30 Dec 2011
6 comentários

Hong Kong

China, Dicas de Viagens, Hong Kong

A ilha de Hong Kong é a area “original” da região e onde tudo acontece na cidade.

Existem outros bairros, outras ilhas e muitas outras partes legais, mas é ali no bairro “Central” que se conhece a Hong Kong que o mundo imagina.

Os predios altissimos, as placas de neon, os bancos internacionais, shoppings e lojas, muitas lojas!

Andando por central dá pra entender bem o significado da “crise da moradia” da cidade: afinal de contas é um ilhas relativamente pequena, com uma das maiores densidades populacionais do mundo, se expremendo entre as montanhas e o mar.

E sem esquecer o Feng Shui, claro, que significa literalmente “agua e vento” e que aparentemente guia quase todas as decisões tomadas na região. Os predios precisam sempre estar de frente pro mar, e de costas pras montanhas, e de acordo com a crença Cantonesa do sul da China, os predios precisam sempre deixar um espacinho entre eles, para que a energia possa fluir livremente, e os dragões consigam escapar!

Alguns predios até tem um “buraco” no meio, justamente para que os dragões possam transitar livremente entre as montanhas e o mar! Fascinante!

Então é ali em Central que estão os predios mais icônicos da cidade, incluindo o IBC, que é o predio mais alto de Hong Kong, o Banco da China e a sede principal e original do HSBC (que significa Hongkong and Shanghai Banking Corporation, e que foi fundado em HK).

Pra quem não resiste as compras, o IFC é o principal shopping da cidade, dominando o bairro Central e oferecendo uma infinidade de salas de cinema, restaurantes, lojas e tudo que se possa imaginar de uma cidade tão cosmopolita!

Nesse lado da cidade, na ilha de Hong Kong esta o principal cartão postal da cidade, o Victoria Peak, ou a montanha Victoria de onde se tem uma vista inesquecivel da baia de Hong Kong.

Pra chegar lá em cima é facilimo, e um trenzinho funicular (que me lembrou demais o bondinho do Cristo Redentor no Rio) te leva até lá em cima, em cerca de 8 minutos. O problema é mesmo conseguir pegar o tal bondinho, já que são apenas dois, subindo e descendo constantemente, então esperem filas quilometricas! Nós fizemos questão de estar lá em cima a tempo pro por do sol e esperamos quase 2 horas na fila!

Mas ô se valeu a pena!

Lá em cima existem inumeras lojas e restaurantes, com toda infraestrutura turistica imaginavel. No topo de tudo (que custa um ingresso separado) esta o Sky View, que é uma plataforma de observação que oferece vistas fenomenais!

O frio estava de matar, e demoramos quase mais uma hora pra conseguir voltar com o bondinho, então realmente tem que ser um programa bem planejado!

Uma outra area que também gostei bastante na ilha de Hong Kong é o Soho, que é sem duvidas o bairro boêmio de HK.

Para chegar lá a maneira mais facil é subir a escada rolante central (“Central Escalator”) que é a maior esteira/escada rolante do mundo e serve como transporte publico para a população que mora nos bairros mais altos de HK.

Durante a manha a esteira rola de cima pra baixo (pegando todo horario de rush do pessoal descendo pra trabalhar em Central) e no resto do dia a esteira rola de baixo pra cima!

E assim como o Soho Londrino e Nova Iorquino, o Soho de Hong Kong é lotado de barzinhos e restaurantes, variando entre os mais badalados, aos points que atraem a população expatriada da ilha, até as opções mais simples de comida local, onde a grandissima maioria dos clientes eram sempre os próprios Chineses.

Para transitar pela ilha,  a maneira mais facil é o metro ou a pé, mas a mais divertida são os bondes eletricos!

E conectando Hong Kong com as outras areas de região o Star Ferry é imperdivel, além claro das vistas lindas da cidade!

 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
6 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
6 comentários
  1. Wanessa - 30/12/11 - 10h56

    Menina, isso é que é blogagem ao vivo! Estou adorando os posts dessa viagem e já no aguardo dos vídeos que virão depois…
    Um ótimo ano novo para você e para o Aaron!

    Responder
  2. Helen - 30/12/11 - 16h23

    Que demais essa viagem! A virada vai ser em Hong Kong entao?

    Responder
    • Adriana Miller - 31/12/11 - 09h56

      Que nada! Já estamos em Bali a 3 dias! :-)

      Responder
  3. - 31/12/11 - 00h35

    Nossa que vista maravilhosa da cidade! Vc está muito linda e elegante na foto panorâmica!! Estou adorando os seus posts sobre esta viagem.

    Responder
  4. Mariana - 02/01/12 - 13h46

    Dri, curti muito Hong Kong! mas tô impressionada que o HSBC é de lá! nunca pensaria isso!! hahahaa
    beijos

    Responder
  5. Bóia Paulista - 02/01/12 - 14h33

    Oi, Dri! Tudo bem?

    Que viagem bacana :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera dessa semana, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

    Responder