09 Jul 2014
23 comentários

Cabelos: Pre Shampoo

Beauty Everywhere, Cabelo

Quando eu escrevi sobre os productos Kerastase que tenho usado (e amado) últimamente, mencionei que gostava bastante o oleo Elixir como “pre shampoo” tambem, e logo varias meninas pediram para eu falar sobre isso com mais calma, o que fazia exatamente e quais produtos uso.

20140709-112527-41127496.jpg

Bem, na verdade isso eh um costume que tenho ha muitos anos, muitos mesmo, desde a época da faculdade, ainda morando no Brasil.

Eu passei uns anos de cabelo curto, um corte chanel na altura do queixo que amava e durou uns 3 ou 4 anos – de um dia pro outro resolvi deixar crescer de novo: tinha acabado de me formar, terminado um namoro de anos, e comecado a trabalhar, e quería um visu novo tambem!

E na época uma cabeleireira me deu a dica de sempre pasar um pouco de condicionador nas pontas dos cabelos, com os fios ainda secos, para dar uma protecao a mais durante a lavagem. E deu super certo!

Meu cabelo cresce super rápido naturalmente, mas tenho o cabelo seco e muito volumoso, e um dos principais motivos de ter gostado tanto de usar cabelo chanel eh que ele estava sempre com cara de tratado, bem cuidado e bem mais fácil de manter bonito – enquanto que cabelo comprido sempre da mais trabalho para tudo, e geralmente, sempre acaba com um pouco de cara de mal cuidado pois eh bem difícil manter as pontas sempre saudaveis (e eu sou dessas que prefiro MIL vezes um cabelo curto bem tratato do que um compridao espigado! Cabelo comprido nao eh sinonimo de beleza pra mim).

Pois bem, fiz isso durante mais um tempao, e depois acabei deixando o habito de lado, e dai para frente, a pesar de que sempre tive cabelo medio/cumprido, mas nunca mais deixei pasar da altura dos ombros sem achar que as pontas estavam ficando espigadas e feias, e la metia a tesoura de novo.

Entao quando engravidei ano retrasado estava com o cabelo mais curto, um pouco acima dos ombros, mas meu cabelo ficou TAO bom durante a gravidez que resolvi deixar crescer de novo, e nao parei mais!

Acho que foi uma combinacao de alguns bons productos, com os hormonios, com as vitaminas para gestantes que tomei etc… sei la, mas foram 9 meses de lua de mel com meus cabelos!

Depois que a Isabella nasceu, a fase de amamentacao foi trevas! O cabelo e a pela ficam um caco, meu cabelo caiu demais, ficou fraco, sem brilho… Mas tanto meu obstetra aquí em Londres quanto mina dermato no Brasil falaram a mesma coisa: as causas sao hormonais, e sem pressa, assim que eu parasse de amamentar tudo voltaria ao normal. E dito e feito!

E para mina felicidade, os beneficios capilares da gravidez ficaram!!

Mas enfim, essa enrolacao toda so para falar de pre shampoo… aff! O resumo da opera eh que resolvi que queria ter um cabelao comprido de novo, entao voltei a usar a técnica do pre shampoo SEMPRE que lavo os cabelos, e tenho revesado entre esses productos:

 

Kerastase Oleo Relax Nuit: Eu cheguei a fazer um post bem negativo sobre ele como creme noturno – achei pesado, grudento, e de jeito nenhum daría para usa-lo e sair de casa no dia seguinte de manha sem lavar o cabelo de novo! Mas ai comecei a usar so nas pontas, pasando pelo menos meia hora antes do banho, e passei a amar! (na verdade meu pote acabou tem pouco tempo e nao achei mais para comprar, acho que deve ter sido descontinuado).

 

Brazilian Nut Mask, da The Body Shop: Meu favorito de todos, e o que eu menos uso, por medo de acabar!!!!!! Eu uso ese creme como mascara de tratemento ha exatos 10 anos – uma amiga Holandesa que estudou Italiano comigo em Florenca usava e me apresentou, e desde entao, nunca mais fiquei sem um potinho no armario (e ainda viciei mina mae e algumas amigas!). Eu ate falei dele aquí no blog uns anos atrás. O único problema?! Ele foi descontinuado pela Body Shop!! Arrrrgh! Fi zum super estoque quando descobri que eles iam deixar de vender essa maravilha, e volta e meia ainda consigo achar alguns a venda no eBay… entao meu vicio permanece e eh incrivel a diferencia que ese tratamento faz no meu cabelo!

 

Ojon Damage Reverse: Justamente por causa da dificuldade de encontrar o Brazilian Nut da Body Shop, estou sempre a procura de algum outro creme de tratamento pre lavagem que possa substituí-lo, e ha alguns anos atrás, numa visita a Sephora eu decobri a linha da Ojon (que eh uma planta/oleo tipo o Argan), e o tratamenteo tem justamente ese objetivo: ser usado com os fios ainda secos, antes de lavar, como um pre-tratamento mesmo. Ele eh um creminho com consistencia meio de “cera”, mas assim que voce coloca um pouquinho ma palma das maos ele derrete e vira um oleo – e eh ese oleo que espalhamos pelos fios e couro cabeludo, podendo deixar por uns 20 minutos, ate algumas horas, ou ate mesmo durante a noite de um dia pro outro. Ma-ra-vi-lha!! Amo, amo, amo! Pena que eh tao carinho e meio difícil de achar (se bem que agora ja vende Ojon na Selfridges, John Lewis e algumas Boots aquí em Londres, antes so conseguia comprar quando ia aos EUA).

 

E por fim, o Oleo Elixir da Kerastase (e tambem fazia a mesma coisa com o Morrocan Oil), que eh mais simples de usar, e bastam algumas gotas espalhadas nas pontas dos cabelos, uns minutinhos antes de entrar no banho, e o oleo cria uma barreira a mais, evitando que o shampoo resseque demais as pontas.

 

Alguem tem mais alguma dica de pre shampoo incrivel para manter a saude de cabelos compridos?! (estou sempre a procura de novas opcoes!)

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. Ana Luisa - 09/07/14 - 12h24

    Poxa, que interessante. Nunca ouvi falar desta ‘técnica’ de proteger as pontas antes da lavagem. Vou testar já. Obrigada por mais esta dica. Ana Luisa

    Responder
  2. Leticia - 09/07/14 - 12h51

    Eu protejo as pontas antes de lavar com a proteína do De Dios ou Bepantol líquido! Como malho antes de lavar o cabelo, passo e vou para academia, o que protege os fios do suor também! E você que malha também, vc passa e vai pro transport e depois lava?
    Bjo

    Responder
  3. Ana Paula - 09/07/14 - 14h06

    Essa coisa de hormônios é complicada. Eu tive problema de tireóide, fiz cirurgia, há alguns anos e meu cabelo mudou. Ficou mais ondulado e nunca mais voltou ao que era antes. A raiz continua lisa, mas uns 4 dedos abaixo faz uma onda marcada que eu odeio.
    Eu gosto muito de fazer massagem com um sache 2 dias seguidos e de passar um oleozinho do meio para baixo quando ele está quase secando. Tem q ser de marca boa. Pouca quantidade. Deixa mais brilhoso e com menos frizz.

    Responder
  4. Jakeline França - 09/07/14 - 14h25

    Uso sempre o Elixir da Kerastase, tanto como pré shampoo, quanto algumas gotas junto com a mousse de modelar. Meu cabelo é fino e cacheado (tipo o da Isabella) e sempre deixo secar à vontade. Minha última descoberta é a linha Uniq One, shampoo e finalizador em spray. O shampoo, a princípio é estranho, pois tem a textura mais grossa e não espuma. Mas o resultado é fantástico, o cabelo fica com um brilho perfeito. Só não gostei do efeito junto com o spray, pesa um pouco. Mas usado após outros shampoos (Kerastase Oil Relax, por exemplo), fica ótimo. Você conhece essa linha?

    Responder
  5. Amanda Roth - 09/07/14 - 18h09

    Dri!!
    Adorei essa dica de hidratar antes de lavar, não sabia!
    Eu segui mais ou menos essa tua trajetória “cabelística”, só que ao contrário. Sempre usei meu cabelo no mínimo da altura dos ombros para mais longo, aí um belo dia meu cabelereiro (que ama cortar curto) me convenceu e fiz aquele Chanel assimétrico, mais comprido na frente e AMEI. Lá pelas tantas me bateu de novo a vontade de cabelon, mas deparei com esse problema das pontas secas, espigadas. Aí sempre achava que estava com aspecto desleixado (não tenho o hábito de ir toda semana no salão fazer hidratação) e acabava usando ele preso :S
    Aí bateu aquela “louca” que eu não tinha um estilo pq tinha o cabelon (já li aqui que tb já te bateu essa nóia) e cortei de novo, hehehe.
    E assim vamos! Mas sabe que ando com vontade de deixa-lo crescer novamente? Agora vou usar essas tuas dicas, vamos ver o que vai dar :)
    Bjs!!!!

    Responder
  6. Thais - 10/07/14 - 07h53

    Oi Adriana, ouvir seus relatos sobre os efeitos da amamentação e gravidez e como ouvir alguém contando exatamente a minha história, impressionante! Adoro seu blog. Vc já usou a mascara Rainforest da Bodyshop? Eu não conheci esta Brazil Nut que vc tem mas a fórmula parece ser parecida. A embalagem de 50ml e baratinha (5€ aqui na Alemanha), para provar pode ser uma boa alternativa. Também e ótima. Ah! E muito obrigada pela dica do Body conditioner de Argan da Lusch, amei esse produto!!

    Responder
  7. Sandra - 10/07/14 - 16h41

    A melhor coisa para as pontas dos cabelos é fazer uma umectação com azeite de oliva virgem antes de lavar. Quando eu li sobre isso, confesso que senti um pouco de preconceito, mas juro, funciona. E eu já usei de cremes caros a baratos e nenhum deu um efeito tão maravilhoso nas pontas como o azeite. Experimente um dia!

    Responder
  8. Mariane - 10/07/14 - 18h07

    Tô na fase treva da amamentação e vou ter paciência pra esperar as coisas voltarem ao normal, mas estou anotando as dicas.
    Essa do cabelo chanel eu não sabia, põe uma fotinho.
    Bjos

    Responder
  9. Claudia K - 13/07/14 - 12h20

    Quando ainda não havia essa quantidade assustadora de cremes e óleos, as européias usavam azeite. Funciona, como apontou a Sandra, mas os cremes de hoje contêm mais benefícios. Eu faço sempre como você. Uso o óleo da Loreal (tão bom quanto o da Kerastase) 15 minutos antes da lavagem. Eu passo uma quantidade razoável. E alterno com o bepantol líquido. Dá tão certo que não preciso fazer massagem em salão.

    Responder
  10. Carol Magnani - 13/07/14 - 19h47

    Eu faço umectação com óleo de abacate 100℅ natural. Passo antes de dormir, umas três vezes na semana e lavo na manhã seguinte. Salva as pontas!

    Responder
  11. Juliana - 14/07/14 - 18h10

    Eu uso uma ampola da Pantene que tem aqui no Brasil, 3 minutos. Foi a grande descoberta, meu cabelo ficou maravilhoso depois disso. E sim, a gravidez também deixou o meu cabelo lindo, eu amei !

    Dri, não quero ser intrometida, mas fico sempre um pouco triste com a visão que voce costuma passar quando escreve sobre a amamentação. Talvez não seja sua intenção, mas você sempre tem um certo tom negativo sobre o assunto (não te deixou emagrecer, seu cabelo e pele ficaram péssimos, etc). Tudo bem, talvez sua experiencia pessoal não tenha sido gratificante e voce ache tudo isso mesmo. Mas acho que voce deveria dar mais uma chance para o proximo filho, pois os beneficios sao imensos para a saude dele, isso é cientificamente comprovadíssimo. Digo da minha experiencia pessoal: que é um saco para a mae, isso é, a mamadeira/leite artificial é muito mais fácil, dá prá dividir com o pai, o bebe acorda menos a noite, se quer tomar uns drinks não precisa ficar controlando o horario, etc. E muita doacao, muito tempo parada amamentando, e sobra para a mae mesmo. E e um sacrificio, com alguns momentos de intenso prazer tambem. E no final, eu acho que valeu muito a pena. Nao tem nada desses mitos de peito caído e tudo mais. Eu continuo do mesmo jeito, mas é que sempre me cuidei, fiquei de sutia de sustentacao, continuei me exercitando, e tal. Enfim, gostaria de ver a drieverywhere tendo uma experiencia mais legal da proxima vez. Voce pode achar que nao, mas muita gente te le, e voce acaba servindo de exemplo e tendo um poder de influenciar as pessoas maior do que voce imagina.

    Responder
    • Adriana - 14/07/14 - 19h16

      Eu nao tive uma boa experiência com amamentação, mas nunca, jamais deixaria de amamentar um próximo filho!
      Tenho esperanças que na segunda vez seja mais fácil, mas pretendo enfrentar todos os sacrifícios necessários para amamentar meus filhos, assim como fiz com a Isabella, por quanto tempo ela quis.
      Agora o que nao concordo é a glamurizacao que fazem da amamentação, por que tudo que a gente lê fala do quanto é maravilhoso, como é otimo se doar para os filhos (na boa, nao é), que depois que os filhos nascem a gente nao liga pra dor, pro cabelo que cai, pro peito que cai, as rachaduras e afins (mentira).
      Mas infelizmente nem sempre a amamentação é um conto de fadas, e o que acontece é que acabamos nos sentindo a ultima das moicanas, porque com todo mundo é fácil, é mágico, é uma delicia, o peito não cai, acordar de 2 em duas horas nao custa nada e ainda emagrece. Ou seja, só pode ser você que esta fazendo alguma coisa errada, e nao é bem assim.
      Eu tive 4 meses muito sacrificados pra amamentar a Isabella, e se ela quisesse teria amamentado ate ela fazer vestibular, e pretendo fazer tudo de novo (na verdade ela sempre foi uma péssima mamadora, mesmo com mamadeira e leite artificial).
      Mas também acho bom quando vejo histórias como a minha, onde tudo foi muito difícil e nao necessariamente teve final feliz, mas nem por isso sou menos mãe que ninguém.
      Simples assim.
      Que bom que pra você amamentar foi um prazer e seu peito nao caiu, mas minha experiência foi bem diferente, e acho que justamente porque tanta gente me lê, é importantíssimo falar a verdade.
      Farei tudo de novo?
      Absolutamente com certeza!
      Detestei a experiência?
      Absolutamente com certeza.
      Agora só me resta torcer para que da próxima vez seja bem mais fácil e prazeroso!

      Responder
      • Luciana Ferreira - 15/07/14 - 08h03

        Adriana,

        Isto é um assunto que dá “pano para mangas”. A minha experiência e expectativas para uma próxima gravidez são similares à sua.
        Quem tem uma boa experiência com a amamentação, acaba por não compreender bem o que passa quem não tem uma experiência tão gratificante.
        Acho que não devemos deixar de partilhar as experiências só porque não foram tão positivas. Não me parece que as suas leitoras vão passar a dar biberão aos 4 meses só porque a Adriana também o fez…mas é possível que as leitoras não se sintam tão “em baixo” porque vão saber que não são as únicas a sentir isso e que não são piores mães por isso.
        A pressão e romantismo é tão grande, que acabamos por nos sentirmos “negativamente diferentes”, só porque o processo não foi bem sucedido.
        Partilhar experiências – positivas ou negativas – é derrubar tabus.
        Obrigada!

        Responder
      • Mariane - 15/07/14 - 21h41

        Aff… Falou tudo. Isso sem falar que do dia para a noite você tem que perder totalmente o pudor e mostrar seu peito para todo mundo, enfermeira, médico, pai, mãe, tio, irmão, amigas, etc.

        Responder
        • Adriana - 16/07/14 - 11h05

          Putz, é verdade ainda tem essa!
          A enfermeira que enfia a nao dentro da sua blusa, todo mundo querendo espiar a “pegada” do bebe e dando palpite sobre seu bico… Aff… O fim!
          Hahahahah
          Acho otimo as mulheres que vão pra praça de peito de fora e tentar acabar com o tabu da amementacao (admiro elas mesmo!), mas o meu peito e o meu bebe amamentando eu prefiro esconder embaixo de um paninho, porque quem quer amamentar em publico sou eu, mas nao quer fazer showzinho nem acho que todo mundo tem que assistir só porque é “natural”.

          Responder
  12. Ana - 17/07/14 - 09h53

    Leio os seus dois blogues, Dri, há muito tempo e nunca comentei, mas a propósito destes comentários, já não tanto sobre os produtos de cabelo (as suas dicas são sempre óptimas, obrigada!) mas sobre a amamentação, queria apenas agradecer à Dri, neste caso em particular, por falar sem filtros do lado menos bom da amamentação, que, como afinal quase tudo na vida, pode não ser uma experiência tão fantástica e maravilhosa como idealmente todas desejávamos. Também sou contra a efabulação que se faz de certos assuntos, e acho que a grande vantagem de ler um texto de uma blogueira e não num jornal ou revista é exactamente esse: é pessoal, completamente “real” porque vem da experiência vivida por quem escreve, e não está a tentar cobrir o assunto de forma mais simplificada para chegar a todos os ângulos – está é a dar “O” ângulo daquela pessoa. Eu, que desejo ser mãe em breve, (e mesmo que não seja..) aprendo imenso! Obrigada. :)

    Responder
  13. Flávia - 04/08/14 - 11h54

    Desde que vi esse seu post comentando da técnica de aplicar óleo minutos antes de lavar o cabelo eu fiquei curiosa em experimentar. Acabei demorando um pouco, mas ontem finalmente apliquei um óleo de argan que estava largado no armário, deixei agir por uma hora mais ou menos e depois lavei o cabelo. Técnica simples que deixou meu cabelo com cara de hidratação de salão. Adorei!!!! Obrigada pela dica.

    Responder
    • Adriana - 04/08/14 - 14h25

      Que bom!!
      Vaz um baita diferenca, ne? Principalmente pra quem tem cabelo comprido, ou que faz luzes e tal que afeta mais as pontas (e no meu caso, sao os dois problemas).

      Responder
  14. RoCosta - 07/08/14 - 23h38

    Menina… experimenta umectacao com óleo de oliva extra virgem… Sensacional!

    Responder
    • Adriana - 08/08/14 - 10h16

      Como voce faz?
      Eu fazia isso na epoc da escola, uma prima tinha me ensinado, mas meu cabelo ficava tao fedido de azeito depois que nunca mais fiz!!
      Tambem tenho ouvido falar super bem do oleo de coco virgem, mas ainda nao usei fora da coizinha! :-)

      Responder
  15. Ligia - 01/11/14 - 14h28

    OLá Dri. Adoro seus posts. Nem sei se posso perguntar isso aqui, mas lá vai.
    Meu cabelo fica péssimo aí na Europa, tenho que lavar diariamente. Vc me indicaria um shampoo que eu possa comprar na Espanha e que deixe o cabelo um pouco melhor? Meu cabelo é curto e tingido (castanho).
    Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 19/11/14 - 18h23

      Oi Ligia, não sei como responder pois os motivos que deixam seu cabelo diferente aqui podem ser os mais variados possiveis…
      Pode ser a agua, pode ser o excesso de aquecimento central, pode ser a humidade do ar…
      Enfim, não existe um único shampoo que solucione toda e qualqur mazela capilar :-)

      Responder
  16. […] amamos usar pré shampoo nos […]

    Responder