10 Jul 2013
8 comentários

Les Armures: O melhor fondue de Genebra

Dicas de Viagens, Genebra, Suica

Depois do nosso passeio na CERN, resolvemos fazer um pit stop para happy hour ali na região da cidade antiga de Genebra, e o Aaron deu a ideia: já que estamos na Suíça, vamos comer fondue?!

Apesar do calor que estava fazendo, achamos que seria uma boa ideia, e uma boa desculpa pra fazer uma coisa tao típica, nao só na Suíça, mas principalmente da regiao de Genebra.

Entao imediatamente eu entrei no google e fiz a pesquisa: logo o primeiro resultado foram feedbacks do TripAdvisor recomendando o Les Armures como o melhor fondue da cidade.

Ainda na duvida, perguntamos pra host do bar onde estávamos, e ela mais uma vez recomendou o Les Armures – mas fez a ressalva de que sem reserva, era impossível conseguir uma mesa…

Mas como ainda era relativamente cedo, e estávamos ali do lado, resolvemos arriscar e fomos ate la pra ver se eles teriam uma mesa. E tcharam! Demos sorte, e com um cancelamento de ultima hora, eles tinham uma única mesa pra duas pessoas no pátio do restaurante!

O Les Armures na verdade eh um hotel super tradicional no centro da cidade antiga de Genebra, e seu restaurante, de mesmo nome, eh considerado uma instituição na cidade.

Durante o inverno é possível comer no restaurante interno, ao lado da lareira, num clima bem Alpino, e no verão, as refeições são servidas no pátio, com a vista do Palácio das Armas bem ali do lado!

No menu existem varias outras opções de pratos locais e ate mesmo algumas opções mais internacionais, mas as estrelas do restaurante sao as muitas opções de fondue e raclatte.

Nos fomos de fondue – um de queijo e um de carne!

O fondue de queijo – que não é uma variedade que eu geralmente gosto muito – foi meu preferido!

Ao contrario de outras versões que eu ja tinha comido no Brasil (em cidades da Serra carioca, Campos de Jordao, Sul do pais etc), o queijo do fondue era super suave, com uma consistência perfeita, sem ser pesado demais.

Servido numa panelinha pequena Le Creuset, foi a quantidade perfeita pra ser dividido por nós dois – e mais uma certinha de pao que foi constantemente trocada.

Mas o fondue de carne também estava ótimo, e o que eu gostei mesmo foi que (mais uma vez, ao contrario de outras versões que já tinha comido) a carne não era frita e sim cozida num molho bem temperado e delicioso!

A carne foi servida como um carpaccio – super fininha, pra facilitar seu preparo, e em porcões pequenas. Cada vez que nosso prato de carne ia esvaziando, o garçon trazia um prato novo, então nossa carne estava sempre fresquíssima!

Na panela de fondue, um molho, tipo um “broth” com temperos e ervas, sem fazer aquela sugeirada de óleo quente, e muito mais fácil de controlar a preparação da carne. E de acompanhamento, varias opções de molhos diferentes.

Pra ficar perfeito, o ideal eh que temperatura estivesse um pouco mais baixa – mas agora que sabemos onde ir, próxima viagem invernal a Suíça vai incluir fondue mais vezes com certeza!

Les Armures

Rue Puits-Saint-Pierre 1

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Laura - 10/07/13 - 19h32

    Dri, tem algum email que eu possa fazer contato com você?
    Beijos, Laura

    Responder
  2. Letícia R. - 10/07/13 - 21h58

    Experimentei em Curitiba, na casa de amigos, fondue de carne assim, com pedacinhos tipo carpaccio e molho de ervas pra cozinhar. Achei muuuito melhor que pedações de carne frita! Mais sabor, menos gordura e o alívio de não ficar com aquele cheiro de óleo que eu abomino. Delícia!

    Responder
  3. Dany - 11/07/13 - 00h16

    Uma duvida enorme, qual a forma correta de se falar founde?? “fondu”, como os americanos falam, ou ” fondi” como eu aprendi no Brasil??

    Responder
    • Adriana Miller - 12/07/13 - 08h10

      Eu falo “fondu”, fazendo bico no “U” como os Franceses :-)

      Responder
  4. Dany - 12/07/13 - 23h47

    rs que bom, assim nao pago mais mico falando ” fondi” rs, todo mundo me olha estranho, e eu achando que to certa. Obrigada!!!!
    beijosss nos tres!!

    Responder
  5. […] entao eu achava que o melhor fondue do mundo estava em Genebra, mas o La Caleche se superou: o queijo era saboroso na medida certa, sem ser muito forte nem […]

    Responder