15 Dec 2013
15 comentários

Montenegro: a baia de Kotor

Dicas de Viagens, Montenegro

Quando optei incluir Montenegro no roteiro da viagem pra Coracia (que incluiu Dubrovnik e Mostar, na Bosnia) a intencao era fazer um daqueles passeios onde a viagem em si eh a atracao, e nao um destino final.

E por isso mesmo escolhemos a baia de Kotor, que fica bem pertinho do sul da Croacia, e uma das principais areas turisticas do pais – uma baia que mais parece um Fjorde (praticamente uma versao Adriatica da Noruega!), de agua verde escura profunda (porem incrivelmente transparente!), cercada de cidadezinhas incriveis por todos os lados!

9710046137_512f2908b7

Algumas das pesquisas que fiz focavam em Kotor, a cidade principal da baia, e principal atracao de Montenegro, mas quanto mais olhava pro mapa da baia, mais descobria lugares que davam vontade de  “de repente a gente da uma paradinha aqui, bem rapidinho…”!

Entao saimos de Dubrovnik bem cedinho, rumo a fronteira (que fica a cerca de meia hora do centro da cidade, mas a imigracao entre os dois paises demorarou seculos! Os detalhes praticos da viagem virao em outro post!), pra seguir nosso dia dirigindo por Montenegro sem eira nem beira…

Mas demos um pequenos azar… logo depois que paramos na primeira cidade, a Herecg Novi, mais da metade do dia passamos dirigindo embaixo de chuva forte, com nuvens carregadas e um nevoeiro Londrino (!!!) encobrindo as montanhas da baia!! Argh!

Mas nada, que um bom guia de viagens e o Google Maps no celular nao resolva, e imdiatamente fomos refazendo nosso planos e parando para fotos sempre que o temporal permitia!

Logo depois que cruzamos a fronteira, nossa primeira parada foi a cidade Herceg Novi, um dos principais polos da regiao da baia.

Herceg Novi eh dividida em duas partes: a regiao de “praia” na beirada da baia, e a cidade antiga, la no topo da colina.

A praia estava fervendo (literalmente e metaforicamente!), afinal era um sabado calorento no final de Agosto!

9710052435_dcfb71160b

Tudo bem que o conceito de praia na Croacia eh muito diferente de minha va capacidade Carioca de compreensao (cade a areia? Ondas? Bixxxxxcoito Globo com mate leao e as redes de futivolei?!), mas tem seu appeal… Uma coisa assim meio piscina-lagoa-mar com muitas atividades aquaticas!

Ja a cidade antiga, assim como tantas outras na Europa, tem como atracao principal o castelo/fortaleza que desafia as leis da gravidade se debrucando sobre o mar. E o motivo eh simples: a cidade, que durante muitos seculos foi conhecida como “Castelnuovo” fica bem na curva da entrada da baia, e ja foi ocupada por Albaneses e Italianos durante suas dominacoes – e em termos praticos, quem comandasse a entrada da baia, comandava o pais.

Mas o mesmo passado conturbado que cronstruiu a historia da cidade, tambem foi responsavel pelo pouco que restou da antiga Herceg Novi – entao paramos pra almocar na cidade antiga, demos um passeio rapidinho e seguimos viagem.

Foi mais ou menos nessa hora que a chuva nos pegou de jeito, mas nem deu pra reclamar, ja que a propria estrada que conecta todas as cidade da Baia de Kotor eh uma das principais atracoes turisticas do pais!

Mas o timing de Sao Pedro foi imecavel e o sol voltou a brilhar logo que chegamos em Perast, outra cidadezinha incrivel da regiao!

9713269248_690b8dd6a6

Eh ali tambem que ficam as duas ilhas-monasterio “Sao Jorge” e “Nossa Senhora”.

9710034243_037f8b451f

 

Perast era uma das principais cidades da Baia durante a ocupacao Veneziana (pre unificacao da Italia), atraindo familias Venezianas abastadas a construir seus palacios na beira do mar.

9713273004_5d6e0d206f

E por isso mesmo, alguns seculos depois, Perast acabou virando cidade de veraneio mais luxuosa dos aristocratas do Imperio Austro-Hungaro (que dominaram toda essa regiao dos Balkans no seculo 19 ate a 1a guerra mundial), e foi construida em estilo Veneziano.

9710081695_e820dae1d9

As estatisticas da cidade sao impressionantes: a cidade inteira tem apenas 2 ruas e nada menos que 16 palazzos e 17 Igrejas!

9713271962_072d1a551a

Quase todos os Palazzos ainda estao de pe e bem conservados – alguns viraram museus, outros hoteis ou restaurantes, todos se debrucando no mar (bem no estilo Veneza de ser!).

9710044911_552eb8f424

De la fomos direto pra cidade-joia-da-coroa: Kotor!

Não só Kotor doa seu nome a toda região, ela ainda é o maior e principal atrativo do país, sendo recentemente elevada a “realeza” do verão Europeu como as ilhas Gregas, Croacia, Chipre e outros up-and-comers do Adriático!

9710055581_a9931fb8bf

A cidade preserva sua muralha medieval perfeitamente conservada, e ainda cercada por um fosso como se tivesse acabado de sair de um livro de conto de fadas!

E a principal responsável por colocar Montenegro no mapa do turismo mundial, atraindo cruzeiros (que entram baia a dentro e ancoram nas proximidades de Kotor), realeza, celebridades, ricos e famosos e todo o glitz&glam que só o verão Europeu sabe proporcionar!

9713289880_2c6d83f726

Lá dentro da muralha a cidade mantém o estilo típico da região, com muitas construções em pedras, e as venezianas verdinhas, mas seu principal diferencial são as igrejas Ortodoxas, que enfeitam a paisagem da cidade.

9713287228_3107e5827b

E por ser a cidade “final” da baía, Kotor – assim como todas as grandes cidades da história mundial – era constante cobiça de seus aliados e inimigos, que viam a região como uma porta de entrada para os minérios de Montenegro, Macedônia e Albânia.

9710054575_c26572e529

Então é claro, a cada nova conquista a cidade ia sendo reforçada e incrementada, e hoje conta com a impressionante muralha que vai subindo as paredes da montanha que cerca a cidade, quase que invisível aos olhos desavisados, de tão bem “integrada” que é na paisagem!

9713284546_c42bddf3c8

Nós infelizmente não subimos a muralha, que é uma das principais atrações da cidade (a igreja ortodoxa “Nossa Senhora da Saúde” fica lá em cima!) mas que era impraticável em pleno sol de Agosto + carrinho + bebê pequeno!

Então só nos restou passear pela cidade, tirar fotos e admirar a muralha de longe…

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
15 comentários
  1. Larissa Lyra - 15/12/13 - 18h28

    Adriana, sei que os detalhes práticos virão a seguir, mas deixa eu ir logo escrevendo minha dúvida: Você acha que rolam transportes públicos suficientes pra fazer esse tipo de passeio? Viajo muito sozinha, e até agora não tive coragem de alugar carro na Europa.
    Um abraço

    Responder
    • Adriana Miller - 15/12/13 - 19h19

      Nao, Nao da pra fazer esse passeio de transporte publico. No máximo vc consegue pegar um ônibus que conecta o aeroporto de Dubrovnik a Kotor, mas nao da pra ir passeando nem parando.
      Mas existem varias empresas que fazem excursão até Mostar ou Kotor a partir de Dubrovnik (nos preferimos nao fazer excursão pois achei os roteiros muito amarrados, muito “ponto A a Ponto B”, com pouco tempo por lá (e bem caros! Já alugar um carro foi baratinha).

      Responder
    • Dai - 10/08/17 - 11h08

      Gente, vou me intrometer aqui, heheh
      Viajei os Balkans todo de transporte público! Leva tempo mas dá. Tem bastante ónibus que chega/sai de Kotor , eu fui e Albania pra la e de lá fui pra Macedonia. Lembro que na rodoviária havia ónibus pra Ohrid, Dubrovnick, Kosovo, Servia…
      O problema é que não há muita informação na net então tem mesmo que encontrar la. Mas no site da rodoviária tem alguns horários das partidas: http://www.autobuskastanicakotor.me/en/schedule/

      Responder
  2. Rosana - 15/12/13 - 18h54

    Também fizemos este passeio, mas só chegamos a Perast. Para, foto, entra no carro, anda 2km, para, foto e assim as horas se vão! É muita beleza para um lugar só. E vendo as fotos de Kotor me dá uma dorzinha por saber que perdemos de chegar até lá!

    Responder
  3. Larissa Lyra - 16/12/13 - 15h43

    Obrigadíssima, Adriana!!! Um belíssimo natal pra você e sua família.Que Deus os abençoe.

    Responder
  4. Isadora - 22/12/13 - 09h50

    Dri adorei essa serie de posts sobre os balkans. Essa região sempre me chamou atenção pela beleza e história e seus posts só conprovaram tudo isso. Agora uma perguntinha mais “beauty everywhere”: achei lindo esse seu vestido todo colorido! De onde é? Pergunto porque ele tem mais cara de ser brasileiro que europeu ;)

    Responder
  5. Boia Paulista - 26/12/13 - 12h48

    Oi, Dri. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Responder
  6. […] um feriado prolongado no UK e fomos explorar a costa do mar Adriático, passando pela Croácia, Montenegro e […]

    Responder
  7. Bia - 08/07/14 - 13h48

    Eu fiz esse passeio de excursão e foi péssimo! Fiquei com medo de passar horas na fronteira e acabei passando horas dentro de uma van :///

    Responder
    • Adriana Miller - 08/07/14 - 15h50

      Pois eh, tambem achei que uma excursao por la seria roubada, e por isso preferimos alugar um carro e explorar a regiao com calma, e no nosso ritmo.

      Responder
  8. […] Passamos pela Croacia (Dubrovnik), Bosnia (Mostar) e Montenegro (Baia de Kotor). […]

    Responder
  9. Lucy França Martins - 16/02/16 - 22h21

    Foi um prazer rever Montenegro e Kotor através de suas fotos.Maravilhosas. Parabéns duplo pela coragem de levar sua filhinha.

    Responder
  10. joaquim meneses - 13/10/16 - 14h51

    vou ao Kator num cruzeiro no dia 12 de Novembro. Gostaria de saber como visitar esta cidade a pé, ou se é melhor numa excursão do MSC Musica. Muito Obrigado.

    Responder
  11. Dai - 10/08/17 - 10h59

    Dri, eu nunca na minha vida tinha pensado em ir aos Balkans (na verdade nem sabia que existia). Então anos trás li esse seu post e fiquei DOIDA por Kotor. Mudei todos os meus planos de férias e não sosseguei enquanto não fui à Kotor. E fui!
    Foi a melhor viagem da minha vida :)
    Vim aqui só pra agradecer a partilha, obrigada.

    Responder