28 Nov 2012
15 comentários

Londres em Dezembro 2012

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Dicas Uteis, Eventos, Inglaterra

Desde que publiquei um post sobre o calendario de Londres em Dezembro ano passado, ele virou uma dos posts mais procurados e acessados – e tambem um dos que mais gera duvidas e confusoes pra quem esta com passagem marcada pra Londres nesse periodo.

20121127-115013.jpg

Entao pra atualizar as noticias e datas, resolvi fazer um novo post, versao 2012, e esclarecer novas duvidas que possam surgir.

Quase tudo continua valido – os eventos, os feriados, os dias que todo fecha na cidade… mas aqui vao minhas dicas para aproveitar melhor o fim do ano em Londres!

– Mercados de Natal:

O mais famoso na cidade eh o Winter Wonderland no Hyde Park; nao quer dizer que seja o melhor, mas sem duvidas o maior e ja virou tradicao na cidade.

Mas desde 2011 toda regiao de Southwark eh tomada por um mercado de Natal ali na Queen’s Walk em frente ao Southbank Centre – e eh um mercadinho bem fofo e autentico, patrocinado pela prefeitura de Colonia, na Alemanha.

20121127-115038.jpg

Ah! E claro, oque seria de Londres sem as areas dedicadas ao Natal em suas lojas de departamento e decoracao nas ruas?!!

– Compras e liquidacoes:

E ja que falei das compras nas lojas de departamento, nao esquecam que dia 26 de Dezembro eh o “Boxing Day“, feriado que inaugura a maior temporada de liquidacoes do ano no Reino Unido!

E apesar do valor da Libra, acredite, Londres eh um dos melhores lugares para compras do mundo – entao fique de olho em todas as dicas de compras em Londres AQUI!

– Eventos especiais:

Mas pra quem esta mais preocupado em curtir o clima na cidade (que realmente fica uma delicia!) do que fazer compras, essa eh a epoca do ano pra patinar no gelo em alguns dos monumentos mais bonitos da cidade!

 

20121127-114948.jpg

 

Ou entao, por que nao assistir algum espetaculo especial de fim de ano do Royal Ballet? A temporada 2012 ja esta a venda (corre que esgota rapido!) e dura apenas ate o inicio de janeiro (meu ingresso pro Quebranozes ja esta garantido!)

Ou talvez um concerto de Natal no Royal Albert Hall?

– Virada do Ano em Londres:

Sem duvida alguma eh um evento inesquecivel, e assistir a queima de fogos na beira do Tamisa eh uma daquelas coisas que todo mundo deveria incluir na lista de coisas a fazer nessa vida.

Mas por outro lado, eh um dos programas mais arriscados na cidade, que exige MUITO planejamento e sangue frio! As dicas e o passo a passo pra nao micar seu revellion em Londres estao aqui, aqui e aqui.

– Feriados e horarios de abertura:

Os dias de feriado de fim de ano na Inglaterra sao 25 e 26 de Dezembro e 1 de Janeiro, que esse ano todos caem em dias da semana.

Entao fiquem atentos aos horarios de abertura de todas as atracoes, passeios e monumentos durente esse periodo, pois quase tudo na cidade opera em horarios especiais, fechando suas portas mais cedo e com funcionamento limitado.

Principalmente pra quem estiver na cidade nos dias 24 e 31 de Dezembro, nao planeje nada sem antes verificar os “Opening Hours” nesses dias, para nao micar sua programacao – e principalmente no dia 31 de Dezembro, lembren-se que boa parte da area “turistica” da cidade fecha por causa das celebracoes de ano novo.

Ja o dia 25 de Dezembro, eh o maior e principal feriado do pais, onde tudo, absolutamente tudo na cidade fecha mesmo – lojas, museus, atracoes turisticas, bares, restaurantes, metro, onibus, trens, e oque mais voce puder imaginar (ate mesmo o principal mercado de natal da cidade, o Winter Wonderland, fecha no dia 25 de Dezembro!). Os pouquissimos servicos que funcionam nesse dia tem horarios limitadissimos, e portanto se planeje bem e tente reservar com antecedencia oque puder. Chegar no aeroporto ou na estacao de trem por exemplo, podem virar verdadeiros transtornos e acabar com sua viagem… (para saber como reservar taxis em Londres, veja aqui).

Essa semana a TimeOut publicou uma lista de alguns dos poucos restaurantes na cidade que estarao abertos no dia 25 de Dezembro (quase todos sao restaurantes dentro de hoteis), porque realmente ate pra comer a coisa fica precaria nesse dia (nao esqueca de estocar seu quarto de hotel, so por via das duvidas! Uma otima dica sao as cestas – ou “Hampers” da Fortnum & Mason ou da Harrods).

No dia 26 de Dezembro tambem eh oficialmente um feriado, mas como esse dia eh o Boxing Day e o comercio todo abre para a temporada de liquidacoes, a vida na cidade comeca a voltar ao ritmo normal (mas a maioria dos servicos ainda opera em horarios bem restritos).

Ja no dia 1 de Janeiro a cidade comeca a voltar ao normal, mas com muitas regioes ainda fechadas ou de acesso restrito, curando a ressaca das comemoracoes de revellion da noite anterior – e mais uma vez, nao planeje nada pra esse dia sem antes verificar bem os horarios de funcionamento e abertura de atracoes turisticas, lojas, restaurantes e transporte, pra nao cair em furadas!

Alem disso, no dia 1 de Janeiro ainda rola a “New Year’s Parade“, um desfile/festa que cruza o centro de Lndres no dia 1 e que causa um certo caos em varias areas turisticas (no site do evento voce encontra informacoes especificas sobre as ruas e bairros por onde a parade passa e como o transporte sera afetado).

 Ah!

E sem esquecer que essa eh uma das epocas mais frias, molhadas, cinzentas e escuras do ano, entao esteja preparado para o clima na cidade. Veja nesses posts aqui algumas dicas sobre como se vestir no inverno e onde comprar roupas de frio em Londres.

 

Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
15 comentários
  1. Luna - 28/11/12 - 11h13

    Mais mastigado impossível. Adoro que você é detalhista e sobra muito pouco (ou quase nada) pra tirar dúvidas :)
    Beijos :-)

    Responder
  2. Mirella - 28/11/12 - 14h46

    Arrasou Dri!!! Tudo tim tim por tim tim :)

    Responder
  3. Jose - 28/11/12 - 14h55

    Ah! O Natal em Londres deve ser explendoroso!
    Eu não curto sol, praia, calor acho que seria a pessoa mais feliz morando em Londres, adoro dias frios, cinzentos, nublados :-)
    me acham um E.T

    Quando estive ai peguei dias de solzão queimei horrores (porque basta um mormaço pra ficar torrada) eu estava despreparada usando regatinha ao caminhar nos parques, também peguei frio e um chuvinha mas, foi bem pouco.

    Feliz Natal!

    Responder
  4. Pedro - 29/11/12 - 00h40

    Gosto muito do seu blog..e bem descritiva e sempre da dicas otimas.. Tks por escreve-lo..;)

    Responder
  5. Ana Paula - 29/11/12 - 10h41

    Muito legal o post!!!
    Você saberia me dizer como é o transporte no dia 1° de janeiro?
    Não encontrei essa informação clara nos sites de transporte público.

    Preciso ir para Heathrow no dia 1 e estou preocupada! :D

    Obrigada e parabéns pelo blog, sendo leio :)

    Responder
  6. Aline - 29/11/12 - 18h38

    Gostei das dicas, mas confesso que você me assustou um pouco! rss Vi o vídeo da BBC em HD dos fogos da virada de 2011/2012 e me arrepiei de tão lindo que achei. Estamos morando na Itália e estavámos pensando em passar a virada do ano em Londres. Mas nem vimos hotel ainda. E pelo jeito é melhor pegar um hotel próximo da London Eye. E tem algum lugar que você recomenda passar a virada do ano na Europa? Vamos passar o Natal na Alemanha,para acompanhar as feirinhas de Natal.

    Se tiver alguma dica agradeço!

    Responder
    • Adriana Miller - 29/11/12 - 20h57

      Realmente é uma experiência incrível, mas com grande potencial de virar furada!
      Se vcs ainda nao tem nada reservado pro revellion, acho arriscado (e os hotéis perto do London Eye sao bem caros, então depende de seu orçamento).
      Quanto a outras opções pela Europa, Madrid tem um revellion animadinho (com queima de fogos na Puerta del Sol), e tambem já passei um ano na Eurodisney em Paris com minha familia e foi bem legal! Ambos fria de novo (mas nao em Paris, que foi mega roubada. Mas na Disney foi o máximo!)

      Responder
  7. Sara - 30/11/12 - 02h31

    E por falar em Londres…posso pedir uma ajudinha!? Então, no proximo ano devo ir estudar para Londres por dois meses (fingers crossed) e eu estava aqui a pesquisar e a minha escola fica numa tal de 20 John Prince’s Street, London, W1G 0BJ que é paralela à Regent Street e meio que perpendicular com a Oxford Street e eu presumo que seja bastante caro morar nessa zona (se é que existe alojamento aí), então eu queria saber qual a melhor zona para morar, assim, que não seja tão caro mas que também não seja muuuiiito longe dessa zona. Não tem que ser perto mas que pelo menos tenha transporte para me poder deslocar para a escola.

    Responder
    • Adriana Miller - 30/11/12 - 07h41

      Realmente por ali não é muito comum achar acomodação não, mas essa é a area mais central que existe, então voce praticamente pode morar em qualquer lugar na cidade, pois sempre tera boas conexoes de transporte pra essa regiao de Oxford Circus.
      Acho mais facil fazer o caminho contrario: sabendo qual seu orçamento mensal pra acomodação, consulte sites como Gumtree e rightmove.co.uk pra ver quais bairros se encaixam no seu “bolso”.
      Ou então verifique se sua escola não recomenda acomodação de estudantes (geralmente pra cursos curtinhos como o seu são as melhores opções, já que maioria dos contratos de alguem em LOndres são de no minimo 6 meses, pedem comprovante de renda e tal). Foi isso que eu fiz quando vim pra LOndres fazer estagio, e só depois que decidi ficar e arrumei um emprego “de verdade” é que consegui alugar um apartamento.

      Responder
  8. Sara - 30/11/12 - 12h53

    Bom, na verdade a própria escola disponibiliza alojamento mas para já, a única informação que eu tenho é de que fica por GBP 4200 por estudante, para quem fica 15 semanas, mas o meu curso é de apenas 8 semanas daí que não sei qual o preço para quem fica menos tempo. Claro que tenho outro tipo de serviços como empregada de limpeza, internet e afins mas ainda assim achei super caro, custa quase tanto como o próprio curso. (até porque os quartos são partilhados e isso para mim está fora de questão. Eu quero partilhar apartamento mas quarto não.).
    Mas não fazia ideia que os contratos são de 6 meses, no mínimo. Embora eu adorasse ficar em Londres por mais tempo, nada me garante que eu vou conseguir arranjar um trabalho depois e ficar.

    Responder
    • Adriana Miller - 30/11/12 - 13h50

      Realmente caro…
      Mas acho que o premium que se paga é justamente a comodidade de não ter que achar um apartamento por conta propria, não ter que lidar com contratos e burocracias (o maior impecilho pra estudantes – sem conta em banco, comprovantes de renda, dinhero pra pagar o deposito do aluguel, etc) e a vantagem de se morar num ambiente de outros estudantes que faz da experiencia bem mais legal (eu morei em residências de estudantes – mesmo sendo mais caro – Na Italia e aqui em Londres, e foram algumas das melhores epxeriencias de se morar fora!
      Apesar de estar um pouco por fora do preço de alguel de quarto em apartamento dividido, imagino que esteja custando uma media de uns 800 libras por mes por um quarto individual, num flat em bairro central. Os custos extras e contas geralmente são por fora (e varia de acordo com quantas pessoas moram no apartamento, podendo variar entre 100 a 200 libras por mes), e como disse a maioria dos contratos sao de 6 meses no minimo, e vc tambem teria que pagar um deposito de segurança, que costuma ser 1 ou 2 meses de alguguel.
      E sem falar que seria quase impossivel conseguir achar um apartamento sem já estar aqui pra ver tudo “ao vivo”, pois os seus flatmates vão querer te conhecer, entrevistar, comparar com outras pessoas e tal.
      É um estresse alugal quarto/apartamento em Londres!
      Acho que deve ser por isso que os cursos se aproveitam da situação e abusam dos preços…

      Mas por via das duvidas, dá uma olhada nos site gumtree.co.uk pra voce ter uma ideia de como andam os preços hoje em dia. (to por fora pois já não divido apartamento ha mais de 5 anos!)

      Responder
  9. Sara - 30/11/12 - 14h49

    Nossa, que pânico!!! Alguma solução eu vou ter que encontrar…
    Obrigada pelas dicas Dri :)

    Responder
    • Mariana - 03/12/12 - 02h35

      oi, sara! morei em londres de dez/11 a fev/12, fazendo cursinho, assim como vc pretende. aluguei minha acomodação com a escola, pela comodidade e segurança. é um pouco mais caro, mas acho que valeu a pena por não ter me estressado com isso e por ter alguma segurança e pra quem recorrer caso desse errado.. afinal, estaria sozinha em uma cidade desconhecida… enfim, nessa época que fui, paguei cerca de 130 libras por um quarto individual. era uma casa para 12 estudantes e tinha gente do mundo inteiro. foi uma ótima experiência! meus maiores amigos dessa viagem foram as pessoas da minha casa!
      beijo

      Responder
      • Mariana - 03/12/12 - 02h35

        *esse preço era por semana

        Responder
  10. […] nesse post aqui eu dou mais detalhes sobre horarios de aberturas e o que funciona ou nao nesse […]

    Responder