal. Tenho certeza que os motoristas Novaiorquinos raivosos devem ter detestado a ideia, mas para os turistas fez uma diferenca enorme!

A area ficou tao mais tranquila e facil de andar, sem aquela confusao de onibus e taxistas pra cima e pra baixo quase te atropelando! O quarteirao todo agora eh como se fosse uma pracinha.

Tinham varias mesinhas e cadeiras na calcada, wifi publico, cafes e bares de portas abertas.

Acabei passando bastantte tempo por la (cof cof, Sephora) passeando pelas lojas e finalmente sentei pra descansar e comer.

Mas como dizem por la, o New York Minute realmente existe e o tempo passa numa velocidade diferente naquela ilha! A essa altura do dia, ja era metade da tarde (e eu ja estava batendo perna por la ha umas 6 horas!), mas continuei andando na direcao sul mais um pouco e fui ate a New York Library e da la, ate a Grand Station, que eh a estacao de trem central de Manhattan.

Infelizmente nao deu pra descer mais que isso, pois toda area de Lower Manhattan estava fechada. Quer dizer, não estava fechada não, mas como estavam rolando eventos de aniversário do 11 de Setembro, o transito estava fechado e acesso ao metro numa situação tensa (nesse dia o Obama E o Bush estavam no WTC para as cerimonias, então imagina o nivel da segurança… a cidade toda estava cheia de blitz) então fiquei com medo de conseguir chegar lá em baixo e depois ficar presa por horas no crowd control da policia e perder meu voo!

Então depois da Grand Central Station recomecei minha caminhada subindo toda a Madson Avenue até chegar na altura da rua 53 de novo, onda fica o MoMa, Museum of Modern Art.

Mas oque eu gosto mesmo é a lojinha do museu, com varias coisinhas moderninhas e legais, que da vontade de redecorar a casa toda!

Maaaaaas…. minhas horas em New York já estavam acabando, entao peguei o metro e voltei pro aeroporto!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
31 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
31 comentários
  1. Sara - 18/10/11 - 02h25

    Nova Iorque…minha cidade de sonho, desde pequenina. Sempre quis mudar-me para lá só com bilhete de ida e isso há-de acontecer. Não sei quando, mas vai. Amo de paixão essa cidade!

    Responder
  2. wilma - 18/10/11 - 10h49

    Ah que bacana este post! vim assisti o vídeo e me deparo com Nova York, amei!! não sabia que dava pra sair do aeroporto de JFK pelo metro, vou anotar essa dica e salvar este post. Com inspiração em ss/viagens,passei 20 dias no norte de Portugal e ameeeei!!! Obrigada sempre pelo seu blog,rsrsrsrs

    Responder
    • Adriana Miller - 18/10/11 - 11h06

      Da sim! Acho que vou fazer um post sobre isso entao… :-)

      Responder
  3. Marta FG - 18/10/11 - 11h42

    Que vontade enorme me deu seu post para conhecer a grande maça. Bj

    Responder
  4. Renata B - 18/10/11 - 14h28

    Dri, estava em NY de 7 a 18/09, mas no final de semana do dia 11 dei uma escapada, pq achei q não ia poder aproveitar nada… Pra ser sincera, fiquei esperando manifestações por todos os cantos da cidade e achei melhor não arriscar. Agora, o silêncio nos exatos 10 anos deve ter sido arrepiante!
    E, sobre o Rockefeller Center, concordo com vc! Fui aos dois observatórios, mas o Top of the Rock é bem melhor!

    Responder
    • Adriana Miller - 18/10/11 - 14h37

      Eu tambem fiquei com medo disso acontecer, mas na verdade a cidade estava uma maravilha! Quem dera que Manhattan fosse sempre aquela calmaria! Sem filas, sem multidao… acho que muita gente fez oque voce fez.
      Tirando umas blitz policial aqui e ali, nao vi manifestacao nenhuma, nem nada que atrapalhasse a “vida” por la.

      Responder
  5. Raquel Guimaraes - 18/10/11 - 14h47

    Uau! Uma rapidinha em NY vale a pena…rs abraços.

    Responder
    • Adriana Miller - 18/10/11 - 15h12

      Sempre vale! :-)

      Responder
  6. Ana Paula - 18/10/11 - 14h50

    Eu conheci o Top Of The Rock esse ano, na minha segunda vez em NY. Tb gostei bastante! Rende muita foto linda.

    Responder
  7. Ana - 18/10/11 - 16h51

    vou amanha pra nyc passar o dia tb fazendo escala no JFK de 20 horas ! vc deixou a mala no locker no aeroporto? pegou AirTrain ate a Jamaica Station?obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 18/10/11 - 17h00

      Exatamente!
      Deixei a mala no locket do aeroporto (cada erminal tem seu proprio locker, o meu foi o terminal da AA, que tem um locker praticamente na saida do desembarque), e foi de trem ate a Jamaica Road Station.

      Responder
  8. Helena - 18/10/11 - 19h48

    Nossa eu estava la no mesmo dia!Confesso que fiquei com um medinho e decidi passar longe de lower Manhattan.

    Responder
  9. Isabel Moura - 19/10/11 - 21h37

    aiii…bateu uma saudade de NYC!!!
    Amei essa cidade desde a 1a vez!!!também eu pensei em ir viver para lá, sentindo que tudo acontecia ali…
    voltei, mas só em passeio….
    e morro de vontade de voltar…cidade que não dorme…por isso imagino o quanto não foi impressionante “ouvir” o silêncio…arrepiante!!

    Responder
  10. Jackie - 20/10/11 - 17h18

    Nossa, achei taaaaanta coisa em poucas horas! Rendeu esse passeio =)

    Responder
  11. Elaine - 21/10/11 - 19h50

    Adorei o post e as fotos!! tb achei que esse passeio rendeu..rs…Sempre que viajo ao exterior passo por algumas conexões onde tenho que esperar por longasssss horas…fico morrendo de vontade de sair do aeroporto e conhecer um pouco a cidade, mas como na maioria das vezes estou sozinha acabo meio que desanimando :( dá para fazer isso em qq aeroporto? depois tem que fazer check in de novo? como funciona? as minhas conexões são sempre em Munique, Zurique ou Frankfurt…Quem sabe se na próxima viagem durante a conexão eu tomo coragem e saio para explorar alguma dessas cidades, nem que seja por algumas horinhas, como vc fez em NY… :)

    Responder
  12. Samara - 24/10/11 - 20h41

    Esse post veio certeiro no meio da minha decisão de roteiro. Vou de Miami para Londres, e entre os voos possíveis o maior tempo de parada seria de 12h, sendo que chegada e partida do EWR. Por acaso vc sabe se lá tem locker? Acha que é nessas 12 horinhas, incluindo o deslocamento, cabe um roteiro como o seu?

    Responder
  13. Deisy - 05/12/11 - 19h48

    Ola, Adriana. Tenho te acompanhado faz algum tempo e por sua causa fui para o Mar Morto e Masada e amei. Fui também para Israel e comi na pizzaria do JAcob, realmente, ótima pizza. Agora eu e meu marido vamos para Nova Iorque pela primeira vez em maio e gostaria de te pedir um favor: estou pensando em ficar em um hotel chamado Carter a meia qusdra da Times Square, dizem que está bem ruim mas a localizaçäo é excelente. Voce sabe de algum barato? Este é R$171,00. Além disso: como saímos do JFK e chegamos neste hotel? o endereço é: 250W 43rd St 10036. Pode me ajudar? Beijos e obrigada pelas dicas

    Responder
    • Re Barchi - 06/12/11 - 00h19

      Daisy, fiquei neste hotel em setembro passado. O quarto q eu fiquei com meu marido era mto bom (claro, de acordo com o preco q vc paga). O quarto em a meu irmao e minha cunhada ficaram ja nao era mto bom, com algumas rachaduras e uma bolha enorme no teto. Ambos ficamos no 17 andar. Há um mês um outro conhecido voltou de la e disse q estava em um quarto mto bom, reformado, com TV LCD. Parece q era o 11 andar. Mas, honestamente, a localização e perfeita, mto boa, mas nao espere serviços luxuosos ou um primor de limpeza. Qd eu fui, os quartos eram limpos dia sim, dia nao. Fiquei la 11 dias e, uma vez em NY, nao precisei de nada mais, afinal, o legal é ficar fora do hotel.
      Ele fica mto perto da Port Authority (q interliga com a estação 42nd do metro) e uma das saídas da estação é pertinho do hotel. Fui do JFK até la de taxi, entao nao sei detalhar o caminho.
      Resumindo, you get what you pay for. Nao espere mto e nao ficara frustrada!

      Responder
      • Deisy - 08/12/11 - 11h25

        Re Barchi, tenho acompanhado os sites e os comentários sobre o hotel e näo espero muito dele. Quero algo barato e bem localizado. Ficarei 14 dias, entäo, tem que ser baratinho para gastar com outras coisas. Ë fácil usar o metro?

        Responder
        • Adriana Miller - 08/12/11 - 11h30

          O metro em NY eh bem sujo e mal cuidado, mas facilimo de usar, nao se preocupe!

          Responder
    • Adriana Miller - 06/12/11 - 11h13

      OI Deisy,
      Esse hotel eu nao conheco nao, mas a Re ja deixou a dica dela. :-) Concordo com ela que em NY o hotel vai ser a menor de suas preocupacoes! Com uma boa localizacao e bom preco, voce soh vai mesmo passar la pra dormir!

      De JFK voce pode pegar taxi, onibus shuttle ou entao ir de metro. De metro eh a opcao mais barata, se vc estiver com poucas malas.
      Eh super facil!
      Sei que estou devendo um post aqui sobre o transporte entre o hotel e acidade, mas prometo que ele sai!

      Responder
  14. Deisy - 20/01/12 - 14h10

    Oi Dri, tire duas dúvidas para mim, por favor. A Jamaica station me leva para onde? Central Park?
    Vc conhece o hotel St James?

    Responder
    • Adriana Miller - 20/01/12 - 14h29

      Jamaica Station eh apenas o nome da Estacao – de la voce tem que pegar outro metro pra qual direcao da cidade vc prefere ir. A Estacao da rua 52 eh uma das melhores opcoes caso voce queria passear por central Manhattan.
      mas infelizmente nao conheco a cidade bem o suficiente pra conhecer os hoteis…

      Responder
  15. Deisy - 20/01/12 - 18h30

    Oi Dri, obrigada por ter me respondido täo rápida. Quando vc diz estaçäo da rua 52, estaçäo da rua 53rd com 6th av.. Estes säo os nomes das estaçöes ou o local onde está a estaçäo. Desculpe se a pergunta é ridícula, mas, ainda näo entendi como é o metrö. Obrigadíssima.

    Responder
  16. Carson - 05/10/12 - 08h13

    Olá ! Ótima dica farei o mesmo que você ! Estou indo para san diego Califórnia em dezembro porém farei escala em jfk e fica lá por 14 horas espero que de tempo de conhecer e sentir essa cidade maravilhosa :)

    Responder
  17. Cristina saemi - 06/12/12 - 09h20

    Ola adriana! Achei mto interessante seu post de um dia em ny, estou querendo comprar
    Uma passagem pro japao e com conexao de 13
    Hrs em NY! Amo essa cidade e com certeza iria adorar ficar um dia como o seu em ny, mas queria saber se é tranquilo sair do aeroporto e se a companhia cobra algum extra ou o aeroporto cobra alguma tarifa pra sair do aeroporto??? Se puder me tirar
    Essa duvida compro a passagem pro japao ainda hj!obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 06/12/12 - 12h15

      Oi Cristina,

      A possibilidade de sair ou nao do aeroporto nao esta relacioanda com sua cia aerea.
      Voce podera sair do aeroporto se tiver um visto valido para entrar nos EUA (mesmo que seja apenas por algumas horas, voce precisa de ter visto de turista, ou outro visto qualquer), e depender da boa vontade da policia de imigracao no aeroporto em NY.
      Afinal voce estara “entrando” no pais como outro visitante qualquer, mas nao podera fornecer informacoes obrigatorias como endereco de hospedagem e telefone de contato no pais, etc, entao ha uma (pequena, porem existente) possibilidade de que sua entrada possa ser negada, e voce tenha que permanecer na area de transferencia internacional esperando seu proximo voo.

      Responder
  18. Cristina saemi - 07/12/12 - 09h38

    Ola adri obrigada pelas informacoes!!! Eu tenho sim visto turista, espero q eles liberem minha entrada , pq ficar na area de transito 12 hrs nao vai ser nada facil! É cobrado alguma taxa para sair do aeroporto??

    Responder
  19. Ana Cecilia - 24/01/13 - 13h12

    Dri, 5 horas e meia de conexao em NY dá para conhecer alguma coisa???

    Responder
  20. Alícia - 29/01/14 - 15h48

    I love New York…
    This is a city amazing <3

    I hope visit New York one day…
    I hope find very famous and visit the statue of liberty.

    Responder
  21. […] parada foi o Rockefeller Centre, mas acabamos nao subindo no “Top pf the Rock” (que eu fiz na ultima vez que estive em NY e acho imperdivel!), pois o tempo estava tao feio, mas tao feio, que mal dava para enxergar o topo […]

    Responder