27 Jun 2013
5 comentários

Belfast

Belfast, Dicas de Viagens, Irlanda (do Norte)

A capital da Irlanda do Norte é uma ótima porta de entrada ao país, além de ter impresso em cada esquina, sua cultura e história.

A cidade foi palco de incontáveis revoluções, protestos, atentados e movimentos culturais – e é exatamente isso que vemos em suas esquinas.

Com um misto de igrejas e pubs a cada quarteirão, a cidade é colorida pelos murais artísticos, que numa espécie de história em quadrinho da vida real, contam a história do pais e seu povo: da propaganda política separatista, as preferências religiosas e o gosto pelas artes e música. O que antes era vandalismo e revolta, acabou dando uma nova personalidade a cidade, deixando turistas boquiabertos.

Explorar a cidade é facílimo, e sejamos honestos: se a intenção é puramente carimbar os pontos turísticos (nem tão conhecidos assim) da cidade, o itinerário acabaria em um par de horas.

Mas ainda assim vale a pena, pois é nessa “exploração” turística que acabamos dando de cara com o melhor da cidade (a história! Os pubs! A arte de rua!).

Nós começamos nosso itinerário pela City Hall, a prefeitura da cidade e símbolo de Belfast.

Sem dúvida o maior e mais imponente edifício da cidade, de onde se abrem suas principais avenidas, e diferentes bairros a serem explorados.

Nós optamos seguir em direção a Donegall Place, explorando a High Street (que hoje em dia é uma área comercial exclusiva para pedestres) e as ruazinhas e vielas na “Anne Street Entries” – que são uma séries de ruas estreitíssimas medievais, que ainda preservam alguns de seus edifícios e estruturas, e onde a classe trabalhadora da Irlanda se reunia durante os períodos de revolução.

Apesar de que as ruas principais estão tomadas por lojas modernas, essas vielinhas contam a história da cidade!

No final da High Street não dá pra ignorar o gigantesco relógio do “Albert Memorial”, que parece uma espécia de Big Ben sem-parlamento, mas que domina a paisagem da cidade.

E é ali também que começa a região das docas e beira rio – que desde 1999 abriga um gigantesco salmão de cerâmica, que comemora a despoluição do rio Lagan, que voltou a ter salmões nadando rio acima, uma das tradições Irlandesas a mesa.

Imperdível também é a Catedral St Anne, a catedral de Belfast, e uma imponente igreja. A igreja atual é uma construção recente, construída por cima de outra igreja, que já tinha sido construida por cima de outra igreja e assim por diante.

Ao longo desse itinerário, preste atenção nos muros, laterais de prédios e casas e entradas de ruas: é ali que estão espalhados os murais da cidade.

Estima-se que Belfast e seus arredores tem cerca de 2.000 murais, que variam desde propaganda política e religiosa da década de 60, até os que comemoram grandes feitos musicais e dos esportes, aos que mostram festivais de musica ou publicidade de pubs.

Eles são meio que uma caça ao tesouro, e cada vez que você se dá de frente com um deles sempre rola um choque com o quanto são grandes e vívidos!

Como comentei no post anterior, nós ficamos hospedados no hotel Ibis Queen’s Quarter e voamos British Airways até o aeroporto Belfast City.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
5 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
5 comentários
  1. Maira Cavalcanti - 27/06/13 - 19h41

    mt seu esse ost sobre a irlanda! n sabia quase nada sobre esse país e agora já sinto vontade de conhecê-lo! Sei que vc ja fez muitos posts sobre dicas de viagem, mas gostaria muito de saber como eh a sua organizacao para uma viagem, pq sei que vc planeja com cerca de 6 meses de antecedencia… gostaria de dicas suas basicas, como por exemplo como vc escolhe o hotel, se eh atraves de sites como tripadvisor ou atraves de pessoas conhecidas que se hospedaram la… gostaria de saber tbm se vc tbm pesquisa antes sobre restaurantes(e se sim por onde) ou se escolhe aleatoriamente durante a viagem… bem, resumindo gostaria de saber pontos importantes que vc ” estuda” antes de viajar! desde ja grata

    Responder
    • Adriana Miller - 27/06/13 - 19h54

      Oi Maíra!
      Ja fiz alguns posta sobre isso! Procura lá em “dicas praticas de viagem”.
      Ja escrevi sobre como me organizo financeiramente, como escolho hotéis, como planejo o que quero fazer nas viagens etc. Super úteis!

      Responder
  2. Lidi - 28/06/13 - 02h03

    Dri, cê viu que a torre do Albert Memorial e super pendida, tipo a de Pisa?
    Haja fôlego pra tanta viagem, beijooo

    Responder
    • Adriana Miller - 28/06/13 - 09h29

      Não! Nem reparei!

      Responder
  3. Maira Cavalcanti - 29/06/13 - 15h23

    obrigada adriana! achei o post! ahahaha

    Responder