18 Sep 2014
35 comentários

Fotografia Everywhere – Dicas e Tutoriais

Fotografia Everywhere

FotoEverywhere Atendendo aos muitos pedidos que venho recebendo (nos últimos anos na verdade, mas meu bloguinho esta sempre atrasado e correndo atrás do preju!), vou começar uma nova seção aqui no blog – “Fotografia Everywhere”, onde eu e o Aaron vamos compartilhar algumas dicas sobre fotografia e equipamentos fotográficos e responder as principais duvidas.

Obviamente não somos profissionais, apenas apaixonados pela arte (eu!) e ciência (Aaron) da fotografia, o que é uma atividade que combina perfeitamente com nossa principal passatempo – viajar! (além das fotos fofas da Isabella, claro!)

Eu já postei aqui algumas vezes uma blog de fotografia de viagem que o Aaron criou uns anos atrás, mas apesar de minha insistência, ele desistiu completamente da vida de blogger, e o ultimo post foi em 2013.

Além disso, o blog era todo em Inglês, então muitos leitores daqui não conseguiam usufruir das dicas.

Então algumas dicas que vou postar aqui serão apenas traduções adaptadas do que ele já escreveu por lá (pra que redescobrir a América, né?), de forma mais didática e focando na “ciência” da coisa, entendendo melhor as funções de sua câmera.

Outras dicas serão em relação ao equipamento que usamos: câmeras, flashes, lentes, tripés, e cacarecos em geral, e o principal, como armazenamos tudo, e como carregamos tudo isso em viagens.

E claro, também vou incluir resenhas e dicas de nossas câmeras e lentes.

E por fim, algumas outras “técnicas” fotográficas e de vídeo que usamos com bastante frequência (HDR, Star Trail, Time Lapse, etc) que sempre geram varias perguntas.

Obviamente ninguém vai virar profissional só por ler as dicas (amadoras) que postaremos por aqui, até porque nos mesmos não somos profissionais e estamos sempre aprendendo coisas novas, e o que não faltam por aí são cursos e tutoriais bem mais profissas que a gente (pra quem quiser aprender meeeesmo!).

Mas as vezes, basta uma opinião mais pessoal e didática pra fazer com que a gente aprenda uma coisa que já ouviu mil vezes, né?

Então a medida que os posts entrarem no ar ou se vocês tiverem dicas especificas sobre algum foto de viagem que fizemos, ou qualquer coisa relacionada a fotografia, é só avisar!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
35 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
35 comentários
  1. Ana Paula - 18/09/14 - 15h23

    Oba! Oba! Oba!

    Responder
  2. Inês Miranda - 18/09/14 - 15h38

    Mal posso esperar.

    Responder
  3. Bruna - 18/09/14 - 15h43

    Eba!! Adorei a nova seção!

    Responder
  4. Nathalia T. - 18/09/14 - 16h34

    Adoreiiii! Já tô doida por uma outra câmera nova!
    hehehehehe

    Minha primeira sugestão pra vocês colocarem no blog é: como desfocar os fundos das fotos em cameras que não são daquelas de trocar lente. Tipo a sua Sony.

    Beijos

    Responder
  5. Marília - 18/09/14 - 16h57

    Adorei a idéia…ansiosa para usufruir das suas dicas.

    Responder
  6. Tatiana M Naumann - 18/09/14 - 16h58

    Ameiiiiiiiiiiiiii muito essa notícia. Amo as fotos de vocês :)

    Responder
  7. Isabel moura - 18/09/14 - 17h04

    Amei!!! Aliás… ainda hoje andei a reler post’s sobre o Egipto já que acabei de marcar viagem. Dicas vão ajudar…e mto! Nessa viagem, levaram tripé? Acredito que tiraria fotos lindas mas só de pensar em carregar??!! Aiii

    Responder
    • Adriana Miller - 19/09/14 - 09h28

      Sim, levamos tripés em todas as viagens, sempre (sim, levamos mais de um tripé!).
      É um peso a trambolho a mais, não dá pra negar, mas faz uma diferença incrível na qualidade e resultado das fotos.

      Responder
  8. Hebe - 18/09/14 - 17h06

    Amei esta nova seção!!!

    Responder
  9. Rita Machado - 18/09/14 - 17h15

    Oi, Adriana. Muito obrigada pois foi precisamente isto que eu pedi no comentário que fiz ao teu post com perguntas sobre ti há uns dias atrás. Ouviste as minhas preces, era exactamente nestes termos que eu imaginava um post/tema de posts sobre Fotografia! Fico ansiosamente à espera das dicas!

    Responder
  10. Gabi N. - 18/09/14 - 17h23

    Driiii que demais!!! AMO fotografia e o blog do Aaron me ajudou bastante a entender melhor os princípios básicos. Comprei minha primeira câmera com ajustes manuais em 2010 (uma Lumix bem simples), e ano passado passei pras big guns (Canon 60D), to amando cada vez mais!

    Uma coisa que tenho MUITA curiosidade! Eu também não peço mais fotos pra transeuntes quase nunca (a pessoa geralmente acha que vc quer foto tua de corpo inteiro, com a calçada do lugar ao fundo, heheheheh, agradeço a boa vontade e disfarço até a pessoa desaparecer pra tentar outra foto)…

    Mas não detenho ainda a técnica das fotos tiradas com tripé no timer! Volta e meia ficam meio sem foco, especialmente quando por exemplo viajo sozinha, que aí não tem o namorado ali pra focar antes de clicar… Existe solução? Qual controle remoto vocês usam? Compartilha com a gente esses truques pras fotos de casal, ou família, que são sempre tão lindas?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/09/14 - 09h26

      Bem, pra começar que sempre, sempre levamos os tripés em nossas viagens. Sim, é um saco carregar, sim é pesado, mas fazem muita diferença no resultado final das fotos.
      Não usamos controle remoto não, apenas o timer e sair correndo (se bem que essa minha última câmera, tem um controle/timer no celular que é ótimo!), mas sempre deixamos tudo ajustadinho e certinho na foto.
      Se o problema for o foco, eu trocaria os ajustes da câmera para um setting automático e com detecção de rostos, então assim a câmera sabe que tem que focar nos rostos encontrados.

      Responder
  11. Bruna - 18/09/14 - 17h41

    Que maravilha, sempre babo nas fotos que vcs tiram, sempre tão lindas! Muito bom poder aprender um pouquinho mais! Depois que comprei uma Nikon semiprofissional e vi que a camera e lente influenciam muito na qualidade da foto, me arrependo de todos os lugares que visitei só tirando fotos com celular! :(

    Responder
  12. Juliana P. Galvao - 18/09/14 - 17h47

    Ansiosa pelos novos posts relacionados a este tem!!!
    Amo fotografia!!!

    Dri,
    Vc chegou a fazer algum curso (presencia ou on line), ou foi aprendendo na prática, com seu pai e com o Aaron?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 19/09/14 - 09h22

      No meu caso foi na prática mesmo… mas o Aaron leu muuuuuitos livros de fotografia, videos de YouTube, leu o manual da camera e das lentes, reviews em sites, etc (eu tenho menos paciência pra essas cosias prefiro ir no erro e acerto mesmo).

      Responder
  13. Angela Machado - 18/09/14 - 17h55

    Ah que coisa boa! Amo fotografia e ate me arrisco tirar umas fotos “diferentes” , mas nao chegam nem perto das suas fotos! Mesmo sendo amadores vcs ja tiram fotos incriveis, imagina se fossem profissionais, nao teria concorrencia! Nunca imaginei que a Isabella fosse tao ativa, me conta o segredo pra conseguir fotos tao lindas dela! Meu filho tb e eletrico e dificilmente consigo fotos legais dele, sempre tiro dezenas e aproveito pouquissimas!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/09/14 - 09h21

      Hahahahah
      O segredo?
      Tirar umas 476 fotos, e selecionar a ÚNICA que ela esta olhando pra câmera. (o pior é que não estou nem exagerando… São centenas de fotos, meeeeeesmo, só pra conseguir uminha que preste!).
      O bom de cameras digitiais hoje em dia, é que depois é só apagar todas as que não ficaram boas.
      Mas claro, uma câmera com boa lente e boa velocidade também ajuda muito, pois consegue captar melhor e mais rápido os mili-segundos da foto (câmeras mais lentas tem uma defasagem de algumas frações de segundos, então as fotos acabam saindo tremidas, ou a criança sai da posição, pára de olhar pra câmera, etc….)

      Responder
      • Angela Machado - 19/09/14 - 17h57

        Tirar muitas fotos e aproveitar uma, com sorte duas, acontece comigo sempre!
        Vou prestar mais atencao no lance da velocidade, obrigada pelas dicas!

        Responder
  14. je romanciuc - 18/09/14 - 18h04

    Melhor seção!!!!
    Sempre fui curiosa pra saber quais cameras vcs usam e como fazem essas fotos fabulosas!!!!
    Sempre que viajo tenho que ter uma foto tipo cartao postal pra colocar no porta retrato e as vezes são milhares de cliques ate conseguir uma que fique mais ou menos.
    Pedir pra alguem tirar é certeza de foto pessima.
    Ansiosa pelas dicas,ainda mais que to indo pro EUA e quero comprar uma boa camera la.

    xo

    Responder
  15. Carol G - 18/09/14 - 18h05

    Oba! Ansiosa! :)

    Responder
  16. Ana C - 18/09/14 - 18h45

    Eu aprendi a fazer time lapse no blog do Aaron! :)

    Responder
  17. Paula Augot - 18/09/14 - 20h18

    Eba eba! O legal de tudo isso é que imagino que vc vá escrever numa linguagem mais simples assimn todo mundo entende, já tentei fuçar nuns blogs mas tinha uns termos super complicados, coisa pra quem já era “iniciado”

    Responder
  18. Carolina - 18/09/14 - 20h44

    Que ótima novidade!!

    Responder
  19. Andrea - 18/09/14 - 20h48

    Adriana,
    Vai falar também sobre aplicativos para fotos com celulares? Tipo esses que trasnforma 4 fotos numa única com 4 fotos pequeninas?
    Bj, Andrea

    Responder
  20. Maria Antonietta - 19/09/14 - 01h19

    Dri, vc vai me salvar!!! To padecendo para tirar e guardar fotos boas dos meus gemeos!!! Santa ajuda!!! Obrigada!

    Responder
  21. Yllen - 19/09/14 - 04h11

    Nossa, adorei! Realmente é o complemento da viagem e a descrição a cima foi para mim.
    Adoro mas minhas fotos não saem boas 😔 rs

    Responder
  22. Renata - 19/09/14 - 04h35

    Posso falar? AMEI a idéia! Eu costumo procurar por dicas na internet, mas muitas vezes são de fotógrafo para fotógrafo. Sei q Dri Miller irá arrasar nas dicas práticas.

    Responder
  23. Kiryan - 19/09/14 - 13h48

    Aee!! Amei a notícia, adoro fotografar as coisas mas nunca saem nada com nada do que eu realmente queria.. kkkkk Quem sabe agora não rola..

    Responder
  24. Georgia SP - 19/09/14 - 13h54

    Adorei a nova seção também, Dri! Além dos equipamentos atuais, estou curiosa pra saber como estão armazenando as fotos (durante e depois das viagens), já que salvo engano uma vez disse q usava HD para guardar ao longo da viagem . Por enquanto, guardo nos cartões de memória durante, ja que nossas viagens nao são tão longas assim, e uso HD externo para guardar depois, mas fico na duvida se ter “todas as fotos da vida” em um único HD é seguro!! Bjos, Geórgia

    Responder
    • Amanda Roth - 22/09/14 - 17h49

      Geórgia / Dri,
      também estou curiosa por essa postagem da Dri pois tive um problema sério no meu HD externo do escritório e simplesmente perdi tudo o que estava nele! Até era possível tentar recupera-lo, mas fiz um orçamento e achei muito caro (cerca de 8.000R$). Atualmente eu tenho usado as “nuvens” para as fotos, mas ainda faço cópias em cd’s :P
      E para o escritório uso 2 Hd’s externos :0

      Responder
  25. Bárbara Isenberg Grzybowski - 19/09/14 - 17h49

    Oba!! Vou adorar essa nova seção!!

    Responder
  26. Georgia SP - 26/09/14 - 22h33

    Amanda, vc faz uma seleção de fotos pra salvar na nuvem/cd? Eu acabo acumulando as mil fotos repetidas de cada viagem (talvez aqui esteja o erro) e fico com preguiça de editar/dividir pra salvar depois…

    Responder
    • Amanda Roth - 29/09/14 - 13h03

      Georgia,
      faço uma seleção bem “grosseira” excluindo aquelas fotos que ficaram muito desfocadas ou que as pessoas não saíram bem (tipo sem cabeça, ou piscando). Se tiver sido uma viagem com mais de um lugar geralmente já divido em pastas por nome de cidades. Comecei a fazer isso pq antes salvava tudo junto e passava um tempo não lembrava exatamente de todos os lugares. Mas não edito nada, isso só se for usar a foto pra fazer photo álbum ou para o blog…tb não tenho muita paciência nem tempo pra isso :/

      Responder
  27. Fernanda Guimaraes - 16/03/15 - 13h01

    Oi Dri! Tudo bem? Li em algum post q vc fez um curso de fotografia para viagens em Londres. Poderia dizer qual foi e se valeu a pena? Bjssss

    Responder
    • Adriana Miller - 16/03/15 - 13h11

      Hummmm…. acho que nunca fiz curso de fotografia nao… Ja participei de uma palestra sobre fotografia para viagens, mas foi totalmente focado para fotografos que querem vender suas imagens, entao nao gostei muito e nem aprendi muita coisa nova nao…

      Responder