15 Sep 2014
21 comentários

Sorrento: a base perfeita para uma viagem pela Costa Amalfitana

Dicas de Viagens, Italia, Sorrento, Viagens pela Italia

Depois de passar uns dias em Capri, seguimos em direção a Sorrento, outra cidadezinha na baía de Nápoles que integra (não-oficialmente) a região da Costa Amalfitana.

Pois é, Sorrento não faz parte da “Costiera”, mas é uma cidade tão prática para servir de base, que acaba sendo a opção numero um de muita gente na região.

Pra começar que Sorrento é bem maior que suas vizinhas, e tem uma infraestrutura de cidade “maior”, com muitas opções de transportes, hospedagens, compras e restaurantes, o que a torna também mais democrática (é bem mais barato do que Positano, Amalfi ou Capri, por exemplo).

E foi essa nossa escolha – foi o encaixe perfeito entre as duas coisas que queríamos fazer na região: Capri e Pompeia. E como eu já conhecia Positano e Amalfi, achamos que seria uma boa novidade.

Mas também confesso que a cidade é menos charmosa que suas vizinhas… mas em compensação achei o meio termo ideal entre o caos de Nápoles com a fofurice de Capri/Positano. Então por um lado conseguimos sentir o gostinho daquele caos sul-italiano, mas sem deixar de estar numa ciadezinha fofa e histórica.

Sorrento tem uma geografia bem interessante, pois é uma cidade-penhasco, como é tão comum no sul da Europa (outro exemplo clássico é Santorini), mas isso não dificulta demais a navegação pela cidade não (quer dizer, depende de onde você estiver hospedado).

O mar, praia, e marina estão láaaaa em baixo, e a cidade está lá cima, com aquela vista linda do Vesúvio! Mas a cidade é super bem conectada, e um táxi da Marina até o centro da cidade sai por cerca de 15 Euros, ou então é possivel usar o elevador, por apenas 1 Euro.

 

E uma vez lá em cima, a cidade é toda lá, bem concentradinha e fácil de ir e vir.

A parte do centro histórico é até que bem pequenininha, todas as ruas são fechadas para pedestres e recheadas de lojinhas de souvenirs, arte e cerâmica em todas as vielas, uma delícia de ficar passeando por horas, sem pressa!

Chega a ser até um pouco caricato – as senhorinhas Italianas estendendo suas roupas pra secar no varal, os donos dos restaurantes tentando te convencer a comer uma massa local, mercadinhos vendendo frutas frescas, temperos e limoncello.

Alias, os limões e limoncello são um caso a parte! Engraçado que essa era uma das coisas que eu mais me lembro da minha ultima viagem pra região, e ficava falando pro Aaron “espera até você vir o tamanho das frutas e dos limões!!”, então a cidade acaba sendo toda decorada por essas vendinhas de frutas (a-do-ro essas lojinhas na Europa!) e com aquele aroma de limão se espalhando pelas ruas…

Mas o mais legal, turisticamente falando, de Sorrento, é sem dúvida sua paisagem!

Como a ciadade está toda bem no alto, acaba oferecendo uma visão diferente (e melhor!) da baía de Nápoles, então muitas das atrações turísticas rodam em torno disso – onde estão os melhores lugares para ver a paisagem!

Com a sorte de um dia claro, é possivel ver o Vesúvio perfeitamente, bem em frente a Sorrento, e Nápoles na distância.

Além de que a própria costa de Sorrento, com seus penhascos recortados, a marina  a praia lá em baixo, por si só, já são um super cartão postal!

E por falar em praia, assim como Capri, Sorrento não tem “praia”, e sim alguns beach clubs (que custam entre 15 e 30 Euros – na alta temporada tem que reservar com antecedência!), que ocupam as pequenas faixa de “areia” (pedrinhas) e se estendem em plataformas e decks, mar adentro.

Mas assim como Capri, a infraestrutura dos beach clubs são ótimas, e esse preço já inclui aluguem de cadeiras e espreguiçadeiras de praia, guarda sol, toalha, e até armários tipo locker pra guardar suas coisas com segurança.

Mas como nosso tempo foi curto em Sorrento, já tínhamos ido a um beach club em Capri e nosso hotel tinha piscina (achei essencial com aquele calorão!), dispensamos a praia e acabamos curtindo mais o lado “alto” da cidade.

Nós adoramos ter passado duas noites em Sorrento, e achei que pelo menos 1 noite e um dia inteiro seriam essenciais pra experimentar a cidade, justamente porque adoro ver como essas cidades se transformam quando a noite cai!

Além disso, come-se muito bem em Sorrento (alias, difícil comer mal na Itália!) e o centrinho histórico é lotado de muitas opções de restaurantes! Nós pegamos algumas recomendações com amigos e nosso hotel, então vou colocar todas as dicas aqui no blog depois.

Em termos práticos, Sorrento realmente é a cidade ideal para explorar a região, pela facilidade de transportes, e sua posição central.

Capri, por exemplo (de onde nós viemos) está a apenas 20 minutos de distância de ferry, então mesmo para quem não vai se hospedar na ilha, estar baseado em Sorrento faz com que um passeio em Capri seja facílimo!

Napoles, que é o aeroporto base da região Amalfitana, tem ótimas conexões com Sorrento, apesar de não ser uma viagem rápida (a geografica da região é bem ingreta nesse sentido).

Mas existem muitas opções de transfers por ônibus, shuttles e táxis conectando Sorrento (ou seu hotel no centro da cidade) diretamente ao aeroporto. Todos demoram cerca de 1 hora e pouco, mas o preço varia demais. O ônibus custa cerca de 10 Euros por pessoa (saindo da estação de trem), e um táxi sai por 100 Euros. Nós optamos por ir de táxi, porque quando colocamos na ponta do lápis o custo (15 euros até a estação em Sorrento, mais 20 de ônibus, mais uns 20/25 até o aeroporto de Nápoles) + o tempo + mão de obra de carregar malas e afins, acabamos decidindo que a diferença de preço Vs conforto geral da viagem faria tanta diferença, então valeu a pena!

Sorrento tem uma estação de trem super central de onde também é possível pegar trens para várias outras cidades. Sorrento faz parte da malha ferroviária “Circumvesuviana”, que conecta várias das cidades ao redor do Monte Vesúvio, inclusive Pompeia, Herculano e Nápoles.

E de lá também é possivel pegar os ferrys do “Metro del Mare“, que é tipo uma metrô marítimo que conecta as cidades principais da Costa Amalfitana e facilita DEMAIS a vida do turista (foi minha opção de transporte da última vez que fui pra lá, e acaba saindo bem mais fácil e rápido do que ter que alugar carro ou depender dos horários de trem ou ônibus).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Marília Lucena - 15/09/14 - 03h26

    Huuum… que deícia de viagem!!! Amo a Itália

    Responder
  2. Susana Santos - 15/09/14 - 22h05

    Achas que é um bom sitio para uma Lua de Mel durante o mês de Setembro por exemplo?

    Responder
    • Adriana Miller - 16/09/14 - 16h04

      Sim!
      Já é uma época bem mais tranquila, mas o clima ainda é muito bom!

      Responder
      • Raquel - 11/01/15 - 21h19

        Oi Adriana, td bem? Conheci hj seu blog e amei. Estarei na Italia em março e no final irei pra costa amalfitana. Escolhi Positano pra ficar, mas gostaria de sbaer sobre o clima e temperatura nessa epoca do ano.

        Responder
        • Adriana Miller - 13/01/15 - 10h52

          OI Raquel – impossivel prever como estara o tempo durante sua viagem.
          Mas como voce sabe, Marco eh fim do inverno na Europa, e apesar de que nessa regiao o inverno nao eh muito puxado, ainda assim as temperaturas estarao baixas (principalmente para padrao Brasileiro) e nao vai rolar praia, nem piscina nem nada disso.
          Pesquise bem o que voce pretente visitar, e coisas como onde comer e tal, pois omo Marco eh baixa temporada nessa regiao, muitas coisas estarao fechadas ou com horarios de funcionamento reduzidos.

          Responder
  3. […] eu comentei no post sobre Sorrento, a cidade é bem fácil de ser navegada – apesar da divisão “geográfica” entre […]

    Responder
  4. Olga - 06/12/14 - 02h48

    Olá, Adriana! Parabéns por suas dicas! Você acha que Salerno também pode ser uma boa base para se visitar a Costa Amalfitana??
    Qual das duas cidades é mais aconselhável?
    Um abraço e obrigada!

    Responder
  5. Bianca - 29/04/15 - 17h40

    Oi Dri! Adorei o post! Sempre pego várias dicas no seu blog para minhas viagens. Dessa vez será para a Costa Amalfitana e também escolhi Sorrento para me hospedar. Minha intenção é pegar um trem de Nápoles para Sorrento, você chegou a pesquisar isso? A estação de trem fica muito fora de mão em Sorrento? Obrigada!

    Responder
  6. Cintia - 13/05/15 - 12h49

    Oi Dri!! Tudo bem? Queria uma ajuda sua, se puder. Eu to planejando uma viagem agora em julho com meu marido pra costa Amalfi e estamos na duvida se ficamos em Sorrento ou Positano como base..Qual dos dois voce acha melhor? Nao conhecemos nada la ainda. Queremos relaxar e curtir praia principalmente e vamos fazer tudo de moto. Sao 8 noites partindo de Roma e tinha pensado em so passar por Napoles para almocar, Pompeia e Vesuvio tudo num dia so e depois descer direto pra Sorrento..De la a ideia mais ou menos era ficar 1 noite em Sorrento, 2 noites em Capri, 3 em Positano e 1 em Ravello ou Amalfi nao sei.. Mas agora vendo seus posts sobre Sorrento fiquei na duvida!! Achou corrido? Ou loucura demais ir nessa epoca? Fique a vontade pra opinar tb rsrs Obrigada!! Te sigo ha anos!! Mas so agora vou ter mais oportunidades de viajar e sinto que vou vir muito aqui te perturbar ainda, amem!! rs Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 13/05/15 - 14h12

      Eu acho que sair de Roma, almocar em Napoles e ainda fazer pompeia e Vesuvio no mesmo dia eh impossivel! Ainda mais com calor + estradas lotadas dessa epoca do ano, entao voces terao que quebrar essa viagem em algum ponto. Ou deixar de fazer um dos lugares, ou sair de Roma e para em napoles por uma tarde + noite (e de repente esticar ate o Vesuvio. Mas voces fazer o que la? A nao ser que voces queiram escalar o vulcao – nao recomendo no verao! – e gastar um dia inteiro fazendo isso, eu dispensaria passer no Vesuvio.
      Ai, depois de uma noite por Napoles, eu paritira ate Pompeia, que tambem leva um dia todo pra ver o basico, e no fim do dia partiria pra Sorrento, e dai em diante.
      De resto acho tranquilo. Corrido, mas tranquilo.
      1 noite em Sorrento e de la voces podem ir pra Capri. Pelo menos 2 noites por la.
      Eu nunca domrir em Positano nem Amalfi, mas achoq ue ambas seriam boas opcoes pra relxar.
      Por la nao tem praia, entao faca questao de ficar num hotel legal, com piscine, e com tempo pra curtir os beach clubs ou fazer passeios de barco pela regiao (coisa que ao da pra fazer na pressa).

      Responder
  7. Cintia - 17/05/15 - 12h18

    Obrigada mesmo pela resposta! Na verdade, pensando bem no que voce disse de napoles, pompeia e vesuvio…Acho que vamos pular os tres e ficar so relaxando na costa para fazer as coisas com mais calma e deixar a parte historica pra uma proxima viagem. A gente ta seco por uma praia, comida/bebida boa pra relaxar depois de quase um ano morando no Qatar onde essa vida boa nao eh tao facil e acessivel assim. Se der tempo, mais pro final a gente tira um dia para passar em Pompeia ou almocar na volta em Napoles ja que meu marido eh viciado em pizza. Vou pesquisar bons hoteis e passeios de barco! Enfim, obrigada pela ajuda Dri. Boa sorte ai na mudanca. bjss

    Responder
  8. Marcia - 07/03/16 - 01h34

    Olá, Adriana, essa postagem sobre Sorrento está ótima! Aumentou a vontade. Estarei em Nápoles e queria saber se é viável ir a Sorrento de trem. Esse bilhete verde é para usar em Sorrento? Obrigada.

    Responder
  9. Cláudia Cunha - 03/05/16 - 16h54

    Adri,

    vou para Sorrento agora em Julho, você tem alguma dica de hotel ou hostel mais barato que caiba no bolso de “mochileiros” como eu? qual bairro é mais centralizado e melhor para se locomover lá?

    obrigada pelo post acima, muito bom você divider com a gente! beijo.

    Responder
  10. José Élio M. da Silva - 24/01/17 - 22h27

    Oi Adriana, só hoje li sua reportagem sôbre a Região de Nápoles, principalmente Sorrento, achi muito legal você detalhou muito bem, Parabens; acho que em Junho de 2018 irei passear na Itália, e com certeza as dias que você deu são muitas esclarecedoras, só acho que faltou algumas dicas dos preços de Hoteis,,,,,,

    Responder
    • Adriana Miller - 25/01/17 - 20h30

      É difícil mencionar preço de hotéis nos posts, pois os valores variam muito ao longo do ano (alta temporada Vs baixa temporada), tipo de quarto etc…
      Mas eu sempre deixo link dos hotéis onde me hospedo (onde vc pode. Deificar os preços para as datas que você gostaria de viajar).

      Responder
  11. Erika - 02/02/17 - 01h02

    Oi Dri, td bem? Adorei as dicas! Gosataria de indicções de hotéis em Sorrento.
    Você poderia me passar?
    bjs

    Responder
  12. Flavia - 03/02/17 - 11h33

    Olá Adriana, descobri seu site e estou adorando. Vou com meu esposo e filho para essa região em julho. Teremos 07 dias no total, chegando por Roma. Vc pode opinar sobre o nosso roteiro??? Pensamos em alugar um carro em Roma e dormir a primeira noite em Napoli. No dia Seguinte cedo ir à Sorrento para conhecer, deixar o carro em um estacionamento por lá e à tarde partir para Capri. Passar 1 noite em Capri, voltar à Sorrento para pegar o carro e partir para Positano. Ficar 04 dias em Positano e voltar para Roma. Vc acha que dá pra conhecer bem a Costa do jeito que nosso roteiro está distribuído? Vale a pena alugar o carro para seguir esse roteiro? Você sabe me dizer se Praiano seria uma boa base, pois estamos em duvida sobre ficar em Praiano ou Positano. Ou vc indicaria ficar em Sorrento para conhecer a Costa (Positano, Amalfi, Ravello, etc…)? Muito obrigada pela sua ajuda, estamos correndo para reservar tudo com calma.

    Responder
  13. CELSO LUIS GIANNASI - 29/12/17 - 21h06

    Muito boas as dicas, Adriana. Você também teria dicas de hotéis?

    Responder
    • Adriana Miller - 08/01/18 - 16h30

      Oi Celso, tenho sim – esta aqui no blog, eh soh dar uma olhadinha em todos os posts da serie sobre a viagem a Sorrento.

      Responder
  14. CARLA STUDART - 21/03/18 - 18h36

    Qual hotel vc indicaria em Sorrento com um bom custo-benefício?

    Responder
    • Adriana Miller - 29/03/18 - 11h12

      O hotel onde nos ficamos (tem post aqui no blog) tem um otimo custo beneficio! Eh o hotel que recomendo.

      Responder