23
Aug
2013
San Juan de Puerto Rico
Escrito por Adriana Miller

Logo no primeiro dia em Puerto Rico, acordamos cedo e fomos direto pra cidade antiga, a Vieja San Juan, com sua paisagem dramática e centrinho colonial.

9518725660_0894109d3d

Primeira Parada? O mítico Castillo de San Cristóbal, uma fortaleza Espanhola no alto da cidade, de “frente” para a Europa e com vistas fenomenais de San Juan.

9515945321_ebfda8d21f

Construída em 1634, e incrivelmente bem conservada (já foi restaurada algumas vezes, mas continua com uma cara de antiguinha e autentica, sabe?) é um labirinto de túneis, calabouços, celas, poços e áreas de armazenamento de pólvora que foi uma construção praticamente impenetrável por muito séculos.

9518733884_893e2d8359

O forte é todo aberto a visitação, e é possivel explorar as passagens secretas e calabouços por conta própria, o que é super interessante!

Mas hoje em dia seu principal atrativo é mesmo sua vista!

De lá de cima é possivel ter uma ideia da expansão da cidade antiga, avistar os cruzeiros ancorados no porto, e a cidade “nova” se expandindo a perdeeeer de vista.

9515948907_0b8d6df1ae

Desde suas muitas torres de observação é possivel avistar o faról do forte de San Felipe del Moro, na outra ponta da cidade, e dá pra entender bem porque a cidade (e toda a ilha!) era tão bem guardada!

De lá continuamos nosso passeio seguindo o roteiro sugerido pela própria prefeitura, que identifica as calçadas e paralelepípedos da cidade em azul pelas ruas históricas.

(Ah! E seguindo o roteiro da prefeitura, também é possível usar os “Trolleys” que são tipo uns bondinhos que circulam pela cidade antiga e são de graça – é só procrar pelo ponto específico)

Começamos pela Plaza de Colón, e de lá seguimos pela Calle Tetuan (que é uma ótima área pra dar uma refrescada do calor úmido Caribenho em um dos vários barzinhos e restaurantes super bonitinhos!) e fomos subindo em direção a Calle Fortaleza e Calle San Franciso, onde estão a maioria das casinhas coloridas coloniais da cidade.

9515951645_22cf44348e

Fomos andando sem pressa, entrando nas lojinhas (rola um certo paraíso fiscal em San Juan e a cidade é cheia de lojas outlet de marcas Americanas como Coach, Tommy Hilfiger e Ralph Lauren, por exemplo) e galerias de arte (muita opção legal de lojas de peças de decoração, peças de design e arte) e souvenirs (Porto Rico também é famoso por seus chapéus tipo Panamá).

9518745530_e326bf1d53

Mas é a partir da Plaza de Armas que as ruas e casinhas realmente ficam coloridas e fotogênicas!

Quando chegamos na praça da Catedral de San Juan Bautista, paramos pra almoçar no restaurante do Hotel El Convento, que nos foi recomendado como um dos melhores da cidade (e aparentemente foi onde a JLo e Marc Antony fizeram a festa de seu casamento – que foi celebrado na Catedral, do outro lado da rua!).

A Catedral é enorme e imponente, mas ao mesmo tempo, bem simples e sem grandes adornos…

(e ali na mesma praça fica o “Museo del Niño” um museu que conta a história de San Juan para crianças. Mas como a isabella é tão pequenininha, dispensamos)

De lá descemos as ruas em direção a “La Muralla”, que é tipo um calçadão que circunda a muralha da cidade antiga e onde fica o portão de entrada de “honra” da cidade – era por ali que o Rei da Espanha – e outros dignitários merecedores de tamanha honra – entrava na cidade.

É possível seguir o caminho da muralha até chegar na Fortaleza San Felipe del Moro, mas como o sol estava fortíssimo, optamos pelo caminho da sombra, que cruza a Plaza de la Beneficencia, passando pelos principais museus da cidade, até a entrada do Campo del Moro – que leva até a fortaleza e seu farol.

Essa fortaleza é bem menor e menos interessante do que o Castillo de San Cristóbal, mas sua atração principal, o farol é realmente impressionante e enorme!

9515956423_0da37a55699518748726_93aa0fe783

E a vista da cidade do lado de lá e tão bonita quanto do outro lado, e só assim nos demos conta de como a cidade é grande!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: Cruzeiro no Caribe, Porto Rico, San Juan, Viagens
7

7 Comentários em:
"San Juan de Puerto Rico"

  1. Cláudia - 23/08/2013

    Dri, você poderia fazer um post com a lista dos lugares que vocês querem “visitar de novo com mais calma”, uma outra lista com os lugares que vocês não querem mais voltar de jeito nenhum, e os motivos. Seria interessante!!!
    Adoro o blog!!!

  2. Virgínia Roma - 23/08/2013

    Que fotos lindas! Sempre pensei que a ilha do Rick Martin fosse uma coisa assim meio “salsa e merengue” e nunca pensei em conhecer. Mudei meu conceito.

  3. Renata - 23/08/2013

    Porto Rico tb me surpreendeu!! Dri, uma curiosidade…vc ñ tem vontade de conhecer o México? Acho que já li boa parte do blog e nunca vi vc mencionar interesse em conhecer o país.

  4. Francisco - 23/08/2013

    Olá.
    Vou agora no meio do ano em férias.
    Você pode me informar qual o melhor bairro e hotel para ficarmos. Faremos um cruzeiro, mas chegaremos antes e sairemos depois.
    Obrigado.

  5. Francisco - 23/08/2013

    Olá.
    Vamos agora no meio do ano fazer um cruzeiro, partindo de San Juan. Como vamos ficar alguns dias antes e depois em San Juan, gostaria de saber se pode me dizer qual o melhor localização e hotel para ficar.
    Obrigado.

    • Adriana Miller - 23/08/2013

      OI Francisco,
      De uma olhadinha nos posts sobre San JUan e o cruzeiro, todas as informacoes sobre hotel e bairros estao la.