20 Dec 2011
32 comentários

Calendario: Londres em Dezembro!

Aleatorios, Dicas de Londres, Dicas Uteis, Eventos, Inglaterra

Dezembro eh o mais mais chuvoso, mais escuro e muitas vezes mais frio de Londres – mas nada disso impede que a cidade continue sendo uma das mais animadas e charmosas do mundo!

Entao se voce estara por Londres nas proximas semanas, anotes as dicas, datas e eventos pra aproveitar bastante o mes (e evitar as roubadas e furadas!):

– Que conhecer um mercado de natal? O Winter Wonderland no Hyde Park esta longe de ser o mais legal ou mais bonito da Europa, mas ainda assim eh um programa bem legal de se fazer na cidade esses dias!

– Nao se engane com a conversao da Libra pro Euro ou Real, pois Londres tem algumas das lojas mais legais e mais cheias de desconto do mundo! E nao esqueca que todos os anos, no dia 26 de Dezembro comeca a maior temporada de promocoes do Reino Unido! Entao acontece oque acontecer, nao perca as barganhas do Boxing Day!

– E aproveite o clima invernal e va patinar no gelo em algumas das locacoes mais bonitas de Londres!

– Vai tentar a sorte da virada de ano em Londres esse ano? Entao se planeje bem e nao perca os posts onde eu dou o caminho das pedras pr nao micar seu revellion na cidade: Aqui, Aqui e Aqui.

– Se voce estiver na cidade durante o perio de Natal, fique atendo nos feriados nacionais: em todo Reino Unido dia 25 e 26 de dezembro e 1 de Janeiro sao feriados nacionais, mas como esse ano eles caem num fim de semana, os feriados automatcamente sao transferidos ao dia util seguinte. Portanto nessa temporada de hollidays os feriados serao os seguintes: 25, 26 e 27 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro.

Nos dias 25 de Dezembro e 1 de janeiro TUDO fecha mesmo! Metro, trens e onibus sao cancelados e as estacoes fechadas, deixando toda cidade ilhada em casa. Taxis geralmente so funcionam em servico especial de reserva, entao se voce precisa ir a algum lugar, reserve seu taxi com bastante antecedencia!

Dia 26 de Dezembro tambem eh feriado, e apesar de que o comercio funciona normalmente por causa das promocoes de Boxing Day, museus, atracoes e pontos turisticos estarao fechados.

Nos dias 24, 26 de Dezembro e 2 de Janeiro os transportes funcionam com servicos drasticamente reduzidos, entao planeje bem sua viagem antes de sair de casa/hotel.

Para confirmar horario de abertura de atracoes, bares e restaurantes, basta ir na pagina “Working Hours” dos lugares que voce pretende visitar para garantir que voce nao vai dar de cara com a porta (ou no Google, pra ter uma ideia masi generalizada)

– A boa noticia eh que na noite da virada do ano, do dia 31 de Dezembro pro dia 1 de Janeiro, todas as viagens de metro em Londres sao gratis! Porem, muitas estacoes fecham mais cedo que o normal, entao verifique o horario de funcionamento de sua estacao – principalmente se voce estiver tentando assistir os fogos no Embankment de Londres – todas as estacoes de todas as linhas fecham suas portas cerca das 3 da tarde (ver mais detalhes nos links sobre o revellion que postei acima).

– Nao conseguiu chegar perto pra ver os fogos da virada no London Eye? Nao tem problema! No dia 1 de Janeiro vai rolar uma parada/desfile de Ano Novo no centro de Londres (eu nunca fui, mas pode ser uma coisa divertida!). Nao quer encarar uma confusao dessas de jeito nenhum? Entao cuidado pois todo centro da cidade sera paralizado para dar vez para o desfile, entao os acessos a pontos turisticos serao restritos durante o dia.

 

Planejando sua viagem para Londres?

Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:

E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!
Adriana Miller
32 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
32 comentários
  1. Barbara Bueno - 20/12/11 - 17h13

    Que interessante essa sobre Londres de que os feriados são transferidos quando caem em um final de semana. Não sabia dessa!
    abs
    Babi

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 10h42

      Ainda bem neh?
      So temos miseros 3 feriados por ano (+Pascoa e Natal) entao se dessemos azar deles cairem no fim de semana nao sobraria nada!

      Responder
  2. Mayra Silva - 20/12/11 - 23h29

    Oi Adriana! Nossa estou devorando o seu blog! Muitíssimo completo!!!
    Agora, já que estamos numa época Natalina, queria saber, qual é o seu país/cidade preferido para passar o Natal? Bjssss

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 09h37

      Ah essa pergunta nem vale neh? Logico que prefiro o Brasil, perto da minha familia! :-)
      Mas em termos “Natalinos” gosto de passar o natal com os sogros nos EUA porque adoro a empolgacao dos Americanos, e na Alemanha pois eles levam essa cosia de natal muito a serio!

      Responder
  3. Mila x - 21/12/11 - 00h52

    As dicas como sempre maravilhosas!! Pena que só chegarei em Londres no final de janeiro!! Não pegarei as promoções!!! Vou passar em Paris e Madri primeiro!!! Bjos!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 09h35

      Melhor ainda! Voce vai pegar as Rebajas em Madrid! :-)

      Responder
  4. Fred - 21/12/11 - 01h47

    Olá,ótimo seu site. Os táxis de aeroporto também são atingidos por essa redução do serviço no dia 01 de janeiro?
    Ab.

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 07h00

      Sim, infelizmente todo os serviços de transporte ficam bastante reduzidos no dia 1 de Janeiro. Nos aeroportos maiores, como Heathrow e Gatwick imagino que você encontrara taxis com uma certa facilidade (não tão abundante como num dia normal, mas ainda assim funcionando).
      Os trens do aeroporto (Heathrow Express) funcionara, porem com serviço reduzido, e estara fechado tambem dia 25 de Dezembro: https://www.heathrowexpress.com/timetable-schedule/service-plans

      Responder
  5. Re - 21/12/11 - 03h01

    Metrô e ônibus NÃO param completamente no dia 01 de Janeiro, somente operam com serviço reduzido. Maiores informações aqui: http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/festive-leaflet.pdf

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 06h56

      Eles param COMPLETAMENET apenas no dia 25 de Dezembro. Todos os outros dias durante o periodo de festas operam serviços reduzidos.

      Responder
  6. Mayra Silva - 21/12/11 - 10h01

    Obrigada pela resposta Adriana!
    A pergunta era nesse sentido mesmo, que lugar tinha o maior espírito natalino, porque aqui no Brasil com esse calor senegalês que não é! ;)
    Só mais uma perguntinha, você saberia me dizer, tanto nos EUA quanto na Alemanha, quando que eles começam a colocar as decorações nas ruas? Pois queria muito ver as decorações, mas acho que a neve iria atrapalhar um pouco. O que você acha? Bjssss

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 12h41

      Geralmente eles comecam a enfeitar as ruas aqui em LOndres no meio de Novembro, e nos EUA soh depois do feriado de Thanksgiving, que eh sempre na ultima quinta deira de Novembro.
      No resto da Europa os mercados de natal geralmente comecam no ultimo fim de semana de Novembro ou no primeiro fim de semana de Dezembro, e entao as cidade se enfeitma nessa epoca apenas.
      E nao se assuste com a neve, pois na grande maioria das capitais Europeias (centro e sul) nao neva, e quando neva eh muito pouquinho.
      Apenas na regiao Alpina e na Escandinavia eh que vc teria uma chance maior de neve, mas ainda assim nao eh garantia. (esse ano nao pegamos neve, por exemplo).

      Responder
  7. Mayra Silva - 21/12/11 - 14h23

    Oi Adriana, agora é só para agradecer viu! srsrs
    Eu acompanho muitos blogs, e você é uma das pouquissímas blogueiras das antigas que ainda responde todos os comentários de dúvidas, mesmo sendo super ocupada (principal desculpas das outras). Parabéns!!!! Bjão e muito sucesso!

    Responder
    • Adriana Miller - 21/12/11 - 14h36

      Obrigada! E de nada! :-)

      Responder
  8. Rejane - 01/01/12 - 06h23

    Oi, Adriana. Tudo bem? Vi que você é uma blogueira super gentil que responde os comentários e resolvi abusar. hehe
    Estávamos planejando em ir pra Londres depois do natal e ficar até o começo de janeiro. Mas depois de ver seu post (super útil), fiquei com receio de ter muitos dias “perdidos”.
    Não me animo em ir pela festa da virada em si, até pq como vc disse em outro post pode ser mico. Iríamos nessa época pq é qd estamos livres mesmo.
    Você acha que seria ruim pra turistar?
    E o que você recomendaria fazer nos dias 26, 31 e 01, já que são feriados? (31 não é, mas será que tudo não fecha também?) Que medo de não ter nada pra fazer, nem onde comer, e ter que ficar trancafiada no hotel! hehehe
    Desde já, obrigada!

    Responder
  9. pATRICIA - 29/09/12 - 22h10

    Usei a pergunta acima porque é exatamente a minha dúvida:

    Oi, Adriana. Tudo bem? Vi que você é uma blogueira super gentil que responde os comentários e resolvi abusar. hehe
    Estávamos planejando em ir pra Londres depois do natal e ficar até o começo de janeiro. Mas depois de ver seu post (super útil), fiquei com receio de ter muitos dias “perdidos”.
    Não me animo em ir pela festa da virada em si, até pq como vc disse em outro post pode ser mico. Iríamos nessa época pq é qd estamos livres mesmo.
    Você acha que seria ruim pra turistar?
    E o que você recomendaria fazer nos dias 26, 31 e 01, já que são feriados? (31 não é, mas será que tudo não fecha também?) Que medo de não ter nada pra fazer, nem onde comer, e ter que ficar trancafiada no hotel! hehehe
    Desde já, obrigada!

    Responder
  10. patricia - 05/11/12 - 00h21

    Olá Adriana! Td bem! Seu blog é ótimo! Obrigada pelas dicas MARAVILHOSaS!
    Irei à Londres – pela 1a vez – em dezembro e ficarei dos dias 20 a 26, qdo vou p Paris logo cedo.
    Vc confirmou uma dúvida sobre os feriados dizendo q dia 25 nada funciona. Mto triste isso… O q vc sugeriria p fazer e não perder completamente o dia? Como nem o serviço de transporte coletivo funciona, o q fazer nesse dia? Agradeço desde já toda a atenção!

    Responder
    • Adriana Miller - 05/11/12 - 19h42

      Bem, você pode fazer muitas coisas, mas tudo a pé (e leve um lanchinho, pois vai ser dificil ate achar um lugar pra comer). Tudo estará fechado, mas os monumentos e as ruas ainda estão lá, né? Vc pode ir nos parques, andar nas ruas (vaziiiias), ver as pontes, Big Ben, Palacios etc… pelo lado de fora, oque nnao seria diferente de nenhum ouro dia do ano! :-)

      Responder
  11. […] quem for passar o natal num hotel em Londres e nao sabe oque fazer de “especial” num dia em que tudo fecha na cidade… Basta encomendar sua Hamper com antecedencia – na loja ou on […]

    Responder
  12. […] que publiquei um post sobre o calendario de Londres em Dezembro ano passado, ele virou uma dos posts mais procurados e acessados – e tambem um dos que mais […]

    Responder
  13. Marcos Azevedo - 28/11/12 - 17h01

    Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo site, EXCELENTE!

    Andriana preciso de sua ajuda. Estarei indo para Londres com minha esposa e meu filho de 6 anos no dia 26/12 chegando por volta das 20:00hs e retornando dia 01/01 por volta das 06:00hs. Tenho a intenção de conhecer vários lugares como por exemplo:Parlamento & Big Ben, London Eye, National History Museum, London Aquarium, Estádio do Chelsea, Museu de História Natural, Science Museum, Tower of London, Madame Tussauds, Tower Birdge, Museu Harry Portter, basicamente esta é minha idéia para passear em londres entre 27/12 a 31/12. Será que todos estes pontos que comentei estarão abertos para visitação?

    Responder
    • Adriana Miller - 28/11/12 - 17h18

      Estarao abertos com horarios limitados todos os dias MENOS nos dias 25 e 26 de Dezembro e dia 1 de Janeiro.
      O dia 31 de Dezembro eh uma dia apenas “parcialmente” util ja que boa parte da cidade eh fechada pela policia por causa das comemoracoes de ano novo (oque afeta a grande maioria das atracoes que vc quer visitar).
      Para ter certeza dos horarios de funcionamento (e disponibilidade de ingressos, ja que muitos dessas atracoes apenas oferecem visitas guiadas que devem ser planejadas e marcadas com semanas de antecedencia) entre em contato com cada um deles para planejar seu roteiro (que vai ser super apertado!) antes de chegar por aqui (e nao correr o risco de dar de cara com a porta fechada de um museu na vespera do revellion).

      Responder
  14. Ana - 06/12/12 - 00h56

    Parabéns pelo Blog maravilhoso :) uma dúvida: Toda rede metro está mesmo fechada no dia 1 de janeiro??

    Responder
    • Adriana Miller - 06/12/12 - 12h17

      Nao, a rede de metro fecha COMPLETAMENTE apenas no dia 25 de Dezembro. Porem no dia 1 de Janeiro nem todas as linhas funcionam, e os servicos sao drasticamente reduzidos. (mas funcionar funciona, apenas nao em todas as linhas ou estacoes, por isso um “plano B” – geralmente taxi – eh sempre recomendavel).

      Responder
  15. Thais - 06/10/13 - 03h36

    Gostaria de saber se o trem que liga edimburgh a londres funciona dia 26/12 pq passarei natal em edimburgh e aí fico em londres de 26/12 a 02/01 mais então so teria 27 28 29 30 31 de dias de comercio aberto? E dia 02 os taxis funcionam?

    Responder
  16. Thais - 06/10/13 - 03h39

    E pq nao achei trens ainda então nao resolvi se as vezes vou então de aviao o que vc acha? E qual seria o aeroporto indicado para descer caso a opção fosse aviao? Obrigada pela atenção

    Responder
  17. carlos oliveira - 04/12/13 - 13h07

    Olá!!
    Parabéns pelo site!
    Tenho procurado pelos sites e vi que esse ano (2013 pra 2014), muita coisa abre no dia 1 de janeiro.
    Parece que até o Thames Clippers….Mas estivem em Londres uns anos atrás e tudo fechava mesmo. Será que mudaram as coisas ou meu ingles anda fraquinho demais? rsrs.
    Obrigao!

    Responder
    • Adriana Miller - 04/12/13 - 13h43

      Sim, muita coisa funciona normalmente dia 1 de Janeiro – a pior data (onde tudo fecha MESMO) eh dia 25 de Dezembro.

      Responder
  18. Laura - 31/08/14 - 04h00

    Olá Dri! Parabéns excelente a escrita e imagens do blog! Estarei indo para Londres por 7 dias em outubro 15 /10/2014 .vou com a família ,meu marido e uma adolescente e outra de 7 anos então se souber de alguma programação interessante nesse período ,adoraria saber de vc!!! Bj carioca com sabor de quem agora está jantando em um de seus preferidos aqui no Rio ,Gula Gula rsrsrsr

    Responder
    • Adriana Miller - 01/09/14 - 12h18

      Outubro eh a epoca do “London Restaurant FestivaL”, que ate ja falei aqui no blog algumas vezes! Vale a pena!

      Responder
  19. Juliana - 17/10/14 - 04h29

    Boa noite,
    Estarei em Londres no final deste ano, não estou conseguindo comprar passagem de Londres para Liverpool no dia 26/12/14, gostaria de saber se há trens neste período.
    Grata. Juliana

    Responder
    • Adriana Miller - 21/10/14 - 10h07

      Dia 26 de Dezembro é um feriado nacional, mas os transportes funcionam sim – porém em horários e serviços muuuuuuuuuito reduzidos, e lotam com bastante antecedência mesmo, pois é uma época que os Ingleses viajam bastante internamente no país.
      Quais sites você esta pesquisando?
      Pode ser que já estejam esgotados mesmo…

      Responder