14 Dec 2012
27 comentários

Transporte em Londres: Os preços em 2013

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra, Metrô de Londres, Transporte

Um dos posts mais acessados aqui no blog eh o super post que fiz ha um tempinho atras sobre absolutamente TUDO que voce precisa saber sobre o metro de Londres (tem ate video de como recarregar seu Oyster!).

As informacoes no post continuam super atuais e imprencindiveis pra quem vem pra Londres e quer usar o principal e mais eficiente meio de transporte – o metro.

Porem, todos os anos em Janeiro, o governo atualiza os precos das passagens e portanto os valores que estao no post ja nao serao mais os precos praticados em 2013.

E  nos ultimos dias eu andei reparando que todas as estacoes estao cheias de cartazes e folhetos informando os passageiros sobre as mudancas e novas tarifas – Entao esse post eh pro pessoal que ja gosta de sair de casa com tudo planejadinho, gosta de saber exatamente quanto vai gastar com cada item da viagem e nao quer se estressar com detalhes!

Os principios da matematica do metro de Londres continua o mesmo (vale a pena ler o post original pra saber qual o melhor ticket pra sua situacao).

Tube2013

Os diferentes tipos de passagens disponiveis continuam os mesmos e sao: “Cash“, que eh a passagem unitaria, de apenas uma viagem, comprada com ticket de papel (e sempre o pior custo-beneficio) Travelcard de 1 dia, 7 dias (que te da acesso ilimitado ao sistema de transporte por um determinado periodo de tempo – um dia inteiro ou uma semana inteira), Return ticket (ida e volta unicos) e Single Fare (passagem unitaria, porem comprada no seu Oyster, em vez da versao de papel). E claro, todos os custos ainda variam de acordo com as zonas viajadas dentro da cidade (quanto mais longe voce for, mais caro sera sua passagem).

E quem for passar bastante tempo em Londres, ainda temos as opcoes mensais e anuais.

A regra de ouro eh que o custo de um Travelcard de 7 dias sempre vai valer a pena se voce vai ficar 4 ou mais dias na cidade.

Como disse acima, os bilhetes “Cash” são aqueles que voce chega na hora, compra um Single Fare (passagem unitaria) na versao papel. Essa passagem unitaria, apartir de 2 de Janeiro de 2013 vai custar £4,50 para qualquer viagem entre as zonas 1 e 4.

Porem, se voce comprar a mesma passagem usando seus Oyster, o mesmo trajeto custara apenas £2,80 entre as zonas 1 e 2, ate £3,80 para a zona 4.

Mas se voce sabe que voce vai e voltar de algum lugar, entao um Return Fare, ou Day Pass custa £8,80 libras no bilhete de papel e £8,40 no Oyster (entre as zonas 1 e 2) te dara acesso total ao sistema de transporte de Londres durante aquele dia.

Então voltando a minha questao matematica, quem for passar ate 3 dias em Londres, a cada dia,  compre o seu passe do dia. Vai custar uma media de £8,40 libras por dia, totalizando £26,40 Libras.

Porem, se voce ja adicionar um quarto dia a sua viagem, a conta passa de £26,40 para £35,20, enquanto que um Travelcard para 7 dias custa apenas £30,40 – ou seja, uma economia de £4,80!

E lembrando que os Travelcards (sejam semanais, mensais ou anuais) sao contados por dias corridos, e nao por dia da semana ou do mes – ou seja, se comprou seu Travelcard na 4a feira de manha, ele sera valido interruptamente ate a terca feira seguinte a meia noite.

O Oyster eh sempre uma super vantagem – O custo do cartaozinho eh de £5 Libras, mas se voce comprar junto com um Travelcard semanal, o Oyster sai de graca (basta comprar seu Travelcard no guiche em vez de usar as maquinas).

Caso contrario voce pode guardar seu Oyster como souvenir (ou pra sua proxima viagem, pois tenho certeza que voce vai querer voltar em breve!!) ou entao develve-lo na estacao e receber seu dinheiro de volta.

E para todos os outros posts com informacoes sobre os meios de transporte em Londres:

Metro

Onibus

Barco

Taxi

 

ATUALIZAÇÃO:

Surgiram algumas duvidas em relação as zonas de Londres e se os passes pra determinada zona são limitantes ou não.

O mapa abaixo (tirado no proprio site do “Transport for London”) mostra todas as linhas de metro de Londres e em qual zona estão localizados – como vocês podem ver, realmente quase todas as atrações turísticas estão localizadas na zona 1 ou 2, portanto um Travelcard basico, que cubra essas duas zonas geralmente é o que basta para turistas.

Mapa metro Londres

Porém ao comprar um passe pra zona 1 e 2 não quer dizer que você não pode viajar pra fora dessas zonas, muito pelo contrario.

A diferença é que se seu passe só é válido na zona X e você quer viajar pra zona Y, basta ir no guichê ANTES de embarcar e pedir pra comprar uma extensão de seu bilhete da zona X pra zona Y (que sai bem mais barato que comprar um bilhete inteiro).

Caso você não faça isso, ao chegar na estação de destino, fora da zona de seu Travelcard, você não vai conseguir passar pela catraca e terá que pagar uma multa no ato (que geralmente custa £20 Libras, paga na hora e sem segunda chance!), e caso você tentar entrar numa estação fora de sua zona, seu passe simplesmente não vai funcionar, então você terá que comprar uma extensão (ou um novo bilhete).

 

Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. erika - 14/12/12 - 21h04

    Adriana, não sei se entendi bem. Se eu comprar um oyster anual pra zona 1, significa que nunca-jamais poderei ter acesso a outras zonas com este cartão? Quão abrangentes são essas zonas, você saberia dizer? Acho que isso facilitaria o entendimento. Estou pensando em tentar uma pós em londres no ano que vem, e ainda não sei quase nada dessas coisas do dia-a-dia.

    Responder
    • Adriana Miller - 16/12/12 - 12h48

      Não, claro que não.
      Você usar seu Travelcard ou Oyster em qualquer estação em qualquer zona, porem voce terá que comprar uma “extensão” ANTES de embarcar (é ir no guichê e dizer que vc precisa de uma “extention” pra Zona X no seu travelcard). Caso não tenha essa extensão vc não conseguir passar na catraca de saida e terá que pagar uma multa, que geralmente custa 20 libras…

      Responder
  2. Juliana - 14/12/12 - 23h24

    Ei, Dri! Estou indo para Londres mês que vem e tenho algumas dúvidas. Comprando o Travelcard pra 7 dias no guichê, o Oyster sai de graça, e mesmo assim eu poderia devolvê-lo no final da viagem e pegar as £5 de volta?
    E tem alguma coisa que vale muito a pena ver na cidade que fica fora das zonas 1 e 2? Nesse caso, se o meu Travelcard vale só pra essas duas zonas, qual seria a melhor opção se eu resolvesse passear em alguma outra zona?

    Responder
    • Adriana Miller - 16/12/12 - 12h46

      Não, nesse caso o Oyster não é reembolsavel. Se não seria fácil, né?
      Todo mundo ia comprar e devolver seu Oyster a cada semana…

      A Maioria das atração ficam na zona 1 e 2, mas tem bastante coisa fora dessas areas tamebm – mas isso não é um problema, basta comprar uma “extensão” ou então colocar dinheiro de “credito” no seu Oyster como “Pay as you go”.

      Responder
  3. Mariana - 15/12/12 - 17h58

    dri, abusando de vc um pouco…
    pode me sugerir pontos turísticos/atrações e quais as melhores praias pra visitar no rio? não me importo que seja turistão… já fui uma vez, super rápido, e conheço apenas o básico cristo, pão de açúcar e praia de copacabana.
    nada muito detalhado.. apenas pra eu ter uma base de pesquisa…
    obrigada! beijo grande

    Responder
  4. Noémia - 16/12/12 - 12h29

    Olá Adriana,

    Desculpe deixar um comentário ‘off-topic’. Enviei-lhe um email há duas semanas, não sei se recebeu ou se terá ficado retido no spam. Se puder responder-me fico-lhe muito grata.

    Responder
  5. Bóia Paulistaa - 17/12/12 - 13h29

    Oi, Dri. Tudo bem? ;)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Responder
  6. Amanda - 17/12/12 - 17h14

    Drii,vou fazer intercâmbio em Londres no período de Janeiro a Fevereiro e não pretendo perder a oportunidade de ir nas baladas de Londres, mas não faço a mínima ideia de que roupa usar nelas principalmente por causa do frio, não sei se na maioria tem chapelaria ou algo do genero..
    Se você puder dar algumas dicas ajudaria muuuito!
    Ps. Desculpa por fugir do assunto do tópico
    Obrigada (:

    Responder
    • Adriana Miller - 17/12/12 - 19h59

      Oi Amanda,
      Sim, todas as baladas, bares, restaurantes e afins sempre tem chapelaria então você sempre vai ter um lugar seguro pra deixar duas coisas.
      Quanto a roupas, aqui se usa o mesmo que no mundo todo… Vestidos, blusa + saia, sapato alto… Sei lá. Você pode dar uma olhada nos meus posts sobre baladas e todos eles tem fotos minhas e de minhas amigas e tal, e assim vc pode ver que oque estávamos usando provavelmente é muito parecido com oque vc tem no seu armário.

      Quanto a temperatura, realmente em Janeiro e Fevereiro vc vai pegar noites muito frias então saia de casa suuuuuuuper agasalhada (principalmente pra sobreviver as filas das baladas ou a procura do taxi na volta pra casa…), mas usando sua roupa de balada normal. Apesar no frio nas ruas, lá dentro além do aquecimento e ser tudo fechado, todo mundo vai estar dançando e tal e vai fazer calor – como faria em qualquer outra estação do ano.

      Responder
  7. Bia - 17/12/12 - 17h24

    Eu sempre achei esse negócio de zona 1, 2, 3, etc. uma confusão… mas até que quando estive em Londres, achei menos complicado do que em NY, acredita?!

    bjs

    Responder
  8. Paula - 17/12/12 - 22h31

    Oi Adriana, eu te enviei agora há pouco umas fotos dos meus enfeites de Natal mas acho que mandei pelo e-mail da minha irmã. Não tá aparecendo nos e-mails enviados =/ Depois me diz se você recebeu? :-) bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 18/12/12 - 09h32

      Recebi sim!!! Muito obrigada!

      Responder
  9. Thiago - 19/12/12 - 12h03

    Oi,
    Estive em Londres em março de 2012 e eu fui reembolsado pelo Oyster. Lembro que comprei um 7day e me cobraram o cartão, acho que 5 libras. No fim da estadia, fui no guichê e fui reembolsado prontamente.

    Responder
  10. Serafim Gomes - 20/12/12 - 11h58

    Adriana.
    Em primeiro lugar parbens pelo seu blog.
    No inicio de junho, aproveitando uma conexção vou passar dois dias em Londres. Sei que é pouco, mas poderia me dar umas dicas quanto a passeios básicos e o melhor meio de transporte para passar esses dias.
    Obrigado e um FEliz Natal e um excelente Ano Novo.Saúde, Paz e Prosperidde.
    Serafim Gomes

    Responder
    • Adriana Miller - 20/12/12 - 17h19

      OI Serafin,
      Ja tenho varios roteiros e sugestoes publicados aqui no blog – eh soh dar uma olhadinhas nas categorias sob “Inglaterra” e “Conhecendo Londres”.

      Responder
  11. Luis - 21/12/12 - 10h06

    Desejo-lhe um feliz natal e que continue a alimentar o seu blog como tem feito até agora!

    Responder
  12. Juliana P. Galvao - 07/03/13 - 12h19

    Usei muito o metro quando fui a Londres, amei!!!, mas me esqueci…

    Vou ficar 03 dias. Então, me encaixo no Return Fare. Posso usa-lo num mesmo dia, quantas vezes eu quiser? Ou, este valor é so para uma ida e uma volta?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 07/03/13 - 16h00

      Nao… O retorno fare é apenas uma ida e uma volta. No seu caso, se você quer poder fazer viagens ilimitadas terá que comprar o “Day Pass” (Day Travelcard) para cada um dos 3 dias.

      Responder
  13. Juliana P. Galvao - 07/03/13 - 17h28

    Então, devo comprar diariamente o “Travelcard – day anytime” de 8,80 libras?

    Obrigadão!

    Responder
    • Adriana Miller - 07/03/13 - 17h39

      Esse mesmo!
      Com esse ticket você pode andar de metro e ônibus a vontade, quantas vezes quiser durante aquele dia!

      Responder
  14. […] bem mais barato fazer um transfer do aeroporto com eles do que comprar 4 passagens de trem e mais 4 passagens de metro! (sem contar o conforto, não ter que carregar malas pelas estações e […]

    Responder
  15. Manoela Faria - 01/12/13 - 22h58

    Ola Adriana,
    Excelente blog, parabéns!!
    Meus pais estão indo a Londres agora em Dezembro, e eu estou muito apreensiva já que nenhum dos dois falam inglês… por isso estou fazendo um roteiro super detalhado.
    Surgiu-me uma dúvida, se eles comprarem o travel card de 1 dia eles podem andar ilimitadamente na zona 1 e 2 durante aquele dia, certo?
    Obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 02/12/13 - 10h29

      Isso!
      Podem usar onibus e metro quantas vezes quiserem entre as duas zonas durante o dia.

      Responder
  16. Alice - 07/10/14 - 21h44

    Olá, Adriana! De cara, queria dizer que estou encantada com seu blog! Estou navegando há quase quatro horas e quanto mais olho mais tem material!! Incrível! Li em um comentário acima sobre a “extension” para uma zona fora do seu pass… Minha dúvida é: Meu hotel é na zona 4. Considerando que iremos passar todo o dia nas zonas 1-2 turistando, é mais vantagem para mim comprar o travelcard das zonas 1-4 ou comprar zona 1-2 com extension na ida e volta do hotel? Desde já obrigada!!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/10/14 - 17h11

      Melhor comprar o travel card para as zonas 1-4. A extensão só vale a pena quando a viagem é uma exceção. Se você vai cruzar para as zonas 3 e 4 todos os dias, 2 vezes pelo menos, ai acho que vale a pena comprar logo para todas.

      Responder
  17. Maria Cristina - 31/01/15 - 20h33

    Olá Adriana,
    Primeiramente, PARABÉNS pelo seu blog, muitíssimo util…..
    Estou com dúvidas a respeito do Oyster, será que vc pode me ajudar? Em caso positivo, vamos lá: considerando as tarifas atuais, quanto sairia o trajeto Heatrow-Victoria na modalidade Pay As You Go? Qual o Price Cap nesse caso? como se calcula o Price Cap considerando o Pay As You Go?
    Desculpa pelas dúvidas, mas estou realmente confusa, pois também não entendi como escolher as zonas quando se usa na modalidade Pay As You Go (se é que escolhe).
    Abs.

    Responder
  18. Maria Cristina - 31/01/15 - 21h23

    Olá,
    Desculpa, mas surgiu mais uma dúvida: se em um mesmo dia eu utilizar o Oyster na modalidade Pay As You Go, 2x Peak Single + 2x Off Peak Single, terei atingido algum Price Cap?
    Obrigada.

    Responder