18 Dec 2011
41 comentários

Apetrechos de viagem II

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Fazendo as Malas

Esse é na verdade um post-update desse post aqui que escrevi ano passado sobre “trecos” que ajudam bastante sua vida numa viagem.

E acho que é o tipo de post que merece updates periódicos, pois sempre tem um gadget novo, uma descoberta tecnológica… mas principalmente motivado pela master viagem que vamos fazer daqui a uns dias.

Dos itens da lista original, todos permanecem na mala e são essenciais, principalmente em viagens mais longas: O Kindle já não sai da minha bolsa normalmente, quanto mais quando sei que vou enfrentar muitas horas de espera, voos longos, viagens intermináveis em trens etc.

O Pebble foi uma super descoberta! Principalmente pra quem usa iPhone, que tem uma bateria sofrível, e nao quer correr o risco de ficar incomunicável no meio da viagem!

O adpatador de tomada é outro que vai comigo pra tudo quanto é canto! Mas eu comprei um novo que além de adaptador de tomada, também tem uma entrada de usb, então da pra carregar o iPhone, Blackberry, iPad e Pebble ao mesmo tempo que carregamos o laptop ou a câmera, por exemplo (uma super economia de tempo!)

A carteira de viagem eu acho uma mao na roda – fica tudo ali organizadinho e a mao, sem ter que ficar catando passaporte, confirmação de voo, endereco de hotel etc, perdidos no fundo da bolsa/mochila.

E a almofada de pescoço, o tapa olhos e ouvidos sao indispensáveis em viagens longas, principalmente na classe econômica ou em trens!

Mas alem disso tudo, novos itens fazem parte do meu “kit” viagem, principalmente nessa viagem de fim de ano!

iPad: na verdade quem comprou foi o Aaron, e eu ainda sou meu cínica sobre qual seria a função pratica de um iPad… mas em preparação pra essa viagem estamos baixando varias apps divertidas de fotografia e viagem, muitos filmes e seriados, e aproveitando pra arquivar tudo que for importante durante a viagem, como copias de nossos passaportes e vistos, confirmações de voos, endereços de hoteis (em Ingles e Chines), itinerários, dicas e roteiros.

SD Eye-Fi: Um cartao de memória wireless que descarga suas fotos/vídeo da câmera direto pro seu computador, sem precisar usar cabos e conectores! Eh ou nao é revolucionário?! claro que vou levar todos os meus cabos, porque né, vai que alguma coisa da errado, mas que o Eye-Fi eh pratico, isso é!

Gorilla Pod: Ele também ja apareceu em outro post, com dicas de fotografia, mas é outro item essencial em viagens. Temos dois tamanhos diferentes, um pequeno que é mais maleável, para câmeras compactas, e um grandão, que aguenta nossas câmeras grandes. Apesar de que (quase) sempre carregamos nosso tripe grandão (e pesado bagarai) o Golrilla Pod é super pratico, e mais fácil de usar em areas muito movimentadas, ou superfícies desniveladas, ou quando simplesmente bate a preguiça de “desmontar” o tripe e tal. Principalmente quando viajo sozinha, nao saio de perto do Gorilla Pod! Nao confio nos outros tirando foto com minhas câmera! :-) (nunca ficam boas… incrível!)

Balanca portatil: Tai um acessório que nunca dei muita importância, mas depois que ganhei de presente, nao sei como consegui viver sem! Ele parece um abridor de garrafa, mas é uma balança pra malas! Imprescindível, principalmente quando viajando de low cost, onde o peso de bolsas e malas é super restrito!

Necessaire Penduravel: Outro item que também ja apareceu em outro post, mas que continua indispensável em viagens! É tao pratico ter todos os meus cremes organizados e visíveis (nao suporto aqueles necessaire “saco sem fundo”, e tem coisa mais trambolho que uma frasqueira?!), e que podem ser pendurados no porta toalha do hotel, na porta do trem, no banheiro publico do albergue. Na verdade eu tenho dois: um com minhas coisas de banho, e outro onde eu organizo cabos, carregadores, e fios em geral.

Secador de cabelo de viagem: Talvez seja uma preocupação exclusivamente feminina, mas vocês nao imaginam a quantidade de e-mail que eu recebo sobre isso! Nada pior do que ter que usar aqueles secadores furrecas de hotel, ou entao levar seu mega-blaster secador caro (ou chapinha) numa viagem so pra descobrir que nao funciona, queimar seu aparelho e ainda danificar a fiação do hotel (eu ja fiz isso…)! Entao sempre levo meu próprio secador bi-volt (que na verdade é o secador que eu uso no dia a dia em casa), que é da marca “genérica” da Boots e custou menos de 10 libras. A potência de 1.600 wolts eh mais que suficiente pra secar minha juba, mas baixa o suficiente pra nao perder a potencia ao trocar de voltagem (a voltagem secundaria é sempre mais fraca).

HD (Hard Drive) externo: Uma coisa que aprendi em outras viagens, é que não tenho limites na hora de tirar fotos. Essa cosia de ir tirando e ao mesmo tempo selecionando, apagando e afins não da certo. Eu gosto de tirar a mesma foto varias vezes de ângulos diferentes, com ajustes diferentes na câmera, fotos dos detalhes, fotos que contem a historia da viagem. Na maioria das vezes não uso nem 1/10 das fotos que tiro, mas gosto de te-las de qualquer maneira. E pra isso é preciso muito espaço pra armazenar tanta memória! Eu tenho cerca de 4 cartoões de memória, somando uma total de 20GB de memórias (e o Aaron tem mais uns tantos), mas que sinceramente sei que não serão suficientes (principalmente fazendo video em High Definition). Então um HD externo é uma maneira facil de arquivar as fotos e videos que vamos fazendo aos poucos durante a viagem, sem lotar a memória e sobrecarregar meu computador (que tem uma memória propositalmente pequena), além de ser mais “seguro” do que manter todos os seus arquivos no mesmo lugar (por isso também tenho varios cartões de memória de tamanhos diferentes, pra não usar tudo ao mesmo tempo – e se você perde sua câmera com o cartão dentro no ultimo dia da viagem?!??! Oh Ceus!).

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
41 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
41 comentários
  1. Stephanie - 18/12/11 - 12h17

    Exatamente o post que eu tava precisando!!! Hahaha amei Dri! Obrigada.

    Responder
  2. g. - 18/12/11 - 12h48

    adoro toda esta preparação… e deixo as minhas já meio que arrumadas…
    já pro minha lista esta balança…tenho malas que já sei pelo tanto que coloco quanto dá, só de segurar e geralmente acerto, mas é sempre bom comprovar antes de chegar no aeroporto.
    tenho um tripé bem leve,compacto e extensível(mara!) que aguenta bem o peso até de uma camera média, tlvz vc ache por aí para quando vc não for levar a sua mega power camera…
    e para organizar a viagem sempre tenho uma mini pasta extensível com compartimentos que eu uso para separar por cidade, tickets, hotel etc… e quando a viagem acaba arquivo elas.
    outra coisa que faço muito é tirar cópia da parte que realmente me interessa dos guias para evitar o peso extra.
    ah! no kit almofada+tapaolhos+tapaouvidos, entra uma sapatilha de ballet para poder andar no avião -conforto absoluto ;)
    bjs e uma excelente viagem para vcs!

    Responder
  3. Nathalia T. - 18/12/11 - 13h37

    Driiii esse Gorilla pod agüenta a sua sony?
    To mesmo precisando de um tripé!

    beijosss

    Responder
    • Adriana Miller - 18/12/11 - 14h25

      Mais ou menos… por isso temos dois. A verdade verdadeira é que o gorillapod pequeno até aguenta a Sony, mas só em casos de emergencia, sem grandes malabarismos (tipo pendurar verticalmente no galho de uma arvore, ou no chao desnivelado e tal). Se estiver tudo retinho e for rapido aguenta, mas geralmente nem uso. Mas ele é muito util pra nossas cameras compactas – e o Gorillapod vem em tamanhos diferentes, e alguns dos maiorzinhos aguentam a Sony HX-100 sem problemas!

      Responder
  4. Sara - 18/12/11 - 14h58

    Eu não vou a lado NENHUM sem a minha placa de esticar o cabelo, não posso, é algo inconcebível porque com cabelo curto não há secador e escovinha de enrolar que dê para mim.
    E é verdade que hoje em dia já existem tantos apetrechos para tanta coisa que uma pessoa acaba por se habituar a essas comodidades e já não consegue ir a lado nenhum sem eles.

    Responder
  5. Márcia Abrantes - 18/12/11 - 15h45

    Perfeito!!! Só uma dica os endereços de hoteis em Chines, coloque numa fonte bem grande!!! Os taxistas não enxergam os ideogramas se estiverem pequenos como desses cartões de hotel, passei sufoco em Xian e Shangai. Estou super empolgada com as sua viagem!!! Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h26

      Opa! Bom saber!

      Responder
  6. Melanie - 18/12/11 - 16h34

    Dri, uma duvida, mas todas as tuas fotos sao feitas com a Sony ou vc leva uma outra camera?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h25

      Diria que 95% sao feitas com a Sony HX-1oov, mas tambem tenho uma Sony compacta, a HDX5, que faz fotos e videos otimos. Entao dependendo da bolsa que estiver usando (principalmente pra sair a noite) eu levo apenas a camera pequena.
      Mas fotos de “sightseeing” durante o dia sao sempre de HX-100v.

      Responder
  7. CarlaZ - 18/12/11 - 17h31

    Eu já carrego um monte dessas coisas sem ter super câmeras. Fico pensando em vcs! Porque tem as suas, as do marido, lentes, tripés…Putz Fazendo uma viagem dessas que nosso pensamento é quanto mais leve melhor, mas o número de gadgets de viagem só aumenta. E a gente não consegue mais viver sem! E podendo prevenir da perda das fotos então…

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h24

      Minha neura de perder fotos comcou ha muito anos atras, com minha primeira camera digital. Uma amiga esqueceu a camera dela no onibus de Guarulhos voltando da lua de mel!!! A camera sobreviveu a viagem toda, e ja em SP ela resolveu ver as fotos na camera e acabou esquecendo a maquina na poltrona do onibus enunca mais achou!
      Imagina?!?!?! Sua lua de mel na Europa, sem nenhuma foto rpa contar historia?! Morria!
      E antes mesmo das fotos digitais, meus pais perderam um album inteiro (fotos + negativos) da road trip que fizemos em familia pela Europa! So sobraram as fotos que imprimimos rpa mandar pra familia, que depois eles “devolveram” (tipo umas 4 fotos da viagem toda!).
      Entao desde entao eu guardo fotos e negativos em lugares diferentes, escaneei todas as minhas fotos impressas e gravei em CDs, e salvo todas as minhas fotos on line e em 2 HD externos diferentes!
      Neura pouca eh bobagem! HAHAHAHAHA

      Responder
  8. Andrea - 18/12/11 - 17h34

    Tudo pela boa foto, não é?? Eu tenho um tripé tb, mas eu so levei ele pra uma viagem e qs não fico quieta no avião pensando que eles iam amassar o coitado :(
    Mas o HD externo é uma boa pra levar na viagem… uma pergunta, vcs levam computador tb ou vcs conseguem passar as fotos do cartão de memoria p o HD direto???
    Adorei esse cartao de memoria wireless!!! super revolucionario!! :DD

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h20

      Nao, nao… as fotos tem que passar pelo computador primeiro.
      Eu geralmente sempre levo o meuc omputador, pois eh um Mac Air bem levinho e pequeno, do tamanho de um iPad (1), entao quase nao ocupa espaco e eh muito mao na roda ter um computador sempre a disposicao. mas o Aaron nao leva o dele nao, pois eh muito grande e pesado.
      O meu apesar de ter uma memoria bem restrita, pesa apenas 1 quilo, e o HD externo de 500GB pesa poucas gramas, entao vale a pena pela seguranca dos arquivos!

      Responder
  9. Georgia - 18/12/11 - 18h37

    AMO esses posts de lista! hahahah.. Já poderia aproveitar o embalo da viagem com mochila e dar umas dicas de como fazer uma mala compacta/econômica.
    Bjs!!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h18

      Ja ja entra no ar! :-)

      Responder
  10. Wanessa - 18/12/11 - 23h07

    Ah, como eu sofro com essa coisa de desconhecidos tirando minhas fotos… Quando viajo sozinha, é um suplício, porque eu já não gosto de ser fotografada e, quando surge aquele cenário imperdível e eu resolvo pedir pra alguém, raramente vem uma foto legal… Pior é que a minha câmara é dessas maiores, que tem de “olhar na janelinha”, e ninguém sabe mais enquadrar uma foto sem usar a tela de LCD… Desenvolvi a técnica de me oferecer pra tirar uma foto da pessoa antes, aí, faço o enquadramento que quero pra minha e peço que a pessoa faça uma igual! O índice de acertos aumentou um pouco, mas eu devia deixar a preguiça de lado e carregar um tripé.

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h18

      Ne?!?!
      Eu nao entendo isso… Na ultima viagem que fiz sozinha, pra MIlao, fui logo atras de um grupo de Asiaticos carregando umas super camaras, me ofereci pra tirar uma foto e logo depois pedi pra eles tirarem uma pra mim. Imaginei que o cara ia saber usar mnha camera sem problemas, nos estavamos na FRENTE do Duomo de Milao, e o carinha ainda tirou varias, tipo “deixa eu mudar o angulo” e tal. Adorei e achei que finalmente ia ter umas fotos boas, mas ele conseguiu tirar 4 fotos, da minha testa ate o chao, e mal da pra perceber que eu estava na frente do duomo!
      Nossa, que odio!
      Por isso o tripe eh mesmo a melhor solucao se voce quer uma foto boa mesmo, daquelas de colocar no porta retrato :-)
      (mas confesso que eh um saco carregar…)

      Responder
  11. - 19/12/11 - 00h07

    Oi Dri!
    Quando li este post entrei no link do post mais antigo sobre apetrechos :-)
    A minha pergunta não tem a ver com este post, mas sim com o outro. Achei super prático uma Travel Wallet com compartimentos separados pra moedas de diferentes países e compartimento pra passaporte. Isso iria-me dar muito jeito também, mas nunca encontrei nenhuma carteira assim. Onde conseguiu arranjar uma?
    BjO!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h00

      A minha eu comprei na Amazon, mas tambem ja vi vendendo no eBay e Accessorize, ou ate mesmo em lojas mais chiques como a Smithson Bond street ou Aspinal of London.
      Realmente eh muito util!

      Responder
  12. Danuza - 19/12/11 - 01h05

    Dri, você conhece esse tripé de mão? Eu usei quando fiz um mochilão sozinha pela Europa e adorei!!

    http://www.corporatetravelsafety.com/catalog/quickpod-compod-slim-tripod-p-733.html

    *Sou seguidora fiel do seu blog há mil anos, mas esse é meu primeiro comentário aqui! Sempre ficava inibida de comentar..rsrs.

    Beijão!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 09h46

      Ja me falaram desse tripe, mas nunca me convenci… nao sou muito fa desse estilode auto retrato, entao prefiro montar o gorillapod e tirar uma foto melhorzinha… Mas realmente parece ser uma boa pra quem viaja sozinha!

      Responder
  13. Ana Carolina - 19/12/11 - 12h58

    Dri, amei as dicas! Já estou fazendo aqui a listinha do que não posso esquecer (pq, né? A gente SEMPRE esquece alguma coisa.. rs). Mas queria saber se consigo comprar qualquer um desses adaptadores de tomada pela Amazon.co.uk. Eles entregam no Brasil? Não estou encontrando a definição de entrga pra esse tipo de produto no site… =/
    Se puder me ajudar, agradeço!
    Bjocas!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 13h25

      Nao sei se entregam nao… mas pra onde voce vai viajar?
      Se for pra ca (qualquer lugar na Europa) esses multi adaptadores (inclusive os que vem com USB port) vendem em tudo quanto eh lojinha, jornaleiro, no free shop do aeroporto, loja de souvenir.
      Acho que aentrega da Amazon.co.uk depende muito de quem eh o “merchant” (ja que a Amazon UK eh tipo um portal onde varias aempresas anunciam), entao talvez algumas entreguem, mas outras nao.

      Responder
  14. Ana Carolina - 19/12/11 - 13h30

    Entendi. Então, vou pra Londres mesmo. Mas fico mais aliviada em saber que encontro em ‘qualquer lugar’ se eu não conseguir comprar pela net mesmo. Super tks!! =)
    Bjs.

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 13h41

      Voce pode comrpar um antes mesmo de sair da area de desembarque no aeroporto em Londres (qualquer um!). Eles vendem varios modelos diferentes no (mini) free shop de chegada, ou na farmacia e no jornaleiro do aeroporto!

      Responder
  15. Ana Carolina - 19/12/11 - 14h12

    Gente, que máximo! Acho que vou fazer isso mesmo então! Só vou tentar não esquecer de comprar logo na chegada.. rs..

    Responder
  16. Gabriela - 19/12/11 - 17h27

    Dri, esse negócio de Gorilla Pod não pode facilitar roubos das nossas máquinas por ladrões, não? Nunca aconteceu (ou vc nunca ouviu falar) de alguém que estava tirando a foto pelo tripé e vir um ladrão se aproveitar e roubar a máquina? Pode ser desconfiança minha, mas é tenso deixar a máquina fotográfica lá no tripé sem as mãos do dono…Ou você acha que não tem nada a ver?

    Beijos!

    Responder
    • Melanie - 19/12/11 - 18h39

      Eu pensei a mesma coisa que a Gabriela. Nao meio medo deixar o tripe solto?
      Dri,valeu por responder sobre a camera, eu tenho uma Canon profissional, mas to pensando em comprar uma menor,pq nao da pra carregar a Canon para todo canto.

      Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 21h06

      Ai gente, tem que ter um pouco de noção né?
      Se for num lugar muito movimentado, ou se tiverem muitos “mal elementos” por perto não dá pra usar nem Gorilla Pod, nem tripé normal, e as vezes não tenho coragem nem de pedir pra ninguem tirar foto minha.
      Tem que saber, né?
      Se vc não sente confiança no “ambiente”, melhor não usar. Pois se alguem por perto estiver com más intenções, realmente qualquer momento longe da sua camera (qualquer tipo de tripé) é uma chance pra furtos.
      Dependendo do lugar, podem roubar sua camera ate mesmo dentro da sua bolsa!

      Por exemplo, nessa minha ultima viagem pra Italia não consegui usar o gorilla pod nenhuma vez. Muito cara mal encarado em todas as esquinas. Na Espanha, e no Brasil tambem não uso.
      Mas das vezes que já usei, nunca tive problema nenhum!

      Responder
  17. […] eu falei sobre os equipamentos de viagem que vamos levar pra Asia, mencionei o iPad e iPhone e entao algumas pessoas me perguntaram quais […]

    Responder
  18. wilma - 31/01/12 - 13h40

    Dri, estou querendo adquiri um adaptador de tomadas e tinha anotado aqui um da Fuji (??),o achei meio grande, e agora vi esse no s/post Micropix – Mundial de Viagem USB Plug Adaptador / Carregador – Funciona em mais de 175 países,me veio uma dúvida, ambos são adaptadores de tomada ou esse último é apenas um USB e não serve para tomadas comuns??? Na verdade eu preciso mais do adaptador de tomadas, ou seja, q meu lepitopi, secador cabelo, celulares entrem na energia local,por exemplo de 220W, por ex. em Paris, em Portugal não tive problema. Ihhh..será q também transforma 110/220?? Aff.?? Li nos coments e parece q só funcionan em mesma tensão: 220W…Qualquer resposta será benvinda, tô confusa,mas eu quero um adaptador. Já agradeço, Dri!!! m/email:wile@uol.com.br

    Responder
    • Adriana Miller - 31/01/12 - 14h09

      Nao conheco essa outr marca… desculpa… mas eu uso o da Fuji e eh grandinho mesmo, mas todos sao.

      Os adaptadores de tomada sao so isso mesmo, adaptam o plug da tomada, mas nao a voltagem.
      Se vc vai viajar e esta preocupada com secador de cabelo, chapinha e afins, tera que comprar versoes bi-volt de seus aparelhos, pois alem de danifica-los, voce podera tambem se machucar e denificar a fiacao de seu hotel.

      Geralmente a voltagem de laptops, celulares, iPads etc ja sao normalmente bi-volt entao vc podera carregar seus aparelhos normalmente em qualquer lugar sem medos (desde que as tomadas sejam compatives, por isso a necessidade de ter uma adaptador).

      mas para aparelhos que sejam de voltagem especifica (exemplo classico eh o secador de cabelo) vc devera comprar uma versao para viagem que seja bi-volt ou comprar um aparelho que seja da voltagem especifico do pais onde vc for viajar.

      Responder
  19. […] adicionei mais uma bobeira para meus apetrechos indispensaveis de viagem (alem de usar bastante no dia a dia tambem!) que sera o complemento perfeito para minhas Apps de […]

    Responder
  20. wilma - 09/02/12 - 12h24

    Oi Dri, obrigada pela resposta, eu entendi bem agora, na verdade o que preciso é mesmo adaptador de tomadas, pq algumas tem 3 furos, um longo, outras diferentes, etc. Aqui no Brasil estão querendo universalizar as tomadas, mas ainda variam muito até aqui mesmo. Boa lembrança essa da voltagem 110/220, é um perigo mesmo!!AFF! Secador geralmente há disponível, mas vou garantir um menorzinho na voltagem local ou bi-volt. Se bem q no frio de abril, tvz nem precise usar,rsrsrs

    Responder
  21. Marcos - 23/05/12 - 03h13

    Dri, me interessei pelo gorilapod. Comprei uma canon D60 e gostaria de saber se ele aguenta ela numa boa. Vi que seu marido usava a D40, mas ele aguentava o peso dela junto com uma lente? Pelo que vi pra uma DSLR precisava ser um desse: http://www.amazon.com/Joby-Gorillapod-SLR-Zoom-Flexible-Tripod/dp/B000KFRSG4/ref=pd_cp_p_1. Desculpe tantas perguntas, mas é que estou com medo de comprar pela amazon e depois ele não ser útil. Obrigado, Marcos.

    Responder
    • Adriana Miller - 23/05/12 - 10h12

      Da pra usar sim, mas soh o gorilla pod grandao, proprio pra DSLRs, que eh mais pesado e robusto, mas ainda assim vc tem que tomar cuidado com lentes muito grandes/pesadas.
      Na verdade nos quase nunca usamos o gorillapod com a DSLR do Aaron, pois esse tripe acaba sendo do mesmo tamanho que um tripe normal (fechado), mas eh bem mais limitado. Entao geralmente levamos o gorillapod pequenininho para nossas cameras portateis, e o tripe normal (grandao, da Manfroto) para nossas DSLRs.

      Responder
  22. Marcos - 23/05/12 - 03h15

    A câmera é uma 60D, escrevi errado…

    Responder
  23. Marcos - 23/05/12 - 11h19

    Dri, muito obrigado pela resposta! :)

    Responder
  24. […] outra “categoria” indispensavel em viagem eh fotografia e gadgets em geral: camera (e bateria extra, carregadores, etc), smart phone e/ou laptop e […]

    Responder
  25. Vanessa Alves Piper - 28/01/13 - 20h49

    Oi Dri!!!
    Eu e meu marido estamos indo em abri para Londres (fazer intercâmbio de 1 mês e depois ficaremos 8 dias em Paris)….
    Estou acompanhando e AMANDO seu blog! Parabéns!!!
    Gostaria de saber se compro estes apetrechos lá em Londres mesmo: Gorilla Pod, adaptador de tomada e balança portátil…
    bjsss

    Responder
  26. Beatriz - 21/04/13 - 20h03

    Ola!

    Gostaria de que alguém pudesse me informar onde comprar adaptador de tomadas e o Pebble aqui em SP, para usar na Alemanha, para onde embarco em junho. Se alguém souber também da balança, eu agradeçø.

    Boa semana.
    Beatriz

    Responder