03 Sep 2014
10 comentários

As experiências imperdíveis de Capri…

Capri, Dicas de Viagens, Italia, Viagens pela Italia

Ainda no clima “gente bonita” de Capri, o que deixou a viagem especial foi pensar e fazer algumas cosias que são típicas de lá.

Não são necessariamente coisas que só existem lá, não é isso – e sim coisas que hoje em dia existem no resto da Itália e do mundo, porque surgiram em Capri.

Ou simplesmente coisas que te dão aquela sensação de “estou em Capri”!

A ilha não é a mais bonita, nem a mais divertida, e muito menos única. Mas consegui manter essa aura de “especial” por tantas décadas, justamente por causa de algumas dessas cosias.

Eu não sou muito de escrever posts com dicas tem-que-fazer, mas dessa vez não resisti! Essa foi minha listinha pessoal de cosias que não queria deixar de fazer em Capri!

– Salada Caprese

Como o mesmo nome diz, uma das saladas Italianas mais típicas mundo afora, é invenção da ilha, como o próprio nome indica!

Além disso eu tenho uma certa mania de “viajar na culinária” dos lugares, e acho o máximo poder fazer coisas bobas como comer Spaghetti Bolonhesa em Bolonha. Ou comer um Frango Kiev, em Kiev. Salada Grega, na Grécia. Pizza Napolitana, em Napoles. Coisas do tipo.

IMG_6625.JPG

Então é claro, que a Insalata Caprese foi a primeira refeição que fiz ao chegar na ilha!

Mas não se preocupe: a combinação (que ideia genial, diga-se de passagem!) de tomates, muçarela de búfala e manjericão fresco estão em todos os lugares!

– Buonocuore

Esse eu nao sei se so existe por la (imagino que deve exister um lugar similar em outros lugares da Italia), mas foi uma dica certeira que alguns amigos nos deram:

A sorveteria Buonocuore, numa das ruas principais na entrada de Capri, que serve um gelatto artesanal com uma casquinha feita na hora!

O lugar eh uma portinha que voce nao da nada (passamos direto e nem reparei! Resolvi voltar pra verificar so por causa da fila na porta!), e apesar da fama, eles levam essa coisa da producao artesanal bem literal mesmo: com fila ou sem fila, sao apenas 2 pessoas pessoas trabalhando na sorveteria (e juro que parecem mae e filho!).

Um rapaz encarregado de fazer a casquinha, enquanto uma senhora serve as colheradas de sorvete!

MEU.DEUS.DO.CEU.MARIA.JOSE. Por onde começar?!

Sorvete eh um de meus doces preferidos, mas ao mesmo tempo sou super chata com os sabores. Nao gosto de nada que tenha chocolate, odeio sentir o gosto do leite ou da gordura, e prefiro os sabores mais simples.

O unico problema eh que depois de ter provado o sorvete de Nocciolla (avelas) do Buonocuore, eu nao gostei mais de nenhum outro que provamos em Capri e em Sorrento!

E como a casquinha vem ainda quente, voce tem que lamber seu sorvete na pressa, se nao derrete tudo na sua mao!

– Fiori di Capri Carthusia

Como boa viciada em produtos de beleza que sou, um outro sonho era conhecer a Carthusia di Capri ao vivo e a cores!

As(os) apreciadores de perfumes, velas e fragrancias exclusivas vao me entender! A Carthusia eh uma marca de fragrancias, original de Capri, e eh posivel ser encontrada em lojas especializadas no mundo todo (em Londres, vende na Liberty). Eles vendem perfumes, velas, sabonetes e fragrancias para a casa, todas usando como materia prima as flores, ervas e limoes de Capri, e deixam no ar do centrinho aquele cheiro perfumado deliciosos!

Eles tem uma lojinha em baixo do hotel Quisiana, bem no centro, mas também é possivel visitar a fabrica, que fica pertinho do Giardino de Augustus (em direção a marina Piccola).

 

– Sandálias e sapatos feito a mão

Não é que os sapateiros de Capri sejam mais especiais que o resto da Itália, mas eles conseguiram criar um nicho de mercado super exclusivo, e isso acabou virando marca registrada da cidade!

A experiencia completa inclui tirar medidas do seu pe, uma “analise” da disposicao de seus dedos, o tipo de sola e couro que voce prefere e quais enfeites e modelagem quer. Dizem que essa personalizacao eh infalivel, pois realmente passar horas andando de sandalis de dedo eh de matar qualquer uma!

Mas apesar da “analise” acabei preferindo mandar fazer um “Loafer”, outro sapato tipico da regiao, pois sabia que com a chegada do outono em Londres eu nao teria muitas oportunidades de usar minha sandalia. Ate o Aaron se convenceu e comprou um tambem!

IMG_6695.JPG

– Limoncello

Ah… como ignorar a presenca dos limoes gigantescoa em todas as esquinas?

Da decoracao dos restaurantes e hoteis, as barraquinhas de refresco no meio da rua, e a imagem simbolo da cidade – pra onde voce olhar, la estarao eles – o limao amarelinho Italiano!

IMG_2871

E eh batata, assim que voce comer a ultima garfada de uma refeicao, eh so piscar que seu copinho de Limoncello estara te esperando!

Entrou na lojinha? “Quer um limoncello?”. Fez check in no hotel? “Aceita um limoncello”

Impossivel ignorar essa “pinga” sabor limao em Capri! (e em Sorrento tambem!)

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
10 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
10 comentários
  1. Rose - 03/09/14 - 23h40

    Dri, morro de vontade de ir em Capri, mas tenho 2 garotinhas (6 e 3 anos), super boazinhas topam tudo na boa, mas não gosto de ir em lugares q não tenham muito atrativos para elas, o q vc acha de Capri nesse sentido, sei q a sua filha é um pouco menorzinha, mas, é um lugar legal para crianças? (sei q é legal, mas no sentindo q elas não vão ficar fazendo programas de adultos e entediadas)…

    Responder
    • Adriana Miller - 04/09/14 - 07h35

      Não, nessa idade acho que elas não iam curtir não.
      Realmente Capri não é um lugar ideal pra crianças, as praias são perigosas (não sao “praias” e sim costas rochosas), os restaurantes meio pomposos e tal.
      Então até dá pra fazer uma viagem rapidinha em família, tipo um fim de semana tal, mas curtirrrrr mesmo elas não vão não.
      Com a Isabella conseguimos fazer numa boa porque ela ainda é novinha e não se liga nessas coisas – se contenta com uma horinha aqui ou ali na piscina e ficar catando pedrinha no jardim da praça. mas a medida que for ficando mais velha, acho que essas “preferências” mudam ne?

      Responder
      • Rose - 04/09/14 - 12h32

        Obrigada por responder, vou esperar mais algum tempo para ir então.

        Responder
  2. Ana Carolina - 04/09/14 - 00h35

    Dicas imperdiveis! Adorei Adriana! chegando por la nesses dias! Não vi comentarios sobre o Da paolino, nao vale a visita? Tinha colocado no meu roteiro.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/09/14 - 07h30

      Vale! Mas coloquei as dicas de restaurantes e beach clubs em outro post separado, pra não ficar muito confuso!

      Responder
  3. Ariana - 04/09/14 - 20h07

    Eu amo mussarela de búfala, mas detesto tomates :(
    Limoncello tbm é tudo de bom. Sou suspeita, pq amo todos os tipos de limões (chupo puro mesmo).
    Assim como vc, tbm adoro apreciar um bom prato de comida!

    P.S: Semana passada estava lendo uns posts seus mais antigos, e li um episódio em que vc sai da esteira na academia e não vê que tem outra funcionando e cai de pernas pra cima. Gente, como eu dei risada. Sério, alguns posts vc devia reprisar! Eu tbm sou super desastrada. Até do ônibus eu já caí!

    Responder
  4. Ana Carolina - 05/09/14 - 21h07

    Oi Adriana, obrigada pela resposta, mantido no roteiro entao, o Da paolino. Aguardando o post sobre o restaurantes e beach clubs.

    Responder
  5. Carla - 05/09/14 - 21h24

    Adriana, estava la em Julho. Achei Capri linda, mas pra mim foi so uma visitinha e pronto. Nao tenho vontade de ficar. Sorrento, apesar de ser bem turistao, eu gosto muito.

    Responder
  6. […] outra “experiência” de Capri são seus beach clubs – porque não adianta tentar me convencer do contrario, mas Capri não […]

    Responder
  7. Barbara - 10/12/14 - 12h23

    Ah, adorei! Além da dica das sandálias você experimentou os sapatos. Super legal mesmo. E essa camiseta do Keep Calm and drink limoncello… :D

    Responder