08 Feb 2014
54 comentários

Dicas de viagem: Chamonix Mont Blanc

Chamonix, Dicas de Viagens, França

Nos últimos anos aprendi a gostar de um novo esporte: o esqui e esportes na neve em geral, e desde então, tentamos encaixar pelo menos uma viagem para as montanhas por temporada!

Dessa vez a viagem foi para Chamonix Mont Blanc, nos Alpes Franceses, e nossa escolha foi simples: queriamos esquiar, ou fazer algum outro esporte (como snowshoweing que fizemos no Colorado, ou as trilhas que fizemos na Suica) mas não sabíamos se isso seria possivel com a Isabella a tiracolo…

Então pelo menos Chamonix seria uma boa opção de viagem caso ficassemos só na cidade, pois é um resort bem grandinho, e com muitas opções de atrações e atividades mesmo pra quem não quer fazer nada e só turistar!

12384306315_0ef3078ba4

O centro da cidade é um gracinha, com predios bem típicos “Alpinos” e muitas construções históricas, já que Chamonix foi uma das primeiras cidades “fundadas” nos Alpes Franceses, servindo de base para o Mont Blanc.

12384251225_64ae79d595

Mas ao mesmo tempo me surpreendi como o centrinho é grande e bem equipado, com muitas opções de hoteis, restaurantes e lanchonetes, e uma inifnidade de lojas para todos os gostos!

12384286525_8323686bda

A maioria das lojas, pelo menos nessa temporada de inverno, sao marcas “esportistas” que vendam equipamento e roupas para esportes de inverno, mas ainda assim o leque de opções é bem ecletico, variando de Quechua e Super Dry (duas marcas baratinhas de roupas de frio/montanha) a NorthFace e Patagonia (outras duas marcas mais “profissionais” de equipamento de alpinismo e esporte) até lojas como Chanel e Moncler (que vendem roupas, acessórios e equipamentos de luxo).

A minha dica especial eh a farmácia “Farmacie du Mont Blanc”, bem no centro da cidade (quase esquina com o posto de informações turísticas, não tem como errar!) que além de enorme é super, super bem estocada com todas as marcas de beleza e cosméticos Franceses que podemos imaginar (e voces sabem que eu sou chegada numa farmacia Francesa!).

12384433493_a1a19ba004

A medida que a cidade foi crescendo outras areas foram se desenvolvendo, o que inclusive são ótimas opções de hospedagem, como é o caso de Chamonix-Sud, que é a região do centrinho da cidade que fica no lado sul do rio (que foi onde nos hospedamos e adoramos! Além de oferecer ótimas vistas da cidade!), com varias outras opcoes de hospedagem, lojas de aluguel de equipamento, restaurantes e bares, a poucos passos da rua principal da cidade.

Fora do centro, a região de Chamonix tem duas outras grandes atrações: o L’Aiguille du Midi e o Mer de Glace.

12384245295_52e2d437f2

O L’Aiguille du Midi é um bondinho (se não me engano o mais alto da Europa) que sobe entre os picos que cercam o Mont Blanc, de onde eh possivel ter uma vista incrível de todo o vale (Chamonix e suas cidades de “apoio”) e os Alpes Franceses/Italianos/Suíços que cercam a região.

12384344553_cc9c77b6ab

12384511253_59ee20af31

O bondinho, visto de longe é bem assustador, mas uma vez la dentro achei bem tranquilo e rápido – só é preciso ficar atento a pressão nos ouvidos (tipo super elevador de um prédio muito alto, muito rápido!), e uma vez lá em cima, por causa da altitude, o ar é bem rarefeito e muita gente sente tonteira e/ou dor de cabeça (incrível como a gente fica sem fôlego subindo e descendo as escadas!).

12384600054_98c5857e70

E realmente a vista lá de cima eh única! Você se sente cara a cara com o Mont Blanc e fica com aquela sensação de “topo do mundo”, sabe?

12384299363_2dd2a912cd

Adorei o passeio apesar dos -9 graus que estavam fazendo lá em cima e da falta de ar!

Outra opção de passeio – que não fizemos – é o Mer de Glace, ou o “mar de vidro”, que é (era) a maior geleria da Europa, posicionada num dos vales dos Alpes e que dava a impressão de ser um lago eternamente congelado, e já foi uma das principais atrações da região.

Infelizmente a geleira ja perdeu mais de 70% de seu tamanho riginal devido ao aquecimento global, e estima-se que em breve vai desaparecer… mas ainda é possivel visitar algumas “cavernas” de gelo e ver a geleira de perto.

Para chegar ate lá (que fica no arredores de Chamonix) é possível pegar um trenzinho turístico que faz a rota, ou caminhar (ou fazer snowshoe no inverno) nas trilhas que vão até lá (que foi o que fizemos, mas acabamos nao conseguindo ver nada porque o tempo virou!).

 

– Chamonix na prática:

– Chamonix fica numa posição privilegiada nos alpes, sendo facilmente acessível atravez de Genebra na Suiça, Torino na Italia ou Lyon na França. Genebra é o aeroporto internacional mais fácil e com mais voos para toda europa e mundo, e fica apenas a cerca de 1 hora de distância do centro da cidade.

– O translado entre o aeroporto de Genebra e o centro de Chamonix pode ser feito de trem (mas a maioria das opções requerem uma baldeação na estacao central de Genebra), de micro ônibus ou vans, ou de carro.

As vans shuttle são a opção mais comum e fácil – você pode deixar sua reserva já confirmada on line com antecedência (muito recomendado durante a alta temporada de esqui! Nós tentamos usar esse método na Austria e não encontramos nada disponível) ou ir direto no balcão do aeroporto reservar a sua, e custa cerca de 30 Euros por trajeto (60 Euros ida e volta).

No nosso caso, nós optamos por alugar um carro (da Budget, que pesquisei atravez do travelsupermerket.co.uk) pois como éramos 3 adultos, o preço valia mais a pena (pagamos 100 Euros pelo aluguel de 3 dias, incluindo pneus de inverno e seguro completo, versus 180€ que teríamos que pagar de van para 3 adultos), além de nos dar liberdade de ir e vir em qualquer horário preferido (no dia de voltar pro aeroporto amanhecemos debaixo de uma nevasca, então resolvemos voltar pra Genebra mais cedo, por precaução nas estradas cheia de neve, mas num shuttle teríamos que esperar o horário reservado, arriscando perder o voo).

O problema de alugar um carro na Suíça no inverno é justamente essa questão do frio/neve, pois a qualquer momento pode surgir uma nevasca que deixam as estradas um caos (apesar de que os Suíços são super eficientes com isso, e rapidinho as pistas estavam cobertas de sal e produtos anti-gelo), e mesmo com os pneus de inverno (que são obrigatórios nessa epoca do ano por lá), é necessário muita experiência para dirigir na neve e no gelo.

Ainda assim preferimos essa opcão, pois o Aaron morou no Colorado durante muitos anos, e tem experiência de sobra em dirigir na neve e no gelo.

Ski pass: Os “Ski Pass” te dão direito a usar as gôndolas, bondinhos e teleféricos que sobem as montanhas e dão acesso as pistas de esqui, e podem ser compradas por dia, por fim de semana, ou para uma semana inteira, e estão a venda em qualquer uma das gôndolas espalhadas pela cidade (ou on line se você quiser evitar as filas).

Pistas: Eu achei o esquema de esqui em Chamonix MUITO ruim (mas isso fica pra outro post), pois as pistas ficam muito espalhadas e afastadas da cidade (um dos principais motivos pelo qual decidimos não esquiar), mas realmente as opções sao muitas, para todos os níveis e habilidades nas pistas, e qualquer hotel terá mapinhas das pistas disponivel para os hospedes e poderão recomendar as melhores opções para seu caso. Para os iniciantes e/ou não muito audaciosos, as pistas La Flegere e La Tour concentram as melhores pistas “verdes” (nivel iniciante/fácil) e as pistas de treino, que são ótimas pra quem estiver se iniciando no esporte.

Equipamento: Você pode deixar pra alugar ou comprar o que precisar para esquiar por lá mesmo. Como disse acima, as opções de lojas oferecendo equipamento é enorme e não achei os preços inflacionados não (entramos em várias delas e os preços eram os mesmos praticados em Londres, por exemplo), e mesmo que você não queira investir em roupas de esqui/neve que vai usar poucas vezes na vida, é recomendável comprar pelo menos algumas pecas básicas, como por exemplo luvas, meias, e roupas de baixo térmicas (para mais dicas sobre como se vestir na neve e para esquiar, nesse post AQUI). De resto, tudo pode ser alugado! Esquis, botas, óculos, capacete ou gorro, calça & casaco de esqui etc. O aluguel só das botas+Skis (eles sempre tem que ser alugados juntos, pois um precisa ser regulado com o outro) custa cerca de 30 Euros por dia. Se você precisar alugar o equipamento completo (Bota + Skis, + roupas, capacete, óculos, luvas etc) o “pacotão” custa cerca de 100 Europs por dia.

Tanto em Kitzbuehl, na Austria, quanto em agora em Chamonix, nós alugamos nossos equipamentos (menos as roupas, que temos tudo) na InterSport, que é uma rede de lojas de venda & aluguel espalhada por todos os principais resorts da Europa.

E apesar da oferta ser abundante (até mesmo alguns hoteis oferecem aluguel de equipamento completo), gosto da InterSport pois a variedade de marcas/modelos/niveis de habilidade são bem maiores, então mesmo na alta temporada, você não corre o risco de não ter alguma coisa do seu tamanho ou pro seu nivel de habilidade.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
54 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
54 comentários
  1. Gabriela RB - 08/02/14 - 20h35

    Dri parabéns pelas fotos. Ficaram lindas!

    Responder
  2. Dani Bispo - 09/02/14 - 00h53

    Oi Dri
    Adorei as dicas e adorei sua touca preta também? Você poderia nos contar onde a comprou? Eu vivo atrás de toucas que não apertem minha cabeça e está parece ser bem confortável (e linda, parabéns pela escolha).
    Bjs
    Dani Bispo

    Responder
  3. Luana - 09/02/14 - 05h12

    Acho q o highlight desse post é que vc tava mtooo elegante! Essa “touca” é linda.
    Lembro na minha primeira vez na neve eu ri dessas toucas, e chamava de “chapeuzinho de russo”. Hj acho lindoo. Como nosso conceito de moda muda. Parabens pelo bom gosto!!

    Responder
  4. Elisabete Jorge - 09/02/14 - 21h31

    Dri, me desculpe pelo off topic: acha que uma Advogada especialista em direito laboral, com 7 anos de experiência tem chance de arrumar trabalho em Londres na área de recursos humanos? Que formação aconselharia.
    Obg.
    Elisabete Jorge

    Responder
    • Adriana Miller - 09/02/14 - 21h39

      Depende da vaga e o tipo de experiência seja requerimento… Difícil responder essa pergunta.
      Mas imagino que as vagas de RH em Londres que demandem experiência em direito trabalhista Brasileiro sejam raríssimas (e para outras vagas não relacionadas ao Brasil, sua experiência não seria muito relevante…)

      Responder
  5. Elisabete Jorge - 10/02/14 - 10h22

    Já imaginava Dri. Tenho esprança que a minha experiência e desenvoltura com as leis trabalhistas me ajudem.. mas de facto a lei é diferente…
    Vou ter mesmo que fazer formação para conseguir entrar no mercado. Já estou vendo uns LLM ou pós, outra possibilidade ainda é formação no CIPD. Vou à luta, sabendo já que não será nada fácil.
    brigada mesmo pela ajuda.
    bj
    Elisabete Jorge

    Responder
  6. Renata - 10/02/14 - 14h08

    Oi Dri, uma duvida…a Isabela subiu com vcs???
    Queria ir com minha filha, mas tenh medo desse lance de pressao quando se sobre…
    bjo

    Responder
    • Adriana Miller - 10/02/14 - 15h29

      Ela foi pra Chamonix com a gente, mas no L’Aiguille du Midi nao eh permitido a subida de criancas menores de 4 anos, entao ela ficou no hotel com a avo (nao por causa da pressao do teleferico, porque a subida de um aviao eh muito maior por exemplo, mas sim por causa da altitude e do oxigenio rarefeito la em cima).

      Responder
  7. Boia Paulista - 10/02/14 - 15h32

    Oi, Dri. Tubo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Responder
  8. Renata - 10/02/14 - 15h49

    ah sim, minha duvida ear tb em relação ao oxigenio…Na verdade mais ainda sobre o fato do ar ser rarefeito…
    Tenho vontade de fazer algumas viagens, e me animo muito de levar a minha (3 anos e meio), mas para lugares que adoaia ir como Machu Pichu, Deserto do Atacama por exemplo, mas não tem jeito… Agora estou às voltas com a definião das minhas féias…Costa Amalfitana e Grecia ou..Disney. Brincadeira ne? Fico feliz só de imaginar a felicidade dela lá, masvontade zero de ir pra Disney ! :)
    bjao

    Responder
    • Adriana Miller - 10/02/14 - 15h57

      Pois eh, acho que nao eh recomendavel mesmo nao…
      Mas por outro lado, a Isabella foi com a gente pro Colorado aos 3 meses, e se nao me engano Keystone tem mais ou menos a mesma altitude que o L’Aiguille du Midi, e eh cheio de criancas e bebes (esquiando e os que moram por la, nas montanhas).
      Na epoca ate ficamos preocupados, prestando atencao se ela ia apresentar algum sintomas de altitude (consultamos uma pediatra em Denver, antes de ir pras montanhas), e na pior das hipoteses voltariamos pra Denver na mesma hora (a unica “cura” pra altitude sicknes eh “descer”), mas ela nao teve nada, nadinha. Muito pelo contrario – a primeira vez que dormiu a noite toda (12 horas!) foi la em Keystone (e eu ainda estava amamentando numa boa e a altitude tambem nao afetou em nada a amamentacao).

      Sobre decidir as ferias, acho que Machu Pichu seria complicado por causa das trilhas, e tal, mas deserto do Atacama com uma menina de 3 anos deve ser o maximo! Muito espaco pra ela correr e brincar avontade “acampando” no deserto! :-)
      Acho que se voces “apresentarem” a viagem pra ela de maneira bem ludica, ela ia amar!
      Eu levaria a Isabella com certeza!

      Mas tanto a Costa Amalfitana quanto Grecia seriam otimas opcoes tambem! Nos vamos fazer ambos os destinos esse ano com a Isabella!

      Responder
  9. Renata - 10/02/14 - 17h02

    hahaha pois é…eu estou bem inclinada mesmooo pela Italia. Pais que, alias, amo! Mas com quase 4 anos eles começam a pedir a tal da Disney…rsrrs Mas fiquei feliz, vc me encorajou a fazer viagens que tenho muita vontade. E infelizmente minhas amigas que tem filhos não são tao animadas para viagem…To gostando muito de pode falar com vc sobe isso aqui! :)

    Responder
  10. Renata - 10/02/14 - 17h04

    alias, vc pretende fazer quando essa viagem? Vou amar suas dicas :)

    Responder
    • Adriana Miller - 12/02/14 - 10h32

      Grecia (Santorini) nos vamos em Junho, mas a Costa Amalfitana so em Agosto.

      Responder
  11. Franca - 11/02/14 - 15h50

    Dri, qual o modelo e marca da bota que voce usou que aparece na decima foto? Linda e parece fofinha por dentro (quentinha).
    Abs.

    Responder
    • Adriana Miller - 11/02/14 - 16h18

      Eh da Uggs!
      Sempre falo dela aqui no blog, eh a MELHOR bota de frio que existe!
      Super quentinha e confortavel por dentro – mas sem deixar de ser bonita por fora (principal problema das botas quentinhas, que sao sempre medonhas!).

      Responder
      • Franca - 11/02/14 - 17h46

        Muito linda Dri.
        Onde consigo comprar em Londres?
        Obrigada!

        Responder
        • Adriana Miller - 11/02/14 - 18h03

          Esse modelo é antigo, então nao sei se ainda está nas lojas…
          Mas você encontra outros modelos UGGs nas lojas da marca e lojas de departamento como Selfridges e Harrods.

          Responder
  12. Larissa Martine - 13/02/14 - 00h30

    Olá Dri!

    Gostei muito do texto e gostaria de perguntar, pela sua experiência de viagem, qual melhor lugar pra esquiar? Custo/benefício..
    Eu e meu noivo esquiamos no Chile e queremos ir pro hemisfério norte conhecer outras estações..

    Obrigada!
    Beijos!

    Responder
  13. Larissa - 13/02/14 - 00h52

    Dri,

    Adorei o texto e as fotos!
    Gostaria de saber, com a sua experiência em Ski, quais os melhores lugares, dentre os que você já foi, levando em consideração o custo/benefício..
    Obrigada!
    Bjos!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/02/14 - 09h32

      O melhor lugar que já fui esquiar na Europa foi Kitzbuehel na Austria (mas tb não conheço muitos).
      Olha, dificil falar em “custo beneficio” em relação a esqui, porque realmente é um esporte caro, e parte do “beneficio” é justamente a infra estrutura da cidade. Ou seja, já que você vai gastar mesmo, então que seja num lugar divertido, com boa neve, bastante gente e um clima gostoso.
      Mas se a procura for apenas em relação a preço, já ouvi falar que os resorts do leste Europeu (Polonia, Bulgaria e Eslováquia) são mais baratos que os Alpes.
      Mas eu ainda não fui a nenhuma desses lugares… (e nem conheço muita gente – que não seja do Leste Europeu – que já tenha ido, então não sei dizer quais as diferenças, e se a economia no custo compensa o resto).

      Responder
      • Larissa - 19/02/14 - 21h12

        Ah sim, ski realmente não tem muito custo beneficio mesmo… Vou me reformular..
        Dos lugares que você já esquiou, não apenas na Europa, quais você gostou mais, recomenda?

        Obrigada!
        Beijo!!

        Responder
        • Adriana Miller - 19/02/14 - 21h18

          NO quesito diversão, o que mais gostei até hoje foi Kitzbuehl na Austria (os resorts da Austria tem fama de serem os mais festeiros e divertidos mesmo).
          Mas em relação a esqui, o que mais gostei foi Keystone, no Colorado. As pistas são excelentes, largas e cumpridas. Muito fácil de aprender, um visual incrivel e neve de muito boa qualidade por muitos meses por ano.

          Responder
          • Larissa - 24/02/14 - 17h23

            Hummm vou dar uma olhada nos 2 então!
            Obrigada!!
            Bjoo

            Responder
  14. Theo Moura - 10/09/14 - 14h50

    OI Adriana tudo bem. Seu post é muito bom parabéns.

    Gostaria de um dica sua sobre chamonix. É muito arriscado eu deixar para comprar as roupas mais pesadas de frio em chamonix o preço é vantajoso? E outra duvida ficarei apenas um dia em chamonix é possível fazer os dois passeios para O L’Aiguille du Midi e Mer de Glace em apenas um dia. obrigado

    Responder
    • Adriana Miller - 10/09/14 - 22h49

      O Preço vai ser o mesmo que em outros centros Europeus, mas se você vai ficar apenas um dia e quer fazer o Mer de Glace E o L’Anuille du MIdi, e ainda tem que comprar roupa de frio…. então dá da tempo de fazer tudo, mesmo!

      Responder
  15. Larissa - 13/10/14 - 15h40

    Olá,

    Estou indo para Amsterdan dia 19.12.14 estou tento dificuldades para achar como ir para Chamonix direto, vc teria alguma dica de melhor forma, se é de trem ou avião?
    E em que época vc viajou? Estou indo em Dezembro, estará tão frio quanto Janeiro e Fevereiro?

    Obrigado

    Responder
    • Adriana Miller - 13/10/14 - 19h54

      Não existe transporte direto entre Chamonix e Amsterdam – primeiro vocie tem que chegar até Genebra na Suiça, que é o aeroporto mais próximo. Depois pegar um trem ou shuttle ou alugar um carro pra chegat até Chamonix na França.
      Eu fui em Janeiro, e sim, Dezembro estará bastante frio.

      Responder
  16. Willians - 13/11/14 - 19h23

    Olá, Adriana. Como muitos que passaram pelo seu site agradeço muito pelas informações. Ajuda demais! rs
    Sem querer te explorar e já explorando, queria saber quanto tempo reservo para os passeios do Mer du Glace e Aiguille du Midi. Devo ficar 3 noites em Chamonix em fev, aí quero fechar melhor meu roteiro.

    Obrigado mais uma vez!

    Responder
    • Adriana Miller - 14/11/14 - 09h32

      Separe pelo menos 1 dia inteiro para esse passeios – um pela manha, e outro a tarde.

      Responder
  17. Ricardo Luna - 28/09/15 - 20h47

    Oi, Adriana. Excelente post. Parabéns!! Estou planejando ir a Chamonix entre os dias 11 e 14/12/15. Sabe se os meios de elevação já estarão abertos nesta data? Li sua consideração sobre as pistas serem espalhadas e afastadas da cidade, mas elas não são grandes o suficiente para ficar em uma só durante todo o dia? Terei apenas 2 dias inteiros, vale a pena comprar o Chamonix Pass? Obrigado

    Responder
    • Adriana Miller - 29/09/15 - 10h04

      Oi Ricardo,
      As datas de cada temporada variam de ano pra ano, depende da quantidade de neve e previsao de temperaturas etc, entao melhor verificar direto nos sites oficiais sobre esqui em Chamonix.

      Responder
  18. Maria Liz P.M.dos Santos - 03/11/15 - 22h06

    Olá Adriana!!! Quero saber quanto pagaria no aluguel de roupas para sky em Chamonix. Antes passo o reveillon em Paris. Será que não compensa comprar? Vamos ficar no Med por 7 dias. Abrços Liz

    Responder
    • Adriana Miller - 04/11/15 - 14h35

      OI Maria,
      Voce pode confirmer os precos para a temporada 2015/2016 direto nas empresas dos sites que linkei nos posts de Chamonix. Eu nao tenho os valores atualizados.
      Mas como vc vai ficar bastante tempo por la, talvez valha a pena comprar algumas cosias basicas sim, ate porque as roupas de “base” (meias, calcas e blusas termicas etc) nao sao alugadas, entao voce precise ter as suas.
      So que roupa de esqui eh muito caro ne? Entao a nao ser que voce ache que vai usa-las de novo num futuro proximo (tipo, se esquiar todos os anos), talvez nao valha a pena comprar nao. Mas ja que voce estara em Paris uns dias antes, vale a pena pesquisar. Quam sabe voce nao acha umas boas promocoes?

      Responder
  19. Aline - 17/11/15 - 22h53

    Ola Dri! Estou em genebra e pensei em ir ate chamonix; adorei as dicas! indicaria algum hotel?

    Responder
  20. Fernanda Del Giudice - 11/02/16 - 19h28

    Oi Dri, tudo bem? Gostaria de dizer que seu post foi extremamente útil quando organizei minha viagem para Chamonix. Super completo e de leitura agradável. Parabéns pelo trabalho.
    Como percebi que há pouco material em português com dicas de Chamonix, decidi escrever sobre lá no blog para disponibilizar mais informações aos futuros viajantes. Caso ache interessante, esse é o link: http://www.porondeandamos.com/chamonix-mont-blanc-dicas/
    Muito sucesso para você !
    Abraços
    Fernanda

    Responder
  21. Ceres - 29/02/16 - 20h59

    Olá, Dri! Farei minha primeira viagem com minha filha de 4 meses em maio e seu blog está me ajudando muito!! Estou planejando uns dias na Suíça e outros em Chamonix. Você acha que Chamonix tem atrações viáveis de serem feitas com um bebê de 4 meses? Vi que o L’Aiguille du Midi não é permitido para menores de 4 anos. Mas há outros teleféricos para locais mais baixos em que os bebês podem subir sem problemas? Inicialmente eu estava planejando 4 dias em Chamonix (pensando em ir a Annecy em bate-volta), mas em função das restrições para bebês estou com receio de ser muito tempo. O que você acha? Desde já, muito obrigada!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 17/03/16 - 12h02

      Nao tem nao… so passeios de carrinho pela cidade.
      O L’Anguile de Midi nao permite criancas, e nem seria recomendado mesmo, por causa da altitude elevadissima.

      A verdade eh que nos so conseguimos curtir Chamonix, pois minha sogra estava com a gente e ficou a maior parte do tempo com a Isabella no Hotel (e na epoca ela ja tinha mais de 1 ano, com bebe pequenininho, que nem vai curtir a neve ainda, acho que complica mais ainda).

      Responder
  22. Edimilson Teixeira - 20/03/16 - 21h49

    Olá. Vc me falar um pouco sobre o custo com alimentação em Chamonix? locamos um estúdio para agosto/16 e esse dispõe de cozinha, mas com certeza não vou vamos para o almoço kkkk. Obrigado.

    Responder
    • Adriana Miller - 22/03/16 - 10h04

      Bem, Chamonix eh uma cidade carissima, assim como toda regiao dos Alpes.
      Mesmo morando em Londres (que nao eh uma cidade barata) eu sempre fico chocada de como as cosias sao caras por la, entao prepare-se. Ate o mais simples dos sanduiches custa muitas cifras.
      Eu dei varias dicas de restaurants aqui no blog, e se nao me engano todos eles tem o menu (e precos) publicados em seus sites, onde vc pode pesquisar e ter uma ideia de custos medios.

      Responder
  23. Débora - 22/03/16 - 18h52

    Oi Adriana, gostei das dicas…gostaria de saber, em que mês fez essa viagem? Estamos planejando ir início de Abril e alugar carro, será que essa época do ano, o carro precisa ter pneus para neve? Também vamos precisar de roupa de neve para ir até o Aiguille du Midi?
    Antecipadamente agradeço as infos

    Responder
    • Adriana Miller - 06/07/16 - 15h23

      Foi em Janeiro.

      Olha, não tem como adivinhar como vai estar o clima… mas nos Alpes ainda faz bastante frio (mesmo que sem neve) até lá pra Maio, então se programe para levar roupa de muito frio & neve por via das duvidas.

      Responder
  24. ANA PEZZI - 11/08/16 - 12h40

    ADRIANA, VC FEZ O PASSEIO DE AIGUILLE DU MIDI COM SUA FILHA PEQUENA?
    ESTOU INDO PARA LÁ E ESTOU EM DUVIDA SE FAÇO O PASSEIO PORQUE TENHO UM FILHO DE 2 ANOS.
    OBRIGADA
    ANA

    Responder
    • Adriana Miller - 11/08/16 - 12h58

      Não, ela ficou no hotel, pois esse passeio não é recomendado para crianças por causa da altitude, então não pudemos levá-la (ela tinha 1 ano na época).

      Responder
  25. Guto - 16/08/16 - 16h14

    Como consigo saber os preços de aluguel de equipamento e preço de ski pass?
    è melhor ficar no centro da cidade?
    Obrigado

    Responder
  26. João Nascimento - 27/09/16 - 12h13

    Olá Adriana, viajaremos em casal e estamos no momento sem opção para sair do aeroporto de Genebra a Chamonix (a alpybus não está mais vendendo passagens para transporte compartilhado), por isso pensei em alugar um carro. Gostaria de saber de você se há controle de fronteira no trajeto? É que tanto eu como minha esposa não temos domínio em outro idioma. Obrigado!

    Responder
    • Adriana Miller - 27/09/16 - 13h01

      OI João, não tem controle de bordo entre a Suiça e a França não, e as estradas são ótimas.

      Responder
      • João Nascimento - 27/09/16 - 14h26

        Muito obrigado!

        Responder
  27. Leila Maluf - 18/06/17 - 20h21

    Olá, tenho uma pequena de quase três anos e mês q vem estaremos em férias, suíça e Itália. Eh possível subir no mont blanc com ela? Tenho lido muito sobres altitude e estou receosa. Obrigada

    Responder
  28. Sarah - 09/10/17 - 17h20

    Ola Adriana,

    Muito legal seu post. Eu estou pensando em ir a Chamonix agora no reveillon com meu namorado. Somos um casal jovem de 30-35 anos. Pq achou o esquema do Ski MUITO ruim? Tem alguma conselho sobre um resort para passar o ano novo?
    Bjos e obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 10/10/17 - 09h04

      Achei MUITO ruim porque as pistas de esqui sao muito longes do centrinho e dos hoteis.
      Entao eh aquela funcao de ficar pegando onibus, carregando botas, esquis, acessoris, etc, etc pra cima e pra baixo no trampo e inconveniencia de transfer, esperar no ponto no frio e na neve, ter que alugar lockers pra guardar suas coisas, depois ter que carregar tudo de volta etc, etc
      O ideal sempre sao os resorts onde as pistas tem bons acessoas a cidade, opcoes de hoteis “ski-in-ski-out” e que te deem mais liberdade de ir e vir.
      Uma opcao super animada (deve ser bom no revellion), super bonitinha e otimo pra esquiar eh Kitzbhuel na Austria (aqui no blog tem varios posts sobre ski na Austria tambem).

      Responder
  29. Juliana Montovani dos Santos - 08/07/18 - 14h32

    Bom dia! Estamos pensando em visitar a cidade em agosto! Porem, estamos indo no estilo mochilao e queriamos saber se em agosto a cidade é muito fria e se lá tem aluguel de roupas de frio, como casaco e bota. Obrigada!

    Responder