11 Apr 2012
19 comentários

Kitzbuehel: Os Alpes Austriacos

Aniversario, Austria, Dicas de Viagens, Kitzbuehel

No inicio de Marco eu e o Aaron fomos novamente pra Áustria pra aproveitar um dos últimos fins de semana de esqui da temporada de neve de 2012!

Essa foi uma daquelas viagens que planejamos todos os anos, mas sempre acabamos deixando pra depois… A temporada de esqui eh relativamente curta, os preços são altos, os resorts concorridos, e sempre acaba caindo naquela época do ano que tudo embola entre fim de ano, meu aniversário e páscoa, combinado com uma época super corrida no trabalho.

Por outro lado o Aaron viaja pra esquiar com os amigos quase todos os anos, e como eu (ate então!) nunca tinha esquiado antes, me desanimava em gastar tanto dinheiro e tempo pra um fim de semana que nem sabia que iria aproveitar direito ou não…

Mas todo ano é a mesma coisa… quando as temperaturas do outono e inverno começam a ficar mais puxados e as propagandas de ski breaks aparecem em todos os canto eu me animo toda, mas ai começo a planejar outras viagens e acabo deixando pra la. Então esse ano o Aaron me surpreendeu e planejou (Sozinho! Hahahah! Ja que a planejadora de viagens da familia sou eu!) uma comemoração de aniversário nos Alpes!

A cidade escolhida foi Kitzbuehel, no Tirol Alpino da Áustria – que segundo o Aaron (que é um ótimo esquiador e vai todos os anos) tem nao só as melhores pistas, a melhor neve e também um dos melhores Appres-Ski dos Alpes. E isso tudo sem as massas de turistas (que geralmente nao sabem esquiar… pelo menos nao como os locais!) que lotam os resorts mais conhecidos (como Chamonix na Franca, Zermatt na Suica e Innsbruck na Austria), inflacionando ainda mais os preços e lotando as pistas.

Apesar de nao ser muito conhecida fora da Europa, Kitzbuehel faz parte do seleto grupo de cidades Alpinas que compõem o grupo “Best of the Alps“, que reúnem os 12 melhores resorts de esqui e esportes de inverno da Europa, além de ser sede do campeonato anual de esqui e ter uma das unicas pistas “diamante duplo” do mundo (que para leigos em esqui e neve como eu significa “NEM CHEGUE PERTO”!).

Nosso tempo por la foi bem curtinho, e apenas tiramos uns dias de ferias emendando com o fim de semana. Outra vantagem dessa região dos Alpes é que é facílimo de chegar nos resorts através do aeroporto de Munique (fizemos o mesmo esquema de trem direto do aeroporto, como quando fomos a Salzburgo ano passado), e em 2 horas e meia chegamos do aeroporto de Munique direto a estação central de Kitzbuehel!

E além do esqui (que modéstia a parte, mandei bemzão e gamei!) ainda conseguimos aproveitar bastante o appres-ski e o centrinho da cidade, que é fofissimo!

O centro da Kitzbuehel é bem pequeno, mas super fofo, com cazinhas coloridas e muitas opções de lojas, cafes, restaurantes e bares.

Historicamente Kitzbuehel passou algumas centenas de anos sob dominacao Bavaria, e portanto sua arquitetura eh bem tipica Alema (e a Bavaria ate hoje eh uma das regioes mais bonitas e fofas da Alemanha!) oque da um charme extra a cidade e o resort como um todo.

Uma coisa que vale a pena ressaltar pra quem quer esquiar nos Alpes mas nunca veio pra essa regiao (ou so esquiou nos resorts da California ou Colorado nos EUA ou Argentina e Chile), eh que o conceito de “resort” de esqui nos Alpes eh muito diferente doque acontece em outros paises.

Kitzbuehel (assim como qualquer outra cidade Alpina) nada mais eh que uma cidadezinha “normal”, onde nao existe um único resort ou hotel que domine ou seja proprietário das pistas de esqui. A temporada de esqui dura apenas alguns meses por ano, mas o turismo nos Alpes ferve o ano todo com os mais variados tipos de esporte e atividades.

Entao as pistas Alpinas sao “livres” e podem ser usadas por qualquer pessoa que compre o ski pass (ou entao vc pode usar os lifts de iniciante que sao de graça) independente de sua hospedagem no hotel X ou Y ou ate mesmo se voce sequer esta hospedado naquela cidade, ou em alguma cidadezinha vizinha.

No caso de Kitzbuehel por exemplo, a entrada do bondinho que nos leva ao topo da montanha (e o inicio das pistas) eh exatamente em frente a estacao de trem “Kitzbühel Hahnenkamm”, entao mesmo quem se hospeda em outras cidades podem ir esquiar por la.

Alem disso, geralmente as melhores opcoes de hospedagem estao no centro da cidade, e nao necessariamente ao pe das pistas de esqui. Claro que os hoteis e chalets que estao a poucos passos das pistas e lifts se aproveitam da localizacao premiada pra elevar os precos, mas os hoteis, bares e restaurantes mais legais e badalados sempre estarao no centrinho da cidade – e todos os hoteis oferecem servico de transfer pela manha diretamente do seu hotel ate a subida para as pistas.

E pra quem não quiser enfrentar trem (afinal são duas trocas de linha e se vc estiver com muitas malas ou levando seu proprio equipamento de esqui a coisa complica), é possível pegar vans no centro de Kitzbuehel direto pro aeroporto de Munique, Innsbruck ou Salzburgo, economizando tempo e mão de obra (mas tem que reservar com bastante antecedência pois a oferta é limitada e a procura grande – nós não conseguimos vaga…).

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. Natália - 11/04/12 - 11h56

    Aaaaiiiiiii Dri…..que lindo…que romântico….que comemoração de aniversário perfeita! Amei!

    Sei que você já fez mil e um posts sobre como arrumar mala….mas…quando tiver um tempinho…poderia ser mais específica em relação à roupa para a neve? Para quem vai esquiar em algum lugar?

    Saiba que você é um super estímulo para seus leitores!

    Parabéns!

    Natália

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 13h48

      Pode deixar!
      Todos os detalhes sobre equipamento, roupa e todos os detalhes de uma viagem pra esquiar!

      Responder
  2. Andrea Dutra Le Fosse - 11/04/12 - 14h04

    que lindeza esse lugar!!! amei!! lindo demais!!!

    Responder
  3. Mallu - 11/04/12 - 14h15

    Ai Dri que lindo!! Um dos meus desejos é esquiar, passei 2 anos na Inglaterra e não fui esquiar, e agora que estou no Brasil ficará mais dificil ainda. =´(

    Mas se não posso viajar fisicamente viajo vendo suas fotos!!!

    Abraços

    Mallu

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 15h31

      Pois eh, mas esquiar eh um tipo de ferias dificil de fazer mesmo. Eu ja estou na Europa ha 8 anos e ainda nao tinha ido!
      Ainda mais saindo da Inglaterra… sao 2 horas de voo ate os alpes, mais 2 horas de trem, mas aluguel de esqui, hotel, bla bla bla…. por isso todo ano acabamos deixando pra depois.

      Mas agora que sei que consigo esquiar e adorei a experiencia, vamos nos programar melhor pra conseguir ir todos os anos!

      Responder
    • helo - 11/04/12 - 22h14

      Me metendo na conversa: dá pra esquiar no Chile e na Argentina, viu? é bem bacana, tenho uma grande amiga que já foi duas vezes esquiar no Chile e amou

      Responder
      • Adriana Miller - 11/04/12 - 22h17

        Dá, claro!
        Já até falei de Portillo no Chile aqui no blog! Lindissimo! Um outro esquema de esqui e resort, mas a neve e o esporte é o mesmo! :-)

        Responder
  4. Lúcia - 11/04/12 - 14h27

    Como sempre excelentes dicas!!!

    Responder
  5. André Luis - 11/04/12 - 15h34

    Ponto pro maridão! :P

    Responder
  6. Mariana - 11/04/12 - 17h55

    ai, que gracinha a cidadezinha!!

    Responder
  7. Sara - 11/04/12 - 18h41

    Sempre quis esquiar e até podia fazer isso, afinal Portugal tem muita neve na Serra da Estrela mas temos que concordar que não é a mesma coisa. Além de que a estância mais conhecida é a Estância Vodafone (-.-‘ detesto estas parcerias e publicidades) e então inflaccionam os preços que é uma coisa doida.
    A cidade é linda demais!

    Mas em vez de fazer ski o mais provavel seria fazer “sku” xD

    Responder
    • Adriana Miller - 12/04/12 - 14h09

      Hahahahha! Adorei o Sku!
      Tudo bem que o clima realmente eh outro, mas a Serra da Estrela eh lindissima!

      Responder
      • Sara - 12/04/12 - 14h18

        Sem dúvida, mas eu acho que prefiro a Serra da Estrela para passear e explorar a zona do que propriamente para esquiar. Tem demasiados turistas e as estâncias são poucas, ou seja, enche num instante.

        Responder
  8. myiska - 11/04/12 - 23h17

    Post delicioso! lugar fofíssimo e romântico! ótima forma de comemorar aniversário. É interessante (p nós brasileiros), co. o europeu é fissurado em ski (já notei isso). Mto bonito o casaco preto e a dona dele, certamente.
    Abç

    Responder
  9. myiska - 11/04/12 - 23h31

    Oi Dri
    Dei o site p um amigo(much younger – universitário), q vai p Dubai e ele amou o blog, está lendo tudo e disse q será o seu guia daqui p frente. Tb gostaria de seguir o blog do Aaron (pq ele escreve em Inglês). Qual o site,por favor.
    Abç

    Responder
  10. Marília Lucena - 11/04/12 - 23h39

    Que lugar indo!! Tenho muita vontade de esquiar!! VocÊ deveria colocar um vídeo com vc e o Aaron esquando!! rsrsrs \o/

    Responder
  11. Mauricio - 12/04/12 - 18h50

    Dri,

    Estou indo em Janeiro para Viena, tem alguma pista legal para tentar esquiar pela primeira vez, com a minha filha (12) e esposa?

    Responder
    • Adriana Miller - 13/04/12 - 08h32

      Pelo que eu saiba, perto de Vienna nao tem nada, mas de la voces podem ir de trem pra regiao de Innsbruck (acho que fica cerca de 3 horas de trem) onde existem varias opcoes de cidades de esqui, ou ate mesmo Kitzbuhel, que fica um pouco mais longe de Vienna, mas recomendo!

      Responder
  12. […] Vale lembrar que a arquitetura da cidade tem como base a Alemã, da região da Bavaria, com muitas casas incríveis e charmosas. Para saber mais clique aqui. […]

    Responder