29 Oct 2013
3 comentários

Bank of England & Royal Exchange

Atrações Turisticas, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra

A regiao da “The City” no centro de Londres – que eh na verdade a cidade de Londres original – eh mais comumente conhecida dos Londrinos como “Bank”.

6527209573_5724175cf3

Eh o nome da estacao principal de metro da regiao, e o nome que todo mundo acaba dando pra aquele area do centro financeiro da cidade. E o motivo eh simples – eh ali que esta a sede do Banco Central da Inglaterra (Bank of England) e o Royal Exchance (a primeira casa de cambio, e casa de “trocas” do pais e da Europa).

O Bank of England, foi um dos primeiros do mundo a exercer essa funcao de “banco central”, um papel que foi evoluindo ao longo dos seculos, mas que surgiu principalmente para controlar a fortuna dos monarcas, a arrecadacao de importos a nivel nacional e regular funcoes economicas como padronizacao de pesos e medidas de moedas, emissao de notas de dinheiro (a Inglaterra foi uma dos primeiros paises do mundo a ter dinheiro em “papel”), cartas de credito etc, ate chegar a algumas das funcoes modernas de um banco central, como regular taxas de juros, taxas da inflacao e negociar emprestimos internacionais do governo e divida externa.

Apesar de ter um “mini” museu aberto a visitacao, o Banco da Inglaterra so abre suas portas para visitacao durante o London Open House, onde eh possivel conhecer as diferents areas e salas de reuniao do predio, onde algumas das maiores decisoes economicas do mundo sao decididas!
(O Royal Exchange tem um café/restaurante lá dentro que é lindíssimo e vale a visita!)

Pode soar chato, mas a economista adormecida dentro de mim achou o maximo!

Alem de que o predio de 1694 eh lindo, e tem umas caracteristicas super interessantes como por exemplo, todas as portas sao duplas, com um mini corredor entre elas (como todas as discussoes que acontecem ali dentro sao extremamente confidenciais, todo cuidado eh pouco!).

Infelizmente a visita nao incluiu uma tour pelos cofres de ouro do governo Britanico, que ficam armazenados no subsolo do predio, que eh praticamente mitica, e que ocupa um espaco equivalente a 7 campos de futebol (praticamente todo subsolo da area da The City eh “recheada” de ouro!) onde sao armazenadas todas as reservas de ouro do Reino Unido, os paises do commonwealth, com um valor que estima-se acima de 150 trilhoes de Libras!!

Mas como premio de consolacao, no final do passeio pudemos segurar uma barra de ouro verdadeira (nossa, como eh pesado! Nao consegui nem tirar do lugar!), so pra ter um gostinho de como deve ser aquele lugar!

Bank of England

Threadneedle St, EC2R 8AH

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

 

Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!

3 comentários
  1. Fábio - 30/10/13 - 12h38

    Muito legal este post,parabéns!

    Conheci Londres em 2010 e fiquei apaixonado pela cidade… Vc já fez algum post sobre Canary Wharf?

    Abraços

    Responder
    • Adriana Miller - 30/10/13 - 13h30

      Ja fiz sim Fabio, ha um tempinho atras. Procura aqui na “busca” do blog que voce acha! :-)

      Responder
  2. […] mais incríveis da cidade: bem no centro da City, de frente para a praça de Brank e o prédio do Bank of England e Royal Exchange, e que conseguiu ficar melhor ainda com as adições da arquitetura moderna dos últimos anos, como […]

    Responder