21 Aug 2012
0 Comentários

Twyfelfontein – a Namibia pre-historica

Costa dos Esqueletos, Dicas de Viagens, Namibia

Nossa rapida passagem por Twyfelfontein, foi uma otima surpresa! Nao sabiamos da existencia desse lugar, e nem tao pouco que ele estaria incluido na nossa viagem!

Hoje em dia Twyfelfontein eh uma area preservada, e o motivo eh bem simples: ali estao presentes gravuras pre-historicas nas pedras!!!

Ainda existe um certo questionamento cintifico sobre o quao antigas essas gravuras realmente sao, e desde que foram descobertas, cientistas, antropologistas e paleantologistas tem tentado precisar a quantos milhares de anos as gravuras foram feitas, mas estima-se que cerca de 10.000 anos atras!!

Mas porque esse area?

Bem, Twyfelfontein significa “fonte incerta” em Afrikaans (derivado do nome Ui-Ais – “fonte saltitante”  -no dialeto de uma das tribos locais) e tem uma historia de “Oasis” no deserto que ja foi tracada ha milhares de anos de existencia.

Essa area de pedras vermelhas (chocantemente vermelhas!) formam um pequeno Canyon e planice no meio do deserto, na entrada da area da Costa dos Esqueletos e portanto acredita-se que era usado como refugio para algumas tribos nao-nomades, alem de ser considerado um local sagrado.

Entao era ali, entre a protecao das pedras, que os lideres tribais se reuniam algumas vezes por ano antes de mandar seus homens para ir cacar na savana ou enfrentar as dunas do deserto – fazendo alguns rituais de caracter religioso e pedindo protecao a seus deuses.

E sao justamente essas rituais que ficaram marcados nas pedras.

Nao se sabe exatamente como nem porque, mas eh possivel ver gravuras/pinturas dos principais animais da regiao, e principalmente muitas cenas de caca!

Foi bem interessante aprender um pouco mais sobre como era (e ainda eh!) a vida das tribos da Namibia, as tecnicas de caca, os rituais e a organizacao social deles, mas oque me impressionou mesmo foi a paisagem!!

O dia estava incrivel (como todos os dias na Namibia) com um ceu incrivelmente azul, oque fez com que o contraste com as pedras vermelhas ficassem ainda mais hipnotizante!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!