25 Sep 2014
40 comentários

SAL: Sobre blogs, profissionalizacao e publicidades

Blog, S.A.L.

Bem, comecando a responder a longa lista de perguntas do post da semana retrasada, vou comecar pelas perguntas relacionadas ao blog e sua “profissionalizacao” e “monetisacao”. Nao que tenham sido perguntas muito recorrentes no post, mas um tópico que tem aparecedo cada vez mais em conversas e na blogsfera.

Eu nunca escondi de ninguem que esse blog nao eh “profissional” – eh meu hobby, minha terapia. Eu nao “vivo” de blog, e tenho um emprego “vida real” que eh quem patrocina minhas viagens e todo o resto em minha vida (ou seja, meu salario!).

Mas isso nao quer dizer que eu seja contra blogs profissionais! Muito pelo contrario!

Tenho uma grande admiracao por quem consegue fazer de seus blog um ganha pao, pois tenho plena conciencia da trabalheira que da e o mar sem fim de frustracoes que essa “profissao” tras.

O problema eh que ha maneiras, e maneiras de se ganhar dinheiro com blogs, e infelizmente a blogsfera Brasileira ficou super queimada nos últimos anos por causa das mas praticas de um pequeno grupo de blogueiros que nao souberam lidar com essa nova situacao – rolaram situcoes desonestas, publicidade velada, plagio, números mascarados, panelinhas e o escambal. E o pior de tudo: uma opiniao vendida, num veiculo que ganhou o publico justamente por ter um carácter “pessoal” e honesto, queimando o filme de toda “classe”.

Foi um periodo negro na blogsfera Brasilera (que acho que ja esta passando e esses casos sem nocao sao cada vez mais raros!) e acho que como tudo que eh novo, gera poelmica e leva um certo tempo ate que as pessoas aprendam a lidar com a situacao (tanto pelo lado dos blogueiros que cometeram certos erros, quanto pelo lado do publico, que ja esta se acostumando com a ideia de que blogueiro agora tambem pode ser profissao como outra qualquer).

Hoj em dia a maioria dos blogs que leio sao estrangeiros, e diría que 99% deles sao blogs “profissionais”, onde o autor(a) vive do blog e de outras oportunidades profissionais desencadeadas pelo veiculo (livros, campanhas publicitarias, e afins) – entao ja fui aprendendo a separar o joio do trigo, entre meus blogs preferidos e quem sabe, e quem nao sabe tirar proveito da situacao sem perder a credibilidade e sua linguagem (e a diversao de ler o blog, porque afinal qual leitor que so quer ler propaganda?! Eu nao!).

Alem disso existe uma ideia (super errada, diga-se de passagem!) de que eh fácil ganhar dinheiro com blogs. Gente, posso dizer?! Praticamente impossivel!! E acreditem, o que mais existe por ai sao blogueiros desesperados para fazer uma graninha a todo custo, pois afinal sao “blogueiros”!

As vezes chega a ser triste de tao comico que eh: nos grupos de discussao de blogueiros no qual faco parte (um de blogs Brasileiros e outro internacional) eu diría que 95% das discussoes sao sobre isso: como ganhar dinheiro, como ganhar coisas de graca, como se “profissionalizar”, como “cobrar”, como pedir coisas de graca nos lugares… afinal “escrevo um blog”!

Rola um desespero mesmo, e umas pessoas que criam blogs única e exclusivamente com a intencao de ganhar “dinheiro fácil”. Afinal, QUEM nao vai querer pagar por minha opiniao? Afinal eu tenho um BLOG, ora bolas! #ODo

Bem, bem vindo ao mundo real, onde empresas tem orcamento limitado, e o mundo eh feito de espertinhos – todas as semanas eu recebo dezenas de propostas de “parcerias” que se limitam a “oi, voce nao quer divulgar meu produto/site/empresa?”. A troco de que? De nada, ora bolsas, afinal nao tenho orcamento para isso. Quero so um favor mesmo… E tirar proveito de seu canal e credibilidade para “enganar” seus leitores, que vao acreditar que voce “super indica” um produto, quando na verdade foi (mal) paga para falar dele.

E pior, os que oferecem um pagamento irrisorio e querem que voce reproduza o conteudo escrito por outra pessoa, sobre um produto ou servico que voce nunca usou, sobre um lugar que voce nao foi, incluindo um link velado e sem identificar que aquele post foi pago. E para piorar mais ainda, sempre vejo essas propostas indecendes serem aceitas por outros blogs, que ate entao eu ate considerava serios e bacanas…

Ou seja, tentar ganhar dinheiro com blog eh uma ilusao e uma trabalheira!

Nao quer dizer que nao seja possivel, mas para ganhar dinheiro mesmo, e ter uma vida confortavel (que consequentemente permita que o hobby “viagens” seja mantido – ou moda, tecnología, fitness ou seja la qual for o assunto do blog) das duas uma: ou voce ja vem de uma familia de muita grana e tem um nome/sobrenome poderoso que por si so atrai investimentos e convites e afins, ou entao voce deu muita sorte, comecou sua empreitada a muito tempo e conseguiu se dar bem. (e nao me venham com essa de “conteudo” e “qualidade” e bla bla bla. Foi sorte mesmo, ou alguma estrategia bem esperta!)

Sim, ja fiz algumas parcerias que renderam bons resultados financeiros, e pretendo continuar – sempre que faca sentido, e seja uma empresa/produto/servico que tem a ver comigo e com o que eu falo por aquí, enriquecendo o conteudo do blog.

No outro dia comentaram num post sobre uma recomendacao de hotel, que gostavam das minhas recomendacoes pois eu nao ficava de graca em hoteis. Gente, como assim?!?! Voces acham que eu ficaria hospedada num hotel em que nao ficaria como “pagante”, so por ser de graca?! Por favor ne minha gente?! Uma coisa eh uma coisa, outra coisa eh outra coisa!

Se um dia aparecerem oportunidades de hospedagem, por causa do blog, claro que aceitarei – desde que seja um hotel no qual eu me hospedaría de qualquer maneira – caso contrario, obrigada, mas nao obrigada.

Mas voltando ao assunto do post e respondendo algumas das outras perguntas:

  • Voce ja fez alguma viagem de graca?

Nao, nunca. Ja apareceram algumas oportunidades de fazer algumas “press trips”, mas nunca foram condizentes com meus planos de viagem naquele momento, nem bateram com minha agenda da “vida real” nem despertaram interesse suficiente, alem do fato de serem uma “viagem de graca”. E sendo esse o único motivo, prefiro deixar para la! Eu escrevo um blog de viagens pois eu viajo – e nao o contrario! Nao escrevo um blog de viagens como um meio de descolar umas viagens de graca (aliais, outra ilusao de quem cria blogs com esse intuito!). Se num determinado momento da vida eu nao estiver viajando, por qualquer motivo aleatorio, entao escreverei sobre outras coisas… ou nao escreverei nada! Um blog eh apenas um meio, e nao o fim…

 

Bem e isso me leva ao outro assunto do post, algumas mudancas no template do blog, que alguns leitores ja repararam e comentaram.

Para comecar, voces vao ver alguns banners de publicidade: o booking.com e a Amazon.com que sao duas empresas que uso demais na vida real e sempre recomendo por aquí. Entao qualquer leitor que compre ou use os servicos dessas empresas atravez dos banners ao lado, eu recebo uma (irrisoria) comissao.

E alguns outros banners espalhados pela pagina, do programa do AdSense do Google, que eh o mais comum entre blogs e websites. Outro sistema de comissao irrisoria, e estou longe de achar que da para largar tudo e “viver de blog” – mas infelizmente a medida que o blog vai crescendo (oque eh otimo) os custos com ele tambem vao crescendo (o que eh pessimo!). Portanto os custos de hospedagem do site, das fotos, manutencao do template, etc, etc, estao comecando a somar uma boa quantia no fim do mes… entao antes que o hobby fique caro demais para manter, essas pequenas acoes e mudancas tem como objetivo financiar uma parte desse custo mensal que o blog demanda apenas para existir.

Claro que sempre rola aquele comentario mal-amado “ah voce tambem vai virar blogueira vendida?!” “Que decepcao” “Vou parar de seguir!”… Ah gente, poupem-me! Menos, vai…

Como eu brinquei com algumas leitoras, o dia que voces me virem de salto 15 fazendo propaganda zenzual de oficina mecanica, podem comecar a desconfiar de minhas “dicas”…. Mas ate la, me dem um pouco mais de credibilidade ne?!

Mas claro que nao vou profanar que “dessa agua nao beberei”, pois nunca se sabe o dia de manha ne? Vai que um dia eu resolvo largar o meu emprego, ou seja forcada a nao poder mais trabalhar na “vida real”? Ou sei la, vai que um dia me bata uma vontade incontrolavel de largar tudo e “viver de blog”?! Bom saber que pelo menos essa possibilidade existe – mas bom saber tambem que eu ja tenho conhecimento de causa nesse mundo e nao vou cair em ilusoes achando que vai ser facil! Porque nao vai!

E reparem tambem que estao rolando umas outras mudancas mais “funcionais” no template do blog – mas isso eh assunto para depois e outro post! (ese aquí ja esta grande demais!!!).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
40 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
40 comentários
  1. Ana Paula Macklin - 25/09/14 - 12h50

    concordo plenamente com tudo o que voce falou! Tendo um blog de viagem, assim como voce, eu diria que e quase impossível viver so do blog (e concordo que existe um custo mensal e que não e nada barato) mas admiro e acho o máximo quem consegue ganhar uma graninha com o blog. Parabens pelas mudanças e muito sucesso!!! bjus

    Responder
  2. Blog é um meio, não é um fim. Quem quiser se profissionalizar, antes de mais anda, deve ter uma visão empresarial a gir como tal, ter um business plan e, pelo menos no início, manter seu empreguinho. (risos)
    E profissionalizar nãp quer dizer ganhar rios de dinheiros, afinal, na “vida real” existem as caixas de supermercado e os Bill Gates. Todos são profissionais, mas todos estão ganhando dinheiro? Ou pelo menos, quanto dinheiro?

    Responder
    • Adriana Miller - 25/09/14 - 13h15

      Pois eh, otima colocacao!
      Mas as pessoas geralmente usam como exemplo os pontos fora da curva, a blogueira-socilite ou o blogueiro-ator de TV, que realmente ganham rios de dinheiro. mas essa grana toda existe SOH por serem blogueiros?! Claro que nao! O blog eh apenas o meio de comunicacao utilizado para canalizar a grana que eles ja fariam por outros meios de qualquer maneira, entao na da pra generalizar mesmo!

      Responder
  3. Nathalia T. - 25/09/14 - 13h11

    Sou blogueira, sou do grupo de discussão e não poderia estar mais de acordo com você.
    Também tenho um trabalho “real life” e não vivo de blog. Não deixo de ganhar alguma coisa com ele, mas que normalmente mal paga as despesas mensais.
    Acho fundamental você sinalizar quando é propaganda e assim como você não faria divulgação de algo que eu não usaria ou de algum hotel que eu não me hospedaria.

    Responder
  4. Ines Miranda - 25/09/14 - 13h28

    Tambem tenho blogue e sem bem o trabalho que da para manter, por isso acho que bom quando comeca a trazer algum retorno, nada contra, tem mais e que aproveitar as oportunidades afinal dinheiro nao cai do ceu e esse foi gerado pelo seu empenho e anos de dedicacao ao blogue.
    Quanto aos posts patrocinados desde que dentro dos temas usuais do blogue e se indicado que voce foi naquele servico, hotel, restaurante convidada pela entidade tem mais e que ir mesmo e depois nos vir contar como foi…! :) boa sorte

    Responder
  5. Ana Paula Pazza - 25/09/14 - 13h33

    Dri, te acompanho desde 2006 e acho que nunca comentei aqui pois sou da opinião que se não tenho nada a agregar melhor me calar. E sinceramente, teus posts são fantásticos. Teu conteúdo é o melhor que existe pois é real e verdadeiro. Teu post de hoje disse tudo e mais um pouco, espero que você continue nos proporcionando tudo isso e muito mais. Moro em Londres e já utilizei suas dicas centenas de vezes. Sempre que penso num destino a primeira coisa que olho é teus posts. E deixa os “mal amados” pra lá… infelizmente o mundo está cheio destas pessoas !!!! Beijos… ah, tua filha é linda!!!So cute !!!

    Responder
  6. Maria Antonietta - 25/09/14 - 13h37

    Dri, você já conquistou a nossa credibilidade há muito tempo! A gente lê o que você escreve simplesmente porque gostamos e, pelo menos para mim, que te sigo há muito tempo, é indiferente se há alguma propaganda ou não, porque acredito realmente na sua opinião. Vida longa ao seu blog, nossa diversão diária, fonte de muita informação boa e que já me ajudou demais!

    Responder
  7. Karina Gomes - 25/09/14 - 13h42

    Como sempre uma opinião super pé no chão! Quem vive a vida real entende que contos de fadas são raros e nem sempre tão interessantes assim. Eu estou sempre lendo blogs por ai e confesso que no começo achava meio surreal essa coisa de ser um “emprego”, até pq que a grande maioria das pessoas tinham um trabalho oficial, como no seu caso. Mas hoje o que tenho visto de blogs ganha pão e que, para completar, o marido largou o trabalho para trabalhar no blog também, isso é muito doido! Será que essa bolha não vai estourar ali na frente?

    Responder
  8. Fernanda - 25/09/14 - 13h52

    Eu acho incrível a sua dedicação… com emprego na vida real, família e amigos pra dividir a atenção e ainda ter tempo de vir aqui com tanta frequência e sempre com posts super detalhados e uteis. Como a Ana Paula escreveu, eu tb, toda vez que penso numa viagem, venho aqui no blog antes mesmo de comprar qualquer guia. É o melhor ponto de partida que existe.

    Responder
  9. Liana - 25/09/14 - 14h16

    Olha Dri, eu gosto muito dos posts sinceros tipo diário como este. Qualquer o assunto. Pra mim são uma inspiração e acho que pra muita gente que tem blog. Eu conheci teu blog há alguns anos quando já tinha blog tambem registrando minha vida aqui na Suíça e viagens e tudo mais. Tive meu filho 4 meses depois de voce e recentemente fiz meu primeiro post de viagem patrocinado ever! Claro que a opinião de tudo foi minha, e quem dera a viagem tivesse sido bancada, ganhei uma quantia apenas para escrever sobre uma coisa lá da cidade que visitei (Innsbruck, na Austria), e na verdade foi o primeiro “dinheiro” de verdade que recebi pelo blog. Uma troca na verdade e o valor é pouco significativo, porem qualquer coisa é sempre bem vinda em retorno de algo que voce faz com prazer, nao é mesmo? Já recebi tambem varias propostas de parcerias, trocas e tudo mais (bem menos que voce, acredito, but still), e no final poucas valem a pena porque a empresa tá interessada na maioria das vezes no teu espaço, na quantidade de pessoas que o seu blog alcança, e talvez pouco na sua opinião. Daqui que o blogueiro chegue nessa de “te pago pela sua opinião”, ave maria, é o máximo. Também acho triste escrever sobre uma coisa que não tem a ver com o blog nem contigo, mas tambem não doi receber qualquer trocado por alguma coisa que voce poderia escrever anyway, porque combina, porque voce gosta, enfim, afinal é tanta dedicação ne, tantos anos. E acho que quem te segue vai continuar contando com a sua opinião e sinceridade, e não virá aqui pra ler sobre “seja-la-qual-for-o-produto” que voce falou aqui ou tem banner, sei la o que. Acho que voce ta acompanhando a evolução da blogsfera muito bem e o seu blog ta tomando um otimo rumo, keep it up!

    Responder
  10. Ana Paula - 25/09/14 - 15h04

    Como se diz na minha terra lá em Minas, vc é porreta!rs Parabéns pelo blog sempre! bjs

    Responder
  11. Fabi - 25/09/14 - 16h49

    Simplesmente perfeito tudo que vc escreveu Dri! Amei! Acredita que nao viajei? Air france prorrogou a greve e tive q mudar todo o itinerario… Ja era londres, franca e malta. Rumo a italia amanha. Adorei o post! Beijao, Fabi (loucos)

    Responder
  12. Marta FG - 25/09/14 - 17h05

    Eu também (e graças a você, musa inspiradora) tenho um blog e no inicio fazia-me uma certa confusão, quando me convidaram para escrever detalhes de hotéis no Brasil onde nunca fui e que nunca vi, com a vantagem de aumentar o número de visualizações. Obviamente que declinei e mesmo se tivesse sido (bem) remunerado teria recusado à mesma, porque não quero escrever sobre locais que nunca visitei ou atrações que nunca frequentei. Concordo que um blog dá trabalho e acarreta custos mas é importante que ninguém deia o “corpo pela alma”.

    Obrigada pelo seu blog e por você ser como é…

    Responder
  13. Carolina - 25/09/14 - 17h31

    ótimo post, como sempre!
    Gostei da sua sinceridade com a sorte dos blogueiros de sucesso. O tanto de blog famoso no Brasil que o que menos tem é conteúdo… só que ninguém tem coragem de falar que o fulano teve é sorte mesmo. Ficam com o xarope de conteúdo para falar de umas postagens fracas, com textos ruins…

    Responder
  14. Nina - 25/09/14 - 17h52

    Não é atoa que o seu blog (eu diria “diário”) tem 10 anos!
    É muito original!
    É muito bom de ler e dá para perceber que você escreve o que vem na cabeça, ali na hora, e nem preocupa com a “estética” do texto!
    Acredito que as pessoas que gostam do seu blog, gostam porque você “conta o que fez” e NÃO “faz para contar”. Você foge daquele padrãozinho ridículo que as blogueiras atuais insistem em manter.
    E você está certíssima, o que vier de lucro (ou “lucrinho”) para manter o blog tem que ser bem-vindo!

    Responder
  15. Joana Santos - 25/09/14 - 17h58

    Adriana leio o seu blog através do greader e por isso nunca me tinha apercebido dos anúncios da Amazon ou do booking. Eu, como leitora de blogs sinto—me grata pelo tempo que os bloggers passam a escrever informação que normalmente teria de pagar para ter acesso (comprar livros de viagens, revistas de moda, etc) então, sempre que possível compro os livros que publicam ou os jornais para onde escrevem, tal como fiz com o seu livro sobre Londres. A partir de agora tentarei sempre que me lembrar comprar na amazon e booking através destes links, a mim não me custa nada e se a Adriana puder receber uma percentagem (mesmo q que residual tal como diz) fico muito contente.

    Responder
  16. Maria Julia - 25/09/14 - 18h31

    Podia rolar um post com blogs que você recomenda =)

    Responder
  17. Mariane - 25/09/14 - 19h31

    Neste exato momento ia fazer uma reserva pelo booking, mas antes dei uma passadinha aqui para ver se tinha novidades. Já vou aproveitar e usar o link pra dar uma força :)
    Bjos

    Responder
  18. Diogo Avila - 25/09/14 - 19h43

    Adriana,
    Gostei muito do seu post e compartilho da realidade que você expôs, talvez porque também tenha um emprego na “vida real” e levo o blog como um lazer.
    É mesmo preciso tomar cuidado para não ficar naquela de preciso viajar para postar; ou preciso postar para viajar. Vejo isto como um risco à saúde dos blogs – claro que aceito como normal para os blogueiros que tem nisto uma profissão.
    Eu pelo menos, preciso viajar porque gosto! O resto é consequência.

    Responder
  19. Dina - 25/09/14 - 20h51

    Dri, adoro o teu blog. Obrigada pela disponibilidade para ajudares sempre os teus leitores com as tuas opiniões e dicas. Tudo de bom!

    Responder
  20. Rhy - 25/09/14 - 21h50

    Sigo seu blog há séculos e quase nunca comento, mas hoje não me contive hehehe sou uma apaixonada por viagens e viciada em ler sobre qualquer destino e montar roteiros (amigos me pedem pra montar roteiros até de lugares que ainda nem fui hehehe), com isso acabo acompanhando milhões de blogs de viagens e o seu é disparado o meu favorito… acho que vc mantém um tom pessoal que me faz sentir parte da viagem e que tudo foi escolhido com muito cuidado! E acho super justo que vc tenha retorno pelo que faz tão bem! Pra finalizar, compro muito no Amazon e faço sempre minhas reservas pelo booking, agora vou sempre utilizar seu banner pra colaborar, afinal ainda quero pegar ainda muitas dicas com vc! ;)
    Tudo de bom pra vc e prometo comentar mais!
    Beijos

    Responder
  21. Vanessa - 25/09/14 - 22h08

    Excelente post!!Coerente e pé no chão!!

    Sou leitora de blogs e sigo alguns perfis de viagem no Instagram.Confesso que esse desespero que vc mencionou e o famoso jabá me irritam rsrsr Eles acham que passa desapercebido pelo público esse tipo de coisa…..ledo engano rs

    Bjão!

    Responder
  22. Jackie - 25/09/14 - 22h32

    Vim ver teu post que vc comentou no grupo. Bem bacana, Dri. São tantos fatores envolvidos quando a gente faz o blog por hobby né? Eu já vi gente começar blog já pra ganhar dinheiro, e aí deve ser mais tranquilo encarar algumas coisas, mas meu caso, como é teu, é de quem começou a blogar pq gosta de blogar, interagir etc. Nesse caso essa onda de profissionalização me deixou, confesso, algumas vezes perdida. Porque ás vezes eu via todo mundo fazendo de um jeito (pq é o melhor SEO, dá mais pageviews etc) e eu queria fazer de outro pelo simples motivo de que é como EU gostava de ler. Rolava uma dúvida. Qd meus custos começaram a ficar maiores pra manter o blog no ar eu comecei a monetizar de algumas formas tb e escolhi coisas que eu já usava (comecei também pelo booking e curto mt, tanto como usuária como qt blogueira). Mas eu constantemente faço uns momentos de balanço, sabe? No inicio do ano mesmo me propus ficar mais offline pq essa coisa de redes sociais, de estar ao vivo durante viagens, pra mim, estava mais tirando a graça do que me divertindo. Então eu simplesmente cortei. Blogueira feliz, conteúdo melhor, mais leitor feliz, né? (Mas eu amo seguir blogueiros ao vivo hahaha)
    Enfim, qd a gente bloga por hobby o importante é ter em mente que a gente tem que fazer o que nos faz felizes. Afinal blogar sempre foi uma diversão (em qts momentos eu não estava chateada, ou estressada e fui blogar como terapia, diversão, distração?) e deve continuar sendo assim – e é tb por isso que em algum momento gerar alguma renda é fundamental, pra não tirar a graça qd a fatura do servidor chegar hahahaha.
    Boa sorte com tuas opções de monetização. Tenho certeza que seu resultado ser[a otimo pq vc tem uma excelente comunidade de
    leitores cultivada ao longo desses anos.
    bjs,

    Responder
  23. Mirella Matthiesen - 25/09/14 - 22h56

    Legal o texto Dri… no final é isso mesmo, o blog continua sendo pra gente um espaço pra contar nossas aventuras mais que para ganhar dinheiro com ele.
    Me identifico muito com seu modo de viajar e te acompanho faz tempo :) .
    Independente de ganhar ou não dinheiro, o importante é se manter fiel ao seu estilo.
    Vc ficou sabendo de um blogueiro que era especializado em hostels e viagem mochileira, fechou parceria para conhecer hoteis 5 estrelas pelo mundo e escrever no blog dele? Palhaçada total … pois quem são os leitores mesmo? Ninguém se identificou, lógico!
    bjos

    Responder
  24. Ana Luisa - 26/09/14 - 01h10

    Oi Dri, sigo seu blog há um bom tempo;
    E não vejo nada de errado em ter alguns banners de empresa que você utiliza; Afinal quando o produto é bom tem que ser divulgado ;) E se conseguir, mesmo que irrisória, uma graninhas porque não?
    Parabéns pelo blog.
    Ah última coisa, o layout do blog tá mudando? Aqui está meio desconfigurado o banner do blog superior;

    Beijos a todos

    Responder
  25. Larissa Lyra - 26/09/14 - 02h25

    Ótimo post! Bom saber como funciona a sua comissão do banner do booking, que uso com frequência. Já tinha comentado que achei muito bom esse novo formato e o fato de você estar podendo ganhar alguma coisa com ele (não esperei que fosse tão pouco/difícil, pra ser sincera). Achei também interessante essa sua colocação quanto à possibilidade de ficar de graça em hotéis nos quais você não se hospedaria se estivesse pagando. Não entendo direito como funciona isso (tipo, se alguém te convida pra um finde num hotel é anti-ético não recomendá-lo?), mas acho que, de cara, veria como uma chance de ver de perto tipos de hospedagem inferiores e, quem sabe, poder dizer alguma coisa sobre eles no blog, principalmente se eu fosse mais descolada como você, capaz de me hospedar em quase qualquer lugar (característica sua que admiro bastante, por sinal). Grande abraço

    Responder
  26. Isa - 26/09/14 - 17h50

    Ontem saiu uma matéria bem legal no NYT falando sobre o trabalhão de ter um blog como ganha pão, e os bastidores disso tudo. Condiz com algumas coisas que vc falou ;)

    Responder
  27. Patricia - 26/09/14 - 19h14

    Ai Dri!! Leio seu blog há anoooos e nunca comentei nada, mas agora é necessário. Você é demais! Acredito que o sucesso do seu blog vem exatamente dessa característica simples , do cotidiano, da sua vida. Até sinto falta quando só aparecem posts de viagem. Me lembro de você ainda mudando pra Londres, as experiências. É sempre bom sentir que a vida de quem escreve tbm é comum e tem lados bons e ruins como a nossa. Adoro e me identifico com você! :)

    Responder
  28. Alessandro Ayres - 26/09/14 - 19h15

    Perfeito o texto Adriana! Concordo em gênero, número e grau, pois muita gente acha que fazer um blog é fácil e ganhar dinheiro com ele mais ainda. Meu blog também é um hobby e pretendo manter assim. Sou fã do seu blog e parabéns pelo texto!

    Abraços!

    Responder
  29. Andrea - 26/09/14 - 22h00

    Parabéns Adriana, por expor estas questões com tanta clareza! A verdade é que, quem te conhece e te segue há um tempo sabe exatamente o que voce é. Nem precisaria voce ficar dando essas explicações todas. E, que costuma seguir blogs de um modo geral, percebe perfeitamente quando a coisa é confiável ou quando existe viés de “propaganda embutida”. A pessoa que recebe ‘n’ produtinhos de diversas empresas pra testar durante a semana, por exemplo. Ok, faz parte do “trabalho” de blogueira dela. Mas, será que ela usaria mesmo aqueles produtos se fosse por livre e espontanea vontade e ainda faria resenha deles? É muito relativo tudo isso. No seu blog, eu vejo 2 questões principais: 1) sim, o seu foco principal são as viagens. Mas nem por isso voce deixa de postar outras coisas de que gosta e por isso, recomenda. Por exemplo: restaurantes, produtos de beleza, receitas, formas de arrumar a mala, etc, etc. Por que você se daria ao trabalho de escrever sobre essas outras coisas, se não fosse por puro prazer?
    2)Por mais que seja seu hobby e voce faça por prazer, tempo é dinheiro. Ainda mais com marido, filha, casa pra cuidar, trabalho em empresa e viagens por organizar, etc., etc. Todo mundo vive se perguntando como voce consegue..rsrsr. Se o hobby te toma tempo e ainda tem custo, vemos que ainda assim, isso não impede voce de estar sempre respondendo às inúmeras dúvidas que sempre surgem por parte dos leitores. Isso torna o blog realmente genuíno e muito diferenciado de outros que tem por aí.
    É claro que é sempre uma maravilha ganhar dinheiro (de preferência muito dinheiro) fazendo o que se gosta. Com Neymar, Gisele Bundchen, etc. O que não se pode é querer ganhar dinheiro a todo custo porque aí o foco se perde.
    Continue assim! bj

    Responder
  30. Georgia SP - 26/09/14 - 22h39

    Dri, seu blog é top, justamente porque fica clara sua paixão por viagens que se soma a um estilo de vida cheio de bom senso! E seus esclarecimentos são reflexos disso, ao meu ver. Tb adoro os posts pessoais, q nos fazem refletir sobre os diferentes modos de viver pelo mundo! Espero q continue tendo sucesso, na “vida real” e no blog! Vou começar a tb usar o velho booking por aqui! Bjos, Geórgia

    Responder
  31. Ernesto, o pato - 26/09/14 - 23h25

    Concordo em termos com voce. No conteudo, 100%. , mas o que me pareceria interessante seria reunir o blog e a possibildade talvez não de ganhar dinheiro, mas de viajar patrocinado, mas com independencia. Se não for com independencia, como fiz uma vez, não vale a pena, de vez que como voce, eeu também tenho uma “vida real” que patrocina a minha paixão por viagens. Isto quer dizer que um bom blog pode ter alguns textos patrocinados ou viagens a convite, desde que mantida a independencia. Se não, irá perder a credibilidade, como qualquer outro órgão de imprensa. Alais as principais revistas de turismo, agora só viajam a convite, e não mais pela reportagem.

    Responder
  32. André - 27/09/14 - 04h16

    Pelo menos o meu objetivo, quando redijo o blog, é fazer um relato das minhas viagens para mim mesmo. Inclusive as dicas de hotéis e de restaurantes.

    Mas não vejo problema algum em conseguir arrecadar uns caraminguás na blogsfera.

    Acho muito difícil que isso aconteça comigo. Primeiro, porque acho que o meu blog tem um perfil bastante específico de leitor, mas principalmente porque não faço parte de nenhuma rede social (depois de alguns aborrecimentos, tomei verdadeiro pavor do Facebook).

    Por outro lado, “profissionalizar” o blog, na minha opinião, acabará transformando o passatempo numa obrigação, limitando o prazer de escrever.

    Eu não uso o Booking, mas passarei a usar o site da Amazon pelo seu link, não me custa nada!

    Responder
  33. Cintia - 28/09/14 - 21h01

    Dri, já te li da Irlanda, da Suécia e agora aqui da Noruega. Como assim? Quer dizer que depois de tanto tempo e dedicação, se um dia aparecer uma possibilidade honesta de rendimento você deveria recusar? Ah… tem dó hein. Te desejo boa sorte e que ótimas parcerias apareçam aqui nesse canal! Beijao from Oslo.

    Responder
  34. Sonia Pompermaier - 29/09/14 - 02h38

    Voce é simplesmente maravilhosa!!! Te sigo ha muito tempo! Acho que li/reli tudooo no ano que passei na França…se posso usar as dicas e conselhos gratuitamente porque o blogueiro que tem o empenho, gasto e dedicaçao em escrever nao pode monetizar??? Pena que o post nao saiu antes…semana passada organizei um giro pelos EUA (Las Vegas, Grand Cnyon, San Francisco e Los Angeles) com o Booking e teria usado o seu link com o maior prazer!!! Voces sao uma familia linda!!!!Parabéns!!

    Responder
  35. Natália - 30/09/14 - 16h20

    Dri, se você tiver recebido algo para fazer um post, onde você indica que contem publicidade? (desculpa se você já falou isso em algum lugar, não encontrei!)

    Responder
    • Adriana Miller - 30/09/14 - 21h20

      Sim, todos tem a tag “parceria”, e geralmente aviso se fui convidada pelo lugar X a jantar, comer, conhecer etc a convite do lugar, ou se simplesmente ganhei um desconto ou alguma cortesia por causa do blog, eu também marco com a tag “parcerias”.

      Responder
  36. Tiago@visitar Portugal - 09/10/14 - 18h28

    Ola Adriana,

    Tenho também um blog e é verdade que dá muito trabalho. Não estou contra ganhar algum dinheiro com o blog, mas acho que o principal é manter a transparência com o leitor. Se ganhamos uma comissão com um link(booking, um produto, etc) devemos mencionar sempre que é um link afiliado para o leitor não ser enganado. Acredito que os blogues que funcionam só para ganhar dinheiro são efémeros. Só os blogues que são realizados com paixão é que resistam ao tempo, como o seu.

    Responder
  37. Denise - 24/10/14 - 18h17

    Dri, vc sempre salva minhas viagens! Nós temos ritmos de viagens muitos parecidos, então não vou a lugar algum sem antes dar uma olhada nas dicas daqui kkkk( parece exagero, mas é verdade!) eu tenho um filho de quase 8 anos e nunca deixei de viajar por causa dele, pelo contrário, o ritmo de viagens engrenou mesmo depois q ele nasceu( antes a gente tava preocupado em arrumar um bom emprego pra poder aumentar a família). Então já fizemos todo tipo de viagem com ele( todo tipo mesmo kkk) e agora q estou uma bebezinha de 4 meses estou adorando todas as dicas q vc da com a Isabela, porque já tinha esquecido de como era viajar com um bebezinho( ela vai estreitar as viagens internacionais em dezembro, quando iremos pra Disney!)
    Bom, falei isso tudo só pra ilustrar a quantas anda sua credibilidade comigo! E agora sempre q for usar alguns dos serviços citados por vc vou fazer questão de usar os banners daqui pra te ajudar com a manutenção do blog!
    Um bjao e continue fazendo esse bom trabalho!

    Responder
  38. Milsanta - 27/10/14 - 17h41

    Oi Adriana, amooo seu blog e o que vale é a sinceridade e transparência. Caso decida monetarizar o blog,, sei que o fará de forma clara e honesta. Um exemplo de blog que era excelente e para mim perdeu todo o interesse foi o conexão paris. A filha da dona profissionlizou o espaço de tal forma que a simpatia e generosidade da fundadora se perdeu. Hoje há “colunistas” que escrevem de forma fria, sem o envolvimento e olhar sofisticado da Lina Hauteville. Uma pena!!.Nunca permita quem alguém se aproprie de seu espaço, ok! Assim seguiremos te prestigiando e admirando su trajetória de sucesso.Parabéns por seus progressos profissionais e pessoais.um abraço, MilSanta

    Responder