01 Jul 2013
9 comentários

Giant’s Causeway e a estrada costeira da Irlanda do Norte

Dicas de Viagens, Irlanda (do Norte)

A cereja do bolo de qualquer viagem pra Irlanda do Norte é ver de perto a Giant’s Causeway – essa formação rochosa composta por mais de 40.000 colunas de basalto  em formato hexagonal, bem na pontinha norte da ilha.

De um lado esta a explicação geológica do fenômeno: uma erupção vulcânica ha mais de 60 milhões de anos atrás, que ao ser imediatamente esfriado pelo mar gelado do norte, se solidificou e “cristalizou”, dando o formato peculiar – e único! – as colunas.

De outro lado, e muito mais interessante esta a lenda Irlandesa-Escocesa, que também explica o nome (Giant’s Causeway significa “A ponte do Gigante”) dado ao local quando foi descoberto no século 17.

Segundo a tal da lenda, dois gigantes dominavam a Irlanda e a Escócia, separados penas pelo estreito Canal do Norte (que separa os dois países) e eram inimigos.

O gigante Irlandês desafiou o gigante Escocês, sem saber que na verdade ele era muito maior. Ao descobrir isso, a mulher do gigante Irlandês sugeriu que ele se disfarçasse de bebê – porém o gigante Escocês (que acreditou no “disfarce”) ficou assustado; afinal se o bebê era daquele tamanho, imagina então como seria o pai!

E quando fugiu de volta pra Escócia ele foi destruindo a tal da ponte, pra evitar que o super gigante Irlandês fosse atrás dele. E completando a lenda, a pequena ilha Escocesa Staffa também tem as mesmas colunas de basalto (afinal fizeram parte da mesma erupção vulcânica), que segundo a lenda, são pedaços da ponte que foi ficando pelo caminho.

E realmente é impressionante ver algo assim de perto! Não só pelo tamanho das colunas (algumas já gastas pelo tempo e bem pequenas, enquanto outras passam dos 28 metros de altura), mas principalmente pela precisão geométrica de cada coluna!

Mas o que gostei mesmo foi de chegar até lá!

Nós alugamos um carro (como contei aqui), se seguimos pelo caminho mais longo, pela estradinha costeira “Causeway Coastal Route”, que sobre de Belfast, pela costa leste da Ilha até o norte.

E a estrada é costeira MESMO, com dezenas de quilômetros beirando o mar do norte e sua paisagem dramática!

Foi tenso – afinal dirigir do lado contrário sempre leva um tempo pra se acostumar (já que não dirigimos aqui em Londres, então acabamos não tendo muita prática mesmo), principalmente numa estradinha estreita, de fila única e sem acostamento!

Então aproveitamos pra ir parando pelo caminho, dando uma folga pros nervos e pra Isabella, e ir curtindo as atrações e cidadezinhas no meio do caminha.

 

Volta e meia virávamos uma curva, dávamos de cara com uma paisagem estonteante e parávamos o carro!

Então demoramos mais de 3 horas pra chegar até lá (a estimativa “ponto A ao B” era de menos de 1 hora e meia)!

Mas paramos no castelo de Carrickfergus, logo depois que saímos de Belfast – não deu pra resistir o cenário do castelo medieval na beira do mar, de frente pro porto fofo!

E seguimos a recomendação do nosso hotel e paramos pra almoçar em Ballygally, bem na beira do (furioso!!) mar, no hotel “Ballygally Castle“, que por acaso estava servindo um Sunday Roast maravilhoso.

E por fim, paramos de novo pra tirar umas fotos já quase chegando em Glenariff, onde a estrada pára de beirar o mar, e passa a cortar o interior da ilha.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Boia Paulista - 01/07/13 - 12h55

    Oi, Dri. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Responder
  2. Mirella (@mikix10) - 01/07/13 - 19h50

    Adorei o post Dri, um dia quero percorrer a Irlanda de cabo a rabo! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 02/07/13 - 09h33

      A(s) Irlanda(s) é um daqueles lugares que ninguém da nada, mas ai quando você chega lá, vai descobrindo e quer visitar tudo!

      Responder
  3. Ana Audun - 02/07/13 - 07h59

    Esse Lugar é mesmo divino, eu amei!

    Responder
  4. Aline - 03/07/13 - 13h04

    Nossa, que lugar lindo!!

    Responder
  5. Jorge Otavio Gonzaga Reis - 05/07/13 - 01h10

    Sinceramente, não gostei não. Ainda bem que era perto de Belfast e achei as paradas nas cidadezinhas no caminho na ida/volta mais interessante.

    Responder
  6. Ericka - 21/06/17 - 01h10

    Oi Dri. Lindas suas fotos. Estou querendo conhecer a Irlanda, mas em Janeiro. Você acha viável fazer esse seu roteiro no inverno?

    Responder
    • Adriana Miller - 21/06/17 - 01h18

      Viável sim. Não faz tantô frio quanto às pessoas imaginam.
      Mas também terá MUITA chuva e vento, e dias bem escuros (com luz do dia – para dirigir, passear, tirar fotos etc – apenas Entre 9:00 e 15:00, depois disso é breu, o que reduz bastante a “vida útil” da viagem

      Responder
      • Ericka - 22/06/17 - 04h29

        Imaginei que o inverno fosse bem rigoroso. Vou pensar! Obrigada pelas dicas!

        Responder