11 Nov 2013
9 comentários

Spencer House – os antepassados da Princesa Diana

Atrações Turisticas, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra

Uma coisa que sempre me chama atenção quando visito palácios e castelos pela Inglaterra, é que as famílias aristocratas sempre mantinham uma segunda casa no centro de Londres, onde os homens cuidavam dos negócios da família e as mulheres aproveitavam a vida social.

20131102-092159.jpg

Durante o período do pós guerra, a maioria esmagadora dessas casas acabou virando hotéis, escritórios, sedes do governo ou foram destruídas, sendo que nenhuma delas eh aberta a visitação, e apenas enfeitam a cidade “por fora”.

20131102-092227.jpg

Uma das casas sobreviventes eh justamente a mais interessante de todas elas, a “Spencer House” que pertenceu a familia da Lady Diana Spencer – que futuramente virou a Princesa Diana quando casou com o Principe Charles.

Eu me surpreendo quando as pessoas se referem a Diana como a “princesa do povo”, ja que na verdade ela eh descendente de uma linhagem nobre que figura entre as mais antigas e tradicionais do reino, e ja era conhecida e aristocrata antes mesmo do casamento.

20131102-092346.jpg

(mas eu sei que na verdade o apelido de “princesa do povo” surgiu sobretudo por causa de seu trabalho filantropico e humanitario, e por ter sido uma pessoa tao acessivel ao Britanicos “comuns”, apesar de seu historico aristocrata e socialite)

20131102-092413.jpg

A Spencer House conta um pouco sobre a historia da familia, e seu relacionamento com a monarquia (a Diana nao foi a primeira Spencer a casar com um futuro rei da Inglaterra), e inclusive sobre a mais polemica mulher Spencer da historia, a Giorgiana Cevendish – filha do primeiro Conde Spencer, que foi uma polemica socialite – alcoolatra e viciada em jogos – que quase colocou a fortuna da familia em risco, e que inspirou a filme “A Duquesa” (com a Kiera Knightley).

20131102-092441.jpg

Inclusive, a casa foi construida onde esta ate hoje (na beiradinha de Green Park), justamente por estar na vizinhanca do Palacio de Buckingham, e ambas casas tinham acesso ao parque de caca do rei.

20131102-092513.jpg

O interior da casa eh lindissimo, e muitas de suas caracteristicas originais foram restauradas na decada de 80/90 (financiadas pelo atual Conde Spencer, o irma de Diana), apos a casa ter ficado abandonada por muitas decadas no pos guerra.

Hoje em dia, assim como a grandissima maioria das “estately homes” de Londres a Spencer House eh endereco de algumas empresas, entao funciona como escritorio de segunda a sexta. Porem eles mantiveram as areas mais rebuscadas e artisticas da casa como se fosse um museu, que eh parcialmente financiada pela familia Spencer e a familia Rothschild, e eh aberta a visitacao todos os domingos do ano (com execao de Agosto e Janeiro).

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Marta FG - 11/11/13 - 21h59

    Que bonito edifício! Mais um na lista, para visitar na próxima ida a Londres, que cada vez está maior.

    Responder
  2. Daiane - 12/11/13 - 09h16

    Adoro estes posts de cultura e curiosidades. Coisas que só aparecem do Drieverywhere ;)

    Responder
  3. - 12/11/13 - 18h56

    Dei, desculpa pelo off-topic: que livros vc recomendaria a quem quer estudar RH em inglês? tipo assim, na época que vc fez o mestrado, tinha um/uns autor/es que os HRM “TEM” que ler ou algum manual que vcs considerem a “Bíblia” do RH?

    obrigadão desde já e desculpa de novo pelo OT!

    Responder
  4. Luisa - 12/11/13 - 20h06

    Nossa que lindo!! Vou tentar me programar pra ir visitar o palácio. Até agora ainda não visitei nenhum castelo ou palácio por aqui, shame.
    ___

    http://www.entreirevir.com

    Responder
  5. Melissa - 13/11/13 - 02h42

    Delicia de post! Da vontade de passar um ano inteirinho em Londres ticando as dicas do drieverywhere. Parabéns pela dedicação ao blog e pelo jeito leve de conduzi-lo.

    Responder
  6. Diana Schrok - 16/11/13 - 00h05

    Muito lindo o palácio! Fotos muito legais!!

    Beijos da Di.

    Responder
  7. […] meu passeio pela Spencer House, em Londres,  a guia mencionou varias vezes a atual familia Spencer, que apesar de ja nao manter […]

    Responder
  8. […] era considerada a mais nobre e prestigiada por familias reais a varias geracoes (Inclusive a casa da familia Spencer, antepassados da Princesa Diana, que tambem fica ali do lado, e ate mesmo o Palacio de Buckingham, […]

    Responder
  9. Nádia - 11/06/16 - 15h18

    Gostei muito de seu post. Sempre achei linda a arquitetura das residências inglesas, mas sem dúvida é mais encantador o fato de Lady Di ter mantido um espírito humilde, mesmo tendo nascido e crescido na mui imponente aristocracia.

    Responder